• Pontos fortes:
Paladinas sagradas são excelentes em cura de alvo único, para manter as tanks vivas em raids ou curar rapidamente quem estiver com poucos pontos de vida. Por terem muitos pontos de vida e usar placas, a sobrevivência da paladina é extremamente alta. Paladinas sagradas em momentos que não precisam curar podem contribuir com o dano feito. Paladinas sagradas possuem “bênçãos” (do sacrifício, da proteção e da liberdade) que possibilitam fazer mecânicas de uma maneira bem particular e divertida.
• Pontos fracos:
Por conta de sua maestria, que é justamente curar de forma mais efetiva alvos que estão próximos a você, o ponto fraco da paladina são as lutas em que as jogadoras ficam bem espalhadas. Como tem uma movimentação lenta, fica difícil estar perto de todos os alvos. Para curar em área, a paladina precisa se posicionar atrás do grupo, visto que a Luz da Aurora, habilidade que cura até 5 alvos, é um cone frontal.
• Atributos:
Paladinas sempre sentem dificuldade em curar quando estão com o equipamento sem estar otimizado. Para otimizá-lo, vamos à ordem dos atributos:
Inteligência – aumenta o poder das tuas curas;
Crítico – procuramos chegar sempre a 50% no crítico (mais que isso não faz diferença). Quando está abaixo de 40%, é bem difícil curar de paladina; então principalmente para anéis e colares, lembrem que quantidade de crítico > nível do item;
Maestria – a proximidade do alvo faz com que você o cure ainda mais, por isso o posicionamento da paladina deve ser sempre que possível corpo-a-corpo (em raid nem sempre é possível por conta de mecânicas);
Versatilidade – é um ótimo atributo. Mas em termos de equipar-se com crítico/versatilidade é bem difícil de encontrar equipamento com uma boa porcentagem desses dois atributos.
Aceleração – não, não precisamos disso.
⦁ Talentos:
a) Raid:
Lendários sugeridos: Prydaz, Anel do julgamento, Capa Lendária ou Berloque do Velen.
15 –“Conceder Fé” é usado por muitos paladinos, mas tem que ser usado sempre que estiver ativo, então sugiro uma WeakAura para rastrear. Em Antorus há lutas com adds, então sugerimos “Martelo da Luz”.
30 – “Peso da Lei” porque aumenta o alcance das curas e da maestria. Use antes de usar Proficiência em Auras.
45 – Em raids, tanto faz.
60 – “Aura do Sacrifício” está compensando mais. Comentário da Pagu: confesso que tenho dificuldade de usá-lo sem o Prydaz. Comentário da Dedéu: Aura do Sacrifício é o melhor para se usar em Raid, usando ou não o Prydaz. Você pode optar aura da Devoção para se usar com o berloque do Velen (misericórdia e sacrifício não 'buffam' o overheal deste lendário).
75 – Neste nível, temos dois bons talentos “Propósito Divino” e “Vingador Sagrado”. Comentário da Pagu: Eu prefiro o "Vingador Sagrado", pois eu escolho quando usar – nas horas de maior dano. Ambos são tão bons, que faz o lendário Alma do Grão Lorde ser um dos preferidos entre alguns paladinos. Comentário da Dedéu: Procure Usar "Proposito Divino" quando a luta for mais longa e com dano muito alto na raid ou quando você estiver em progressão, pois ele te ajuda a diminuir o consumo de mana, caso contrário procure usar o "Vingador Sagrado".
90 – “Julgamento da Luz” sempre é a melhor escolha, mas precisa lembrar de ficar atacando o alvo inimigo com Julgamento. Poucas lutas, como na Eonar (boss de Antorus), ele não seria útil e seria mais indicado usar "Ira santificada".
100 – Paladinos curadores são mais efetivos em segurar a vida dos tanks, então a melhor escolha é “Foco de Fé” – deixa um foco em cada tank e estes continuarão sendo curados enquanto você cura outros membros do grupo.
b) Mítica+
Lendários sugeridos: Prydaz e Berloque do Velen (abordagem mais defensiva), ou Sephuz e Cinto Lendário (abordagem mais ofensiva).
15 – “Poder do Cruzado” – Já viu campeonato de Mítica+? Viu aqueles palas que batiam tanto quanto um dps? Então, é por conta deste talento. Você deve ficar corpo-a-corpo e atacar os alvos com Golpe do Cruzado. Isso fará você lançar mais vezes Choque Sagrado nos inimigos.
30 – Caso esteja com dificuldades em sobrevivência ou queira passar por (mais!) mecânicas sem fazê-las, escolha “Espírito Indestrutível”, pois reduz a recarga das habilidades como o Escudo Divino. Se não for o caso, é aconselhável usar o "Fidalgo", pois te dará duas cargas do cavalo (ajuda a pouca mobilidade) ou "Peso da lei".
45 – Neste nível, o aconselhado é conversar com seu grupo antes de decidir qual usar. Dependerá muito da masmorra/ afixos da semana/ composição do grupo. "Contrição" ajuda a controlar mobs (e passar por eles sem precisar lutar contra) e "Luz Ofuscante" ajuda a interromper múltiplos alvos. Então é ver o que teu grupo precisa naquele momento.
60 – Quanto mais alto o nível da M+, mais necessária se faz “Aura da Devoção”. Ela vai diminuir um pouco teu hps (redução de dano não contabiliza na cura feita), mas várias mecânicas requerem que você reduza o dano ao invés de curá-lo (afinal se não sobrar ninguém vivo...). Lutas que requerem muita cura, a melhor é “Aura da Misericórdia”. Lembre-se sempre que a "Aura da Devoção" precisa ser ativada alguns segundos ANTES da habilidade que vai dar dano no grupo, pois ela previne o dano. Então sempre se ligue no DMB ou Bigwiggs!
75 – Preferimos o “Vingador Sagrado” nas Míticas, porque aumentará minha cura durante o espaço de tempo que precisar de mais cura. Este talento aumenta a aceleração, tornando-se um ótimo CD para usar em pulls de mobs nas masmorras, melhor escolha SEMPRE <3.
90 – O melhor talento aqui é "Ira Santificada", pois te ajudará nos momentos que mais precisam de cura.
100 – “Foco da Virtude” é o melhor talento para manter o grupo de mítica vivo. Requer bastante mana, mas o resultado é maravilhoso. Para que ele seja efetivo, basta entender a rotação: ele coloca o foco no alvo e em mais 3 aliados próximos. Depois você usa choque sagrado + clarão de luz na quinta pessoa do grupo. E pronto, todos curados com as vidas cheias. Ande sempre com comida na bolsa para repor a mana. Procurar se manter no range do grupo e lançar o foco em você mesma, dessa maneira você consegue controlar que sempre 4 alvos peguem o foco (preste sempre atenção onde seus companheiros de grupo estão), assim você cura o alvo que não pegou o foco, sempre aproveitando 100% do talento. Caso você use add-ons de cura como Vuhdo ou HealBot, lembre-se de deixar o ícone do foco bem visível.
• Rotação:
Para curar de paladina é preciso observar esta habilidade passiva aqui, Infusão de Luz:
É ele quem explica porque precisamos de 50% de crítico. A habilidade “Choque Sagrado” tem o dobro de chance de crítico. Então se você chegar aos 50%, este efeito acontecerá 100% das vezes!!
Então a rotação é: verifique se seu Foco de Luz está ativo no(s) tank(s) (ou Foco da Virtude se for M+). Então use Julgamento (sim, ataque!), Choque Sagrado (deve ser usado sempre que estiver ativo) e Clarão de Luz (se o dano for muito alto) ou Luz Sagrada (se o dano for baixo). Use Luz da Aurora para curar em área, lembrando que ela é um cone frontal (se posicione atrás do grupo). É isso. Simples, né? Lembre-se que você é um personagem corpo-a-corpo (melee, como se costuma falar), então sempre se posicione um pouco atrás dos mdps (dps corpo-a-corpo) para fazer bom uso da sua Luz da Aurora.
Na hora que pedirem “Cd de cura”, também não tem muito mistério. A habilidade básica é a “Proficiência em Auras”, porém ela sozinha não vai curar tanto quanto Tranquilidade, por exemplo. Então é preciso melhorá-la, usando “Libertação de Tyr” (poder do artefato) antes. Você pode também intensificar seu poder de cura com Ira Vingativa e Vingador Sagrado. Lembre-se de que sua Aura, graças a um dos traços do artefato, buffa as habilidades de cura dos demais curadores, então procure informá-los disso. Dessa maneira, quando você usar sua aura, eles poderão usar outras habilidades menores de cura, ajudando ainda mais a topar a raid.
• Tips:
1) Lembre-se das suas “bênçãos” – do sacrifício, você leva dano por outra pessoa (se o tank ficar sem cd de defesa, por exemplo, você pode usar e usar o escudo divino em você); a benção da Liberdade retira as penalidades de movimento do alvo; e a benção da proteção deixa o alvo imune – esta é imprescindível para mecânicas de Mítica+. Mas lembre que a Benção da Proteção remove 100% do aggro da pessoa, caso precise usar em algum tanker, avise ou causará um wipe.
2) Se precisar de uma cura instantânea e seu Choque Sagrado estiver em cd, você pode usar Luz do Mártir. Ela é uma ótima cura com ou sem a Capa Lendária e esta habilidade deve entrar na sua rotação.
3) Sobre os lendários que indicamos aqui, pense antes que eles são situacionais e de escolha pessoal. Procure usar o combo que você consiga aproveitar melhor possível. Preferimos o Prydaz (não saíamos nem pra taverna sem ele!), Capa e Anel do julgamento, mas alguns palas adoram o Velen. Nessa escolha, é preciso levar em consideração também os outros itens, como berloques. Caso não tenha um bom berloque, talvez seja melhor para você manter o Velen.
4) Se você optou pela Aura do Sacrífico, lembre-se de manter sua vida alta. Curar-se é prioritário.
5) Segue uma macro muito importante, cujo objetivo é tornar o alvo do julgamento o teu foco. Então sempre que lançar julgamento será no mesmo alvo:
/cast [@focus] Judgment
/cast [@focus, nodead] Judgment
/cast [@focustarget]
6) Lembre-se que você tem Proteção Divina e Escudo Divino para não morrer no fogo!
0 Comentários