O Rei Terenas Menethil foi o último rei verdadeiro de Lordaeron e fundador da Primeira Aliança. Governou por mais de 70 anos (outras fontes dizem 50), incluido a Primeira, Segunda e inicio da Terceira Guerra, Terenas é considerado o monarca humano mais poderoso desde os tempos de Arathor. A sua morte às mãos do seu próprio filho naum so terminou a linhagem reau Menethil como privou a Aliança da sua liderança num critico da estoria de Azeroth.

Biografia

Terenas nasceu na corte de Lordaeron, uma das mais poderosas nações à epoca, descendente dos Menethil que governaram grande parte do continente por decadas. Terenas se casou (possivelmente com uma mulher de boa familia) e teve dois filhos: o infame Arthas e Calia, que ninguem conhece.
Um dia Lord Lothar, guerreiro de Stormwind, chegou às portas da Cidade Capital de Lordaeron pedindo ajuda contra uma horda de bestas chamadas orcs. Terenas chamou seus reis vizinhos para discutir a “ameaça orc”, decidindo formar assim a Aliança de Lordaeron. Terenas enviou todas suas tropas (excepto uns poucos que ficaram a proteger a capital) para servir a Aliança.

Quando a horda cercou a capital, Terenas liderou suas proprias forças conseguindo preservar a cidade ate a chegada dos paladinos e dos exercitos aliados que expulsaram a horda de volta a Khaz Modam. No final da guerra, Terenas convenceu os lideres da Aliança a ajudarem na reconstrução de Stormwind, que foi arrasada pelos Death Knights as ordens do vil Ner’zhul para conseguir roubar o Livro de Incantamentos e Conjurações de Medivh.
Após o sucesso da Expedição da Aliança em Draenor (outland), Terenas (e todos os restantes lideres da Aliança, excepto o mago Antonidas) foram enfeitiçados pelo dragão Deathwing que tomou uma forma humana com o objectivo de fomentar a desconfiança entre os lideres humanos. A Aliança quase destruiu Dalaran e o Kirin Tor se o mago Rohin não tivesse derrotado o malvado dragão com a ajuda dos Aspectos de Dragão.
Nos anos seguintes, Terenas enfrentou fugas massivas dos orcs dos campos de internação e a aparição de uma praga no norte (na verdade, no leste) do seu reino. Quando Terenas ouviu noticias de que seu filho, Arthas, havia massacrado camponeses.