Profissão: Human Paladin – Líder dos Cavaleiros da Mão de Prata
Afiliação: A Aliança
Idade: 64
Lord Uther The Lightbringer (WC3, lore) ou Uther the Lightbringer (WoW) foi o fundador da Ordem Sagrada dos Paladinos chamado de Mão de Prata.

O Paladino

Uther era um cavaleiro e aprendiz do arquibismo Alonsus Faol durante a primeira Guerra, e desde a junventude venera a luz sagrada. Uther conheceu seu mestre quando ele ainda era conhecido apenas por bispo Faol, e foi seu conselheiro spiritual e mentor. A queda de Stormwind fez Faol perceber que apenas fé não era suficiente para combater as forças malignas do mundo. Ele decidu criar uma nova ordem que pudesse lutar com o dom da luz e a proeza marcial. Ele ofereceu um lugar para Uther nos Cavaleiros da Mão Prateada, e assim nasceram os paladinos. Na capela de Alonsus, em Stratholme, Uther se tornou o primeiro e lider de uma nova ordem.
Uther participou em algumas das batalhas mais sangrentas da segunda Guerra, Incluindo o cerco a Lordaeron feito pelo lider dos orcs na época, Orgrim Doomhammer, na qual ele foi de grande valia para a vitoria sobre a horda, fragilisada pela traição de Gul’dan. Ele foi nomeado “ O Portador da Luz” por Turalyon, um paladino e tenente de Anduin Lothar, depois da batalha do pinaculo da montanha da Pedra Negra.
Uther estava a caminho do lago de Darrowmere quando ele foi atacado pelos piratas de Alterac. Nesse evento ele descobriu uma conspiração e revelou que Alterac tinha traido a aliança. Junto de seus companheiros, liderou o ataque final contra o clan da lamina flamejante, no portal negro.
Anos mais tarde, se tornou tutor de Arthas Menethil, filho do rei Terenas, nos caminhos da luz. Eles se tornaram não apenas bons amigos, mas irmãos.
Quando a terceira guerra começou, Uther ficou honrado por Arthas ter se juntado a ele na defesa da cidade de Strahnbrad, atacada por orcs renegados do clan da Pedra Negra que estavam sobre o comando do mestre espadachim Jubei’Thos. Enquanto Uther defendia a cidade, Arthas destruiu o acampamento deles, vencendo Jubei’thos.
Uther reposou até o momento em que ele conheceu Jaina Proudmoore. Ela veio correndo de Hearthglen com uma noticia terrível: a cidade estava sendo atacada pelo flagelo dos mortos vivos. Uther se apressou para defender a cidade, junto com a Ordem da Mão Prateada, mas a cidade já havia sofrido dano severo e Arthas estava quase sendo derrotado. Humilhado e pertubado pela sua quase derrota, Arthas rapidamente foi pra Stratholme, onde ele esperava confrontar Mal’Ganis. Uther o seguiu, e eles descobriram que a cidade tinha sido infectado com a praga. Arthas, sabendo o que isso significava, ordenou que Uther exterminasse as pessoas. Uther, horrificado, se negou a cometer tal atrocidade. Arthas acusou Uther de traição, dispensou a Ordem da Mão Prateada e o mandou embora.
Uther conversou com Terenas depois de Arthas viajar para Northrend, e juntos, eles decidiram que Arthas estava instável, provavelmente por causa do estresse que ele enfrentou em Hearthglen, e ordenou a um emissário que o encontrasse e ordenasse a sua volta. Arthas finalmente voltou algumas semanas mais tarde, mas ele estava diferente. Mesmo assim, a capital de Lordaeron comemorou com um festival a volta do seu herói. A felicidade se tornou horror quando Arthas adentrou a sala do trono e impalou seu pai com a espada rúnica, Frostmourne.
Terenas foi cremado e suas cinzas confinadas em uma urna mágica. Uther, desesperado por ter perdido dois estimados amigos para as sombras, se tornou guarda da urna em Andorhal. A cidade foi atacada por Arthas e seus asseclas morto-vivos, que buscavam a urna para fins necromanticos. Uther ergueu-se contra Arthas, mas depois de uma batalha épica, foi morto pelas mão de seu ex-aprendiz e pessoa que amara profundamente.
O corpo de Uther foi recuperado depois da batalha com Arthas por seguidores da aliança e posto pra descansar numa tumba magnífica. Essa tumba se encontra nas Terras da Praga Ocidentais, ao leste do Campo do Vento Gelado, a única luz numa terra de sombras. Na tumba se lê:
Aqui jaz Uther, o Portador da Luz.
Primeiro paladino, Fundador da Ordem da Mão de Prata.


Uther viveu e morreu defendendo o reino de Lordaeron, Apesar de ter sido traído pelo seu mais amado discípulo, seu espírito continua forte. Ele continua nos protegendo, mesmo quando as sombras se fecham sobre nossa terra arruinada. Sua luz é a luz de toda humanidade, e sempre que seguirmos seu exemplo, ela nunca se findará.