Introdução, O poder da cura de disciplina, os absorves
Olá a todos, eu sou Nemmish, main de sacerdote de disciplina há mais de dois anos no Warmane. Recentemente, vi que alguns sacerdotes estão perdidos sobre o que e como fazer como disciplina, então decidi fazer este guia.
Eu também jogo de shadow e holy, então não se surpreenda se me encontrar usando um equipamento diferente no armory :) e eu ainda estou a caminho de ser BiS, então não se importe com as partes que faltam no meu equipamento.
O valor de um disciplina não reside na quantidade de absorves que ele faz, porque isso pode facilmente depender da situação, do valor de outros curadores e do dano recebido. O dano recebido pode ser mitigado por muitas coisas, buffs, auras, sobre as quais um sacerdote de disciplina não tem influência. Em suma, não pergunte o quanto eu absorvo em uma luta.
Este não é um guia aprofundado, mas sim um guia rápido para os que precisam. Para mais informações sobre end-game e raides com 0% de buff, consulte o guia de Iqui. Fiz o guia para ajudar os outros. Conselhos e críticas são bem-vindos, mas, por favor, não causem drama por causa disso.
Ao contrário de outros curadores, os sacerdotes de disciplina têm que prevenir o dano na maioria das vezes. Reagir depois que o dano já foi causado é, por assim dizer, tarde demais.
A maneira de sermos mais eficazes é estarmos preparados para o dano recebido.
Isso significa que você deve pré-escudar os membros, dependendo do chefe que você está enfrentando e é basicamente isso para o básico. Se você fizer isso, teremos um curador de disciplina mediano.
Mas o que torna um bom disciplina?
Liderar os absorves e curas no Skada é um equívoco comum. Um mau disciplina pode estar no topo, assim como um bom.
Ser um bom disciplina não é apenas sobre spammar escudos. Isso é o básico, o mínimo que se deve fazer. Se você pensar bem, o sacerdote de disciplina deveria estar sempre no topo do recount, já que eles podem "trapacear" com seus absorves e curas, porque seu escudo será consumido primeiro pelo dano recebido (a bolha de Valanyr entra em jogo. Varia de vez em quando, mas fique de olho se o escudo fornecido por Valanyr é consumido primeiro ou a sua bolha.). Nem dando chance para outros curadores preencherem o dano (porque nenhum foi feito).
Para ser um bom disciplina, você tem que saber seu papel, seus feitiços e buffs. Como você pode adaptar seu gameplay para obter o melhor da configuração da raide.
Você é uma classe de suporte com feitiços no seu bolso que podem torná-lo o mais único de todos os curadores se você os usar bem.
Termos usados:
5SR: 5 Second Rule (Regra de 5 Segundos)
BiS: Best in Slot (Melhor no Espaço)
BT: Borrowed Time
CD: Cooldown (Tempo de Recarga)
FH: Flash Heal
FP: Focused Power
GCD: Global Cooldown (Tempo de Recarga Global)
HOT: Heal Over Time (Cura ao Longo do Tempo)
I5SR: Inside 5 Second Rule (Dentro da Regra de 5 Segundos)
ICD: Internal Cooldown (Tempo de Recarga Interno)
ImpS: Improved Power Word: Shield
MP5: Mana per 5 second (Mana por 5 segundos)
OO5SR: Outside Of 5 Second Rule (Fora da Regra de 5 Segundos)
OOM: Out Of Mana (Sem Mana)
PI: Power Infusion
PoH: Prayer of Healing
PoM: Prayer of Mending
PS: Pain Suppression
PVE: Player versus Environment (Jogador contra Ambiente)
PVP: Player versus Player (Jogador contra Jogador)
PW:S: Power Word: Shield
SP: Spell Power
TD: Twin Disciplines
Claro, aqui está a tradução da seção sobre talentos do guia de Priest Discipline.
SPELLS
- Penance - Lança 3 "disparos" em um alvo. Caso seja um aliado o mesmo será curado. Caso seja um inimigo ele sofrerá dano holy.
- Flash Heal - Cura um aliado diretamente.
- Binding Heal - Cura um aliado e o próprio priest. A cura mínima é maior do que a do Flash Heal enquanto a máxima é menor. Possui um alto custo de mana.
- Prayer of Mending - Lança um buff em
um aliado com 5 cargas. Caso esse aliado sofra dano direto uma das
cargas é consumida e o aliado é curado em uma determinada quantia. Após
ser curado o buff salta para outro aliado próximo. Este buff dura 30 segundos e só pode ser utilizado em apenas um aliado por vez. Este spell pode ser utilizado durante a luta contra a Sindragosa caso o priest seja marcado com o debuff Unchained Magic.
- Prayer of Healing - Um poderoso spell que cura todos os membro do GRUPO. Possui um tempo considerável de cast e
normalmente é utilizado em situações em que é possível prever que uma
grande quantidade de dano será sofrida pela raid ou quando todos de um
grupo estão com a vida perigosamente baixa.
- Dispel Magic -
Remove até 2 efeitos mágicos negativos de um aliados ou até 2 efeitos
benéficos de um inimigo. Essencial sua utilização em raids.
- Abolish Disease - Remove 1 maldição (curse) de um aliado e adicionalmente deixa um buff que irá remover 1 maldição a cada 3 segundos durante 12 segundos. Utilizado para remover, por exemplo, o Necrotic Plague usado pelo Lich King.
- Shadow Fiend -
Invoca um demônio que ataca um alvo inimigo e dura por 15 segundos.
Cada vez que o pet ataca o priest recupera 5% de sua mana total.
- Divine Hymn -
Cura os 3 aliados mais próximos que estiverem com a vida mais baixa e
aumenta a cura que eles recebem em 10% por 8 segundos. Este é o botão de
pânico para a raid e é utilizado normalmente em conjunto com o Inner Focus em momentos que a raid recebeu uma grande quantidade de dano.
- Hymn of Hope -
Recupera 3% da mana dos 3 aliados mais próximos e com a menor
quantidade de mana. Aumenta também a mana máxima dos aliados afetados em
20% durante 8 segundos. Preferencialmente usado em conjunto com o Shadow Fiend para
maximizar a recuperação de mana do priest ou em conjunto com outras
habilidades de recuperação de mana dos demais da raid, como por exemplo,
o Mana Tide do Shaman Restoration.
- Fear Ward - Utilizado em um aliado para deixá-lo imune a Fear. Dura por 3 minutos e é consumido caso um Fear seja utilizado no alvo.
2. Talentos, glifos
a. Talentos
Como você pode ver na imagem (no guia original), os talentos de disciplina são "bottom-heavy" (concentrados na parte de baixo da árvore). Isso significa que os pontos essenciais da especialização estão no final da árvore de talentos.
Como não existe uma build única para disciplina, listarei todos os talentos abaixo, marcando-os de acordo com a sua importância.
Eu não me aprofundei nas árvores de Holy ou Shadow, porque esses pontos de talento são totalmente irrelevantes para os sacerdotes de disciplina.
Significado das cores:
essenciais: Maximize estes.
até a decisão: Depende do seu próprio estilo de jogo e decisão. Você pode maximizá-los ou colocar apenas alguns pontos.
inúteis: Não use estes.
Árvore de Disciplina
Unbreakable Will - inúteis: O talento fala por si; não é realmente útil em PVE.
Twin Disciplines - essenciais: Aumenta as curas instantâneas em 5%. Incluindo os absorves, o que significa PW:S e Divine Aegis mais fortes. Obrigatório para qualquer disc.
Silent Resolve - inúteis: Você não deve gerar tanta ameaça com suas curas a ponto de puxar o aggro de um bom tanque. Talvez em níveis mais baixos, mas mesmo assim você tem Fade no seu bolso :)
Improved Inner Fire - essenciais: SP extra como um disciplina? Quem poderia dizer não a isso!
Improved Power Word: Fortitude - essenciais: Mais Stamina para a raide, todo sacerdote deveria pegar isso.
Martyrdom - inúteis: Como um conjurador, você não será atingido por habilidades corpo a corpo ou à distância, e o efeito de Focused Casting também não é muito útil para você.
Inner Focus - essenciais: Realmente útil para disciplina. Eu geralmente uso em um macro com Divine Hymn, já que ele gasta muita mana. Mas pode ser útil sempre que você precisar de um grande crítico.
Meditation - essenciais: Este talento é super útil para um sacerdote de disciplina, pois você está constantemente conjurando (spammar PW:S conta como conjurar). Você não deve tentar recuperar mana com o método da Regra de 5 Segundos (5 second rule), pois isso diminuiria muito suas curas.
Improved Power Word: Shield - essenciais: 15% a mais de absorção em seu feitiço principal. Não precisa de explicação. Também é necessário para o TALENTO de disciplina que permite spammar escudos.
Absolution - até a decisão: Este é mais um talento de preenchimento. É útil quando você está com um equipamento de nível mais baixo e sua mana sangra muito, e você precisa fazer alguns dispels.
Mental Agility - essenciais: Reduz o custo do seu feitiço mais usado, PW:S, em 10% e de todos os outros feitiços instantâneos. Obrigatório para um sacerdote de disciplina.
Improved Mana Burn - inúteis: Não é útil em PVE, não há necessidade de gastar mana mais rápido :D
Reflective Shield - inúteis: Este pode parecer bastante útil à primeira vista. Mas esteja ciente de que ele afeta apenas os escudos conjurados em si mesmo, não em todos os seus escudos. Lembre-se também de que, em um ambiente de raide não competitivo, os curadores não devem causar dano.
Mental Strength - essenciais: Mais intelecto = mais mana + mais crítico. Além disso, este talento leva a Power Infusion, que é um buff bastante único e obrigatório fornecido por sacerdotes de disciplina.
Soul Warding - essenciais: O sal e pimenta do sacerdote de disciplina. A razão pela qual você pode spammar escudos. Um talento óbvio.
Focused Power - essenciais: Um talento de disciplina bastante único. Dá 4% de cura extra e diminui o tempo de conjuração de Mass Dispel. Este é útil quando você precisa dissipar debuffs na sua raide/grupo ou no chefe/adds (Rainha de Sangue: fear, Campeões do TOC: bloodlust nos adds inimigos, fear, bolha de paladino, etc.).
Enlightenment - essenciais: 6% de espírito e 6% de haste, tornando mais fácil atingir o cap de GCD, portanto, obrigatório para um disc.
Focused Will - até a decisão: Em PVE, as pessoas não pegam este talento pelo efeito de cura aumentado, mas sim pelo 3% de crítico que ele dá. Este é uma preferência pessoal.
Power Infusion - essenciais: Um dos melhores buffs de haste que você pode conjurar em outros jogadores ao lado de Heroism/Bloodlust (não se acumula). Pode ser usado para impulsionar o DPS e também para ajudar os curadores. Mais informações sobre isso na seção 3/c abaixo.
Improved Flash Heal - até a decisão: Reduz o custo de mana do seu Flash Heal e lhe dá um bom buff. É muito útil quando você precisa salvar um aliado da morte e ele tem Weakened Soul neles.
Renewed Hope - essenciais: A redução de dano de 3% para toda a raide estará ativa o tempo todo, já que você está spammando PW:S o tempo todo. Embora este não se acumule com o buff Greater Blessing of Sanctuary do paladino (já que eles têm o mesmo efeito), a outra parte do talento o tornaria essencial por si só. Quando seu Weakened Soul estiver ativo, você ainda será capaz de fazer curas úteis com a chance de crítico aumentada, para salvar seus aliados da morte :) Observe que isso não afeta as curas de outros membros, apenas as suas e apenas Flash Heal, Greater Heal e Penance.
Rapture - essenciais: Nossa ferramenta de regeneração de mana mais importante, especialmente com equipamentos de nível mais baixo. Você tem que adaptar seu estilo de jogo em torno deste talento se você ficar OOM com frequência. Além disso, ele devolve mana/rage/energy/runic power para quem é afetado pelo seu escudo. Lembre-se que o efeito tem 12 segundos de cooldown.
Aspiration - essenciais: Infelizmente, vejo muitos sacerdotes de disciplina que pulam este talento. Embora este seja realmente importante, pois diminui o CD de alguns de seus feitiços mais importantes, incluindo Penance e Pain Suppression.
Divine Aegis - essenciais: Este talento pode ser ativado por qualquer uma de suas curas críticas. Observe que a cura do Glyph of Power Word: Shield pode causar crítico, então ela ativa o efeito. Além disso, a absorção se acumula com seus escudos e consigo mesma. Mais bolhas! Isso significa que se múltiplas cargas de Penance derem crítico, toda a absorção que ele fornece se acumula, em vez de sobrescrever o escudo anterior.
Pain Suppression - essenciais: Útil em picos de dano alto, como por exemplo Soul Reaper. Este talento pode significar a diferença entre um chefe morto e um wipe. Usá-lo na hora certa pode salvar seu tanque, errar o tempo pode significar o oposto. Certifique-se de avisar ou discutir com o tanque quando você vai usá-lo, para não sobrepor seus CDs defensivos e desperdiçá-los.
Grace - essenciais: Com o máximo de stacks, isso dá 9% de cura extra para seus feitiços. Vejo muitos sacerdotes colocando apenas 1/2 neste talento, o que significa que suas curas têm 50% de chance de ativá-lo. Mas prefiro ter mais segurança do que me arrepender, então gosto de maximizar este talento. Embora afete todas as suas curas, ele é aplicado por Flash Heal, Greater Heal e Penance. Como Penance tem 3 cargas, ele pode aplicar o buff completo em uma única conjuração (se você tiver colocado 2 pontos nele).
Borrowed Time - essenciais: Este talento é a razão pela qual o cap de haste é tão baixo para disciplinas. O efeito não é consumido por feitiços canalizados como Penance, Divine Hymn. Mas os feitiços canalizados ainda são afetados pelo buff de 25% de haste, o que significa que você pode combinar uma cura de explosão muito boa com um combo de Penance e Flash Heal.
Penance - essenciais: Uma das melhores, se não a melhor, cura de explosão no jogo, especialmente combinada com o buff de Grace.
Árvore de Holy
Embora a árvore de Holy tenha alguns talentos super bons, o objetivo de se especializar nela está em Inspiration. A razão inteira é "alcançar" este talento. Para isso, precisaremos gastar 10 pontos no lado de holy.
Healing Focus - essenciais: Nesta expansão, há muitos chefes que causam dano em área na raide (Fester, Lich King, Lord Jaraxxus, etc.), então você deve pegar algo para reduzir o constante "pushback". Embora o seu shieldspam não seja afetado por isso, suas outras curas são (Penance perde cargas se for interrompido, por exemplo), então tente prevenir a quantidade de pushback ao máximo.
Improved Renew - até a decisão: Eu não me vejo usando muito este feitiço, mas você poderia colocar alguns pontos neste também se você se encontrar spammando Renew com frequência.
Holy Specialization - essenciais: O melhor talento que aumenta suas curas que você pode pegar nos primeiros talentos de holy.
Spell Warding - essenciais: A 3.3.5a tem uma tonelada de dano mágico de área de raide (Sindragosa Frost Aura), então este é o melhor que você pode pegar na segunda linha. Você não precisa colocar 5/5 neste talento, a razão para ser essencial é porque os outros talentos não chegam nem perto da utilidade deste.
Divine Fury - inúteis: Você não deve usar Greater Heal como um sacerdote de disciplina com frequência (ou melhor, de jeito nenhum). Você pode obter a mesma quantidade de curas com 2x Flash Heal do que com este, e a chance de obter uma cura crítica será maior com 2 conjurações do que com uma. Isso significa que você tem uma chance maior de ativar Divine Aegis também (mais bolhas! :D). Se você realmente quiser usar Greater Heal, então que seja. Meu conselho para esse feitiço é usá-lo apenas combinado com o buff de 25% de haste e, de preferência, com Inner Focus para ter uma cura crítica de 100% e ativar instantaneamente Divine Aegis.
Desperate Prayer - até a decisão: Eu achei este feitiço útil com equipamento de nível mais baixo, ou quando você aprende a se posicionar, como seu botão pessoal de "Oh, p***". O feitiço é capaz de um crítico (Divine Aegis winkwink), mas é bastante útil por si só. Mais tarde, eu acho que você poderia trocá-lo por outro talento, que também pode afetar todo o seu grupo de raide.
Inspiration - essenciais: Chegamos aqui. A razão pela qual um disciplina especifica na árvore de holy. O buff deste talento pode significar a diferença entre um tanque que leva 2 ou 3 hits, e, portanto, um boss kill ou um wipe. A cura do seu glifo de PW:S não o aplica, mas curas críticas de PoM, Penance e Flash Heal o fazem. Este efeito não se acumula com o buff do xamã, Ancestral Healing, pois eles fornecem o mesmo buff. Certifique-se de que os tanques tenham o buff neles o tempo todo. (Se você transformar isso em seu hábito, será útil em corridas sem buffs.)
Holy Reach - inúteis: Este talento pode parecer muito bom, mas para um disciplina, ele afeta apenas Prayer of Healing, Holy Nova e Divine Hymn, que não são suas curas de alta prioridade, tornando este talento bastante inútil. Mais explicações sobre o uso de feitiços na seção (3/a) abaixo.
Improved Healing - até a decisão: Este talento é mais usado como um de preenchimento, use-o se você ficar sem mana com frequência.
b. Glifos
Glifos Maiores (Major Glyphs)
Estes são os glifos que você deve escolher sem pensar duas vezes:
Glyph of Power Word: Shield: Dá ao seu PW:S uma cura que é capaz de dar crítico, então ela irá ativar Divine Aegis.
Glyph of Penance: Reduz o CD de Penance em 2 segundos. Este é o seu feitiço de cura mais usado.
O terceiro glifo geralmente depende da sua decisão e estilo de jogo:
Glyph of Flash Heal: 10% menos custo de mana do seu segundo feitiço de cura mais usado. Eu prefiro usar este.
Glyph of Prayer of Healing: Muito útil em raides de 10 jogadores por causa do dano concentrado. Bastante inútil em raides de 25, porque geralmente não vale a pena conjurar um PoH e os outros curadores de raide têm curas em grupo melhores que a sua.
Os glifos que você não deve usar:
Glyph of Holy Nova: Holy Nova afeta apenas o seu grupo, tornando este glifo bastante inútil. O único ambiente onde eu poderia imaginar que seria útil é dentro da Frostmourne. Mas mesmo assim, você é mais útil aplicando escudos no seu grupo do que spammando esta cura cara.
Glyph of Renew: Aumenta a cura feita por Renew, mas também diminui o tempo de atividade. Como você não deve usar Renew com frequência suficiente para pegar este glifo, eu não o recomendaria. O tempo de atividade mais curto também tornaria seu Renew menos viável, já que você teria que reaplicá-lo com mais frequência. Não tente ser um curador de Heal Over Time (HOT) como disciplina. Deixe isso para o Holy Priest e o Resto Druid.
Glifos Menores (Minor Glyphs)
Glyph of Shadowfiend: Para o caso de o seu Shadowfiend morrer de dano de raide.
Glyph of Levitate: Não precisa de reagentes para Levitate.
Estes são os mais comuns, embora não haja um glifo "obrigatório" nos glifos menores para sacerdotes.
O terceiro, que eu recomendo usar, é Glyph of Fortitude, apenas no caso de você ter que aplicar o buff em alguém no meio do combate.
3. Rotação, feitiços, buffs
Nesta seção, darei uma explicação rápida sobre alguns feitiços, sobre os quais notei que as pessoas têm pouco conhecimento, e um olhar aprofundado sobre os mais importantes.
a. Rotação
bubble, bubble, bubble, penance, POM, bubble, bubble, bubble, bubble, penance ...
Além do guia bastante válido acima, seus feitiços mais usados devem ser os seguintes:
Raides de 25 jogadores: Power Word: Shield > Penance > Prayer of Mending > Flash Heal > Renew > Binding Heal > Prayer of Healing
Raides de 10 jogadores: Power Word: Shield > Penance > Prayer of Mending > Prayer of Healing > Flash Heal > Renew > Binding Heal
Agora, a razão para esta prioridade na raide de 25 jogadores é a seguinte:
Power Word: Shield: Você sempre spam PW:S, então não precisa pensar que ele é o topo. Qualquer membro da raide que leva dano e não tem Weakened Soul (o que significa que você pode aplicar PW:S nele) deve ser instantaneamente escudado. É muito importante que você entenda isso. A maneira mais útil de salvar a vida de alguém é escudá-lo instantaneamente. Somente o sacerdote de disciplina pode se dar ao luxo de colocar instantaneamente um escudo, que evitará que o membro da raide sofra mais danos. Curá-los é outra preferência, mas você tem todos os seus colegas curadores para fazer isso por você. Mas você é o único que pode mantê-los longe do dano recebido.
Penance: Use Penance fora do CD na maioria das vezes. Dependendo da situação, você pode segurar este feitiço. Por exemplo, quando você sabe que alguém precisará de uma enorme cura de explosão em breve. Como o Lich King está prestes a conjurar Soul Reaper, mas algumas pessoas têm Infest neles (e têm o debuff Weakened Soul) e estão com a saúde moderadamente alta. Então você guarda Penance para o dano recebido pelo tanque e cura os feridos com Flash Heal. Lembre-se também que com este feitiço você pode facilmente aplicar Inspiration aos tanques. Certifique-se de ter este buff marcado nos seus Raid Frames e reaplique quando necessário.
Prayer of Mending: Quando há um dano constante na raide (Pungent Blight, por exemplo), eu gosto de usar este feitiço fora do CD e deixá-lo pular por aí. Este é um feitiço de sacerdote super útil e é subestimado demais. Pense no feitiço desta forma: você o lança uma vez, o que consome um GCD, então você apenas o deixa "pular por aí" e você não terá que fazer literalmente nada para curar outras 4 pessoas.
Flash Heal: Como um sacerdote de disciplina, esta deve ser sua cura bruta mais usada quando Power Word: Shield está em CD. O Flash Heal de um disciplina é impulsionado pelos talentos básicos da especialização. (Improved Flash Heal, Renewed Hope, Grace) Eu já expliquei na seção de talentos por que não usar Greater Heal, então não vou aprofundar mais neste assunto.
Renew: Eu geralmente o mantenho nos tanques e o uso nos outros membros da raide dependendo da situação. Você não usará este feitiço com muita frequência em raides de 25 jogadores.
Binding Heal: Pense neste feitiço como seu próprio Beacon of Light. O feitiço é bastante direto. Use-o quando você e seu alvo de cura precisarem de cura. Eu gosto de usar este feitiço quando sei que um dano alto e constante está chegando que eu sei que terei que "tankar" (por exemplo, Slime Spray, Bloodbolt Whirl), desta forma eu não tenho que me preocupar com a minha saúde. Esteja ciente, no entanto, que custa quase o dobro de Flash Heal, então não seja imprudente ao usá-lo se você não se sentir confiante em gastar sua mana.
Prayer of Healing: Embora este feitiço seja bastante útil em raides de 10 jogadores, ele fica para trás nas de 25. A razão para isso é porque você tem curadores dedicados, que deveriam ser capazes de curar os feridos em grupos mais rápido do que você poderia com o seu Prayer of Healing. Existem duas situações razoáveis para usar este feitiço. Uma é em Sindragosa, quando você tem o debuff Unchained Magic, pois conjurar este feitiço lhe dá apenas um stack do debuff. A segunda é para pré-curar o dano, provavelmente Infest, em um grupo que você não conseguiu escudar. Mas, fora isso, os jogadores geralmente estão muito espalhados para usar o feitiço de forma eficaz e não se esqueça, seu trabalho principal é absorver o dano, não curá-lo.
A seguir, explicarei alguns dos feitiços e buffs. Escolhi estes três porque, de acordo com a minha experiência, eles são os mais mal compreendidos.
b. Gerenciamento de mana, Rapture, Shadowfiend, Hymn of Hope
Rapture
Este feitiço é a principal ferramenta de regeneração de mana de um sacerdote de disciplina. Se você aprender a usá-lo corretamente, terá que se preocupar muito menos com a sua mana.
O truque é o seguinte: se vários dos seus escudos forem quebrados (ou seja, se os membros da raide receberem um dano maior ou igual à capacidade máxima de absorção dos seus escudos), o efeito se acumula e você recebe 2,5% da mana base para todos os seus escudos que foram quebrados ao mesmo tempo.
Como usar Rapture corretamente:
Você basicamente precisa jogar em torno do cooldown interno (ICD) de 12 segundos da habilidade. Isso significa que, quando um dos seus escudos for totalmente absorvido e você receber os 2,5% de mana de volta, o efeito não poderá ocorrer novamente nos próximos 12 segundos.
Isso significa que você terá que fazer pequenos sacrifícios ou ajustes na sua jogabilidade de escudos se quiser regenerar mana de forma eficaz. (Você não pode ser um "robô de escudos" :D)
Um exemplo para tirar o melhor proveito da regeneração de mana de Rapture é tentar escudar os tanques apenas quando a habilidade estiver em cooldown. Você precisa fazer isso porque os tanques estão recebendo dano constante, e se você ativar Rapture neles, não conseguirá gerar mana dos seus outros escudos pelos próximos 12 segundos.
Essa situação é bastante simplificada, apenas para fazer você entender como tirar o melhor proveito do feitiço.
Mas Nemmish, como eu sei que meu Rapture foi ativado?
Uma ótima pergunta a se fazer, de fato. Para isso, você pode olhar para os seus quadros da raide e ver quando um escudo é estourado antes que o efeito desapareça do seu alvo. Ou você pode rastrear o efeito nos seus addons (existe o Ingela's Rapture, desenvolvido apenas para este caso).
Outro pequeno truque é que, depois de um certo nível de equipamento, você pode notar que seus escudos não estão sendo estourados pelo dano recebido, o que significa que Rapture não será ativado por eles. Se você enfrentar essa situação com frequência e isso fizer sua mana "sangrar" enormemente, considere jogar com escudos de nível mais baixo. Isso diminuirá a quantidade absorvida por escudo, mas com mais regeneração de mana, você conseguirá conjurar mais curas a longo prazo.
Quando ignorar Rapture:
Em um ambiente de raide competitivo, você deve ter Druidas Balance e de Restauração cuidando da mana dos curadores, para que suas curas sejam mais eficazes.
Isso significa que, quando você tiver o luxo de não se preocupar com problemas de mana, sinta-se à vontade para escudar o máximo de pessoas que puder para prevenir o máximo de dano possível.
Além disso, nunca, NUNCA, arrisque uma vida para guardar seu Rapture. Com isso, quero dizer, lance um escudo extra em alguém que está em perigo e desista de uma grande ativação de Rapture.
Esqueça a regeneração de mana. Salve uma vida. SEJA UM HERÓI.
Shadowfiend, Hymn of Hope
A maioria dos sacerdotes usa estes dois feitiços combinados. Dessa forma, você pode recuperar quase todo o seu pool de mana quando estiver sem mana.
Na minha experiência em raide, às vezes eu tive que usar Hymn of Hope para meus outros parceiros de cura, em situações em que eu não estava com pouca mana o suficiente para combinar o feitiço de forma eficaz com Shadowfiend. Então, o que eu faço para resolver isso é conjurar Shadowfiend quando estou com cerca de 60% do meu pool de mana, para poder conjurá-lo uma segunda vez durante a luta (esperançosamente combinado com Hymn).
A infame Regra de 5 Segundos
Esta regra é sobre a sua regeneração de mana baseada em espírito. Como você pode ver nas suas estatísticas (se você passar o mouse por cima), há dois dados para sua regeneração de mana, um enquanto conjura e outro enquanto não conjura.
A regeneração baseada em espírito em si fica ativa, exceto nos primeiros 5 segundos após completar uma conjuração que usou mana (conjurados usando Inner Focus não entram na regra de 5 segundos). Ter o talento Meditation permite que você regenere 50% da sua regeneração de mana enquanto estiver dentro da regra de 5 segundos.
Em níveis de equipamento mais baixos, ou quando você realmente fica sem mana, você pode usar o seguinte truque: Pare de conjurar por pelo menos 5 segundos, dessa forma sua regeneração de mana completa ficará ativa durante esse tempo, fazendo você obter o dobro da quantidade da sua regeneração de mana baseada em espírito.
Note que isso não influencia a regeneração que você obtém de itens com mp5. A quantidade de regeneração de mp5 é a mesma enquanto conjura e não conjura. Você pode ver que itens do mesmo nível têm cerca do dobro da quantidade de espírito que mp5. Mas como a regeneração de mana baseada em espírito depende da quantidade do seu intelecto também, em equipamentos de nível mais baixo (abaixo de ilvl 264) mp5 supera o espírito em termos de regeneração de mana.
Mais informações sobre como o espírito afeta sua regeneração de mana na seção de stats.
c. Power Infusion, o valor do Haste para cada classe
Power Infusion
Como eu disse na seção de Talentos, este é um buff realmente único e poderoso. Não apenas o haste, mas a redução de custo de mana pode torná-lo viável para qualquer classe conjuradora.
Não se acumula com: Bloodlust / Heroism
Acumula com: Berserking, Wrath of Air Totem, Swift Retribution, Improved Moonkin Form
Para usá-lo corretamente, darei uma pequena lista de prioridade dependendo da situação.
Note que, especialmente na seção de DPS, as habilidades podem sobrescrever a prioridade. Por exemplo, mesmo que um bruxo obtenha mais benefício do buff do que um druida balance, mas ele é um jogador horrível, enquanto o druida está se destacando, então o último deve receber o buff.
1. Potenciando curas:
Eu acho que ajudar os outros curadores é mais importante do que aumentar o DPS da raide. E o buff não apenas te dá o buff de haste, mas também diminui o custo de mana dos feitiços usados em 20%.
Holy Paladin: Como os tanques são a principal prioridade da raide para serem mantidos vivos, seus curadores recebem o primeiro lugar na lista. Exceto se eles forem paladinos com gemas de haste, o que significa que seu Holy Light está com um tempo de conjuração perto de 1 segundo, tornando a parte de 20% de haste do buff inútil. Neste caso, a prioridade salta para o segundo curador da lista. Se os tanques forem receber um dano enorme (Soul Reaper, sopros de Halion), sinta-se à vontade para jogá-lo no Holy Paladin.
Restoration Shaman: Se a raide está recebendo dano constante, o máximo que você pode ajudar é dar ao xamã um impulso, para que seu spam de Chain Heal se torne mais eficaz.
Holy Priest: Não é uma má escolha, mas note que alguns preferem jogar no estilo de spam de Renew, o que significa que o haste não fará muito por eles.
Restoration Druid: Eles obtêm o mínimo, se algum, benefício deste feitiço. Tente evitar conjurá-lo neles.
Deixei o sacerdote de disciplina de fora de propósito. Como em uma raide de 25, seu trabalho principal é spammar escudos, tente não ser um egoísta para conjurá-lo em si mesmo, quando a raide precisa de curas brutas. Seu cap de haste é realmente baixo, e o buff não diminuirá o tempo do GCD de um segundo. Claro, isso é verdade em uma situação em que todos os outros curadores ainda estão vivos.
2. Potenciando o dano da raide:
TTW Mage
Affliction Warlock: quando o chefe está abaixo de 25% de vida
Shadow Priest
Balance druids: apenas quando Eclipse (Lunar) está ativo
Demonology Warlock: quando estão em Metamorphosis
Arcane Mages: apenas fora de Icy Veins, já que os dois buffs não se acumulam
Elemental Shamans
d. Pain Suppression
Pain Suppression
O feitiço em si é bastante direto, 40% de redução de dano de todas as fontes. Você não deve usá-lo para reduzir a ameaça e as mecânicas de dissipar não ocorrem em ambiente PVE. Pense neste feitiço como um CD defensivo extra.
Agora, o que as pessoas falham em fazer sobre este feitiço é o uso :D É essencial que você aprenda a apoiar sua raide com este feitiço.
Se você sabe que o tanque vai receber uma quantidade considerável de dano em um encontro (Soul Reaper, sopros de Halion, Empowered Shadow Lance, etc.), então você deve conversar com seu tanque antes do encontro e discutir com ele quando você vai usar o PS nele. Caso contrário, você pode sobrepor os CDs defensivos dele, tornando um dos feitiços inútil.
Se os tanques não precisarem deste feitiço, você pode guardar o CD para qualquer outra pessoa que precisará de um "salva-vidas" em um encontro.
e. Prayer of Healing vs. Flash Heal
Prayer of Healing, Flash Heal
Em certas situações, Prayer of Healing pode superar Flash Heal. Por exemplo, em Sindragosa, quando você tem o debuff Unchained Magic, PoH lhe dará apenas 1 stack do debuff e pode curar um grupo inteiro.
Além disso, se você puder cronometrar seu PoH para pré-curar o dano, então ele é uma cura realmente poderosa. Por exemplo, você pode escudar 20 pessoas na raide e usar PoH no grupo restante para o Infest.
A regra geral com PoH vs. FH é a seguinte:
Se 3 ou mais pessoas estiverem com dano no mesmo grupo, então PoH é melhor que FH. Se menos pessoas, então FH deve ser bom o suficiente para curá-las.
A razão para isso é que o tempo de conjuração de PoH é exatamente o dobro do de FH, e o custo de mana é quase 3 vezes maior. Se você tiver apenas 2 pessoas com dano, pode curá-las facilmente com 2x FH, em caso de mais pessoas no mesmo grupo, um PoH deve resolver o problema.
4. Equipamento, encantamentos, estatísticas, gemas
a. Equipamento e encantamentos
Slot Conjunto 1 - Maximizando Spirit e Crit Conjunto 2 - Maximizando Haste Encantamento Cabeça Sanctified Crimson Acolyte Hood Sanctified Crimson Acolyte Hood Arcanum of Burning Mysteries Pescoço Blood Queen's Crimson Choker Blood Queen's Crimson Choker - Ombros Sanctified Crimson Acolyte Shoulderpads Sanctified Crimson Acolyte Shoulderpads Greater Inscription of the Storm Costas Cloak of Burning Dusk Cloak of Burning Dusk Até o Haste cap: Formula: Enchant Cloak - Greater Speed <br> Depois do haste cap: Springy Arachnoweave Peito Sanctified Crimson Acolyte Robe Sanctified Crimson Acolyte Raiments Formula: Enchant Chest - Powerful Stats Pulsos Bracers of Fiery Night Bracers of Fiery Night Formula: Enchant Bracer - Superior Spellpower Mãos San'layn Ritualist Gloves Sanctified Crimson Acolyte Gloves Scroll of Enchant Gloves - Exceptional Spellpower Cintura Lingering Illness Crushing Coldwraith Belt Eternal Belt Buckle Pernas Sanctified Crimson Acolyte Leggings Sanctified Crimson Acolyte Leggings Brilliant Spellthread Pés Plague Scientist's Boots Plague Scientist's Boots Nitro Boosts <br> senão: Scroll of Enchant Boots - Greater Spirit ou Formula: Enchant Boots - Tuskarr's Vitality Anel 1 Ring of Phased Regeneration Ring of Phased Regeneration - Anel 2 Ring of Maddening Whispers Ring of Rapid Ascent - Trinket 1 Althor's Abacus Althor's Abacus - Trinket 2 Glowing Twilight Scale Glowing Twilight Scale - Varinha Nightmare Ender Corpse-Impaling Spike - Mão Principal Royal Scepter of Terenas II Royal Scepter of Terenas II Formula: Enchant Weapon - Mighty Spellpower Mão Secundária Shadow Silk Spindle Shadow Silk Spindle - Caso você queira obter uma boa quantidade de MP5 e não perder uma enorme quantidade de spell power, use Solace of the Fallen em vez de Althor's Abacus.
As diferenças entre as duas builds são o peito, as luvas e os anéis. Os anéis podem ser trocados entre as duas builds se você desejar obter um pouco mais de haste ou mp5.
Nos anéis, eu não escolhi o Ashen Band of Endless Wisdom, porque o SP fixo é muito melhor para lidar com Rapture corretamente e para saber seus escudos e absorves.
Enquanto a build focada em Spirit+Crit tem apenas 10 a mais de spell power, ela tem cerca de 100 a mais de Spirit. Veja o valor do Spirit abaixo na seção de estatísticas.
Eu prefiro a primeira build para o spam de escudos, já que o valor do haste só é útil se você tiver que conjurar sem o buff Borrowed Time, o que não deveria realmente acontecer como um disciplina fora de um ambiente de raide competitivo.
b. Estatísticas
Haste (até o cap) > Spell power > Crit > Haste (acima do cap) > Int > MP5/Spirit
Cap de Haste: sem nenhum buff de raide: 434
O cap de haste é muito fácil de ser alcançado para um sacerdote de disciplina, porque você já tem 6% e 25% dos seus talentos (Enlightenment, Borrowed Time).
Sem nenhum buff de raide, você precisará de 434 de haste para poder conjurar um escudo a cada segundo. Acima desse valor, você apenas diminuiria o tempo de conjuração dos seus outros feitiços.
O outro cap que as pessoas gostam de mencionar é aquele em que o seu Flash Heal tem um tempo de conjuração de 1 segundo sem o buff Borrowed Time. Para isso, você precisa de 1017 de haste. Não tente alcançar este, e nunca o ultrapasse.
Para ver de quantos haste você precisaria com cada buff de raide, por favor, veja a lista abaixo (haste rating arredondado para cima):
5%+3% haste buff: 154 (4.676%)
5% haste buff: 257 (7.817%)
3% haste buff: 325 (9.910%)
Sem buff de raide, apenas BT e 6%: 434 (13.208%)
Como você pode ver, todos os níveis de cap de haste são moderadamente fáceis de alcançar, o que significa que você não precisa se concentrar nisso tanto quanto, por exemplo, um xamã de restauração. Já que geralmente é coberto pelo seu conjunto de equipamento.
Para os curiosos, veja o cálculo do haste:
T/(1+x)
T - o tempo de conjuração de um feitiço, ou o GCD neste caso
X - haste%
O GCD é de 1.5 segundos, este será o nosso T. Se você tiver 6% de Enlightenment, 25% de BT, 3% de Swift Retribution/Improved Moonkin, 5% de Wrath of Air, a fórmula fica assim:
$$1.5 / (1.06 * 1.25 * 1.03 * 1.05 * (1+x)) = 1$$$$1+x = 1.04676419$$$$x = 4.67641902\%$$$$1\% haste = 32.79 haste rating$$$$4.676\% haste = (153.3397797) \approx 154 haste rating$$Isso significa que 154 de haste rating são necessários para fazer seu GCD chegar a 1 segundo, enquanto você tem os buffs acima. Dependendo dos buffs de raide disponíveis, você pode ajustar essa fórmula ou apenas usar os números da lista acima.
O valor de Int/MP5/Spirit:
Em termos de regeneração de mana, o intelecto supera ambos, então se sua mana começar a "sangrar" rapidamente, coloque algumas gemas de intelecto. Também em equipamentos de nível mais baixo, até as raides de TOC, o intelecto supera o spell power. Mas apenas em equipamentos de nível mais baixo, quando seu gerenciamento de mana não é tão suave e você precisa depender muito mais de Rapture.
Abaixo você pode ler o raciocínio dos fóruns do ElitistJerks. Como não está mais disponível, copiei aqui para que os futuros jogadores possam ler:
O sacerdote com SP será capaz de ter mais desempenho de cura e/ou mitigação, enquanto o sacerdote com o pool de mana gigante será capaz de ficar por 10 minutos seguidos e pode ser o último curador vivo que ainda tem mana. Se não houver totem de mana spring ou apenas 1 fonte de Replenishment (ou seja, em um PuG ou se um de seus companheiros de equipe morreu), um pool de mana maior seria definitivamente benéfico.
Ao contrário das crenças comuns, o MP5 não é mais claramente melhor que o espírito para sacerdotes de disciplina. À medida que seu equipamento melhora, o valor do seu espírito também melhora, porque o espírito permite que você regenere uma porcentagem do seu pool de mana. Isso significa que quanto mais mana/intelecto você tiver, mais útil o espírito será para você.
Resumo: Se você estiver em torno do ilvl 264, escolha o espírito em vez do MP5, se tiver a opção. Em níveis abaixo de 264, use MP5 se tiver a opção.
O cálculo do espírito:
De acordo com o Wowwiki, este é o cálculo para a regeneração de mana baseada em espírito:
Base_Regen no nível 80: 0.005575
A fórmula significa que quanto mais intelecto você tiver, mais regeneração de mana você obterá do espírito. Esta regeneração é afetada pela regra de 5 segundos, o que significa que (se talentado) será diminuída em 50% enquanto conjura.
Ao contrário do mp5, que não é afetado pela regra de 5 segundos (note que os itens têm cerca do dobro da quantidade de espírito que mp5).
O cálculo do Total Absorb do seu escudo (como visto no guia de sacerdote do EJ):
$$Total Absorb = (\text{absorção base} + (0.8068 + BT) * SP) * (1 + \text{ImpS}) * (1 + FP + TD) * (1 + \text{ICC Aura})$$Exemplo:
A fórmula acima é bastante simples de entender. A única coisa que muda por personagem é a quantidade de SP; os outros são valores fixos dos seus talentos. Se você quiser saber sua absorção sem o buff da ICC, basta remover o multiplicador de 1.15 do final.
Se você obtiver qualquer outro buff de SP, seu escudo também absorverá mais, e você deve calcular isso na quantidade de SP.
c. Gemas
Meta: Insightful Earthsiege Diamond > Ember Skyflare Diamond > Beaming Earthsiege Diamond.
Para ativar (se necessário): Use Purified Dreadstone e Reckless Ametrine (use-os em uma peça com bônus de soquete de 7+ de spell power).
Observação: Se você não estiver com pouca mana em nenhum cenário, Ember supera Insightful. Para a longevidade do gerenciamento de mana, você deve procurar por Insightful, caso contrário, Ember seria sua escolha.
Soquetes Vermelhos, Azuis, Amarelos: Runed Cardinal Ruby
Para alcançar o cap de haste, use: Reckless Ametrine
Se você estiver com pouca mana, use alguns dos seguintes: Luminous Ametrine, Purified Dreadstone, Royal Dreadstone
5. Consumíveis
Frasco: Flask of the Frost Wyrm
Poção: Runic Mana Potion
Comida: Fish Feast, Firecracker Salmon
6. Profissões
Engineering: Nitro Boosts, a melhor habilidade de aumento de movimento, além de 27 de spell power na capa.
Jewelcrafting: +48 de spell power em gemas.
Tailoring: +295 de spell power na capa (73 de spell power fixo).
Enchanting: +46 de spell power nos anéis.
Leatherworking: +46 de spell power nos braceletes.
Inscription: +46 de spell power nos ombros.
Blacksmithing: +46 de spell power através de soquetes extras nas luvas e braceletes.
Minha melhor aposta seria a seguinte combinação:
Profissão 1 Profissão 2 Efeitos 1. Engineering Jewelcrafting Nitro Boosts (a melhor habilidade de aumento de movimento) +27 de spell power e +48 de spell power. 2. Jewelcrafting Insira qualquer profissão com +46 de spell power aqui. +48 e +46 de spell power. 3. Jewelcrafting Tailoring +48 e +73 (fixo) de spell power. Após discutir este assunto com alguns jogadores experientes (Gnimo, Zylas, Iqui), decidi incluir Tailoring na lista de profissões, com as seguintes considerações:
Em território de end-game, você deve sempre considerar pegar Engineering pela única razão de que os Nitro Boosts são uma habilidade de aumento de movimento insubstituível. Pegando isso como uma das suas profissões, o melhor resultado em quantidade bruta de SP é pegar Jewelcrafting como sua segunda profissão. (Você pode fazer as contas, mas no final você perderá 1.25 SP com engi+tailoring em comparação com engi+JC).
Quando estiver no ou perto do equipamento BiS fora dos encontros de 0% do Lich King (para os quais você pode confiar no guia de Iqui), o SP fixo ainda é melhor do que os que dão proc, por causa da gerência de escudos e Rapture! Em um ambiente de 30%, ainda há uma chance de que essa enorme quantidade de SP (295 quando ativo) possa fazer com que seus escudos não quebrem, resultando em perda de mana e um rosto triste. (Você tem que relançar os escudos para a próxima rodada de dano, e o escudo não absorvido é desperdiçado, o que é autoexplicativo).
Conheça seus próprios limites e as quantidades do seu PW:S!
7. Raças
Horda:
Blood Elf: 6% da sua mana base a cada 2 minutos.
Troll: 20% de aumento de haste a cada 3 minutos.
Undead: Habilidade de remover efeitos de fear, sleep e charm.
Aliança:
Human: Aumento de spirit.
Dwarf: Nenhuma passiva útil para sacerdotes.
Night Elf: Pode reduzir a ameaça gerada pelas curas.
Draenei: Habilidade de curar a si mesmo ou a outros.
Para a eficiência de mana, humanos e elfos sangrentos são suas melhores apostas, mas no final tudo se resume às suas próprias preferências, ao que você gosta de ter mais. A passiva pode te ajudar na sua jogabilidade, mas você pode ser um bom curador com qualquer uma dessas raças.
8. Cura em raide
Uma pequena lista de como curar seus aliados quando eles recebem dano, por ElitistJerks:
Jogador que está ativamente recebendo dano e já está com pouca vida (PWS+Penance para o resgate!).
Jogador com vida cheia e dano pesado previsível chegando (PWS + overheal grátis).
Jogador que está ativamente recebendo dano, mas ainda com vida confortável (dê prioridade maior se você não vê curas chegando naquele alvo).
Jogador com pouca vida e sem dano previsível chegando (alguma cura de glifo + dê tempo para os HoTs).
Jogador com pouca perda de vida e sem dano previsível chegando (use aquele glifo).
Jogador com vida cheia e sem dano previsível chegando (você tem certeza de que PoM está em CD?).
Minha opinião sobre a cura: tente escudar o máximo de raiders que puder, focando naqueles que têm dano previsível chegando (Vile Gas, Mutated Infection, etc.) e nunca seja egoísta demais para salvar alguém. Mesmo que o raider esteja fora de posição, a vida ou a morte dele pode significar a diferença entre um wipe e um kill bem-sucedido. Nestas situações, nunca pense duas vezes em "desperdiçar" sua ativação de Rupture ou o que for. Você é um curador, seu trabalho é manter os raiders vivos, não importa o quê.
Sim, eles vão cometer erros, sim, a morte deles não será diretamente sua culpa, mas se você pudesse tê-los curado e não o fez, porque "não é meu trabalho", então você certamente fez seu trabalho mal.
9. Addons
Abaixo, resumi os addons que eu recomendo usar como um sacerdote de disciplina.
Addons de mecânica de raide: DBM ou BigWigs
Unit Frames: Como curador, eu prefiro o método de "clicar para curar". Você pode conseguir isso com addons que têm essa função embutida, com Clique e quaisquer outros Raid Frames, e também com macros.
HealBot: Muito fácil de configurar, um pouco personalizável, "clicar para curar".
VuhDo: Outra escolha popular. Tenha em mente que este leva muito mais tempo para ser configurado, mas é altamente personalizável. Este addon também é "clicar para curar".
Qualquer outro addon de raide que você prefira: Grid e Xperl são opções populares, mas você pode simplesmente procurar por addons de Unit Frames do WOTLK.
Um addon para rastrear seus cooldowns e buffs:
Mik Scrolling Battle Text
WeakAuras
NeedToKnow
Ingela's Rapture: Apenas para rastrear Rapture.
Um addon para rastrear seus tempos de conjuração e latência: Este é útil se você tiver picos de alta latência. Uma escolha popular pode ser Quartz.
Um addon para rastrear suas curas e absorves: Skada.
E por último, mas não menos importante, quero agradecer a algumas pessoas por me ajudarem e me pressionarem a escrever o guia :)
Fluffybully, Selaya e todos os disciplinas com quem eu tenho discutido nos últimos meses.
Também ElitistJerks e Wowhead para alguns cálculos e referências de estilo de jogo.
JOGABILIDADE
Como foi dito anteriormente a principal função do Priest Discipline é prevenir dano, logo na grande maioria do tempo e das lutas você está usando os escudos nos seus aliados. Lembre que o talento Rapture é importante para manter sua mana então é aconselhável evitar utilizar seus escudos nos tankers, já que existem outros healers (Pala Holy e Shaman Restoration) que devem focar suas curas nos tankers. Em determinadas lutas a utilização do Prayer of Mending ajuda a manter a raid saudável, como por exemplo na Sindragosa e no Lich king.
Apesar de não ser sua principal função o Priest Discipline pode (e deve!) utilizar suas curas diretas em determinadas situações, principalmente o Penance nos tanks ou em algum aliado com pouca vida.
É importante sempre utilizar o Power Infusion e seu Glowing Twilight Scale em momentos específicos das lutas quando uma grande quantidade de dano será dada na raid ou os DPS estão na fase de burst, no caso do Power Infusion.
Desperate Prayer e Divine Hymn são suas spells para momentos críticos quando você ou a raid levaram uma grande quantidade de dano. Não tenha medo de usá-los e se possível utilize-os em combinação com o Inner Focus.
Como priest é também sua função remover qualquer debuff prejudicial dos seus aliados ou buffs importantes dos inimigos. FAÇA ISSO! O Dispel Magic e o Abolish Disease não são de enfeite!
Uma das grandes vantagens do Priest Discipline é que ele pode utilizar seus escudos enquanto se move então não fique recebendo qualquer tipo de dano que poderia ser evitado. Se movimente e antecipe os danos que você irá tomar!
- Penance - Lança 3 "disparos" em um alvo. Caso seja um aliado o mesmo será curado. Caso seja um inimigo ele sofrerá dano holy.
eu usava tanto esse site pra tirar duvidas, mas, depois dessa repaginada e algumas mudanças, tantos ads e vc não pode nem clicar pra tentar selecionar texto que abre um lixo de propaganda, lamentavelmente chegou a hora de procurar outro que não tenha isso
ResponderExcluirIsso vou resolver ainda hj, eu como dono estou me incomodando com esses ADS irei deixar so alguns básicos
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