1 Introdução 

Começando o guia vamos falar sobre uma visão geral da especialização, olhando os pontos fortes e fracos. A maior potência do xamã é o seu Escudo d'água que fornece uma regeneração muito grande e contínua de mana , dessa forma esse é um dos curadores que mais aguenta curar com níveis extremamente baixos de mana. Tem um heal em área muito forte e varia com heal castados e instântaneos. Falando dos pontos fracos, ele tem poucas formas de escapar de stuns, como os vários atordoamentos do ladino. Mas não é de todo mal pois o xamã escapa de debuffs de movimento, fears e encantamentos com o totem andavento e sísmico respectivamente.


2 Talentos, Glifos, Encantamentos e Reforja


Talentos : Tier 15

 

Aqui para o nosso xamã , todas as escolhas são relativamente viáveis, entretanto algumas são ótimas para diversas situações , vamos entender o que cada talento faz e a escolha que você deseja, a intenção é sempre que o jogador selecione o que deseja pois o melhor jogador não é quem escolhe os talentos da maioria por escolher e sim entende o que está fazendo.


Guardião da Natureza


"Toda vez que seus pontos de vida chegarem a 30% seus pontos de vida máximos serão aumentadosem 25% por 10 segundos, este efeitos acontece a cada 90 segundos"

Bem esta escolha para o nosso xamã seria boa se não tivesse de abrir mão das outras 2 possíveis escolhas, podemos ver que a vantagem disso é que seus pontos atuais de vida serão aumentados, para o PvE é uma escolha bem viável , já para o PvP a redução de 40% de dano da transcição astral compensa mais.


Totem do Baluarte Pétro

"Evoca aos pés do lançador um Totem da Terra com 10% dos pontos de vida do lançador por 30 s, que concede ao lançador um escudo que absorve (Poder mágico * 0.875 * 4) de dano por 10 s, além de até (Poder mágico* 0.875) de dano adicional a cada 5 s."

Bom, esta escolha é ótima , a mais recomendada no PvE , e isso se deve a um escudo muito forte que é ótimo para segurar o burst de algum boss. No PvP ele pode ser simplesmente sofrer dispell , e ainda pior você perde a chance de invocar ou um totem AgraTerra ou da prisão terrena e isso te faz um alvo muito fácil


Transição Astral

"Busque refúgio parcial nos planos elementais, reduzindo em 40% todo dano recebido por 6 s."

Por sacrificar o totem de absorção, no PvE não é tão bom assim, pois a absorção de dano é o suficiente para que os outros healers consigam curar você (se estiver recebendo um dano muito alto) antes que o escudo acabe e sua vida zere. Já no PvP é ótimo, mesmo com a recarga alta, é ótimo para segurar um burst de qualquer jogador e não sofre dispell , por ser um escudo físico.


Talentos: Tier 30


Poder Congelado


 "Agora seu choque gélido prende o inimigo por 5s no chão."

Esse talento é ótimo para xamãs DPS mas não é tão viável, nem no PvE, nem no PvP para nós healers. Porque no PvE o snare e o enraizamento do Agarraterra é muito mais útil caso tenha mobs te perseguindo, e no PvP porque, você perde tempo entre olhar para trás lançar o choque gélido e sair correndo, esse espaço de tempo você já morre.


Totem Agarraterra

 "Evoca aos pés do lançador um Totem da Terra com 5 pontos de vida por 20 s. O totem pulsa a cada 2 s, fazendo com que raízes prendam as pernas de todos os inimigos num raio de 10 m por 5 s, impedindo o movimento. Inimigos que já tenham sido enraizados pelo totem terão a velocidade de movimento reduzida em 50%."

Esse talento é ótimo no PvE, pois em qualquer circustância você pode evoca-lo e fugir com a forma de lobo fantasma, o mais recomendado com certeza. No PvP tem utilidade, combina muito bem com um talento do próximo tier o "Projeção Totêmica", pois pode prender muitos adversários em um embate numa BG ou RBG, e você ainda comba com o totem capacitor podendo stunar multíplos adversários e mudando o rumo da batalha. Se você não querer esse talento o totem Agarraterra perde o seu objetivo. Quando um melee encosta em você, com certeza sua reação será correr com a graça do andarilho espiritual ativada e castando suas curas e lançar esse totem . Mas seu efeito pode ser ínutil já que um druida apenas muda de forma para cancelar o efeito e mesmo as classes que não podem fazer isso já vão ter aplicado algum slow em você. E você não irá conseguir fugir para lugar algum.


Totem Andavento

"Evoca um Totem do Ar com 5 de vida aos pés do lançador por 6 s, concedendo aos membros do raide num raio de 40 m imunidade a efeitos que dificultam o movimento."

Esta escolha é viável no PvE mas com toda certeza não é a melhor escolha. Já no PvP pode salvar seu time acabando com o dano daquele mago de gelo, porque ele tira todos os slows em uma grande área, quando a coisa ficar muito tensa, evoque e saia correndo :).


Talentos Tier 45:


Chamado dos Elementos

"Quando ativada, esta habilidade imediatamente conclui a recarga de todos os totens que tenham recarga básica menor do que 3 minutos."

Essa é uma ótima escolha para PvE sendo muito boa, pois quando os Bosses, principalmente os do Cerco a Ogrimmar costumam dar um dano muito forte e sustentado, com o burst longo. Logo, é ótimo resetar o cooldown para aguentar o dano por mais tempo. No PvP , é bom quando a outra composição dispõe de muitos Bruxos , pois você reseta o cooldown dos totens de aterramento e sísmico (o terror dos Bruxos);


Persistência Totêmica

"Evocar um segundo totem do mesmo elemento não faz mais com que o primeiro seja destruído.Somente um totem pode se beneficiar deste efeito por vez. Não afeta totens de fogo."

Aqui esse é muito bom para PvP quando tem muito dano AoE, (como os sacerdotes sombra e Bruxos Destruição) assim você coloca os dois totens da água e do ar. Segurando bursts pesados e podendo virar uma batalha.


Projeção Totêmica

 "projeta seus totens ativos para uma área selecionada"

É uma escolha muito peculiar e engraçada, pois é o jeito perfeito de stunar os melees inimigos sem deixar de ter segurança, perde a redução de recarga mas pelo menos vale muito a pena , pois você pode stunar , imunizar o seu time contra vários efeitos nocivos sem deixar a segurança de permanecer longe dos inimigos.


Talentos Tier 60:

 


Mestre dos Elementos

 "Convoca as forças elementais, concedendo a você 30% de aceleração por 20 s."

Essa é uma boa escolha para as Raides , pois você consegue castar mais rápido funcionando como um heroísmo pessoal, é ótimo para curar muito mais rápido nas horas mais críticas. Viável no PvP , mas deve-se considerar que talvez você não tenha muita chance de castar nada, ainda mais na hora que te focam.


Rapidez Ancestral

" Seu próximo feitiço de Natureza com tempo básico de lançamento menor que 10 s é lançado instantaneamente.

Passivo:
Aumenta em 5% as acelerações de feitiço e em 10% a aceleração de ataque corpo a corpo."

Esse é o mais recomendado para o PvE, pois você consegue salvar a vida de muitos aliados quando estão recebendo um dano que o tempo de cast da onda curativa maior não dará conta. Essa mesma condição para o PvP , mas o mestre dos elementos e mais forte e vivável nessa modalidade, pois o outro talento aumenta muito a aceleração e a rapidez ancestral é melhor para xamãs do aperfeiçoamento que atacam corpo-a-corpo


Eco dos Elementos

 "Quando um feitiço causa dano ou cura direto, você tem a chance de duplicar esse efeito"

Simplesmente uma loteria, pelo menos para restauração não é muito bom, mais útil para xãmas elementais pois combina com o efeito que a maestria faz nessa classe


Talentos Tier 75:


Fluxo Contínuo

 " Seu Totem de Torrente Curativa agora cura dois alvos adicionais ao mesmo tempo em 15% de cura a mais."

O melhor talento para healer, pois vai dar uma cura muito potente aos alidos mais próximos em uma área designada em metros e duas vezes maior que a área da chuva curativa simplesmente a melhor escolha para ambas as modalidades.


Conselho dos Ancestrais

 "Quando você causar dano direto ou cura nos próximos 10 s, 40% do dano ou 60% da cura serão convertidos em cura para até 3 membros do grupo ou raide próximo."

Aqui temos de analisar que vai curar os mesmos 3 alvos do totem , mas as vezes você ficará sujeito a ficar sem mana e dependerá de realizar um burst altíssimo de cura para aproveitar esse efeito, enquanto você pode simplesmente deixar o totem curando para você.


Condutividade

 " Quando você lança Onda Curativa, Onda Curativa Maior, Maré Curativa ou Cura Encadeada, a duração da sua Chuva Curativa aumenta em 4.00 s. Não podendo ultrapassar 40 s.

No PvE é uma escolha viável em lutas "paradas" sem muita movimentação como o Garrosh, pois em lutas com movimentação como é no PvP e na maioria dos Bosses das Raides como Thok, Horridon ou o Lei Shi você tem de trocar a chuva curativa de lugar, assim você perderáum tempo considerável


Talentos Tier 90:


Furia Liberada: Terraviva

 "Nessa arma a próxima cura direta do liberar vida é aumentada para 50%"

Bem é o um bom talento , pois vai aumentar sua cura e salva a vida de seu foco, pode fazer um Flag Carrier escapar da morte, ou o Tanker na raide sobreviver por mais tempo.


Elemtarista Primevo

" Seus totens elementais da Terra e Fogo evocam poderosos elementais primevos diretamente dos planos elementais. Esses servos são 80% mais poderosos que elementais normais, agem como ajudantes sob seu controle e ganham habilidades adicionais."

Uma dessas habilidades  adicionadas fazem com que sejam a melhor escolha ,"Reforçar" e "Energizar" aumentam sua cura em 10% por 60s ou até o pet morrer. Sem dúvida sua melhor escolha.


Impacto Elemental

"Aproveita e Direciona o Poder Puro dos elementos causando dano de 5029 + 211,2% do poder mágico e aumentando sua maestria , aceleração ou acerto crítico por 8s."

Escolha não muito interessante para o xamã restauração, pois estamos interessados em curar e não ter fontes de dano. (São escolhas unânimes apenas para xamãs elementais e do aperfeiçoamento)


3 Gemas: 

A prioridade única para gemas é acerto crítico (PvE) e acerto crítico e Poder JxJ e Resiliência JxJ e intelecto (PvP)  , já que os equipamentos já proverão uma boa taxa de maestria e aceleração , a única coisa que falta nesses equips é crítico então você colocará resplendor do sol liso em todos os slots e no engaste meta, você colocará diamante primevo poderoso no caso do PvE , já para o PvP para cobrir todos esses stats colocamos:

Diamante primevo  titânico no engaste meta. (665 Poder JxJ e 775 de Resilência JxJ)

Rubi primordial brilhante no engaste vermelho. (160 de intelecto)

Ametista imperial misteriosa no engaste azul (80 de intelecto e 80 de Poder JxJ) se estiver insatisfeito com a sua regen de mana, use Ametista imperial purificada (80 de intelecto e 160 de espírito)

Onix vermelho potente no engaste amarelo (80 de intelecto e 160 de acerto crítico)

E no engaste prismático , irá de acordo com a sua necessidade se precisar de acerto crítico o mesmo do engaste amarelo , se tiver precisando de espírito o mesmo do engaste azul e assim por diante.


 Reforjar para PvP:

Reforje tudo para crítico, pois a chance de acerto aumentará bastante e você curará com mais frequência valores extremamente altos. O que não der para reforjar para crítico , invsita em maestria. Graças a passiva, "Maestria:Cura Profunda" que aumenta sua cura em função dos pontos de vida do seu alvo, e com a chance de crítico, um combo simples : Contracorrente e Maré curativa podem restaurar toda a vida do seu alvo.

 Reforjar para PvE:

Aqui é bem mais complicado, lembre-se que nós xamãs não necessitamos de investir pontos em acerto pois temos a passiva Iluminação espiritual que além de aumentar a mana máxima em 400% aumenta a chance de acerto de todas as habilidades ofensivas do xamã (como estouro de lava, bagata, raio , cadeia de raios , choque terreno e choque flamejante). Então a prioridade será:


Maestria>Crítico> Aceleração


4 Como Curar: BG/ ARENA


Em uma bg, seu papel é simples sua cura em área é bem forte e sua cura single target também, logo você acompanhará o tanker do time. Se posicione lateralmente se tiver acompanhado de outros healers, pois assim você evita receber um stun que acerte os dois simultaneamente. Além de se preocupar com o HP dos seus aliados, você tem muitas ferrramentas para atormentar os outros dps e também os outros healers.

Você tem um interrupt , a rajada de vento, use sempre que puder, quando os outros curandeiros estiveram castando. Tente não usar muito CC , pois uma BG é muito desorganizada se estiver indo com um grupo , talvez em que seja possível ter uma boa comunicação , informe que está usando o CC para que ninguém ataque o alvo para que o efeito seja maior. 


Se tiver algum jogador que use fear, silence ou encantamento (hibernar do druida, dominar mente do sacerdote), não deixe de usar o totem sísmico, sempre lembrando que você pode usa-lo até quando estiver sobre esses efeitos. Também lembre-se do totem de aterramento, se tiver um bruxo  destro castando seta do caos não o interrompa , use o Ground. E depois quando usar incinerar use a rajada de vento assim você acaba com o jogo dele.

Em Arena a coisa fica muito mais difícil , tente ficar perto de obstáculos e cantos da arena, sem se afastar demais nem de menos dos seus companheiros, se for focado abuse dos seus HoTs e da cura automática (se tiver usando o talento rapidez ancestral), e de seus totens se apertar muito coloque o escudo da terra em você mesmo, use a graça do andarilho espiritual, totem andavento e vá curando a si. Use curas castadas apenas se for necessário e também senão estiverem te focando (um curto espaço de tempo). Ofensivamente projete seu totem capacitor e use seu CC , se tiverem classes mágicas use o totem de aterramento. E por final se tiver sobre stun use a transição astral  e use de tudo. Se tudo deu certo e pelo menos um adversário morreu tente manter a vida de seus companheiros e sempre se afaste atrás de toda parede, cantinho, blocos.


Sua rotação é variada, não existe um modelo a se preocupar de seguir a risca. Mas existe um modelo de prioridade e de coisas que não se pode esquecer.


1 Escudo da Terra, nunca deixe acabar e muito menos esqueça de colocar no tanker , ou no dps melee que estará sendo o foco.


2 Contra corrente, mantenha no foco, e sempre use antes de castar onda curativa e onda curativa maior  , pois aumenta a velocidade de cast.


3 Liberar elementos , esse é o seu HoT (heal over time) mais forte que você tem sempre use ele quando precisar se movimentar e caste onda curativa maior denovo, pois outra habilidade : liberar vida que vai procar , vai aumentar sua próxima cura, junto com a contracorrente , pode salvar o foco do seu time.


4 se tiver começando a ficar feio e o mana não der, use seus totens de água e o do vínculo espiritual quando usar isso tudo junte com a ascêndencia e seja feliz :).


5 chuva curativa, sinceramente não é bom ser grande prioridade a não ser em uma emergência (Muito AoE recebido ) pois o custo de mana é bem alto e chama muito a atenção dos desavisados do time adversário.


6 E por último mas não menos importante nunca deixe de usar a habilidade: purificar o espírito que vai remover todas as maldições do seu alvo (lembrando que o nerf recente nas classes de cura , todos os dispells defensivos tem recarga de 8 segundos ).


5 Como Curar : Masmorras e Raides


Com a vinda da última raide a mais esperada da expansão , os embates do Cerco a Ogrimmar além de serem muito complicados , tem uma grande caracterísitca: Dano em área. Logo já imagine de cara encontrar umas dificuldades intensas, pois não é fácil segurar a vida de todo mundo. Aqui não é tão interessante usar aterramento, as vezes como o embate do sha do medo, é interessante ter o totem sísmico a mão, de resto não é interessante ficar castando bagata (útil em masmorras apenas , pois os montros de raides são imunes a fears, silencio e polimorfia). Se o tanker tiver pouca resistência ou até de fato uma inexperiência começe antes do embate começar lançando seus HoTs, espere o boss ficar "estacionado" em alguma área para usar chuva curativa, sempre precedida de liberar elementos.

A rotação é a mesma, com certeza você curará com menos problemas afinal dificilmente você será focado, a única preocupação é saber presentir os danos que virão, por isso sempre jogue LfR antes de ir flexível , normal e assim por diante. Em raides como no PvP sempre jogue com a câmera afastada, te dará uma melhor visão e principalmente vai impedir que você pise em alguma poça , que irá consequentemente te matar.

 

6 Addons


Healbot: Excelente addons para healers, vai mudar totoalmente seu estilo de jogo, e você terá muitas informações de seus HoTs , buffs simplesmente é muito difícil viver sem . 


Spell Flash: Esse aqui é um auxiliador vai simplesmente dizer tudo que você deve fazer, é ótimo para pessoas que sempre esquecem de uma magia na sua rotação, simplesmente a habilidade ficará brilhando e basta usar que você não precisará seguir a risca uma rotação, pois ele se adapata as condições de jogo.


Interrupt Bar: Esse aqui é ótimo , para manter o foco no healer adversário , pois ele te mostrará os CDs dele e magias que você pode interromper. (Se tiver o spell flash não é necessário, pois ele da alertas de que você pode interromper/expurgar o cast do adversário.


 7 Consideraçõs Finais

Basicamente é isso, existem informações que foram resumidas, mas foi usado um apanhado de informações trazidas de experiências próprias, e assim sendo o objetivo foi alcançado mostrar um guia bem embasado, com boas informações e a prática da dinâmica da classe.

Sempre lembrando que esse é o primeiro de muitos guias que virão pela frente . Junto com guias específicos das Raides em todas as suas modalidades , aguardem e até a próxima :)

 

Fontes: Imagens dos talentos : https://us.battle.net/wow/pt/tool/talent-calculator#Wb!

            Descrições dos talentos :https://pt.wowhead.com/talent#s|