Ele não é um líder da facção. Ele não é um importante NPC, ele não oferece nenhuma missão. Ele nem sequer oferecer qualquer texto informativo ao clicar sobre ele – ele simplesmente está a bordo do Skybreaker, deixando outros NPCs fazer todo o trabalho pesado de distribuir missões e tarefas para os jogadores. Ele não fez uma aparição no Cataclysm, nem estava em qualquer lugar para ser encontrado em Mists of Pandaria. Para aqueles que simplesmente jogam World of Warcraft, completando missões e seguindo em frente, ele é um ninguém – um NPC que tem um nome peculiar, de pé em silêncio e sem qualquer propósito aparente.
No entanto, apesar de não realmente aparecer na expansão, ele era o paladino draenei de destaque na cinemática do The Burning Crusade. Ele tem seu próprio e impressionante Action Figure de luxo da série Ilimitada DC. E foi revelado na BlizzCon que ele vai desempenhar um papel importante na expansão Warlords of Draenor – um dos poucos draeneis especificamente mencionado pelo nome. Então quem é Vindicator Maraad, e por que ele recebeu toda essa atenção?

Família

Verdade seja dita, não há muita informação por aí sobre Maraad. Como draenei, pode-se supor que ele vive a um longo período como o resto de sua espécie – é observado na história curta lição do Profeta que Maraad tem “visto dezenas de mundos e guerreou contra a Burning Legion em um conflito sem fim.” É claro, pela pouca informação que temos sobre Maraad ele foi definitivamente em Draenor antes dela ter sido quebrada e transformada na Outland que conhecemos – e pode muito bem ter sido antes do tempo que o draenei chegou em Draenor, em primeiro lugar. Mas Maraad não é muito conhecido por seus atos durante este tempo – é o resto de sua família, que é digno de nota.
A irmã de Maraad, que nunca foi referenciada pelo nome, era uma mulher infeliz, ela foi capturada por Gul’dan em algum momento durante a escalada da violência entre os draenei e orcs antes da abertura original do Portal das Trevas. Ela foi criada com um dos guerreiros de Gul’dan, e a criança resultante dessa união era meio-orc, meia-draenei, magicamente envelhecida, e vinculada ao Conselho Sombras por meios mágicos. Esta criança, feia e deformada orc, foi Garona Halforcen – que, anos mais tarde iria acreditar que ela era meio-humano, devido à sua aparência.
E embora a irmã perdida de Maraad certamente morreu algum tempo depois de Garona nascer, Maraad de alguma forma soube da existência de sua sobrinha e prometeu encontrá-la. Foi uma viagem que iria durar anos e abranger dois mundos, até Maraad chegar finalmente em Azeroth e encontra-la finalmente. Ele ficou surpreso ao descobrir que ele não só tem uma sobrinha, mais também que tinha um sobrinho-neto – Med’an, filho de Garona e Medivh. Med’an era ridiculamente talentoso, e mostrou uma afinidade para a Luz – nesse assunto Maraad estava mais que familiarizado e feliz, como tutor do menino.

Azeroth, Wrath, e Exodar

Maraad foi convidado para ser um dos membros fundadores do novo Conselho de Tirisfal, criados para combater os planos de Cho’gall em Silithus durante a série de quadrinhos Warcraft e definir exatamente como os eventos de Wrath of the Lich King foram entrando em jogo. O Conselho escolheu Med’an para atuar como o novo Guardião de Tirisfal, canalizando os seus poderes para o menino e que lhe permite derrotar Cho’gall para o bem – ou assim se pensava na época. Maraad continuou a ensinar Med’an por um breve tempo, mas quando veio o convite para lutar em Northrend, que ele escolheu para responder a esse chamado e servir ao lado da Aliança.
Isso é onde os jogadores encontran Vindicator Maraad em jogo – em silêncio, estoicamente estacionado a bordo do Skybreaker, presumivelmente ajudando a Expedição Valentia com quaisquer tarefas que realizavam em Icecrown. É onde ele continuou a servir até que a guerra contra o Lich King terminou em uma vitória retumbante, o triunfante Alliança. É onde ele continuou a servir até as notícias do Cataclysm chegar às terras do norte e ele escolheu, finalmente, para voltar à Exodar.
Ele chegou para encontrar a visão surpreendente de campos de refugiados humanos que cercam o lugar. Os refugiados tinham vindo de Eastern Kingdoms buscando tanto refúgio e uma espécie de clareza do líder draenei misteriosa que supostamente poderia ver o futuro. Certamente os pobres e destituídos de humanidade poderia usar sua mão orientadora na esteira da devastação do cataclismo. Porém, o Profeta estava vendo ninguém – ninguém menos que o Príncipe Anduin Wrynn, seu aluno escolhido.
 

O silêncio misterioso do Profeta era o problema de Exodar – que tinha sido em grande parte reparada, e o triunvirato estava tentando decidir o que fazer. Ficar em Azeroth, e continuar a ajudar os aliados a corrida draenei seriam feitas? Voltar para Outland, para continuar o trabalho de tentar curar o mundo despedaçado e aquelas almas ainda perdidas sobre ele? Ou levar a luta diretamente para a Burning Legion?
Maraad queria voltar para Outland. E sem o comentário do Profeta sobre o assunto, os Triunviratos concordaram que talvez esta foi a melhor decisão. O som dos motores de Exodar próximo aos campos de refugiados estimulou um motim, que assumiram que os draenei foram abandonando a Aliança, abandonando Azeroth, e tendo o Profeta com eles. Maraad lutou ao lado dos Peacekeepers de Exodar, que não estão dispostos a recorrer à violência – mas tornou-se uma necessidade quando os refugiados tumultuou e começou a atacar o draenei.
Velen chegou finalmente, para quebrar a luta e proclamar que os draenei permaneceriam em Azeroth. Enquanto Maraad foi o único draenei corajoso o suficiente para dizer a Velen que eles deveriam voltar para Outland, ele foi deixado com as últimas palavras do Profeta sobre o assunto a considerar:
Digo-vos isto: a nossa guerra está em todos os lugares. Em cada ato de respiração. Temos de preparar as pessoas deste mundo para lutarmos juntos. Devemos ser o seu exemplo a se reagrupar contra o mal. Em um conjunto que vai despertar todos eles para formar a aliança definitiva contra a escuridão.
Tudo isso explica o que Maraad tem feito, os membros notáveis ​​da sua família. Mas quem é Vindicator Maraad?

Draenei

Nós não sabemos muito sobre Maraad. Mas de certa forma, Maraad é uma representação destilada da raça draenei – um personagem com um fundo aparentemente fascinante que realmente não foi glorificado, para além de alguns eventos importantes, que não foi realmente muito visto no caminho do desenvolvimento de um par de histórias que não têm lugar no jogo em si. E enquanto não tivermos algum tipo de confirmação, visão firme de Maraad, aqueles poucos momentos brilhantes que ele apareceu nos deram uma visão embaçada do tipo de personagem que ele poderia ser.
Ele perdeu sua irmã para os clãs de orcs, então podemos associar que ele tem um pouco de amor para a raça dos orcs. Mas também sabemos que apesar de qualquer dor que possa ter sentido sobre o destino de sua irmã, apesar do pensamento terrível de seus parentes usando nada mais do que uma embarcação para perder uma criança mestiça, Maraad saiu do seu caminho para encontrar essa criança – pesquisou por anos para encontrá-la. Ao longo de seu caminho, ele descobriu que ela estava sob o controle de Gul’dan, que só o estimulou ainda mais em sua busca.
Sabemos que ele abraçou e congratulou Med’an como seu parente, apesar de sua herança mista incomum – o suficiente para levar o menino em uma viagem para Outland em um esforço para protegê-lo do perigo. Sabemos que Maraad aparentemente fez amizade com o Arch mago Khadgar em algum momento após os acontecimentos de Beyond the Dark Portal, perto o suficiente para que Khadgar pudesse reconhecê-lo à primeira vista.
Sabemos que Maraad servil durante a guerra em Northrend – algo que raramente nós vimos porque, como os jogadores vêem no Borean Tundra, onde a Aliança fica desconfiada em receber a ajuda do draenei. Enquanto isso é revelado mais tarde que ele veio a ser parcialmente manipulado por parte do Cult of the Damned, Maraad de alguma forma conseguiu escapar por essas reservas e não só provar a si mesmo, mas provar o suficiente para ser postado em Icecrown. E nós sabemos que Maraad vê a guerra contra o Lich King como uma luta necessária contra a escuridão – mas também que ele tem visto dezenas de mundos, guerreou contra a Burning Legion, e viveu para sobreviver. Northrend, Azeroth …

Vindicador

Quem é Vindicator Maraad? Ele é um membro de uma raça que é quase impossível, incompreensivelmente antiga. Gerações de seres humanos nasceram, viveram completamente, tendo uma vida saudável e morreram de velhice no espaço de tempo de vida de Maraad. E como acontece com a maior parte do resto de sua raça, Maraad é absolutamente dedicado a aniquilar a escuridão da Burning Legion e trazendo luz, prosperidade e paz ao universo. No entanto Maraad não deixa a enormidade de sua tarefa ou sua tremenda vida ofuscar as coisas mais simples do mundo – o vínculo entre a família, o chamado da Luz e a necessidade de servir.
Maraad é um homem que vê o que é certo e justo no universo, e se esforça para manter esses valores de qualquer forma que ele pode. Ele tem experimentado a extrema tristeza, viu mundos e previu a sua destruição por um exércitos da Burning Legion, viveu o ódio e derramamento de sangue da revolta dos orcs em Draenor, viu o planeta que ele chamou de casa uma vez abalada pelo caos e escuridão, e viveu para contar o conto. Ele é um homem de poucas palavras, mas ele não hesitará em usar essas palavras para ir direto ao ponto – mesmo que isso signifique falar contra o próprio Profeta.
No entanto, ele é um homem que acabará prestando atenção às palavras do profeta que, em silêncio, ele deve assistir a raiva em guerra, assumir seus encargos e continuar a fazer e que ele pode fazer as coisas certas. Porque Maraad entende o que todos os draenei entendem – somos todos pequenos pedaços de um quebra-cabeça complexo, faróis de Luz à espera de ser desencadeada sobre a escuridão sem fim. E ele vai ser o soldado da luz, porque não importa o quão pesado o fardo, nada vai ficar no caminho de Maraad.
Maraad não é apenas um Vindicator – como um personagem, ele é representante dos draenei como um todo. Uma raça que tem experimentado um sofrimento indescritível, o exílio, o preconceito, e suportou o peso de sua vergonha tranquila: o conhecimento de que os banners suportados por essa nuvem billowing das trevas que ameaça o universo são realizadas por ninguém menos do que aqueles que uma vez chamou eles de parentes. Uma raça que, discretamente, tomou o seu lugar ao lado da Aliança, à espera de sua história para ser contada totalmente. Em Warlords, vamos finalmente ver essa história – e do Maraad – vir à luz.