O patch 8.3, Visões de N’zoth, trouxe um novo sistema ao jogo: os Itens Corrompidos. Dessa forma, os jogadores ganharam bastante variedade na hora de se equipar
Os novos Itens Corrompidos substituíram o sistema de Forja Titânica, dando em seu lugar uma grande variedade de efeitos diferentes, cada um com um funcionamento particular. Então surge a dúvida: quais Corrupções devo usar para minha Classe?
Como funcionam as Corrupções?
Os Itens Corrompidos trazem efeitos positivos, mas aumentam o nível de Corrupção do seu personagem ao serem equipados. Portanto, quanto mais Itens Corrompidos equipados você tiver, mais difícil será a sua vida. Entretanto, após concluir a missão da Capa Lendária e equipá-la, o seu personagem ganhará um novo atributo, chamado Resistência à Corrupção. Assim, você pode então pode encontrar um balanço ideal entre os poderes dos Itens Corrompidos e os efeitos colaterais que eles causam.
Quais são os efeitos negativos?
Os efeitos negativos só começam a aparecer depois que o total de Corrupção dos itens equipados ultrapassar a resistência fornecida pela capa. Caso o excesso for:
Entre 1 a 19 de Corrupção: Receber dano pode ativar os Tentáculos Agarradiços, que causam diminuição na velocidade de movimento (slow) por 5 segundos. Quanto mais Corrupção, maior será a redução da velocidade.
Entre 20 a 39 de Corrupção: Além do efeito anterior, o jogador passa a ter a chance de ativar o Olho da Corrupção, que dura 8 segundos. Enquanto ativo, o Olho causará dano dentro de um círculo ao redor do local de surgimento. Quanto mais Corrupção, maior será o raio do círculo.
Entre 40 a 59 de Corrupção: Somados aos efeitos anteriores, o jogador ganha a chance de ativar as Grandes Ilusões. Ao receber dano, você terá a chance de evocar uma Coisa do Além, que te perseguirá por 8 segundos. Quanto mais Corrupção, mais rápido ela te seguirá. Caso ela te alcance, você receberá uma grande quantia de dano. Entretanto, é possível lidar com essas ilusões. Elas podem receber diversos tipos de controle de movimento (CC), como as raízes do Druida, congelar do Mago, afeitos de Amedrontar, Atordoamentos, entre outros.
Entre 60 a 79 de Corrupção: Além de todos os efeitos anteriores, se a Coisa do Além das Grandes Ilusões chegar até você, automaticamente ativará os Tentáculos Agarradiços e o Olho da Corrupção simultaneamente.
Acima de 80 de Corrupção: O jogador passa a sofrer da Ruína Inevitável. Todo o dano recebido é aumentado e toda cura recebida é reduzida. Quanto maior o nível de Corrupção, maior é essa penalidade.
E quais são os efeitos positivos dos Itens Corrompidos?
Os efeitos dos Itens Corrompidos podem ser classificados, de forma simplificada, em três categorias: Efeitos passivos, procs de atributos (status), e efeitos únicos. Atualmente as Corrupções de proc de atributos, ou seja, que possuem uma chance de aumentar determinado atributo do seu personagem por um breve período de tempo, não são muito utilizadas nas builds mais eficazes. Entretanto, nada impede você de usá-las. As Corrupções permitem uma grande flexibilidade na hora de testar diferentes combinações e, desta forma, encontrar a que melhor funciona para você.
Corrupções de efeitos passivos
São as mais buscadas e as mais presentes entre as builds mais populares. Isso se deve ao fato de, principalmente, essas Corrupções aumentarem em x% a quantidade de determinado atributo secundário do seu personagem. Dessa forma, você consegue consegue otimizar muito a sua jogabilidade. Essas Corrupções são:
Evasivo: Não é muito buscada, visto que os jogadores preferem Corrupções que melhorem o desempenho de dano e cura.
Expedito: Utilizada por várias Especializações. Ao acumular (stackar) vários Expeditos, será possível atingir tempos de lançamento de feitiço muito curtos.
Primoroso: Popular entre Paladinos Retribuição e Magos de Fogo. Toda Especialização possui uma maestria diferente, depende muito do plano de jogo que você está buscando seguir.
Grave: Aumenta a taxa de Crítico de suas habilidades de cura e dano.
Versátil: Uma das Corrupções mais populares entre Tanques (Tanks).
Riscado: Algumas Especializações (Specs), como Druida Equilíbrio e Ladino Fora-Da-Lei, buscam ter pelo menos uma ou duas dessa Corrupção.
Vislumbre de Clareza: Não é muito utilizada, devido à alta aleatoriedade do efeito.
Corrupções de proc de atributos (status)
Estas Corrupções são bem simples. Elas possuem uma chance de serem ativadas e então fornecem uma quantidade fixa do atributo referente, por um determinado tempo.
Pulso Acelerado: Proc de Aceleração (Haste).
Inércia Mortífera: Proc de Crítico (Critical Strike).
Vitalidade Fervilhante: Proc de Versatilidade (Versatility).
Mente Afiada: Proc de Maestria (Mastery).
Corrupções de efeitos únicos:
Cada uma funciona de uma forma diferente. Assim sendo, estas Corrupções são muito situacionais, pois possuem diversas utilidades, para diferentes situações.
Caos Ecoante: Específica para Especializações corpo a corpo. Possui seu valor para algumas situações em Masmorras (Dungeons), mas não é muito utilizada.
Estrelas Infinitas: Excelente para lutas de alvo único (single target). Quanto mais longa a luta, mais será possível se beneficiar desta Corrupção. Enquanto o jogador se mantiver em combate, os stacks de Estrelas Infinitas no alvo não decairão.
Verdade Inefável: Depende muito da Especialização. Geralmente, usa-se somente uma Verdade Inefável. Paladinos Sagrados e guerreiros Proteção tiram bastante valor dela.
Devastação do Crepúsculo: Há uma chance de ativar uma coluna de destruição que corta dos céus e segue na direção que o personagem estiver orientado no momento da ativação. Embora visualmente possa parecer que passou por vários alvos, causará dano apenas nos cinco primeiro inimigos que tocar. Por causar dano baseado na vida máxima, é muito utilizada por Tanques. Porém, também é comum encontrar Curandeiros (Healers) e DPS corpo a corpo utilizando esta Corrupção.
Apêndice Retorcido: Ativa um tentáculo que causa dano de Sombra (Shadow) em um único alvo. O jogador consegue extrair o máximo desta Corrupção quando é necessário um dano extra em um alvo único e/ou em confrontos PvP.
Ritual do Caos: É extremamente necessário combinar com seus companheiros de jogo para usarem em conjunto esta Corrupção. Caso contrário, não será possível extrair o máximo de seu potencial.
Ferida Torrente: Foi muito buscada por diversas Classes no passado. Mas após seu nerf, somente algumas Especializações continuam tirando máximo proveito dela. Seu funcionamento é simples: suas habilidades podem causar Sangramento (Bleed) nos alvos.
Dicas Gerais
O mais recomendado e mais popular entre os jogadores é manter-se abaixo de 40 de Corrupção. Isso porque os dois primeiros debuffs são relativamente fáceis de lidar, além de que você poderá sempre contar com o “botão de pânico” da Capa Lendária. Ela possui a habilidade ativa Determinação Obstinada, que dissipa todos os efeitos negativos de Corrupção e te torna imune a eles pelos próximos 6 segundos. Entretanto fique atento, pois essa habilidade possui um tempo de recarga (cooldown) de 3 minutos!
A menos que você saiba exatamente o que esteja fazendo, não recomendo ultrapassar 60 de Corrupção. Dessa forma, você sofrerá menos fazendo os conteúdos sozinho(a) e também será menos problemático para os Healers te manterem vivo(a) em Masmorras e Raides. Quando estiver fazendo Pedras-Chave, por exemplo, converse com seu Healer. Pergunte qual é o máximo de Corrupção que você pode usar e que ele se sentirá confiante em te curar. A partir daí, planeje-se em cima disso!
Dedique um tempo pesquisando quais são as corrupções mais utilizadas pelos jogadores de sua especialização. Recomendo sites como WarcraftLogs, Raider.io e o Subcreation Mythic+. Então, guarde seus Ecos de Ny’alotha para a próxima vez que a M.A.D.R.E. estiver com elas disponíveis para venda. A rotação de Corrupções muda toda terça-feira ao meio-dia e na virada de sexta-feira para o sábado. Você pode se planejar, pois a ordem que elas aparecem é fixa. Você pode verificar aqui, no post oficial da Blizzard.
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