Maiev Shadowsong pertenceu as Sisters of Elune no tempo que a War of Ancients estourou,e seu irmão Jarod,se tormou o capitão da Guard of Suramar.A família Shadowsong não possuía sangue nobre,então os dois irmãos ganharam suas posições através de suas habilidades e trabalho duro.

As Fortunas da Guerra

Comandando as outras priests em batalha,a High Priestess Dejahna foi mortalmente feria, e nomeou Tyrande Whisperwind como sua sucessora.Como uma dos membros sênior,Maiev ficou um tanto desapontada.Tyrande,que era apenas uma novata nessa época,que tinha habilidades excepcionais em cura como Elune.No entanto,Maiev achava que faltava experiência a Tyrande e que esta passava muito tempo meditando sobre o amor da deusa e aspectos pacíficos.
No tempo da guerra Maiev sentiu que Tyrande foi uma médica muito melhor que sua antiga líder.No entanto,relutantemente Maiev reconheceu finalmente a nova High Priestess e seguiu suas ordens. Essa não seria a única surpresa de Maiev durante a guerra.Na guerra dos Night Elves contra a Burning Legion,seu irmão Jarod inesperadamente deu um passo a frente. Quando Kur’talos Ravencrest, líder dos night elves foi assassinado,Jarod logo tomou a frente, e os nobres aliviados logo fizeram de Jared seu novo comandante, para a surpresa não escondida de Maiev. No final da guerra, Jarod se saiu bem e honrado.Até Maiev, que no passado tinha criticado duramente o seu irmão, não poderia desmerecer o heroísmo do mesmo. Ela ficou furiosa ao saber que Illidan Stormrage tinha atacado e ferido seu irmão. Jarod tinha sido o líder de uma escolta até o Monte Hyjal,e eles haviam pego Illidan no meio do processo de criação do segundo Well of Eternity. Pouco depois Malfurion chegou e capturou seu irmão gêmeo Illidan, pondo fim ao combate. Enfurecida, Maiev sacou sua arma e seguiu para matar Illidan em cativeiro, mas Tyrande a impediu lembrando-a que seu irmão ainda estava vivo. Jarod deu a Malfurion o direito de decidir o destino de Illidan, este optou pela prisão de Illidan.

Formação dos Watchers

Apesar de respeitar profundamente Malfurion, sua decisão misericordiosa não agradou a Maiev. Ela se ofereceu para vigiar Illidan, cujo o ataque aos night elves tinha sido a última gota. Muitos night elves agora reconheciam-no tanto como poderoso quanto como perigoso. Eles não esqueceram que ele optou por servir a Sargeras, e eles não acreditaram quando Illidan disse que só havia feito isso para conseguir poder suficiente para derrotar a Burning Legion. Malfurion concordava com os outros night elves que não devia deixar Illidan sem vigia por longo tempo, então ele pediu a Maiev que recrutasse mais voluntárias do Sister of Elune para essa função. Juntas, Maiev e outras priets vigiariam Illidan e impediriam que ele escapasse. Maiev fundou uma nova organização: que ficaria conhecida como as Watchers. Como líder do grupo, a Maiev alcançou o título de Warden, que mais tarde lhe foi dado por selecionar poucas que tinha provado habilidades excepcionais em luta, tracking skills e tenacidade. Quando Jarod desapareceu uma noite, Maiev ficou surpresa e aflita por ele não ter lhe falado sobre sua partida sozinho. Em sua ausência The Watchers se tornaram a compania de uma solitária Maiev. Os anos se tranformaram em séculos e os séculos em milênios, Maiev passou a ver as Watchers como sua família.

A fuga de Illidan

Após o encarceramento de Illidan, The Watchers passaram a realizar outras missões ao longo do tempo que incluía a captura, detenção, e – se necessário – recaptura de todos os criminosos perigosos. Mas mesmo assim elas continuavam com a missão original: de vigiar Illidan. Com o passar do tempo essas missões passaram também a acontecer em outros territórios, onde permaneceriam até que se perseguiu e capturasse o criminoso.
Pouco antes da Terceira Guerra eclodir, Maiev partiu em uma missão nas barrow prision. Ao voltar ela encontra Illidan desaparecido e um número de Watchers mortas. Investigações posteriores levaram-na uma conclusão chocante: Tyrande e suas sentinelas atacaram as Watchers e libertaram Illidan. Pior ainda, Illidan havia se transformado em um demônio, o que confirmou os piores temores de Maiev. Cheia de fúria, Maiev reuniu o que pôde das restantes das Watchers e começou a procura por Illidan. Elas o perseguiram por Ashenvale Forest e Broken Isles, e então finalmente o apanharam em Tomb of Sargeras. Até o momento elas confrontaram Illidan porém, ele já tinha recuperado um artefato mágico: The eye of Sargeras. Illidan não havia esquecido a sua longa detenção. Pelo contrário, ao invés de aprender com sua punição, Illidan chegou odiar Maiev para impor a sua pena. Ele usou o poder do Eye para fechar essa seção da tumba, inundando a área com água e prendendo as Watchers. Apenas Maiev conseguiu escapar e ela jurou que iria vingar as irmãs assassinadas. De uma só vez, Illidan tinha eliminado quase todas as irmãs Maiev. Ao voltar para seu pequeno acampamento de base, Maiev enviou uma carta para Malfurion, advertindo-o que Illidan estava livre novamente e realizando magias perigosas.

Cooperação forçada

Malfurion e Tyrande imediatamente correram para Broken Isles. E ajudaram a Maiev a combater as nagas de Illidan, mas este conseguiu fugir para Lordaeron. Embora Maiev estava grata pelo resgate, ela culpou Tyrande pela fuga de Illidan e pelo massacre as Watchers. Enquanto Malfurion foi se comunicar com a terra e descobrir o paradeiro de seu irmão, Maiev e Tyrande continuaram a busca por Illidan e encontraram o príncipe Kael’thas Sunstrider. O príncipe estava levando um grande grupo de pessoas em segurança. Maiev e Tyrande concordaram em acompanhar Kael’thas e guardar o seu povo dos ataques Scourge. E por sua vez o príncipe e os Blood Elves disseram que iriam ajudá-las a encontrar Illidan. As forças da Scourge acabaram emboscando o grupo perto do Rio Arevass. Arrogante e certa de que Elune iria proteje-la,Tyande se manteve na ponte e lançou um feitiço contra a Scourge, enquanto os Blood elves se retiravam.A ponte acabou cedendo e Tyrande foi arrastada rio a fora,perdendo-se de vista. Com Illidan ainda à solta, Maiev recusou-se a gastar um tempo precioso a fim de resgatar e procurar Tyrande. Com a ajuda dos Blood Elves, Maiev continuou a sua busca por Illidan.Finalmente, ela e os Blood Elves se encontraram com Malfurion.

O meio para um fim

O amor de Malfurion por Tyrande era bem conhecido e durou milhares de anos. Apesar de sua sabedoria, Maiev sabia que se dissesse a verdade a Malfurion ,isto acabaria levando a uma perda maior de tempo. Ele iria optar por tentar resgatar seu amor, que poderia já estar morta, ao invés de perseguir Illidan, que era claramente uma terrível ameaça para o mundo inteiro. Assim, Maiev disse a Malfurion que Tyrande tinha sido morta pela Scourge. Ela culpou Illidan pela morte de Tyrande. Para alívio de Maiev, a perspectiva de vingança era suficiente para motivar Malfurion, assim como manter-se aliado a ela. E Illidan finalmente pagaria por todas as mortes que causou. Não muito depois, Maiev, Malfurion e os Blood Elves conseguiram emboscar Illidan e as Naga, que estavam canalizando um feitiço através do The eye of Sargeras, um período cuja matéria-energia ameaçou destruir o planeta distante. Quando o feitiço foi interrompido, Illidan começou seus protestos de inocência usual e auto-justificação, mas Maiev não ouviria nada disso. Ela o condenou à morte no local e estava pronta para realizar a sentença. Infelizmente, a verdade sobre o destino Tyrande veio à luz naquele momento, e Illidan foi terrivelmente rápido em oferecer a sua assistência para salvar Tyrande.O que se tornou impossível para Malfurion recusar a ajuda que poderia obter a partir das nagas e seu mestre maligno Illidan.Todo o medo e a ira de Malfurion caiu sobre Maiev em vez de Illidan. Ele chamou as raízes da terra para segurá-la rapidamente, enquanto ele e Illidan partiram para procurar Tyrande.

Misericórdia ou Justiça


Livrando-se das plantas e coletando seus poucos soldados restantes Maiev havia dado tempo suficiente para que Illidan conseguisse salvar Tyrande.No momento em que Maiev finalmente encontrou-os, Malfurion e Tyrande estavam oferecendo a Illidan uma despedida quase que comovente. Eles o deixaram ir. Illidan havia se transformado em um demônio que assassinou inúmeros inocentes, e deixara a corrupção e a loucura se espalhar entre os animais da floresta, e quase havia causado um dano irreparável a Azeroth. Jarod havia dado a Malfurion a responsabilidade de determinar o destino de Illidan, mas este estava deixando Illidan viver porque havia salvo Tyrande. Era evidente que Malfurion sentia que com este gesto Illidan havia lavado todo o sangue que ele tinha derramado. Mas Maiev não pensava assim. As Watchers haviam sido mortas, traídas pelo seu próprio governo. E se este governo não iria fazer justiça, vingando as suas mortes, ao menos Maiev iria fazer justiça sozinha Assim, quando Illidan repentinamente abriu um portal, Maiev e seus soldados seguiram-no sem pensar duas vezes. Ela sabia que Illidan tinha amor a sua própria vida e não iria por a si mesmo em perigo.

Sem piedade,sem redenção

Emergindo do portal, Maiev e seus soldados encontraram-se no planeta desolado de Outland. Eles logo descobriram que Illidan tinha vindo sozinho, deixando seus servos naga em Azeroth. Em menor número Illidan descobriu que seus poderes tinham de pouca utilidade contra o frio, e a sua recaptura mostrou-se bastante fácil.
Fácil até demais. Maiev havia levado um Illidan enjaulado até a sua base,quando esta foi atacada. O exército Naga havia chegado a Outland, e trouxeram novos aliados: os mesmos Blood Elves que Maiev outrora havia ajudado escapar da Scourge. Maiev e seus soldados lutaram bravamente com as nagas e seus amigos elfos traidores.Mas ela estava em desvantagem, sendo finalmente derrotada. O exército Naga e os elfos recapturaram e libertaram Illidan. Illidan e seus aliados tiveram pouca ou nenhuma comunicação com os habitantes de Azeroth desde aquele tempo. Seu breve retorno para Azeroth e sua derrota por Arthas Menethil, é claro, de conhecimento público, mas o destino final Maiev manteve-se um mistério. Nem ela e nem seus seguidores foram vistos em Azeroth, uma vez que havia seguido Illidan até Outland por conta de seu ódio implacáve. Maiev foi dada como morta durante sua busca de vingança.