Observação: Por favor, certifique-se de ler todo o conteúdo antes de fazer perguntas que já possam ter sido respondidas neste guia. Fica cansativo repetir as mesmas informações várias vezes porque as pessoas são preguiçosas demais para ler. Além disso, esteja ciente de que planilhas e simuladores não calculam o dano com 100% de precisão. Você deve levá-los com cautela e encará-los mais como uma "diretriz", assim como este guia.
Conteúdo
Rogue
Os 10 Mandamentos do DPS de Rogue
Gerenciamento de Energia e Pooling
Conheça seu Inimigo para Evitar a Morte
Seleção e Especialização de Armas
Stats
O Caminho da Spec Combat
Tantas Escolhas, o Que Devo Buscar?
Indo para o End-Game
Talentos, Glyphs, Venenos e Rotação
Encantamentos, Gemas, Consumíveis, Profissões e Raças
Macros Úteis
Equipamentos BiS e Planilhas
Arsenal de Buffs, Debuffs e Utilidades do Rogue
Addons Úteis para Rogues
O Que Ainda Está "Quebrado"
1. Rogue
A pergunta é: por que jogar de rogue quando a maioria das guildas tem a classe como "Fechada ou Baixa"? Bem, aqui estão meus motivos para jogar com ela:
É divertido.
É um pouco desafiador devido aos pontos de combo e à energia como recurso.
Você não pode ficar "brain-afk" (desligado), pois o DPS cai instantaneamente ou você morre, a menos que seja um deus.
Oferece muito dano, muito CC (controle de grupo) e muitas habilidades de sobrevivência.
Exige um pouco de habilidade, percepção, tomada de decisões inteligentes e um pouco de sorte para ser jogado corretamente. Não é apenas um "facesmash" de 1-2-3 botões como um retribution paladin.
Escolhas adequadas de talentos, seleção de equipamentos e uso de habilidades são cruciais para maximizar a saída de dano em uma situação de raide.
a. Os 10 Mandamentos do DPS de Rogue
O sucesso como rogue em raide é resultado da adesão aos 10 mandamentos do DPS de rogue. Se você não seguir estas diretrizes, as otimizações de DPS no restante deste artigo terão pouco valor para você.
Não morra.
Não faça nada que arrisque um wipe na raide.
Maximize seu tempo no alvo ou em múltiplos alvos.
Não deixe sua energia atingir o limite (cap out).
Não deixe o Slice and Dice (SnD) cair.
Use as planilhas na seção de BiS para encontrar sua melhor combinação de equipamentos, gemas e rotação.
Use seus cooldowns.
Não use uma arma de velocidade lenta na Off Hand.
Siga as táticas do chefe conforme ordenado pelos seus líderes, a menos que você saiba de algo melhor.
Dê DPS por trás. Receber parries (aparar) é ruim.
Falhar em qualquer uma das regras anteriores fará de você motivo de chacota.
b. Gerenciamento de Energia e Pooling
Como rogue, a energia é sua força vital. O gerenciamento adequado da energia faz a diferença entre ter 100% de tempo de atividade do Slice and Dice e deixá-lo cair por 2-3 segundos a cada ciclo. Existem várias táticas básicas a serem lembradas e algumas técnicas mais avançadas que você pode usar em lutas mais sensíveis ao DPS.
Você começa qualquer luta com 100 de energia e a regenera a uma taxa de 25 (com talentos) a cada 2 segundos. O Adrenaline Rush fornece uma regeneração de energia extra de 100% por 15 segundos, ou 50 de energia a cada 2 segundos. É vital notar que sua energia sempre atingirá o limite de 100. Se você ganhar mais energia do que o necessário para atingir esse limite, a energia restante será desperdiçada, o que efetivamente custa DPS. É muito importante que você nunca deixe sua energia ultrapassar o limite. A maneira mais segura de evitar essa situação é simplesmente gastar toda a sua energia assim que a receber. Se você nunca tiver mais energia do que o necessário para um Sinister Strike, teoricamente você é imune a atingir o limite de energia.
No entanto, nem sempre é necessário ou ideal gastar sua energia imediatamente. Desde que sua energia não ultrapasse 100, ela não é desperdiçada e pode ser usada quando for conveniente. A técnica de permitir intencionalmente que a energia se acumule sem gastá-la é chamada de "energy pooling" (também conhecida como "energy queuing") e tem muitas aplicações. Para rogues combat, o pooling é mais comumente usado quando você atinge pontos de combo suficientes para renovar seu Slice and Dice, mas ainda tem vários segundos restantes no buff anterior. O pooling nesse momento lhe dá mais energia para gastar na próxima iteração de seu ciclo. Isso é útil para rogues combat porque a maioria dos ciclos conta com Combat Potency para fornecer uma certa quantidade de energia extra. Se você tiver azar com os procs de Combat Potency durante o ciclo, a energia que você acumulou antes do seu Slice and Dice ajuda a completá-lo sem que o buff caia.
É por essa mesma razão que buscamos o Expertise Cap. Uma habilidade esquivada queima apenas 20% da energia, mas, nesse meio tempo, o GCD (Global Cooldown) desperdiçado pode fazer você atingir o limite de energia.
c. Conheça seu Inimigo para Evitar a Morte
Uma das vantagens que os rogues têm sobre outras classes de DPS corpo a corpo é um alto grau de sobrevivência. O uso rigoroso de Sprint, Evasion, Cloak of Shadows e Feint separa os bons rogues daqueles que passam a maior parte da luta comendo o chão. O uso de cada habilidade dependerá muito da luta em questão, e você deve se esforçar para descobrir a maneira ideal de usar esses cooldowns para maximizar sua sobrevivência.
Cloak of Shadows, por exemplo, deve ser usado o máximo possível para anular danos mágicos e debuffs prejudiciais. Ao aprender uma nova luta, uma das primeiras coisas a fazer é descobrir quais feitiços/debuffs do chefe podem ser negados e quando eles devem ser "Cloaked".
Evasion é muito mais situacional; no entanto, pode e deve ser usado sempre que possível, já que a maioria dos alvos de raide provavelmente o matará se acertar um golpe corpo a corpo.
Sprint pode ser ativado sempre que você precisar atravessar uma distância significativa para voltar ao alcance corpo a corpo, reduzindo seu tempo fora do alvo e aumentando seu DPS geral. Também pode ser usado para escapar de efeitos de AoE ou para percorrer qualquer distância rapidamente para realizar um objetivo que não seja de DPS.
Por fim, o Feint pode ajudar a reduzir a pressão sobre seus curadores quando a raide já está sofrendo muito dano de AoE. Também pode ser usado para maximizar seu DPS em lutas onde outros precisam fugir (Sindragosa).
d. Seleção e Especialização de Armas
Antes de considerar qualquer escolha de arma ou talentos, vale a pena examinar como as especializações de arma e o Dual Wield interagem. Cada mão recebe o benefício de um talento de especialização apenas se a arma na mão for do tipo correspondente à especialização. Por exemplo, se você colocar 5 pontos em Close Quarters Combat e equipar uma fist weapon em sua main hand, todos os seus ataques com a main hand receberão 5% de chance de crítico aumentada. No entanto, se você equipar uma mace em sua off hand, não importa que tipo de arma você tenha na main hand ou outras especializações, seus ataques com a off hand terão a taxa de crítico normal.
Há dois detalhes adicionais a serem observados. Primeiro, a especialização da sua main hand afeta todos os ataques feitos por ela, incluindo ataques especiais e finalizadores. Segundo, os ataques extras concedidos por Hack and Slash são sempre realizados com a sua main hand, independentemente de qual arma causou o proc. Como resultado, se você combinar as especializações Close Quarters Combat e Hack and Slash e equipar uma fist weapon na main hand com uma sword na off hand, seus ataques extras irão receber o benefício de 5% de chance de crítico aumentada de Close Quarters Combat.
Main hand weapon: Deve ser sua arma mais lenta e com o maior DPS. A principal razão para isso é o Instant Poison. Quanto mais lenta sua arma, maior a chance de o veneno dar proc (apenas a velocidade base da arma conta, não a acelerada por talentos, gemas de Haste, etc.). A segunda razão é a escala de dano do Sinister Strike com a arma da main hand e, por último, se você for para a spec Hack and Slash, todos os ataques extras darão proc apenas com a sua main hand.
Off hand weapon: Deve ser sua arma mais rápida, com velocidades entre 1.2-1.5. A principal razão é novamente o veneno, mais precisamente o Deadly Poison. Depois que seu Deadly Poison atinge 5 stacks no alvo, cada próxima renovação do Deadly Poison terá 30% de chance (até 50% com talentos) de também aplicar o veneno da sua main hand. Então, você consegue que tanto sua MH quanto sua OH apliquem Instant Poison. Em seguida, vem o Combat Potency: quanto mais rápido você ataca, mais energia você ganha. Portanto, mais Sinister Strikes = mais finalizadores = mais dano. E, por fim, se você for especializado em Hack and Slash, quanto mais hits na off hand você conseguir, mais procs de H&S você terá.
A ordem de dano do rogue por spells é: Melee swings (Hack and Slash incluído) -> Instant Poison IX -> Sinister Strike -> Rupture/Eviscerate -> Deadly Poison IX.
2. Stats
Referências Rápidas
Stat | Rating por 1% |
Agility (para 1% de crítico) | 83.116 |
Crit chance | 45.864 |
Hit rating | 32.786 |
Expertise | 32.790 |
Haste rating | 32.850 |
Armor Penetration | 13.986 |
Tabela de Acertos do Chefe | Chance em Percentual |
Crit Conversion Physical | -4.8% |
Crit Conversion Magical | -3% |
Dodge (Esquiva) | 6.5% |
Parry (Aparar) | 14% |
Special Miss (Erro de habilidade) | 8% |
Poison Miss (Erro de veneno) | 17% |
Dual Wield Miss (Erro de ataque com duas armas) | 27% |
Glancing hits | 24% |
Strength: Um ponto de força dá 1 ponto de Attack Power (AP) e nada mais. Consideramos este stat inútil.
Attack Power: É a base do tamanho de todos os seus ataques. Quanto mais AP você tiver, mais forte cada golpe será. Armas mais lentas escalam melhor com AP.
Agility: Nos dá 1 AP por ponto de Agility e aumenta a chance de acerto crítico. Para cada 83.116 pontos de Agility, a chance de crítico aumenta em 1%.
Critical strike: Aumenta sua chance de acerto crítico. Você precisa de 45.864 pontos para um aumento de 1%. Com a meta gem e talentos, o bônus de dano de crítico pode ir de 50% para até 193%. O dano dos rogues escala muito bem com crítico.
Hit Rating: Diminui sua chance de errar. Para cada 32.786 pontos, sua chance de erro é reduzida em 1%. A Hit Rating é o stat mais importante para um rogue, pois a maior parte do nosso dano vem de ataques corpo a corpo.
Yellow no miss Hit: 99 com Precision.
Poison no miss Hit: 315 com Precision (ou 237 com um Shadow Priest ou Boomkin + Precision).
White no miss Hit: 722 com Precision.
Haste: Aumenta a taxa de seus ataques automáticos. Para cada 32.850 pontos de haste, sua taxa de ataque aumenta em 1%. A haste é muito importante, pois a maioria do nosso dano vem de ataques automáticos e ajuda na regeneração de energia via talentos. A haste não diminui o GCD.
Expertise Rating: Reduz a chance de um oponente esquivar ou aparar seus ataques. Para cada 32.79 pontos de expertise, a chance de esquiva/aparar é reduzida em 1%. Como você não deve ficar na frente de um boss, a redução de parry é irrelevante.
Armor Penetration Rating (ArP): Aumenta o dano da maioria dos seus ataques ao reduzir a armadura do alvo. A cada 13.986 pontos de ArP, você ganha 1% de penetração de armadura.
Debuffs | Boss Armor | Dano sem ArP | Boss Armor com 100% ArP | Dano com 100% ArP |
None | 10643 | 58.87% | 2017.83 | 88.30% |
SA/Expose Armor | 8414.46 | 64.42% | 498.77 | 96.83% |
SA/Expose Armor, FF | 8088.68 | 65.32% | 314.95 | 97.97% |
SA/Expose Armor, FF, ST | 6470.94 | 70.18% | 0 | 100% |
SA = Sunder Armor
FF = Faerie Fire
ST = Shattering Throw
Um rogue se beneficia de praticamente tudo, exceto Spell Power.
a. O Caminho da Spec Combat:
Hit rating --> Expertise --> Critical chance/Haste/Attack power --> Armor Penetration
Hit rating: Pelo menos 315 sem talentos! (Você nem sempre terá um Shadow Priest na sua party/raide).
Expertise: 26/26 sem questionar para se livrar dos hits esquivados.
Armor Penetration: ArP não é tão importante no início. O Soft-ArP cap é seu ArP fixo + o proc do trinket.
Haste/Attack Power (Opção A): Uma build de AP/Haste funciona e é muito boa no início, quando você não tem equipamentos com ArP. Mais hits rápidos para procs de veneno e talentos.
Crit (Opção B): Busque mais de 35% de chance de crítico sem buffs. Você apostará sua sorte e seu DPS em acertos críticos e procs do Sinister Strike Glyph.
No geral, o crítico é mais valorizado que a penetração de armadura depois do soft cap. A falta de rating de crítico em um equipamento com muito ArP pode ser ruim por causa do glyph de Sinister Strike, que pode dar um ponto de combo adicional, e porque seus críticos (com talentos e a meta gem) atingem 293% para habilidades e 248% para ataques automáticos.
A ideia geral é: Obtenha 315 de hit, 26/26 de expertise e pelo menos 35% de chance de crítico sem buffs. Eu daria ao crítico uma prioridade maior do que mais penetração de armadura. Eu também recomendo usar comida de crítico/agilidade e elixires de Agility/Crit em vez de flasks.
Gemas: Use 10 agi + 10 crit e/ou 20 agi para aproveitar os bônus de soquete. Ou, se for uma build de Haste/AP, use gemas de 20 AP + 10 Haste/20 Haste.
b. Indo para o End-Game
Hit rating - Armor pen --> Crit --> Haste
A decisão de qual stat priorizar é sua, mas primeiro, chegue a 1400 de ArP. Depois, se quiser mais críticos, foque em Agility (cuidado com o crit cap). Mais ataques automáticos? Foque em Haste. Quer mais procs em geral (talentos, venenos) e menos erros? Foque em Hit rating. O vencedor no final é o RNG (sorte).
Critical Chance e o CRIT CAP
O "crit cap" é o ponto em que seus hits brancos não se beneficiam mais de acertos críticos adicionais, e o valor do crítico é reduzido drasticamente.
A fórmula é: .
O CRIT SUPPRESSION de 4.8% é uma supressão de crítico que todo chefe tem, então o CAP REAL não é 100%, mas sim 104.8%.
Ter um baixo rating de Hit e Expertise afeta muito o nosso DPS, pois eles afetam sua chance de crítico efetiva, procs de talentos e procs de veneno.
3. Talentos, Glyphs, Venenos e Rotação
Talentos
Configuração de Armas (Weapon loadout):
Se você tiver armas do tipo Axe/Sword, use a especialização Hack and Slash.
Se tiver duas fist weapons ou uma Fist + Dagger, use Close Quarters Combat.
Se tiver maces, use Mace Specialization.
Preferência de Veneno (Poison personal preference):
Você tem apenas duas escolhas aqui:
4/5 pontos em Improved Poisons e 1/3 em Vile Poisons.
Exemplo de Specs: (NOTA: Todas as builds de talentos abaixo são para armas Axe/Sword. Altere-as se você usar outro tipo de arma.)
Foco em Rupture:
Focus on Eviscerate
{Build EndGear}
- Aumento de 5% na sua chance de Crítico - [Malice]
- Aumenta sua chance de acertar com armas e ataques de venenos em 5% - [Precision]
- Aumenta em 6% sua chance de esquiva e lhe dá 10% de aceleração corpo a corpo - [Lightning Reflexes]
- Aumenta sua velocidade de ataque em 20%, além disso, ataques atacam um oponente adicional proximo - [Blade Flurry]
- Aumenta em 100% sua taxa de regeneração de Energia - [Adrenaline Rush]
- Aumenta
em 4% o seu poder total de ataque e todos os danos físicos causados aos
inimigos que você envenenou aumentam 4% - [Savage Combat]
- Ataca
um inimigo a cada 0.5 segundos com as duas armas até que 5 ataques
sejam cometidos e aumente todo o dano causado em 20% enquanto durar.
pode acertar o mesmo alvo várias vezes. Não é possivel atingir alvos
invisíveis - [Killing Spree]
- Aumenta em 20% o dano causado pela sua habilidade Eviscerar - [Improved Eviscerate]
Glyphs
Glyph Obrigatório | Explicação | Glyphs Situacionais | Explicação |
Sinister Strike | Seu Glyph principal. Com 50% de chance de crítico, você tem 25% de chance de um CP extra. É o "pão com manteiga" da spec combat. | Killing Spree | Reduz o CD em 45s. Grande aumento de DPS em lutas longas. |
Rupture | Dá 2 ticks extras de Rupture. Dano extra é dano extra. Para rogues não-BiS. | ||
Eviscerate | +10% de chance de crítico para Eviscerate. Escolha este se for BiS e usar rotação apenas com Eviscerate. | ||
Fan of Knives | +20% de dano para Fan of Knives. Ótimo em lutas de AoE. | ||
Tricks of the Trade | Use se houver outro rogue para trocar o Tricks. O TotT glyphado dá 5% de dano extra. | ||
Expose Armor | Use se a raide não tiver Warriors ou eles não usarem Sunder Armor. É quase 10% de boost de DPS físico. |
Você nunca deve trocar o Glyph of Sinister Strike. Ele é bom demais. Os outros major glyphs são situacionais.
Venenos
Main Hand: Instant Poison IX. Use Wound Poison VII em lutas como Anub'Arak, Champion Factions.
Off Hand: Deadly Poison IX.
Situações específicas:
Para spam de FoK em múltiplos adds, use uma arma lenta com Instant Poison IX.
Para o Lich King ou Saviana Ragefire, use Anesthetic Poison II (se não houver hunters).
Não use Instant Poison duplo, pois o Deadly Poison na off hand tem chance de fazer o veneno da main hand dar proc após 5 stacks.
Rotações
Rotação High Rupture (baixo ArP, baixo crítico): Mantenha SnD e Rupture ativos. Use Eviscerate apenas como preenchedor. Prioridade alta para Rupture devido ao baixo ArP.
Rotação Low Rupture (médio ArP/Crítico): Similar à High Rupture, mas você tenta usar mais Eviscerates entre os tempos de atividade de SnD e Rupture. É a rotação com maior potencial de dano single-target. Requer maestria em gerenciamento de energia e pontos de combo.
Rotação Eviscerate Only (alto ArP/Crítico): Mantenha SnD ativo e use Eviscerate sempre que tiver 4+ pontos de combo. Requer 95%+ ArP e 60%+ Crit com buffs.
Qual é a melhor?
Equipamento baixo: High Rupture.
Equipamento médio: Low Rupture.
Equipamento BiS: Low Rupture tem melhor desempenho em lutas de alvo único não curtas. Eviscerate é melhor em lutas com muita troca de alvo e lutas curtas.
Rotação para Soft-ArP Cap
High/Low Rupture
Comece com Tricks of the Trade no tank/dps --> Pre-HastePot --> 1-2 Sinister Strike para 2 CPs --> Slice and Dice --> Blade Flurry --> Killing Spree + Engi hands, Racial. Depois de Killing Spree, use 2x Sinister Strike --> Adrenaline Rush --> spam Sinister Strike para 5 CP e use Rupture. Se SnD e Rupture ainda estiverem ativos, use Eviscerate de 4+ CPs. Use os cooldowns sempre que estiverem disponíveis.
Rotação para Hard-ArP Cap
Low Rupture, Eviscerate only
Comece com pre-Tricks of the Trade no tank/dps --> Pre haste pot --> 1-2 Sinister Strike para 2 CPs --> Slice and Dice --> Blade Flurry --> Killing Spree + Engi hands, Racial. Depois de Killing Spree, use 2x Sinister Strike --> Adrenaline Rush --> spam Sinister Strike para 5 CPs e use Rupture. Se SnD e Rupture ainda estiverem ativos, use Eviscerate de 4+ CPs. Use os cooldowns sempre que estiverem disponíveis. Para Eviscerate Only, substitua todos os Ruptures por Eviscerate.
Por que 4+ CPs e não 5?
Devido ao Sinister Strike Glyph, você pode atingir 4 CPs com 2 Sinister Strikes. O 3º Sinister Strike pode ser um desperdício de 1 CP, e o escalonamento de AP do finalizador de 5 CPs pode ser ignorado, pois você conseguirá usar mais finalizadores. A única exceção para finalizadores de 4 CPs é o Rupture, pois seu DPE (Dano por Energia) faz com que valha a pena usar 5 CPs.
Rupture vs. Eviscerate
Rupture:
Faz dano sustentado melhor que Eviscerate.
Funciona muito melhor com um druid feral no grupo (debuff Mangle).
Dano mais consistente.
O DPE de Rupture é melhor.
Ignora a armadura do alvo.
Custa menos energia (25 vs 35).
Eviscerate:
Não use se tiver menos de 65% de crítico com buffs (e Evi Glyph).
Melhor se sua raide não tiver um druid feral.
Bom quando o inimigo não vai sobreviver a todos os ticks de Rupture.
Mais fácil de jogar.
O bônus de 4 peças do T10 beneficia muito.
A ausência de Expose Armor ou Sunder Armor reduz muito o dano do Eviscerate.
Rupture ainda é melhor que Eviscerate mesmo com equipamento BiS.
4. Encantamentos, Gemas, Consumíveis, Profissões e Raças
Encantamentos
Slot | Encantamento | Alternativas |
Head | Arcanum of Torment | Arcanum of Ferocity |
Shoulders | Greater Inscription of the Axe | |
Back | Flexweave Underlay | Scroll of Enchant Cloak - Major Agility, Scroll of Enchant Cloak - Greater Speed, Swordguard Embroidery |
Chest | Scroll of Enchant Chest - Powerful Stats | |
Wrist | Scroll of Enchant Bracers - Greater Assault | Fur Lining - Attack Power |
Hands | Hyperspeed Accelerators | Scroll of Enchant Gloves - Major Agility, Scroll of Enchant Gloves - Precision, Scroll of Enchant Gloves - Crusher |
Waist | Eternal Belt Buckle | |
Legs | Icescale Leg Armor | |
Feet | Nitro Boosts | Scroll of Enchant Boots - Icewalker, Scroll of Enchant Boots - Superior Agility, Scroll of Enchant Boots - Greater Assault |
MH and OH | Scroll of Enchant Weapon - Berserking | Scroll of Enchant Weapon - Mongoose |
Gemas
Red socket: Fractured Cardinal Ruby, Fractured Dragon's Eye, Delicate Cardinal Ruby, Delicate Dragon's Eye, Precise Cardinal Ruby, Precise Dragon's Eye
Yellow socket: Rigid King's Amber, Smooth King's Amber Rigid Dragon's Eye, Glinting Ametrine, Deadly Ametrine, Accurate Ametrine
Blue socket: Nightmare Tear
Meta socket: Relentless Earthsiege Diamond
Não gemar gemas de 40 AP ou gemas que contenham AP + X. Você obtém AP suficiente do equipamento.
O gemming depende das suas necessidades de stats. Se precisar de ArP, use gemas de ArP. Se precisar de Hit Rating, use gemas de Hit, e assim por diante.
Consumíveis
Scroll of Agility VIII
Potion of Speed, Haste Potion
Comidas de stats específicos (Blackened Dragonfin, Fish Feast, etc.)
Frascos/Elixires de stats específicos (Flask of Endless Rage, Elixir of Deadly Strikes, etc.)
Dragonbreath Chili
Global Thermal Sapper Charge, Saronite Bomb
Flame Cap
Profissões
Primárias: Jewelcrafting + Engineering são as melhores para rogue combat PvE. Outras opções: Engineering + Tailoring, Tailoring + Jewelcrafting.
Secundárias: Cooking, Fishing, First Aid.
Raças
Da melhor para a pior, mas no final, não importa tanto. Jogue com o que você gostar.
Horda: Orc --> Troll --> Outras. Orc e Troll podem dar até 100 de DPS a mais que outras classes (sem buff de ICC).
Aliança: Nelf --> Outras.
Raças | Night Elf | Gnome | Human | Dwarf |
Agility | 28 | 26 | 23 | 19 |
Strength | 18 | 16 | 21 | 23 |
Raças | Blood Elf | Troll | Undead | Orc |
Agility | 25 | 25 | 21 | 20 |
Strength | 18 | 22 | 20 | 24 |
5. Macros Úteis
Tricks of the Trade para alvo em foco:
#showtooltip /cast [target=focus] Tricks of the Trade
Tricks of the Trade no mouse over:
#showtooltip /cast [help,exists] [target=mouseover,help,exists] [target=player] Tricks of the Trade
Corrigir ataques automáticos ao trocar de alvo:
#showtooltip Sinister Strike /equipslot 17 your_OH_wep_name /startattack /cast Sinister Strike /startattack /run local f = CreateFrame("frame",nil, UIParent); f:SetScript("OnUpdate", CombatLogClearEntries);
Trocar de armas para spam de Fan of Knives:
/startattack /cast Fan of Knives /equipslot 17 Slow_hard_hitting_wep_name /startattack
Envenenar armas:
#showtooltip /use [button:1] Instant Poison IX; Deadly Poison IX /use [button:1] 16; 17 /click StaticPopup1Button1
6. Equipamentos BiS e Planilhas
Equipamentos BiS e Planilhas
Armas:
Para a spec combat, a preferência é a seguinte (da melhor para a pior):
Sword + Sword / Sword + Axe / Axe + Sword / Axe + Axe
Fist + Fist / Fist + Dagger
Mace + Mace
Claro, se você tiver um combo de
fist + dagger
com DPS mais alto do que um combo desword/axe
, você deve usar a spec defist/dagger
.
Evolução do equipamento:
Ao longo do processo de equipar seu personagem, sempre mantenha um bom equilíbrio entre hit rating, expertise, armor penetration (ArP) e crit chance. Não vou listar o que pegar desde o começo porque existem muitas possibilidades de combinações de equipamentos. Por isso, você deve ajustar seu equipamento usando a planilha abaixo.
Planilhas:
Use as planilhas a seguir para maximizar seu DPS através de equipamentos e gemas.
Observação: Planilhas e simuladores não calculam o resultado com precisão. Você deve levá-los com cautela e usá-los mais como uma "diretriz".
Conjuntos T10: Por que apenas 2 peças em vez de 4?
O maior erro que vejo os jogadores cometerem é equipar o conjunto completo de 4 peças T10 (normal/heroico) e, em seguida, usar gemas de ArP e ter apenas 5-7% de chance de acerto. Não faça isso. Ao buscar o T10, você deve pegar no máximo 3 peças, dependendo do seu outro equipamento, para não ficar com carência de stats importantes.
Eu recomendo fortemente pegar as 2 peças T10 primeiro, pois isso penaliza menos na perda de stats importantes e permite que você faça várias combinações. Com o conjunto de 4 peças, você fica limitado a usar apenas gemas de ArP ou de Hit rating.
OBSERVAÇÃO:
O gemming (uso de gemas) a seguir é para classes não-Orc. Para a Aliança, que tem 1% de hit via
Heroic Presence
, e para jogadores Orc que usamAxe Specialization
, você deve usar essa vantagem a seu favor.Para o conjunto de 2 peças T10, há várias opções. Você pode seguir a que listei ou a alternativa. Por exemplo, usar a
Gunship Cloak
e asRS braces
. Você pode e deve mudar as gemas para o que precisar, seja haste, hit ou agility.
2x T10
Slot | Item | Gems | Alternativas |
Head | Sanctified Shadowblade Helmet | Relentless Earthsiege Diamond, Fractured Cardinal Ruby | |
Neck | Sindragosa's Cruel Claw | Fractured Cardinal Ruby | |
Shoulders | Sanctified Shadowblade Pauldrons | Fractured Cardinal Ruby | |
Cloak | Sylvanas' Cunning | Fractured Cardinal Ruby | Shadowvault Slayer's Cloak ou Recovered Scarlet Onslaught Cape |
Chest | Ikfirus's Sack of Wonder | Fractured Cardinal Ruby, Nightmare Tear, Deadly Ametrine | |
Wrist | Toskk's Maximized Wristguards | Deadly Ametrine | Umbrage Armbands |
Hands | Aldriana's Gloves of Secrecy | Glinting Ametrine | |
Waist | Astrylian's Sutured Cinch | Fractured Cardinal Ruby, Fractured Cardinal Ruby, Fractured Cardinal Ruby | |
Legs | Gangrenous Leggings | Fractured Dragon's Eye, Precise Cardinal Ruby, Fractured Cardinal Ruby | |
Feet | Frostbitten Fur Boots | Deadly Ametrine, Deadly Ametrine | |
Ring 1 | Ashen Band of Endless Vengeance | Deadly Ametrine | |
Ring 2 | Frostbrood Sapphire Ring | Fractured Dragon's Eye | Signet of Twilight |
Trinket 1 | Sharpened Twilight Scale | ||
Trinket 2 | Deathbringer's Will | ||
Main Hand | Havoc's Call, Blade of Lordaeron Kings | Fractured Dragon's Eye | Bloodvenom Blade, Black Bruise |
Off Hand | Scourgeborne Waraxe | Accurate Ametrine | Lungbreaker |
Ranged | Fal'inrush, Defender of Quel'thalas | Fractured Cardinal Ruby |
2x T10 - Perfeitamente Equilibrado
Slot | Item | Gems | Alternativas |
Head | Sanctified Shadowblade Helmet | Relentless Earthsiege Diamond, Fractured Cardinal Ruby | |
Neck | Sindragosa's Cruel Claw | Fractured Cardinal Ruby | |
Shoulders | Sanctified Shadowblade Pauldrons | Fractured Cardinal Ruby | |
Cloak | Shadowvault Slayer's Cloak | Fractured Cardinal Ruby | |
Chest | Ikfirus's Sack of Wonder | Fractured Cardinal Ruby, Fractured Dragon's Eye, Fractured Dragon's Eye | |
Wrist | Umbrage Armbands | Precise Cardinal Ruby | |
Hands | Aldriana's Gloves of Secrecy | Accurate Ametrine, Fractured Cardinal Ruby | |
Waist | Astrylian's Sutured Cinch | Nightmare Tear, Fractured Cardinal Ruby, Fractured Cardinal Ruby | |
Legs | Gangrenous Leggings | Fractured Cardinal Ruby, Fractured Cardinal Ruby, Fractured Cardinal Ruby | |
Feet | Frostbitten Fur Boots | Fractured Cardinal Ruby, Fractured Cardinal Ruby | |
Ring 1 | Signet of Twilight | Fractured Cardinal Ruby | |
Ring 2 | Frostbrood Sapphire Ring | Fractured Cardinal Ruby | |
Trinket 1 | Sharpened Twilight Scale | ||
Trinket 2 | Deathbringer's Will | ||
Main Hand | Havoc's Call, Blade of Lordaeron Kings | Fractured Dragon's Eye | |
Off Hand | Scourgeborne Waraxe | Fractured Cardinal Ruby | |
Ranged | Fal'inrush, Defender of Quel'thalas | Fractured Cardinal Ruby |
4x T10
Slot | Item | Gems | Alternativas |
Head | Sanctified Shadowblade Helmet | Relentless Earthsiege Diamond, Fractured Cardinal Ruby | |
Neck | Sindragosa's Cruel Claw | Fractured Cardinal Ruby | |
Shoulders | Sanctified Shadowblade Pauldrons | Fractured Cardinal Ruby | |
Cloak | Sylvanas' Cunning | Fractured Cardinal Ruby | Recovered Scarlet Onslaught Cape |
Chest | Sanctified Shadowblade Breastplate | Fractured Dragon's Eye, Accurate Ametrine | |
Wrist | Toskk's Maximized Wristguards | Rigid King's Amber | |
Hands | Aldriana's Gloves of Secrecy | Fractured Cardinal Ruby, Rigid King's Amber | |
Waist | Astrylian's Sutured Cinch | Nightmare Tear, Fractured Cardinal Ruby, Fractured Cardinal Ruby | |
Legs | Sanctified Shadowblade Legplates | Fractured Dragon's Eye, Fractured Cardinal Ruby | |
Feet | Frostbitten Fur Boots | Rigid King's Amber, Rigid King's Amber | |
Ring 1 | Ashen Band of Endless Vengeance | Accurate Ametrine | |
Ring 2 | Signet of Twilight | Fractured Cardinal Ruby | Frostbrood Sapphire Ring |
Trinket 1 | Sharpened Twilight Scale | ||
Trinket 2 | Deathbringer's Will | ||
Main Hand | Havoc's Call, Blade of Lordaeron Kings | Fractured Dragon's Eye | Bloodvenom Blade, Black Bruise |
Off Hand | Scourgeborne Waraxe | Accurate Ametrine | Lungbreaker |
Ranged | Fal'inrush, Defender of Quel'thalas | Fractured Cardinal Ruby |
4x T10 - Perfeitamente Equilibrado
Slot | Item | Gems | Alternativas |
Head | Sanctified Shadowblade Helmet | Relentless Earthsiege Diamond, Fractured Cardinal Ruby | |
Neck | Sindragosa's Cruel Claw | Fractured Cardinal Ruby | |
Shoulders | Sanctified Shadowblade Pauldrons | Fractured Cardinal Ruby | |
Cloak | Sylvanas' Cunning | Fractured Cardinal Ruby | |
Chest | Sanctified Shadowblade Breastplate | Fractured Dragon's Eye, Rigid King's Amber | |
Wrist | Umbrage Armbands | Accurate Ametrine | |
Hands | Aldriana's Gloves of Secrecy | Accurate Ametrine, Fractured Cardinal Ruby | |
Waist | Astrylian's Sutured Cinch | Nightmare Tear, Fractured Cardinal Ruby, Fractured Cardinal Ruby | |
Legs | Sanctified Shadowblade Legplates | Fractured Cardinal Ruby, Accurate Ametrine | |
Feet | Frostbitten Fur Boots | Rigid King's Amber, Rigid King's Amber | |
Ring 1 | Signet of Twilight | Rigid King's Amber | |
Ring 2 | Frostbrood Sapphire Ring | Fractured Cardinal Ruby | |
Trinket 1 | Sharpened Twilight Scale | ||
Trinket 2 | Deathbringer's Will | ||
Main Hand | Havoc's Call, Blade of Lordaeron Kings | Fractured Dragon's Eye | |
Off Hand | Scourgeborne Waraxe | Rigid King's Amber | |
Ranged | Fal'inrush, Defender of Quel'thalas | Fractured Dragon's Eye |
Comparação entre 2-set e 4-set BiS
Ambos os conjuntos, o de 2 peças T10 e o de 4 peças T10, quando bem equipados, têm um DPS muito próximo. A diferença final se resume apenas ao RNG (sorte). Quem tiver mais sorte causará mais dano, é simples assim.
As duas primeiras imagens do guia original usam o conjunto de 4 peças, e as duas seguintes usam o de 2 peças. O teste foi feito com 1000 ataques automáticos em um manequim, com todos os buffs e debuffs benéficos aplicados (por isso o DPS de 14k+).
Diferenças entre 2-set e 4-set BiS:
2 peças T10:
Opção de usar mais gemas de hit, haste ou agility.
Melhor regeneração de energia.
Mais procs de talentos/venenos (
H&S
,Combat Potency
).Crit Cap
mais alto.
4 peças T10:
Bônus de 4 peças.
Mais chance de crítico direta para habilidades e venenos.
Mais movimentos de finalização.
2x T9 (Para raide pré-ToC) por Cozzolino
Slot | Item | Gems | Alternativas |
Head | Mask of Lethal Intent | Relentless Earthsiege Diamond, Glinting Ametrine | |
Neck | Barbed Ymirheim Choker | ||
Shoulders | Garona's Pauldrons of Conquest | Glinting Ametrine | |
Cloak | Accursed Crawling Cape | ||
Chest | Knightbane Carapace | Glinting Ametrine, Nightmare Tear, Fractured Cardinal Ruby | |
Wrist | Bracers of Swift Death | Fractured Cardinal Ruby | |
Hands | Carpal Tunnelers | ||
Waist | Belt of the Twilight Assassin | ||
Legs | Garona's Legplates of Conquest | Glinting Ametrine, Glinting Ametrine | |
Feet | Blighted Leather Footpads | ||
Ring 1 | Band of Stained Souls | ||
Ring 2 | Dexterous Brightstone Ring | ||
Trinket 1 | Banner of Victory | ||
Trinket 2 | Needle-Encrusted Scorpion | ||
Main Hand | Nighttime | ||
Off Hand | Liar's Tongue | ||
Ranged | Crimson Star |
Diferenças entre o conjunto de 2 peças BiS e o de 4 peças:
2 peças T10
A escolha de usar mais gemas de
hit
,haste
ouagi
.Melhor recuperação de energia.
Mais procs de talentos e venenos (
H&S
,Combat Potency
).Um
crit Cap
(limite de crítico) mais alto.
4 peças T10
Bônus de 4 peças.
Maior chance de acerto crítico direta para habilidades e venenos.
Mais movimentos de finalização.
7. Arsenal de Buffs, Debuffs e Utilidades do Rogue
Todas essas habilidades devem ser usadas em PvE e PvP: Cloak of Shadows, Sprint, Nitro Boosts, Vanish, Evasion, Tricks of the Trade, Kick, Blind, Kidney Shot, Feint, Anesthetic Poison II.
Utilidades em raide:
Tricks of the Trade: +15% de dano e redirecionamento de ameaça.
Savage Combat: +4% de dano físico para todos.
Crowd control.
Anesthetic Poison II: Dispela enrages.
Habilidades defensivas.
Guia para Chefes da ICC
Lord Marrowgar: Salve Blade Flurry para os Spikes. Use Feint no Bonestorm.
Lady Deathwhisper: Dê prioridade aos adds. Use Feint nos espíritos e Evasion/Cloak of Shadows em caso de Mind Control.
Deathbringer Saurfang: Foque no boss. Use Feint no cooldown se tiver Mark of the Fallen Champion.
Festergut: Evite a gosma. Se for atingido, use Cloak of Shadows. Use Feint no Pungent Blight com poucas stacks.
Rotface: Dano em área nos Oozes. Feint reduz o dano de AoE e da explosão.
Professor Putricide: Use Feint para absorver dano do Ooze verde. Use Cloak of Shadows para remover debuffs de gosma ou bomba amarela. NÃO USE CLOAK OF SHADOWS se o Ooze laranja estiver te perseguindo.
Blood Prince Council: Use TotT e Blade Flurry na abertura. Use Feint no Shock Vortex de Valanar. Use Cloak of Shadows/Feint na bola de Taldaram.
Blood Queen Lana'thel: Use Cloak of Shadows para remover Swarming Shadows. Use Feint nos Twilight Bloodbolts.
Sindragosa: Use Cloak of Shadows no Blistering Cold. Use Feint logo antes do fim do cast para mitigar o dano. Na fase 3, use Feint em cooldown para mitigar o dano de AoE.
The Lich King: Evite spammar FoK nos ghouls na P1. Use Sprint/rocket boots se pegar a Necrotic Plague. Use TotT nos Raging Spirits nas transições. Na P3, use Feint para mitigar o dano dos Vile Spirits.
Halion: Salve Adrenaline Rush e Blade Flurry para a fase dos adds. Use Sprint/Rocket Boots para sair do Combustion/Consumption e Cloak of Shadows para remover o debuff. O glyph para a P3 muda dependendo se você está no reino das sombras (Killing Spree) ou fora (Fan of Knives).
8. Addons Úteis para Rogues
É recomendado ter addons para rastrear buffs/debuffs, unit frames, medidor de ameaça e boss encounters.
Unitframes: Tukui, Elvui, Grid, Xperl, Pitbull.
Buff/debuff tracking: Needtoknow, Roguepowerbars, IceHud, Dotimer, PowerAuras, Weakauras.
Threat meters: Omen, Skada, Recount.
Boss encounter: Deadly Boss Mods, Big Wigs.
Miscelânea: TrickorTreat, NugComboBar, TidyPlates, MikScrollingBattleText, SexyCooldown.
Você pode encontrar links para baixar os addons e a UI do autor no guia original.
Atualiza esse tópico! Não tem as armas que devemos suar e macros...
ResponderExcluirTopico Atualizado =D
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