Apesar de ser somente um jovem, o príncipe de Stormwind, Anduin, já resistiu através de vários testes e adversidades, como ser sequestrado em um plano da dragoa negra Onyxia. Seu maior desafio, no entanto, pode estar em seu relacionamento com Varian. Anduin não desconhece o amor e afeição de seu pai, mas ele constantemente desconfia das explosões repentinas do lado violento e gladiador de Varian. Anduin também tem resistido à insistência de seu pai para que ele vire um guerreiro.
Os eventos que ocorreram pouco antes do Cataclysm, adicionou um novo capítulo na vida de Anduin. Enquanto estava treinando para ser um guerreiro no bastião anão de Ironforge, Anduin testemunhou Moira Thaurissan – a estranha filha do Rei Magni Bronzebeard – manter a cidade refém com um batalhão de anões Dark Iron. Apesar de ser a herdeira legal de Ironforge, ela atraiu a ira de Varian por causa de suas táticas brutais. Logo, o rei e um time de agentes do SI:7 infiltraram na cidade, pretendendo matar a imprudente herdeira dos anões. Mas foi só por causa da inteligente e resolutiva intervenção de Anduin, que Varian se segurou e poupou a vida de Moria, com isso evitou um desastre político que poderia ter iniciado uma guerra civil entre os anões.
Durante seu tempo em Ironforge, Anduin também descobriu sua verdadeira vocação na vida: ser um padre devotado aos caminhos da Luz Sagrada. Para aqueles que conhecem bem Anduin, essa disciplina é perfeita para um príncipe, que consistentemente provou ter compaixão e ser pensativo. Não mais aquele príncipe infantil de Stormwind dos antigos tempos, Anduin está rapidamente virando um homem com coragem de falar o que acredita. Ele não compartilha da raiva e desconfiança da Horda que Varian tem. Em uma ocasião, ele mesmo deu um sábio conselho ao chefe tauren Baine Bloodhoof, após a morte de seu pai, Cairne. Mas no atual estado de tumulto de Azeroth, não podemos saber se o destino da Luz levará Anduin em seu atual caminho ou se seu caminho se virará para um lado diferente.