O Shaman por ser uma classe híbrida é bem divertido e útil para uma raid.Ele em si da um grande suporte para uma raid 10 ou 25 man com seus buff's de totens ou até mesmo suas auras dos respectivos talentos Elemental/Enhancment,sem contar a espect restoration com suas curas rápidas e eficiente,além de ter o (Bloodlust/Heroism) dando um grande auxílio aos demais da raid.Sem dúvida uma classe que não pode faltar em uma raid.
> Status Esssenciais :
> Hast Rating :
O hast é um status essencial para um shaman restoration mais n exagere,em batalhas com muita movimentação te possibilita muito a salvar a vida dos seus aliados em poucos segundos, enquanto outro heal focado full Spell power cura 1 player, eu já curei 3.?Pq n utilizar full spell power ? O spell power é um dos status essenciais para um shaman porém só é bem escalado até um certo ponto tipo um ''cap'',é bem mais proveitoso equilibrar ambos status (hast/sp).Não queira querer curar 50k em um (HW),até pq para isso vc acabará prejudicando outros caps,sem contar que nenhum player tem mais que isso de Hp além do tanker.O shaman n cura 50k mais em (HW) que nem um pala holy em um Holy light por exemplo,tenha em mente que shaman é focado em cura rápida e eficaz. Tente equilibrar (Hast/Sp).
OBS : Não exagere no hast ele em excesso significa desperdício de mana !
> Spell Power
> Mp5
> Crítico
Movimentação :
Uma das grandes dificuldades enfrentadas por um shaman restoration é batalhas com movimentações constantes,tornando sua cura menos efetiva aí que entra o hast,ele te auxiliará a ''acabar'' com essa dificuldade.Tenha em mente também ficar em um ponto estratégico na área da batalha quanto menos se movimentar melhor assim, te dando um maior desempenho.
Efetividade do Hast ao tempo de cast do chain heal (CH):
- 2.4 seconds = 137 Hast Rating;
- 2.3 seconds = 286 Hast Rating;
- 2.2 seconds = 447 Hast Rating;
- 2.1 seconds = 625 Hast Rating;
- 2.0 seconds = 820 Hast Rating;
- 1.9 seconds = 1036 Hast Rating.
( Lembrando que em raid ainda temos um buff do druida balance, ' Improved Moonkin Form ', nos dando 3 % Spell Hast de Moonkin Aura) .
> Caps:
> Hast Rating : 1000 / (1100 Hard Cap );
> Spell Power: Não possui cap, mas pegue o necessário com red slot e enchants;
> Spell Critical : Tente pegar acima dos 40 % sem buff apenas com off parts / enchants;
> Mp 5: De 500 a 600 apenas com water Shield + Mana spring totem ;
> Profissões recomendáveis são elas:
Tailoring : ( 293 de spell power ) ;
Engineering: ( 340 de hast a cada 1m ) - Use com sabedoria em movimentações como ex: Harvest Soul The Lich King 10 HC / 25 HC;
Jewelcrafting : ( 3 gemas poderosas 63 de spell power status fixo );
Gems:
Red Slot: Runed Cardinal Ruby ( 23 de Spell Power);
Yellow Slot: Reckless Ametrine ( 12 de Spell Power + 10 Hast Rating) ou Potent Ametrine ( 12 de Spell power + 10 Critical Strike Rating);
Blue Slot :Energized Eye of Zul ( 10 Hast Rating + 5 de mana por segundo) ou Royal Dreadstone ( 12 de Spell Power + 5 de mana por segundo);
Meta Slot: Revitalizing Skyflare Diamond ( 11 de mana por 5 segundos + 3 % critical healing effect) ou Ember Skyflare Diamond ( 25 de Spell Power + 2 % intellect).
Glyphs Recomendáveis para ICC / Ruby ;
Para ICC (Icecrown Citadel) os ideais são :
Major :Glyph of Chain Heal: adicionando um target no seu (CH) de 3 passa a ser 4 targets;
Major: Glyph of Water Mastery: aumenta em 30 de mana regen;
Major: Glyph of Lesser Healing Wave: Aumenta a cura do lesser em 20 % no target bufado pelo Earth Shield ou Glyph of Healing Wave: Você recebe uma cura de 20% do (HW);
Minior: Glyph of Water Shield: Aumenta uma orb do seu Water Shield de 3 passando para 4;
Minior: Glyph of Renewed Life: sua reencarnação (reincarnation), não custará reagent;
Minior: Glyph of Ghost Wolf: Regenera 1 % de sua vida total em forma de wolf.
Para Ruby Sanctum os ideais são :
Major: Glyph of Earth Shield : Aumenta a cura do Earth Shield em 20 % ( Indispensável para Ruby);
Major: Glpyho of Lesser Healing Wave: Aumenta a cura do Lesser Healing Wave em 20 % no target bufado pelo Earth Shield ( comba com o glyph acima);
Major: Glyph of Riptide: aumenta a duração do (HOT) do riptide em 6 s ou Glyph of Water Mastery: 30 de mana regen a mais.
OBS: Os miniors glyphs são inalteraveis de ICC / RUBY.
A build do shaman restoration é adaptativa depende da stanc que você for curar seja ICC / RUBY são elas:
Build ICC ( Padrão):
Build Ruby Parte fire :
> Status Esssenciais :
> Hast Rating :
O hast é um status essencial para um shaman restoration mais n exagere,em batalhas com muita movimentação te possibilita muito a salvar a vida dos seus aliados em poucos segundos, enquanto outro heal focado full Spell power cura 1 player, eu já curei 3.?Pq n utilizar full spell power ? O spell power é um dos status essenciais para um shaman porém só é bem escalado até um certo ponto tipo um ''cap'',é bem mais proveitoso equilibrar ambos status (hast/sp).Não queira querer curar 50k em um (HW),até pq para isso vc acabará prejudicando outros caps,sem contar que nenhum player tem mais que isso de Hp além do tanker.O shaman n cura 50k mais em (HW) que nem um pala holy em um Holy light por exemplo,tenha em mente que shaman é focado em cura rápida e eficaz. Tente equilibrar (Hast/Sp).
OBS : Não exagere no hast ele em excesso significa desperdício de mana !
> Spell Power
> Mp5
> Crítico
Movimentação :
Uma das grandes dificuldades enfrentadas por um shaman restoration é batalhas com movimentações constantes,tornando sua cura menos efetiva aí que entra o hast,ele te auxiliará a ''acabar'' com essa dificuldade.Tenha em mente também ficar em um ponto estratégico na área da batalha quanto menos se movimentar melhor assim, te dando um maior desempenho.
Efetividade do Hast ao tempo de cast do chain heal (CH):
- 2.4 seconds = 137 Hast Rating;
- 2.3 seconds = 286 Hast Rating;
- 2.2 seconds = 447 Hast Rating;
- 2.1 seconds = 625 Hast Rating;
- 2.0 seconds = 820 Hast Rating;
- 1.9 seconds = 1036 Hast Rating.
( Lembrando que em raid ainda temos um buff do druida balance, ' Improved Moonkin Form ', nos dando 3 % Spell Hast de Moonkin Aura) .
> Caps:
> Hast Rating : 1000 / (1100 Hard Cap );
> Spell Power: Não possui cap, mas pegue o necessário com red slot e enchants;
> Spell Critical : Tente pegar acima dos 40 % sem buff apenas com off parts / enchants;
> Mp 5: De 500 a 600 apenas com water Shield + Mana spring totem ;
> Profissões recomendáveis são elas:
Tailoring : ( 293 de spell power ) ;
Engineering: ( 340 de hast a cada 1m ) - Use com sabedoria em movimentações como ex: Harvest Soul The Lich King 10 HC / 25 HC;
Jewelcrafting : ( 3 gemas poderosas 63 de spell power status fixo );
Gems:
Red Slot: Runed Cardinal Ruby ( 23 de Spell Power);
Yellow Slot: Reckless Ametrine ( 12 de Spell Power + 10 Hast Rating) ou Potent Ametrine ( 12 de Spell power + 10 Critical Strike Rating);
Blue Slot :Energized Eye of Zul ( 10 Hast Rating + 5 de mana por segundo) ou Royal Dreadstone ( 12 de Spell Power + 5 de mana por segundo);
Meta Slot: Revitalizing Skyflare Diamond ( 11 de mana por 5 segundos + 3 % critical healing effect) ou Ember Skyflare Diamond ( 25 de Spell Power + 2 % intellect).
Glyphs Recomendáveis para ICC / Ruby ;
Para ICC (Icecrown Citadel) os ideais são :
Major :Glyph of Chain Heal: adicionando um target no seu (CH) de 3 passa a ser 4 targets;
Major: Glyph of Water Mastery: aumenta em 30 de mana regen;
Major: Glyph of Lesser Healing Wave: Aumenta a cura do lesser em 20 % no target bufado pelo Earth Shield ou Glyph of Healing Wave: Você recebe uma cura de 20% do (HW);
Minior: Glyph of Water Shield: Aumenta uma orb do seu Water Shield de 3 passando para 4;
Minior: Glyph of Renewed Life: sua reencarnação (reincarnation), não custará reagent;
Minior: Glyph of Ghost Wolf: Regenera 1 % de sua vida total em forma de wolf.
Para Ruby Sanctum os ideais são :
Major: Glyph of Earth Shield : Aumenta a cura do Earth Shield em 20 % ( Indispensável para Ruby);
Major: Glpyho of Lesser Healing Wave: Aumenta a cura do Lesser Healing Wave em 20 % no target bufado pelo Earth Shield ( comba com o glyph acima);
Major: Glyph of Riptide: aumenta a duração do (HOT) do riptide em 6 s ou Glyph of Water Mastery: 30 de mana regen a mais.
OBS: Os miniors glyphs são inalteraveis de ICC / RUBY.
A build do shaman restoration é adaptativa depende da stanc que você for curar seja ICC / RUBY são elas:
Build ICC ( Padrão):
Build Ruby Parte fire :
Build Ruby Parte Shadow ( Cura AOE + Mobilidade) :
> Healing Wave (HW): Nosso maior Heal Single Target,porém um dos mais lentos. Use-o com sabedoria não saia espamando (HW) ele gasta muita mana use apenas se necessário, em players abaixo de 30% HP.
> Lesser Healing Wave (LHW): O menor heal single target,contudo,de cast mais rápido. Nossa principal Skil de spam em tankers !
> Chain Heal (CH): Nosso heal AoE mais efetivo,por isso será explicado mais detalhado.
> Não possui cooldown.
- Ele pode pular (Jump) para até 3 targets (4 se vc possuir Glyph of Chain Heal),sendo que cada jump possui menos 40% menos efetividade em relação ao anterior.
- Esses ''pulos'' não são randômicos e sim escolhidos pelo menor HP dos players que se encontram em um range de cada ''pulo'' em 12,5 yards.
- Chain heal é nossa spell de spam AoE .Não seja o tipo de shaman que fica espamando essa spell o tempo todo fazendo overhealing ela só é utilizada quando 3 ou + players estiverem perdendo HP caso contrário utilize Lesser Healing Wave.
- Faça uso inteligente do Chain heal prevendo um damage AOE que os players levarão como ex: pré cast no infest no The Lich King,Damage da explosão Ozzy verde Professor Putricide,Blood - Queen etc.
> Riptide :
- Riptide + Chain Heal : Para uma cura AOE mais efetiva use riptide e no target com riptide cast chain heal. Ele será consumido,mas a cura do (CH)é aumentada em 25 %.
- Use essa Spell sempre que não estiver em CD antes de castar um Chain Heal mais efetivo;
- Ao utilizar o Riptide,você recebe 20% de spell hast graças a primeira bonus da T10.;
- Possui um cd de 6s;
- Riptide heala 57% de seu valor em um stant heal,com seus 43% em (HOT) heal over time.
Earth Shield:
> Não Possui cooldawn;
> Use no main tank / off tank;
> Possui 6 stacks (8 se possuir o talento 2/2 improved Earth Shield);
> Cura seu alvo ao tomar um damage,a quantidade de cura do ES depende de quanto de spellpower o mesmo foi castado;
> Reduz o Pushback do alvo.
Earthliving Weapon:
- Nosso weapon enchant dando um (HOT) heal over time,com chance de proc de 20% sendo que ao curar um player com 35 % Health a chance dele ativar é de 80% + 20% do enchant weapon totalizando 100% de proc.Sempre o deixe ativo.
- Obs: Esses 80% de chance de aplicar Earthliving (HOT) é concedida graças ao talento Blessing of the Eternals.
- Mana Tide Totem: Da uma grande regenereração de mana para vc e sua party em um range de 40 yards,use quando vc precisar de mana ou seus aliados.
Totens :
- Earth: Stoneskin Totem; (Dando 1150 de armor para os demais players em 30 yards);
- Fire: Flametongue Totem; (Caso tiver shaman elemental não o utilize);
- Water: Mana Spring Totem; (Dando 109 de mana regen para os demais players em 30 yards) ou se tiver pala holy use Healing Stream Totem;
- Air: Wrath of Air Totem;(Dando 5% de spell hast para os demais em 30 yards) ou Totem de Nature resist caso tiver outro shaman na raid.
Bonus Set:
- Vou citar apenas algumas off partes mais importantes o resto é T10 ( N / HC);
> Neck :Blood Queen's Crimson Choker;
> Back: Frostbinder's Shredded Cape ou Cloak of Burning Dusk;
> Gloves: Unclean Surgical Gloves;
> Ring of Rapid Ascent ou Ring of Phased Regeneration;
> Weapon: Royal Scepter of Terenas ll, Trauma ou Valanyr ( depende se tem Priest Disc na raid e também do boss); Trauma é apenas para raid healer, não para tank healer como hpala.
Funciona melhor para Raid Healer porque cada hot tick tem uma chance de ativar o efeito da arma.
Trauma supera Val'anyr, Hammer of Ancient Kings e Royal Scepter of Terenas II em encontros com chefes em que o raid leva muito dano porque cada jogador em um alcance de 10 jardas obtém o efeito proc sem limite.
O trauma é especialmente obrigatório no encontro com sindragosa, onde se torna absolutamente insano.
> Trinkets: Solace of The Defeated caso não tiver solace Purified Lunar Dust / Glowing Twilight Sacale.
Habilidades Passivas de um Shaman Restoration:
> Bonus 2 Partes t10:
- Ao utilizar reptide vc ganha um debuff que te dá 20% de spell hast na próxima spell.Ta ai mais um motivo para utilizar riptide toda vez que n estiver em (CD);
> Bonus 4 Partes t10:
- Toda vez que o seu Chain heal (CH) critar,25 % desse crítico é concebido em (HOT) heal over time;
> Ancestral Awakening:
- Toda vez que vc critar no Healing Wave (HW),Lesser Healing Wave (LHW) e Reptide,vc sumona um Spirito Ancestral que cura 30 % desse crítico um player com menos Hp = Health em um range de 40 yards,graças ao talento (Ancestral Awakening).
> Improved Water Shield:
- Você tem 100 % de chance de ganhar uma mana stant quando consome uma water shield orb, ganha um efeito critical no (Healing Wave) e (Reptide) e também ganha 60% de efeito critical no seu Lesser Healing Wave e 30% no seu Chain heal toda vez que você critar em algumas dessas spells vc tem chance de restaurar mana quando (Water Shield) ativo.
Enchants:
> Head: Arcanum of Burning Mysteries ( 30 de spell power + 20 de critical strike);
> Shoulder: Greater Inscription of the Crag ( 24 de spell power + 8 de mana regen);
> Chest: Greater Mana Restoration ( 10 de mana regen a cada 5 s) ou 10 All Status;
> Wrist: Superior Spellpower ( 30 de spell power);
> Shield: Greater Intellect ( 25 de intellect);
> Gloves: Hyperspeed Accelerators ( 340 de hast ) ou spell power;
> Waist: Eternal Belt Buckle ( aumenta 1 slot no cinto);
> Legs: Brilliant Spellthread ( 50 de spell power + 20 de spirit);
> Feet: Nitro Boots ( Nitro boots = Mais critico e mobildiade) ou Icewalker;
> Weapon: Mighty Spellpower ( 63 de spell power).
Macros :
Healing Wave:
/cast Nature's Swiftness
/cast Healing Wave(Rank 14)
Mouse Over Earth Shield:
#showtooltip Earth Shield
/use [@mouseover,help,nodead][help,nodead][@player] Earth Shield
Dispel Set focus:
/clearfocus [modifier][target=focus,dead]
/focus [target=focus,noexists]
/cast [target=focus] Purge
Earth Shield Set Focus:
/clearfocus [modifier][target=focus,dead]
/focus [target=focus,noexists]
/cast [target=focus] Earth Shield
Addons Recomendáveis:
> Healbot;
> Quartz;
> Cooldowns;
> Recount.
Espero que gostem by Icemaniac / Mysteryos .
0 Comentários