Estou fazendo esse guia para vocês terem uma noção da localização das coisas numa interface original do jogo, sem addons.
Essa é a tela básica de um combate:
Nela vocês podem ver onde fica localizado o retrato do meu char (canto superior esquerdo), o retrato do alvo (superior ao lado do meu), os buffs e debuffs, que ficam no canto superior esquerdo, ao lado do minimapa.
Logo abaixo do retrato do alvo, podem aparecer os próprios buffs dele, assim como as habilidades que projetamos neles e também suas barras de cast.
- Primeiro vamos falar do Alvo
Essa é uma barra de cast que é "protegida", isso quer dizer que ela não pode ser cortada. O alvo apenas irá parar de castar se receber alguma habilidade que o impossibilite completamente, como "stuns" ou "saps":
Você sabe que se trata de um cast protegido quando aparece esse "escudo" cinza em volta da barrinha de cast.
Lembrando que geralmente bosses de raid não recebem stun e por isso não podem ter esse tipo de cast interrompido.
Já os casts "cortáveis", são aqueles que tem um barrinha simples abaixo do retrato do alvo:
Esses cats podem ser facilmente cortados e todas as specs de DPS possuem alguma habilidade que possa interromper a magia do alvo.
Geralmente os casts de boss devem ser, na sua maioria, interrompidos, pois causam grande dano ou até mesmo wipe da raid.
Aqui tem um link com uma lista das habilidades que podem interromper cast, mas nem todas podem interromper bosses, que são aquelas que incapacitariam o alvo.
Além dos casts, o retrato do boss pode mostrar os seus buffs, o que indica que ele esteja com algum benefício.
Existem buffs de alvos que também podem ser dispelados (removidos), e aparecem da seguinte forma:
Isso significa que aquele buff que está dando algum benefício ao boss e que geralmente irá causar problemas ao grupo, poderá ser removido por alguma classe que tenha essa habilidade de dispelar inimigo. É o que chamamos de dispell ofensivo.
- Agora vamos falar dos nossos chars
Como eu disse láaaaa pra cima, os buffs e debuffs ficam no canto superior direito, próximo ao minimapa.
Os buffs ficam mais no topo da tela:
Os buffs são benefícios que o seu char está recebendo, podem ter duração curta ou longa ou até não ter prazo de validade (oba)! Isso inclui flask, comida, habilidades dos chars, equipamentos, etc... e até alguma coisa especial da luta que você estiver fazendo.
A regra aqui é clara: quanto mais melhor! Aloka!
Já os debuffs, ninguém quer né? Eles ficam um pouco mais pra baixo, mas no mesmo canto da tela:
Eles podem indicar coisas prejudiciais ao seu char, como, por exemplo que seu char está tomando dano, ou podem indicar também uma condição em que o seu char se encontra, como por exemplo na luda de ToS da Maiden em que a raid é separada por cores (verde ou amarelo).
É muito importante a observação dos seus debuffs, porque muitas mecânicas de raid são indicados por eles, como danos em área que você começa a gerar e precisa de afastar do grupo, ou um dano grande que você irá receber e precisa dividir com o grupo, etc...
Espero ter ajudado um pouquinho e peço desculpas se confundi mais do que ajudei D:
Usei termos em inglês propositalmente, pois é geralmente o que se usa durante as lutas, Então é uma forma de vocês irem se acostumando a terminologia.
Qualquer dúvida que vocês tenham, não se sintam envergonhadas de perguntar. Ninguém nasceu sabendo e todo mundo pode aprender um pouquinho mais cada dia.
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