2.500 Anos Antes de WARCRAFT I
Nos tempos ancestrais, após os titãs partirem de Azeroth, seus filhos, conhecidos como terranos, continuaram a moldar e proteger os recônditos profundos do mundo. Os terranos eram indiferentes ao mundo da superfície, e seu único interesse era examinar as profundezas sombrias da terra.
Quando o mundo foi danificado pela implosão da Nascente da Eternidade, os terranos foram profundamente afetados. Abalados com a dor da própria terra, eles perderam grande parte de sua identidade e se trancaram no interior de suas câmaras de pedra, onde haviam sido criados. Uldaman, Uldum, Ulduar… eram os nomes das cidades ancestrais dos titãs onde os terranos haviam tomado forma. Enterrados bem fundo sob o mundo, eles permaneceram em paz por cerca de oito mil anos.
Embora não se saiba o que causou seu despertar, os terranos trancados em Uldaman se levantaram de seu sono autoimposto. Eles descobriram que haviam mudado muito durante a hibernação. As peles rochosas haviam amaciado e se tornado lisas, e o poder que tinham sobre as pedras e a terra havia minguado. Eles se haviam tornado criaturas mortais.
Os últimos terranos adotaram o nome de anões e deixaram os salões de Uldaman para se aventurar no mundo desperto. Ainda atraídos pela segurança e pelas maravilhas das profundezas, eles fundaram um vasto reino sob a maior montanha daquelas terras. Eles chamaram suas terras de Khaz Modan, que significa “Montanha de Khaz”, em honra ao titã moldador, Khaz’goroth. Os anões construíram uma forja poderosíssima no coração da montanha para servir de altar a seu pai titânico. A cidade que cresceu em torno da forja ficaria conhecida para sempre como Altaforja.
Os anões, fascinados pelo trabalho com pedras e gemas por natureza, começaram a minerar as montanhas das redondezas em busca de riquezas e minerais preciosos. Satisfeitos com o labor subterrâneo, os anões permaneceram isolados dos assuntos de seus vizinhos no mundo da superfície.
Os Sete Reinos
1.200 Anos Antes de WARCRAFT I
Strom continuou sendo o eixo principal de Arathor. Porém, depois de Dalaran, outras cidades-estado se ergueram no continente de Lordaeron. Guilnéas, Alterac e Kul Tiraz foram as primeiras, e, embora cada uma tivesse seus próprios costumes e atividades comerciais, todas se atinham à autoridade unificadora de Strom.
Sob a vigília da Ordem de Tirisfal, Dalaran se tornou o centro de aprendizado de todos os magos daquelas terras. Os magocratas que governavam Dalaran fundaram o Kirin Tor, uma ordem especializada, encarregada de catalogar e pesquisar todo tipo de feitiço, artefato e magia conhecido pela humanidade.
Guilnéas e Alterac se tornaram fortes aliadas de Strom e desenvolveram exércitos poderosos que exploraram as terras montanhosas de Khaz Modan. Neste período, os humanos encontraram a raça enânica e viajaram à cidade subterrânea de Altaforja. Os humanos e anões compartilharam muitos segredos sobre a forja de metais e a engenharia, além de haverem descoberto uma paixão em comum pela guerra e pela arte de contar histórias.
A cidade-estado de Kul Tiraz, fundada em uma grande ilha ao sul de Lordaeron, desenvolveu uma economia próspera baseada na pesca e na navegação. Com o tempo, Kul Tiraz formou uma frota de embarcações mercantes que navegavam pelas terras conhecidas em busca de bens exóticos para trocar e vender. Entretanto, mesmo com o florescimento da economia de Arathor, seus elementos mais fortes começavam a se desintegrar.
Os senhores de Strom queriam mover suas propriedades para as férteis terras do norte e deixar as terras áridas do sul. Os herdeiros do rei Thoradin, os últimos descendentes da linhagem dos Arathi, decidiram que Strom não seria abandonada, incorrendo na insatisfação da maior parte da elite, ávida por partir. Os senhores de Strom, buscando a pureza e a iluminação no norte indomado, decidiram deixar sua antiga cidade para trás. Longe, a norte de Dalaran, os senhores de Strom construíram uma nova cidade-estado que chamaram de Lordaeron. O continente inteiro herdaria seu nome. Lordaeron se tornou um ponto de convergência para viajantes religiosos e todos que buscavam segurança e paz interior.
Os descendentes dos Arathi, que permaneceram entre as paredes desgastadas da velha Strom, decidiram viajar para o sul, para além das montanhas rochosas de Khaz Modan. A jornada foi longa, as estações, muitas. Eles se estabeleceram, por fim, na região norte do continente que chamariam de Azeroth. Fundaram em um vale fértil o reino de Ventobravo, que não demorou a se tornar um estado poderoso e autossuficiente.
Os poucos guerreiros que permaneceram em Strom decidiram proteger a cidade ancestral. Strom não era mais o centro do império, mas se tornou uma nova nação chamada Stromgarde. Embora cada uma das cidades-estado prosperasse por conta própria, o império de Arathor se desintegrava. À medida que cada nação desenvolvia seus próprios costumes e crenças, elas se segregavam mais e mais. A visão do rei Thoradin de uma humanidade unida havia finalmente desvanecido.
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