Bem-vindos ao guia oficial do Wowhead e do WoW Secret Finding Discord da  A Mente Coletiva, uma montaria secreta. Aprenda como obter esta montaria no nosso guia completo.

Sobre o Guia
Este segredo já foi resolvido, mas durante a caça, essa página foi utilizada para trackear o progresso para resolver o segredo d' A Mente Coletiva, com atualizações em tempo real escritas pelos membros do Discord de Secret Finding. Essa página foi convertida para um guia estabelecido depois que a busca pelo segredo foi terminada.

Este guia é mantido pelos administradores do Discord WoW Secret Finding, com assistência do time do Wowhead:
SuperXisthenaTinkTaylahJayneCougarlee (WoW Secret Finding Discord)
NeryssaPerculia (Wowhead)
Gostaria de fazer parte de caças a segredos no futuro? Ou quer apenas observar a ação? Entre junto com a caçada no Discord de WoW Secret Finding!

Tempo total para a resolução do segredo: 4 dias, 3 horas, 31 minutos

A História da Mente Coletiva


 A Mente Coletiva foi uma montaria descoberta via datamining durante o alpha de Battle for Azeroth, no começo de 2018. Tudo apontada para esta montaria fazer parte da próxima "caça ao segredo" do WoW, com desafios similares aos propostos no passado em montarias como o  Pesadelo Lúcido Vermental do Enigmista, e várias outras recompensas que não envolviam montarias para os jogadores. Quando o Bilhete Suspeito foi descoberto no dia 21 de Agosto de 2018, uma grande parte da comunidade assumiu que este era o primeiro passo para conseguir A Mente Coletiva. No entanto, depois que bastante progresso foi feito, se descobriu que essa caça era, na real, para o Baphofinho, e depois, o  Cinto pelo Tempo Perdido.

Quando chegamos mais perto do dia do lançamento do primeiro patch de conteúdo de Battle for Azeroth, Marés da Vingança, múltiplas dicas e referências foram feitas sobre A Mente Coletiva, incluindo sua implementação como uma montaria especial. Os desenvolvedores Muffinus e Celestalon, ambos bem conhecidos pelo seu envolvimento com segredos do WoW no passado, falaram sobre a montaria no Twitter, e acabaram criando hype para o próximo possível segredo.

A montaria também foi encontrada no jornal de montarias no PTR do Patch 8.1, confirmando que o segredo que levaria à esta montaria estava chegando!

Embora o modelo original da montaria era o mesmo do Cérebro de Yogg-Saron, ele foi mudado um tempo depois, agora parecendo um cérebro realístico com um esqueleto similar de uma água-viva.

Quando você usa esta montaria, você não monta nela, mas se transforma na Mente Coletiva.

Você pode carregar até 4 pessoas na Mente Coletiva - com cara pessoa adicionando 10% de velocidade de movimento de montaria, para um máximo de 40%! Você só poderá carregar pessoas que completaram o ritual da Mente Coletiva mais recentemente com você, Se você quiser se conectar com outros jogadores, você deverá completar o ritual novamente com esse grupo de jogadores.

Guia Rápido

Para começar este segredo, você deverá equipar um  Talismã de Rastreamento de Tesouros.Você poderá comprar este talismã do Trambik em Shattrath, nas coordenadas 65.6 69.3. Para cada passo deste segredo, você deverá ter o talismã equipado para interagir com os itens.

/way Shattrath:Terralém 65.6 69.3 Trambik
Monóculo de Cristal Azul - Carta
  • Leia a carta na mesa atrás do Trambik.
  • Vá para Alta Montanha em 57.4 27.9 e leia a segunda carta dentro de uma das tendas em Pés Prestos.
  • Vá para a Karazhan antiga e leia a terceira carta em uma cadeira nas Câmaras do Medivh.
  • Vá para o Urzal dos Mortos e leia a quarta carta em uma caixa atrás da Morta-voz Abrunhal.
  • Vá para Monte Hyjal em 44.3 47.3 e leia a quinta carta no último andar da árvore no Santuário de Aviana.
  • Vá para Coroa de Gelo em 70.7 73.3 e leia a sexta carta na borda do Dique da Muralha de Ferro.
  • Vá para as Estepes de Taolong em 37.7 63.0 e leia a carta final junto a um sino na parte de trás do Templo Niuzao.
  • Vá para a Tundra Boreana em 27.6 27.1 e obtenha o  Monóculo de Cristal Azul de um baú no anel mais alto de Gelarra.
/way Alta Montanha:Ilhas Partidas 57.4 27.9
/way Monte Hyjal 44.3 47.3 Entrada Quinta Carta
/way Coroa de Gelo 70.7 73.3 Sexta Carta
/way Estepes de Taolong 37.7 63.0 Sétima Carta
/way Tundra Boreana 27.6 27.1 Presente da Sra. Graham
Monóculo de Cristal Verde - Pena
  • Vá para Beira-céu e chegue na Alta Sábia Viryx.
  • Ative o painel atrás dela clicando no botão do meio.
  • Clique nos botões direcionais na seguinte ordem: Direita -> Cima -> Baixo -> Cima -> Direita -> Direita -> Cima -> Esquerda -> Baixo -> Cima -> Esquerda -> Baixo
  • Obtenha o  Monóculo de Cristal Verde do baú que aparecer no topo do painel.
Monóculo de Cristal Amarelo - Pirâmide
  • Vá nos Salões Primordiais e chegue no elevador após o primeiro chefão.
  • No elevador, siga norte e encontre uma passagem com uma escada descendo.
  • Na sala abaixo do elevador, clique na orbe de luz no centro da sala para ativar o quebra-cabeça.
  • Combine as cores das constelações clicando nos refratores.
  • Obtenha o  Monóculo de Cristal Amarelo do baú que aparecer no centro da sala.
Cristal de Monóculo Vermelho - Peixe
Os itens usados nesse passo tem duração limitada. Itens Brancos duram 5 minutos, itens Verdes e as  Concha duram 30 minutes, e itens Azuis duram 1 hora.

Adicionalmente, você só pode comprar um máximo de 255  Concha por vez do Dom Finlei Mrrggltone.
/way Vastidão Cintilante 44 20 Seashells/Dom Finlei (500)
/way Profundezas Abissais 38 77 Escama Violeta Volátil/Cavity-Free Tooth (100)
/way Vastidão Cintilante 53 22 Raia Miráster/Razoreel Larva (50)
/way Vastidão Cintilante 69 41 Baleinha/Well Fed Doctor Fish (250)
/way Profundezas Abissais 65 42 Atum Tristonho/Freshly Molted Crab Skin (10)
/way Floresta Kelp'thar 60 59 Velho Bafo de Peixe/Glitter Gill (50)
/way Vastidão Cintilante 44 20 Seashells/Dom Finlei (80)
/way Profundezas Abissais 65 42 Atum Tristonho/Giant Giant Toenail (2)
/way Profundezas Abissais 45 17 Carpinha/Makrura Eye (4)
/way Profundezas Abissais 38 77 Escama Violeta Volátil/Accidentally Severed Seahorse (1)
/way Vastidão Cintilante 53 88 Peixe-Brabo Carmesim/Shiny Sea Serpent Scale (2)
/way Vastidão Cintilante 53 22 Raia Miráster/Symbiotic Plankton (40)
/way Vastidão Cintilante 44 20 Seashells/Dom Finlei (300)
/way Floresta Kelp'thar 60 59 Velho Bafo de Peixe/Vantus Black Ink (30)
/way Profundezas Abissais 15 82 O Peixe Preto/Super Slick Eel Slime (30)
/way Profundezas Abissais 38 77 Escama Violeta Volátil/Rock Encrusted Whelk Shell (3)
/way Profundezas Abissais 45 17 Carpinha/Gastropod Gloop (5)
/way Vastidão Cintilante 44 20 Seashells/Dom Finlei (1500)
/way Vastidão Cintilante 69 48 Baleinha/Very Pretty Coral (300)
/way Floresta Kelp'thar 60 59 Velho Bafo de Peixe/Iridescent Shimmeray Skin (100)
/way Vastidão Cintilante 53 88 Peixe-Brabo Carmesim/Luxurious Luxscale Scale (20)
/way Profundezas Abissais 15 82 O Peixe Preto/Captured Bubbles (5)
Barreira de Suramar
  • Forme um grupo cheio - Idealmente, todo mundo do grupo terá os 4 monóculos.
  • Uma pessoa vai esperar no segundo andar da casa em Suramar nas coordenadas 41.0 69.5, na frente da barriera de raios coloridos.
  • As outras 4 pessoas irão interagir com 4 Fenecidos especiais espalhados por Suramar. Os olhos destes fenecidos brilham em cores específicas, e eles se tornam agressivos quando você está com um monóculo da mesma cor dos olhos deles equipado.
  • Ao invés de morrer, estes fenecidos irão conjurar Acumular Energia, e se curar até o máximo de vida. Durante a conjuração de Acumular Energia, a barreira da cor dos olhos do fenecido é temporariamente desativada na casa.
  • A pessoa esperando na casa entrará na sala quando todas as barreiras estiverem desativas, e tentarão saquear o Brinquedo de Gato Perdido.
  • O dano tomado pela pessoa que tentou saquear o brinquedo é um código, usado em Pátio das Estrelas.
/way Suramar 41.0 69.5 Armário Bloqueado

/way Suramar 71.8, 62.5 Vermikei (Fenecido Vermelho)
/way Suramar 46.8, 28.6 Azun'an (Fenecido Azul)
/way Suramar 19.9, 46.3 Verduzui (Fenecido Verde)
/way Suramar 43.5, 81.8 Amarilan (Fenecido Amarelo)
Pátio das Estrelas
  • Ainda com um grupo cheio, entre em Pátio das Estrelas em qualquer dificuldade.
  • Encontre a Lady Ghaton na casa em 50 69, perto da segunda chefona, Talixae Chamarco.
  • Acaricie os gatos na ordem Dona Fofolete > Sombra > Mio > Borralho > Bella, com cada dígito do número de dano que você tomou do Brinquedo Perdido sendo a quantidade de vezes que você fará carinho em cada gato.
    • Por exemplo, se você tomou 12345 de dano, seu código será "12345,". Você deverá acariciar a Dona Fofolete 1 vez, Sombra 2 vezes, Mio 3 vezes, Borralho 4 vezes, e Bella 5 vezes. Se algum dos números for um 0, você não precisará dar carinho no gato.
  • Quando todos os gatos tiverem a mesma quantidade de carinhos que seu número no código, uma Orbe do Vazio aparecerá atrás da Lady Ghaton. Clique nela para continuar o segredo.
Quebra-Cabeça de Plataformas
  • Ao clicar na orbe, você será teleportado para uma sala com várias plataformas. Todas as 5 pessoas do grupo devem passar das plataformas.
  • Paraformas aparecerão e desaparecerão quando pessoas pularem nelas.
  • Use os códigos a seguir para progredir na plataforma:
    • Direções: F = frente, A = atrás, D = direita, E = esquerda
    • O número indica qual jogador, do grupo de 5 pessoas, deverá se mover na direção pedida.

Direções

  • Após o grupo todo passar pelas plataformas, a porta seguinte poderá ser aberta quando seu grupo inteiro ficar na frente dela.
  • Você encontrará um corredor com uma poça de lava arcane e um disco de luz.
  • Você deverá cruzar a lava usando este disco.
  • Apenas uma pessoa do seu grupo poderá cruzar o rio com todas as pessoas do seu grupo. Usando-se de tentativa e erro (com grupos de 2 pessoas), tente encontrar esta pessoa.
  • Essa pessoa não pode atravessar o rio sozinha, e precisa de ao menos mais uma pessoa para atravessar o rio.
Quebra-Cabeça da Lava Arcana
Usando o sistema de marcação do jogo, marque a pessoa que pode cruzar com todo mundo com uma Caveira. Também teremos um Triângulo, um Quadrado, uma Estrela, e um X.

Ajuda Visual

  1. O caveira deverá conseguir cruzar com 2 outras pessoas, usando-se de tentativa e erro ache essas 2 pessoas e marque-as com um X e uma Estrela.
  2. Caveira leva o X e o Estrela ao outro lado da lava, e a Estrela desce do disco no outro lado.
  3. Caveira derruba o X no começo e leva o Triângulo ao outro lado.
  4. Caveira leva o triângulo até o outro lado e trás o Estrela de volta.
  5. Caveira pega o X e os três cruzam o rio, mas só o Estrela fica do outro lado.
  6. Caveira volta com o X até o começo, e o X sai do disco. Quadrado sobe no disco.
  7. Caveira leva o Quadrado ao outro lado, e o Quadrado desce o disco. Estrela sobe novamente e cruza até o começo.
  8. Caveira e Estrela pegam o X no começo do rio e os três cruzam até o final do rio.
Depois disso, parabéns, vocês completaram todos os quebra-cabeças! Agora cruzem a porta para a próxima sala, com cada pessoa ficando em cima de uma das auras roxas.

Quando todo mundo clicar na Mente Coletiva e canalizar, você deverá obter  A Mente Coletiva, que irá para o seu inventário.

Guia Completo

Descoberta

O começo desse segredo requer comprar e equipar um  Talismã de Rastreamento de Tesouros do Trambik em Shattrath. Use TomTom ou outro addon de coordenadas para usar os waypoints dados durante o guia.

/way Shattrath:Terralém 65.6 69.3 Trambik
 Talismã de Rastreamento de Tesouros é muito importante, já que apenas com ele equipado você poderá interagir com os vários itens que compoem este segredo.

Monóculos Coloridos

Em ShattrathTrambik vende vários amuletos que geralmente servem apenas para diversão, embora ele insista que eles realmente funcionem. E dessa vez, é realmente esse o caso! Após comprar um  Talismã de Rastreamento de Tesouros e equipar, vários itens na mesa atrás dele começarão a brilhar em cores diferentes. O único item interagível é a carta, que você precisará clicar para proceder com esse pedaço do segredo. O resto dos itens são simplesmente dicas de aonde ir para as outras partes deste primeiro passo do segredo.
  • Um peixe brilha em vermelho;
  • Uma pirâmide brilha em amarelo;
  • Uma pena brilha em verde;
  • Uma carta brilha em azul.

O peixe vermelho nos levará em uma zona aquática muito conhecida, Vashj'ir. A pirâmide amarela é uma dica que aponta à masmorra em formato de pirâmide, Salões Primordiais. A pena verde aponta para a masmorra arakkoa de Beira-céu. E por último, a carta azul dá uma dica escrita para os jogadores.

Cada item leva a uma localização, com um quebra-cabeça diferente. No final de cada quebra-cabeça, você oberá monóculos vermelhoamareloverde, ou azul. Esses monóculos podem ser obtidos em qualquer ordem, contanto que os passos do quebra-cabeça de cada monóculos sejam feitos corretamente.

AVISOS: Você NÃO precisa obter todos os monóculos, mas é FORTEMENTE SUGERIDO que você obtenha ao menos um deles (Idealmente, você quer ter todos os 4 monóculos, para fazer os passos seguintes mais fáceis para você).

Se você não tiver ao menos um monóculos, a única maneira de proceder é entrar em u mgrupo de pessoas que tenham os monóculos, e estão na parte da Barreira de Suramar.

Para todos os passos seguintes, até completar o segredo, é necessário ter o  Talismã de Rastreamento de Tesouros equipado.

Monóculo Vermelho - Vashj'ir

Nas três sub-zonas de Vashj'ir, vários peixes com itens para venda poderão ser interagidos com caso você tenha o  Talismã de Rastreamento de Tesouros. Os peixes são os seguintes, em cada zona, com suas coordenadas:
  • Floresta Kelp'thar:
    • Velho Bafo de Peixe - Localizado em 60 59, este tubarão está perto da superfície, perto de algas no Ossário do Roedor.
  • Vastidão Cintilante:
    • Dom Finlei Mrrggltone - Localizado em 44 20, ele se encontra em uma das ilhas da superfície, dentro de uma torre
    • Raia Miráster - Localizada em 53 22, ela está perto da superfície, flutuando pela Gruta Cintilante.
    • Baleinha - Localizada em 69 47, ela está perto do chão do mar, do lado das Ruínas do Templo Thelserai.
    • Peixe-brabo Carmesim - Localizado em 53 88, ele está perto do chão do mar, nadando para a esquerda da Crista Biel'aran.
  • Profundezas Abissais:
    • Carpinha - Localizada em 45 17, ela está perto do chão do mar, nadando pela Crista das Barbatanas.
    • Atum Tristonho - Localizado em 65 38, ele está perto do chão do mar, nadando para o sudoeste da Brecha Abissal.
    • Escama Violeta Volátil - Localizado em 38 77, ele está nadando perto do chão em Garganta Telúmina.
    • O Peixe Preto - Localizado em 15 82, esta orca solitária está perto do canto sudoeste do Recife Abandonado.



Cada peixe vende vários itens por outros itens baseados em moedas do mar, e cada item dura uma certa quantidade de tempo. Itens Azuis duram 1 hora, itens Verdes duram 30 minutos, e itens Brancos duram 5 minutos. Você pode dar /target nesses PNJs de bem longe, então é bem fácil encontrá-los ao saber onde eles estão.

Dom Finlei Mrrggltone sells  Concha for gold, and a  Monóculo de Cristal Vermelho for several sea-themed currencies. Our objective here is to exchange items for those seashells and in the end, obtain the items necessary to buy Sir Finley's Red Crystal Monocle. The seashells purchased from Sir Finley also last for 30 minutes, so you need to spend them in a timely manner.

 Monóculo de Cristal Vermelho custa 5  Creme Cintilante para Pele de Murloc, 5  Gosma de Gastrópode Potente e 5  Bolha de Cavitação Capturada. Nós recomendamos comprar os itens na ordem listada. Abaixo, temos descrições e direções para todas as trocas para cada item. Após obter todos os itens finais, retorne ao Dom Finlei e compre o Monóculo Vermelho.
Para comprar as 5  Creme Cintilante para Pele de Murloc, você precisará de 50  Purpurina Brilhaguelra e 40  Plâncton Simbiótico.

Para obter os 50  Purpurina Brilhaguelra, você precisará completar as seguintes trocas:
/way Vastidão Cintilante 44 20 Seashells/Dom Finlei (500)
/way Profundezas Abissais 38 77 Escama Violeta Volátil/Cavity-Free Tooth (100)
/way Vastidão Cintilante 53 22 Raia Miráster/Razoreel Larva (50)
/way Vastidão Cintilante 69 41 Baleinha/Well Fed Doctor Fish (250)
/way Profundezas Abissais 65 42 Atum Tristonho/Freshly Molted Crab Skin (10)
/way Floresta Kelp'thar 60 59 Velho Bafo de Peixe/Glitter Gill (50)
Para obter os 40  Plâncton Simbiótico, complete as seguintes trocas:
/way Vastidão Cintilante 44 20 Seashells/Dom Finlei (80)
/way Profundezas Abissais 65 42 Atum Tristonho/Giant Giant Toenail (2)
/way Profundezas Abissais 45 17 Carpinha/Makrura Eye (4)
/way Profundezas Abissais 38 77 Escama Violeta Volátil/Accidentally Severed Seahorse (1)
/way Vastidão Cintilante 53 88 Peixe-Brabo Carmesim/Shiny Sea Serpent Scale (2)
/way Vastidão Cintilante 53 22 Raia Miráster/Symbiotic Plankton (40)
Após obter ambos os itens, retorne ao Dom Finlei Mrrggltone e troque os glitters e plâncton por 5  Creme Cintilante para Pele de Murloc.

/way Vastidão Cintilante 44 20 Dom Finlei/Murloc Skin Lotion (5)

Monóculo Amarelo - Salões Primordiais

Após o primeiro chefão em Salões Primordiais, você encontrará uma sala grande com um elevador. Enquanto estiver usando o  Talismã de Rastreamento de Tesouros, você poderá clicar em [Stellar Refraction Device] que invocará constelações coloridas na sala abaixo do elevador. Você não poderá interagir com nenhum objeto sem o  Talismã de Rastreamento de Tesouros equipado.



Para acessar o quebra-cabeça, vá para o norte do elevador. Na salinha ao norte, você encontrará um corredor com uma escadaria para o andar de baixo.

Nota: Se você tiver sensibilidade a objetos brilhantes, ou luzes que mudem de cor rapidamente, talvez seja bom você diminuir a Densidade de Partículas nas opções gráficas, ou simplesmente não obter este monóculo. Caso você escolha a segunda opção, você precisará entrar em um grupo com alguém que tenha obtido o  Monóculo de Cristal Amarelo para os passos após os monóculos.
Seu objetivo é transformar todas as constelações para que elas tenham a mesma cor. Para isso, tem três refratores especiais que trocam cores quando clicados:


Existem várias constelações que não trocam de cor, não importa como você usar os refratores; tente localizar estas constelações e use-as de base para trocar as outras constelações para esta cor. Outra dica é, após encontrar essas constelações estáticas, comece a trocar as cores das constelações nas bordas externas da sala.

Quando todas as constelações tiverem a mesma cor, um baú aparecerá no refrator de luz no centro da sala, contendo o  Monóculo de Cristal AmareloCuidado para não clicar no Refrator de Luz por acidente, pois isso reiniciará o Quebra-Cabeça e fará o baú desaparecer.

Este addon pode ser útil ao tentar resolver o quebra-cabeça.



Monóculo Verde - Beira-céu

Em Beira-céu, uma masmorra localizada em Agulhas de Arak, se você equipar o  Talismã de Rastreamento de Tesouros, você poderá interagir com um painel localizado atrás da chefona final da masmorra, Alta Sábia Viryx.



Ao interagir com as Instruções "Básicas", uma caixa de diálogo aparecerá com algumas combinações de números.

_______ | 0000132
0000017 | #######
0001032 | #######
0000002 | 0012020
0000610 | #######
0000061 | #######
9113824 | ????????????
Ao interagir com o painel, um amontoado de luzes com cores diferentes aparecerão em um formato de hexágono na sua frente.



No quebra-cabeça, você verá uma peça com formado de sol, brilhando mais forte que as outras luzes. Ao clicar nas orbes amarelas no painél, você pode mover o sol na direção do orbe (por exemplo, a bola no norte faz o sol se mover uma luz para cima). A bola do meio irá reiniciar o quebra-cabeça, fazendo o sol voltar para a sua posição original. Também é importante notar que tem alguns espaços entre as luzes que estão vazios.

As Instruções "Básicas" são a sua dica para completar este quebra-cabeça. Embora a lógica por trás do quebra-cabeça não foi inteiramente explicada, ela parece se basear em algumas equações matemáticas com operandos faltando. A linha com 12 interrogações é a "variável desconhecida" que você deverá descobrir, e tirar a solução dali. A solução foi descoberta por pura chance, enquanto se testava por múltiplos de "9113824," a resposta sendo "102011032032." Cada dígito corresponde a uma direção - Cima, Direita, Baixo, Esquerda. 0 corresponde a Cima, 1 corresponde a Direita, 2 corresponde a Baixo, e 3 corresponde a Esquerda. Usando dessas informações, as direções que devem ser seguidas para mover o sol são:

Direita -> Cima -> Baixo -> Cima -> Direita -> Direita -> Cima -> Esquerda -> Baixo -> Cima -> Esquerda -> Baixo
Ao completar o quebra-cabeça, você obterá o  Monóculo de Cristal Verde.

Monóculo Azul - Cartas

Para conseguir este monóculo, você precisará ler várias cartas espalhadas por Azeroth. Para verificar seu progresso, você poderá usar o script abaixo para ver quantas cartas você já leu. Isso é importante, pois você precisará ler todas as cartas em ordem para resolver o quebra-cabeça!

/run local a,b=IsQuestFlaggedCompleted,{40397,40314,40404,40252,40293,40288,50187,50181} for i=1,#b do print((i==8 and "Gift: " or "Letter #"..i..": ")..tostring(a(b[i]))) end
O começo deste quebra-cabeça é a Carta da Srta. Graham com uma aura azul atrás do Trambik. Você pode ler esta carta - Faça-o! A carta tem uma mensagem bizarra:

Segunda Carta - Pés Prestos, Alta Montanha

A localização da segunda carta foi determinada ao tratar as palavras na Carta da Srta. Graham com letras maiúsculas (The, Factor, Wasp, Ignition, Ad) como um anagrama. O anagrama foi resolvido como "Anticipators of Deathwing" (antecipadores do Asa da Morte).

Esse anagrama nos leva aos Pés Prestos, um grupo de Tauren Altamonteses que não sabem dos eventos do Cataclysm, e acreditam que o Asa da Morte vai emergir e inundar toda Alta Montanha.

Assim, a segunda carta é localizada em Pés Prestos, em 57.4 27.9 em Alta MontanhaPara interagir com essa carta, você PRECISA ter interagido com a primeira carta, atrás do Trambik.

/way Alta Montanha:Ilhas Partidas 57.4 27.9 Segunda Carta


Terceira Carta - Karazhan Antiga

As palavras com letras maiúsculas da carta anterior (Of, Gai's, Nature, Death) formam um anagrama para "Seat of the Guardian" (Trono do Guardião).

O Guardião mais conhecido do WoW é o Medivh, o Último Guardião. A terceira carta se encontra em Karazhan, nas Câmaras do Medivh, logo após o Evento de Xadrez, na escadaria que leva ao Príncipe Malquezaar. Essa carta se encontra na cadeira usada pelo Medivh para escrever suas magias, literalmente o trono do guardião. Para interagir com esta carta, você PRECISA ter interagido com a carta em Pés Prestos.



Quarta Carta - Urzal dos Mortos

As palavras com letras maiúsculas na última carta (I, Dumbfounded, As, Subtle, Rat) formam um anagrama parcial de of "Bramble undead" (espinheiro, morto-vivo), o que foi uma pista sólida o bastante para a quarta carta em Urzal dos Mortos! O anagrama foi resolvido depois, e era "Multitudes of undead barbs (Multitude de Espinhos Mortos)". A entrada para a masmorra se encontra em Mil Agulhas, em 45.7 24.0.

/way Mil Agulhas 45.7 24.0 Entrada Urzal dos Mortos
A carta está em uma caixxa de palha atrás da penúltima chefona, Morta-voz AbrunhalPara interagir com esta carta, você PRECISA ter interagido com a carta em Karazhan.



Quinta Carta - Santuário de Aviana, Monte Hyjal

As palavras com letras maiúsculas da carta anterior (Ms, Sin, The, Strees, Of) são um anagrama de "Mistress of the Nest" (Senhora do Ninho).

A quinta carta se encontra em Monte Hyjal, no Santuário de Aviana. A carta se encontra no último andar da árvore que serve como o santuário dela. Para interagir com esta carta, você PRECISA interagir com a carta em Urzal dos Mortos.

/way Mount Hyjal 44.3 47.3 Entrada Quinta Carta


Sexta Carta - Dique da Muralha de Ferro, entre Canto Cristalino e Coroa do Gelo

As palavras com letras maiúsculas da carta anterior (The, Elite, World, F.C.) formam um anagrama de "The Derelict Flow (O Fluxo Decrépito)".

O Dique da Muralha de Ferro é um dique que contém um fluxo decrépito, que separa os rios entre Coroa de Gelo e Floresta do Canto Cristalino, e é aonde a sexta carta se encontra. Para interagir com esta carta, você PRECISA interagir com a carta em Monte Hyjal..

/way Coroa de Gelo 70.8 73.3 Sexta Carta


Sétima Carta - Templo Niuzao, Estepes de Taolong

As palavras com letras maiúsculas da carta anterior (Re, Codex, Sine) formam um anagrama de "Ox Residence" (Residência do Bisão). A residência do Celestial Bisão, Niuzao, é aonde a próxima carta se encontra! O Templo Niuzao se localiza nas Estepes de Taolong.

A sétima carta está junto a um sino na parte de trás do templo. Para interagir com esta carta, você PRECISA ter interagido com a carta em Coroa do Gelo.

/way Estepes de Taolong 37.7 63.0 Sétima Carta


Presente da Srta. Graham - Gelarra, Tundra Boreana

As palavras com letras maiúsculas da última carta formam um anagrama de "The pinnacle of magic" (O Pináculo da Magia), e aonde mais é o pináculo da magia, se não em Gelarra?

A srta. Graham (que aparentemente se cham Ana) foi legal o bastante para finalmente nos dar nosso último presente, localizado no anel mais alto em Gelarra, na Tundra Boreana. O  Monóculo de Cristal Azul é finalmente nosso! Para interagir com o presente, você PRECISA ter lido a carta nas Estepes de Taolong.

/way Tundra Boreana 27.6 27.1 Presente da Srta. Graham

Barreira de Suramar

Na casa localizada 41 69 em Suramar, no segundo andar, tem uma sala com um armário, bloqueada por 4 raios de luz coloridos. Se acordo com a descrição do  Brinquedo de Gato Perdido e da Lady Ghaton sobre um dos gatos dela, Sombra, esse armário é um dos lugares na qual o Sombra perdeu seus brinquedos.

/way Suramar 41.0 69.5 Blocked Drawer


O texto de cada um dos monóculos coloridos apontam para a solução dos raios coloridos. Em cada monóculo, tem uma sequência de letras inscrita neles. O vermelho tem as letras P O T Y A B U V F X inscritas, o azul tem as letras Q P C X K B Z H A G, o verde tem as letras N R V Q Z J S M G Y, e o amarelo tem as letras S K M C U F L N J O. Escrevendo o alfabeto completo duas vezes, e removendo as letras que estão inscritas em cada um dos monóculos, fará com que sobre as letras E E I I D D H L R T W W. Essas letras formam mais um anagrama, dessa vez formando o anagrama "WILD WITHERED (Fenecido Selvagem)," uma dica clara sobre os Fenecidos que podem ser encontrados em Suramar.

Quatro fenecidos especiais (VermikeiAzun'anVerduzui e Amarilan) foram encontrados espalhados em Suramar quando o Patch 8.1 foi lançado. Embora os IDs desses PNJs estavam perto dos IDs da Lady Ghaton e seus gatos (o que significa que eles foram criados mais ou menos no mesmo tempo), eles não foram adicionados no jogo até o patch. O que faz com que estes fenecidos sejam tão especiais é que os olhos deles brilham em diferentes cores, as mesmas cores dos raios bloqueando o armário na capital.

Curiosamente, os nomes deles também tem as mesmas iniciais das cores dos olhos deles VermelhoAzulVerde e Amarelo.

/way Suramar 71.8, 62.5 Vermikei
/way Suramar 46.8, 28.6 Azun'an
/way Suramar 19.9, 46.3 Verduzui
/way Suramar 43.5, 81.8 Amarilan
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Os raios apenas desaparecem quando o Fenecido relevante começa a acumular energia. Um fenecido se torna agressivo ao usar o monóculo com a cor correspondente aos olhos deles. Ao quase matar o fenecido, ao invés de morrer, ele irá conjurar  Acumular Energia, o que remove o raio da cor correspondente ao fenecido.

Porque você pode apenas usar um monóculo por vez, esse passo requer múltiplas pessoas para desativar todos os raios coloridos ao mesmo tempo. Você precisa estar em um grupo com outros jogadores. Coloque um jogador em cada uma dos locais com fenecidos, usando os monóculos correspondentes aos óculos deles. A quinta pessoa deverá está na barreira de raios, preparada para entrar na sala quando os quatro raios forem desativados.

Brinquedo de Gato Perdido

Ao entrar na sala, você achará um [Lost Cat Toy], que poderá ser clicado caso você tenha o  Talismã de Rastreamento de Tesouros equipado. O brinquedo é bem pequeno, e pode ser difícil de encontrá-lo caso você não saiba o que está proccurando. O brinquedo estará escondido entre os travesseiros da sala.

Ao clicar no brinquedo, a pessoa será teleportada para fora da sala, tomando dano no processo. O dano tomado pelo brinquedo é um número gerado aleatoriamente, que servirá de "código" para o próximo passo do segredo. Tenha certeza que a pessoa que clicará no brinquedo não tenha nenhum escudo de absorção de dano! Isso pode causar um número incorreto de dano no log de combate, o que significa que seu código estará errado.



Esse código será usado para determinar a quantidade de vezes que você precisará acariciar os Gatinhos Mágicos da Lady Ghaton no Pátio das Estrelas, em 50 69.

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Seu grupo precisará acariciar os gatinhos na ordem Dona Fofolete > Sombra > Mio > Borralho > Bella, para que eles combinem com o código conseguido no passo anterior.
  • Por exemplo, se seu código for "12345", você precisará acariciar a Fofolete 1 vez, o Sombra 2 vezes, o Mio 3 vezes, o Borralho 4 vezes, e a Bella 5 vezes.
  • Se você receber um dano de 4 ou menos dígitos, assuma que tem um 0 na frente do número, até que você chegue em 5 dígitos. Ou seja, caso você tome 1234 de dano, seu código será "01234".
  • Caso você tenha um 0 no seu código, esse gato não deverá ser acariciado. Por exemplo, se você tiver um 0 no número, como em 01234, você não acariciará a Dona Fofolete.
Cada vez que um jogador acariciar um gatinho, uma carga de um buff será aplicada àquele gatinho. O buff em cada gatinho deverá ter um número de cargas equivalente ao dígito deles do código, e todos os gatos deverão ter o mesmo número de cargas AO MESMO TEMPO para abrir o próximo passo.
  • No caso acima, Dona Fofolete precisa ter 1 carga do buff, Sobmra precisa de 2 cargas, Mio precisa de 3 cargas, Borralho precisa de 4 cargas, e Bela precisa de 5 cartas, ao mesmp tempo.
Para conseguir isso da maneira mais fácil, assigne um gatinho para cada membro do seu grupo. Então, sincronize seu grupo para que cada gatinho chegue ao número necessário de cargas ao mesmo tempo.
  • Acariciar um gatinho aplica a magia  Ronronando nele, que dura 15 segundos.
  • Caso você deixe o buff cair, ou tentar acariciar o gatinho até chegar em 10 cargas, o gatinho pulará em você, o atordoando por um segundo com  Arranhão de Mana. Isso significa que ou o gatinho não foi acariciado o bastante, ou foi acariciado demais.


Acariciar os gatinhos corretamente fará com que eles corram para a parte de trás da sala da Lady Ghaton, e invocar uma Orbe do Vazio. Você precisará ter o  Talismã de Rastreamento de Tesouros para ver a orbe. Clique nela para ser teleportado para o próximo passo do segredo, que se passa em uma área com várias plataformas flutuantes.

Quebra-Cabeça de Plataformas

Interagir com uma dessas plataformas fará com que você pule nela, fazendo com que seu grupo consiga cruzar o quebra-cabeça em direção à porta do outro lado da sala. No entanto, isso não é tão simples, já que esse quebra-cabeça precisa de bastante coordenação com seu grupo. Pular em cada uma das plataformas vará com que algumas plataformas sumam, e outras reapareçam

Estamos trabalhando em recursos mais detalhados para este quebra-cabeça, já que aparentemente, existem múltiplas soluções possíveis para ele. Por agora, cheque essas abreviações para que você saiba para onde se mover e em qual ordem.
  • Direções: F = frente, E = esquerda, D = direita, A = atrás
  • Os números indicam qual jogador, do grupo de 5 pessoas, deve se mover na direção dada..
Clique aqui para ver uma solução para este quebra-cabeça

Lava Arcana

Ao terminar o quebra-cabeça, você chegará na frente de uma porta. Esta porta se abrirá quando o seu grupo se aproximar dela junto, e do outro lado, você encontrará um rio de lava arcana.



O truque para cruzar este rio é usar o disco flutuante negro! Um membro do grupo será o viajante, e sempre ficará no disco até que todo o seu grupo cruze o rio. Mas, para que ele consiga fazer isso, o viajante precisa encontrar outra pessoa do grupo para se juntar a ele. Então, a maneira de conseguir cruzar o rio é encontrar a combinação de três pessoas que consigam cruzar o rio juntas. Quando essa informação for encontrada via tentativa e erro, você deverá encontrar os dois membros desse grupo de três que podem cruzar juntos, então estes dois deverão cruzar, enquanto o membro que puder cruzar junto com eles esperará na entrada. Então, você irá enviar os outros dois membros do grupo junto com o viajante, com os três ainda no começo. Quando todo mundo estiver junto, os primeiros dois voltarão para a entrada e cruzarão o rio uma última vez com o membro que ficou na entrada.



Por exemplo:
Primeiro identifique as 5 pessoas no seu grupo que podem cruzar com os outros;
Pessoa A = pode cruzar o rio com qualquer dupla, ou cruzar com um trio específico;
Pessoa B = pode cruzar o rio com a pessoa A na sua dupla, ou o trio em específico.

Então o trio específico serão a Pessoa A, B, e (C, D ou E). Você deverão identificar, novamente por tentativa e erro, quem é a última pessoa.

Pessoa C, D, E = podem todos cruzar fazem dupla com a Pessoa A. Uma dessas pessoas serão a última pessoa no trio específico (depois de identificar a pessoa, só chamá-la de Pessoa C, depois disso não importa quem é a Pessoa D e E)

1. Pessoa A, B e C sobem no disco e cruzam o rio;
2. Pessoa C desce no final, A e B retornam pro começo;
3. Pessoa B desce do disco no começo, A e D cruzam para o final;
4. Pessoa D desce do disco no final, A e C voltam para o começo;
5. Pessoa B sobe no disco no começo - A, B e C viajam para o final;
6. Pessoa C desce do disco no final, A e B retornam pro começo;
7. Pessoa B desce do disco no começo, A e E viajam para o final;
8. Pessoa E desce do disco, A e C retornam para o começo;
9. Pessoa B sobe no disco no começo, A, B e C viajam para o final.

Este gráfico visual pode lhe ajudar a entender como o processo funciona melhor, com a Caveira sendo a pessoa que pode viajar com qualquer um do grupo.

A Mente Coletiva - Resolvida!

Assim que todo mundo cruzar o rio de lava arcane, corram para a sala com a Mente Coletiva! Cada membro do grupo precisa pisar emu uma das zonas circulando a Mente Coletiva. Quando todos os membros estiverem pisando nas cinco zonas, clique na Mente Coletiva para começar a canalizar uma magia. Quando esse ritual terminar, a montaria irá para o seu inventário. Parabéns!



Perguntas Frequentes

Essa parte do guia irá responder perguntas comuns sobre  A Mente Coletiva e os passos necessários para obter a montaria. Comente abaixo caso você tenha mais perguntas, ou feedback!
  • P: É necessário completar segredos passados como o  Cinto pelo Tempo Perdido ou o  Pesadelo Lúcido para conseguir a Mente Coletiva?
    R: Não. Todos os passos e requerimentos para a montaria estão descritos nesse guia, e não tem nenhum pré-requisito para começar o segredo.
  • P: Dá para solar este segredo?
    R: Não. A parte dos monóculos coloridos dá para completar sozinho, mas todas as partes após a Barreira de Suramar precisam de um grupo de cinco pessoas.
  • P: Eu preciso obter todos os monóculos?
    R: Não. Você pode pegar quantos monóculos quiser, contanto que no seu grupo de 5 pessoas, ao menos um jogador tenha um monóculo de cada cor.
  • P: Estamos canalizando a Mente Coletiva na última sala, mas não estamos conseguindo a montaria. Porque?
    R: A última parte do segredo está um pouco bugada - Troque jogadores de lugar entre os círculos diferentes da sala, tenha certeza que todo mundo está com o  Talismã de Rastreamento de Tesouros equipado, e canalizem ao mesmo tempo. Continuem tentando outras partes, e chequem o inventário de vocês periodicamente pra garantir que vocês tenham conseguido a montaria.
  • P: Eu completei o segredo uma vez, posso fazer de novo com os meus amigos?
    R: Sim. Você pode começar de novo na parte da Barreira de Suramar com a mesma personagem, ou fazer o segredo inteiro, do começo ao fim, em alts. No entanto, isso vai te conectar ao grupo de pessoas que você completar o segredo com, o que significa que você não poderá entrar na Mente Coletiva das pessoas que fizeram parte dos grupos anteriores que você completou o segredo com, até que você se conecte com elas novamente.
  • P: Eu não consigo entrar nas Mentes Coletivas de jogadores que não fizeram parte do grupo que eu completei a minha Mente Coletiva com, qual o problema?
    R: Baseado em uma série de tweets do Celestalon, essa é a intenção mesmo. Você apenas poderá entrar nas Mentes Coletivas de jogadores que foram parte do seu ritual de Mente Coletiva mais recente. (Fonte em inglês).
  • P: Qual o nível mínimo que eu preciso para completar este segredo?
    R: Por conta do segredo requerer que você entre em Pátio das Estrelas, você precisa ser ao menos 110 para receber a montaria. No entanto, é recomendado que você seja 120, já que os Fenecidos que você precisará matar possuem uma quantidade alta de vida, que precisará ser abaixada.

Fonte: Wowhead