Bom primeiramente ola a todos,venho deixar aqui um guida para iniciantes que querem jogar de druida restauração,essa spec que eu amo.


Bom,segue o guia...


1) Introdução
2) Talentos
3) Glifos
4) Atributos
5) Habilidades e Cooldowns
6) Gemas/Encantamentos/Reforja
7) Comidas/Frascos/Poções
8) Fontes


1) Introdução

O druida restauração é muito útil em um ambiente PvE, se adapta muito bem à diversas funções de cura, com boa performance tanto em curas em área como em curas de alvo único. Além disso, possui habilidades que se mostram muito úteis na mecânica de inúmeros encontros de raide ou masmorras. Esse guia tem a proposta de auxiliar jovens jogadores a melhorar suas habilidades e a fortalecer alguns conceitos já aprendidos por alguns jogadores mais experientes.


2) Talentos

Lvl 15- Rapidez felina 


-Rapidez felina: talento passivo que aumenta em 15% a velocidade de movimento

-Fera deslocadora: teleporta o druida a 20 mestros à frente, ativa a forma de felino e aumenta em 50% a velocidade de movimento por 4 segundos.

-Investida selvagem: varia de acordo com a forma da metamorfose. Na forma de caster voa em direção a um aliado. 

A escolha geralmente fica entre Rapidez Felina e Investida selvagem, mas em algumas situações a fera deslocadora pode se mostrar muito útil.

Lvl 30- Dádiva de Ysera

-Dádiva de Ysera: cura 5% dos pontos de vida a cada 5s. Se o druida estiver com a vida cheia essa cura é transferida para o alvo aliado mais ferido. 

-Renovação: cura instantaneamente 30% da vida do druida, com 2 minutos de cooldown.
-Proteção Cenariana: um buff que pode ser aplicado em um alvo aliado. Quando o alvo sofre um dano uma cura é ativada e o buff é consumido nesse processo. Dura 30 segundos. 

A escolha fica entre Dádiva de Ysera e Proteção Cenariana. A Dádiva concede uma cura passiva muito útil. Um botão a menos sem perder performance é sempre bem-vindo.

Lvl45- Situacional 

-Enxame Feérico: uma versão do Fogo Feérico que reduz em 50% a velocidade do alvo por 15 segundos 

-Embaraço em massa: prende os inimigos em torno do alvo por 20 segundos. 

-Tufão: repele os inimigos em uma área cônica à frente do lançador. Com a força do impacto eles ficam tontos por 6 segundos. 

Lvl 60- Encarnação ou Alma da Floresta 

-Alma da Floresta: concede 100% de aceleração no lançamento do próximo feitiço ao lançar Recomposição Rápida 

-Encarnação: árvore de vida: aumenta em 15% o poder das curas e modifica algumas habilidades: 
Brotar da vida pode ser usado em vários alvos simultaneamente; 
Crescimento Silvestre cura dois alvos a mais; 
O recrescimento torna-se instantâneo; 

-Força da Natureza: evoca um arvoroso que lança Recomposição Rápida e Toque de Cura no alvo atual. Bem mais fraco que os outros talentos desse nível. 

Lvl 75- Situacional 

-Rugido Desnorteador: desorienta todos os inimigos em um raio de 10 metros por 3 segundos. 

-Vórtice de Ursol: um efeito em área que reduz em 50% a velocidade do inimigo e o puxa de volta para a área do vórtice na primeira tentativa de fuga. 

-Trombada Poderosa: atordoa o alvo por 5 segundos. 

Lvl 90- Coração das Selvas ou Vigília da Natureza 

-Coração das Selvas: aumenta em 6% o vigor, a agilidade e o intelecto. Propicia um bônus de 45s que torna possível realizar funções diferentes da especialização: 

Forma de Felino: aumenta o acerto, aptidão e agilidade. 
Forma de Caster: aumenta o dano e reduz o custo de mana das habilidades de dano. 
Forma de Urso: aumenta o acerto, aptidão, agilidade, concede redução no dano crítico recebido e passa a gerar vingança. 

-Sonho de Cenarius: aumenta em 20% o dano da Ira e cura um alvo aliado em 100% do dano causado pela Ira. 

-Vigília da Natureza: aumenta em 12% o dano e a cura por 30 segundos. Enquanto estiver ativa 25% da cura em alvo único é convertida em dano a um alvo inimigo, e todo dano causado cura um alvo aliado em 25% do dano causado. 

O talento Coração das Selvas tem uma utilidade maior em muitas lutas caso o grupo precise de muito dano em determinado momento ou quando um tank morre e na forma de urso o druida consegue “quebrar o galho”. Dito isto, a Vigília da Natureza concede menos dano, porém leva uma pequena vantagem na cura realizada.

3) Glifos 

Glifos maiores 
-GLIFO DE EFLORESCÊNCIA: é um glifo mandatório. Ao plantar o cogumelo o círculo de cura (eflorescência) automaticamente será colocado no local onde se encontra o alvo aliado.
-GLIFO DE CRESCIMENTO SILVESTRE: o Crescimento Silvestre passa a afetar 1 alvo a mais, mas sua recarga é aumentada em 2 s. É um glifo semi-mandatório (by:@Khaila), isso porque é muito útil em raids de 10 man, essencial em raid de 25 man e inútil em masmorras. 

-GLIFO TOQUE DE CURA: toda vez que você castar o Toque de Cura a recarga em curso da sua Recomposição Rápida será reduzida em 1 segundo.
-GLIFO DE REJUVENESCIMENTO: Quando você ativar o Rejuvenescer em três ou mais alvos, o tempo de lançamento do seu feitiço Nutrir será reduzido em 30%. Mais útil para masmorras. 

Os glifos acima são os essenciais, mas outros glifos maiores podem ser usados dependendo da situação: 

GLIFO DE AVIVAR: Ao lançar Avivar em um alvo aliado que não seja ele mesmo, o lançador ganhará 10% do máximo de mana ao longo de 10 s. 
GLIFO DE ESTOURO DA MANADA: Aumenta em 30 o raio do Estouro da Manada. 
GLIFO DE ARREMATIDA: Reduz em 60 s a recarga da sua habilidade Arremetida. 
GLIFO DE RECRESCIMENTO: Aumenta em 40% a chance de acerto crítico do seu Recrescimento, mas remove o componente periódico do feitiço. 
GLIFO DE RENASCIMENTO: Jogadores que forem ressuscitados pelo feitiço Renascimento voltam à vida com 100% dos pontos de vida. 

Glifos menores

GLIFO DE BROTO DE COGUMELO: Seu feitiço Cogumelo Selvagem agora pode ser posto no chão em vez de sob o alvo. 

GLIFO DA GRAÇA: Graça Felina reduz o dano de queda mesmo quando não estiver em Forma de Felino.

4)Atributos 

-Intelecto: é o atributo principal, aumenta o poder mágico, e como consequência, o poder das curas. Adicionalmente, aumenta a chance de acerto crítico. 

-Aceleração: reduz o tempo de cast dos feitiços, e, mais importante, aumenta o número de tiques das curas periódicas. Ele também reduz a recarga global, o que beneficia todas as curas instantâneas. É necessário estar no softcap de aceleração. 
em 12,5 % de aceleração temos um tick adicional de Rejuvenescer (Rejuvenation) e Tranquilidade (Tranquility). Também temos um tick adicional de brotar da vida (Lifebloom) a 5 % de aceleração e de crescimento silvestre (Wild Growth) a 7,1 % de aceleração; Cap com 3043 de aceleração considerando o buff de 5%, 5320 sem o buff
em 21,4% de aceleração temos um segundo tick adicional de crescimento silvestre (Wild Growth). Também temos um terceiro tick adicional de brotar da vida 
(Lifebloom) em 16,62% de aceleração e um tick adicional de recrescimento (Regrowth) em 16,7% de aceleração); Cap com 6652 de aceleração considerando o buff de 5%, 9109 sem o buff 
em 24,84% de aceleração temos 11 ticks adicionais de crescimento silvestre (Wild Growth) com o uso do talento Alma da Floresta (Soul of the Forest). Também teremos um quarto tick adicional de brotar da vida (Lifebloom) em 23,38%; Cap com 8033 de aceleração considerando o buff de 5%, 10559 sem o buff
em 32,1% de aceleração, você recebe 12 ticks adicionais de crescimento silvestre (Wild Growth) com o uso do talento Alma da Floresta (Soul of the Forest). Também teremos um quinto tick adicional de brotar da vida (Lifebloom) em 29,95% e 7 ticks adicionais de Rejuvenescer (Rejuvenation) em Alma da Floresta (Soul of the Forest) em 31,29% de aceleração); Cap com 10970 de aceleração considerando o buff de 5%, 13643 sem o buff
em 37,52% de aceleração, temos um segundo tick adicional Rejuvenescer (Rejuvenation). Também teremos um terceiro tick adicional de crescimento silvestre (Wild Growth) em 35,78% de aceleração, um sexto tick adicional de brotar da vida (Lifebloom) em 36,71% de aceleração, e um segundo tick adicional de Tranquilidade (Tranquility) em 37,5% de aceleração. Cap com 13163 de aceleração considerando o buff de 5%, 15947 sem o buff
Espírito: devemos julgar o quanto de espírito precisamos com base em como somos capazes de gerir a nossa mana; é algo bem pessoal. 
-Maestria: graças à Maestria: Harmonia (Mastery: Harmony) temos duas vantagens. Em primeiro lugar, ela aumenta a cura direta. Em segundo lugar, ao curar um jogador com uma cura direta ganhamos um buff que aumenta a cura periódica por 20 segundos. 
-Acerto crítico: aumenta a chance de um feitiço acertar com 200% do poder de dano/cura normal. Apesar de benéfico não é considerado valioso para druidas restauração devido à sua imprevisibilidade. 
-Aceleração: fora do cap a aceleração é uma perda de rendimento. 

5) Habilidades e Cooldowns 

Curas diretas 

-Recomposição rápida (swiftmend): uma cura direta mediana em um alvo que tenha os hot’s rejuvenescer ou recrescimento aplicados. Quando você não estiver usando o glifo eflorescência ira surgir um círculo de cura de 10 jardas em torno do alvoRecomposição rápida ativa a harmonia (maestria) semelhante ao outra cura direta. É uma cura excelente para quem estiver tomando muito dano (em especial tanks). Instantânea, 15 segundo de cd. 
-Toque de cura (healing touch): uma cura direta forte , lenta e com um alto custo de mana. Utilize esta opção quando você precisa de uma grande cura em um tanque ou membro do raid/grupo. Presságio da clareza vai fazer esta mágica sem custo de mana para lançar. Use a macro para lançar instantaneamente com a habilidade rapidez da natureza. 

-Recrescimento (regrowth): uma cura direta rápida, média e com um alto custo de mana. É o nosso "flash heal”. Você também pode usar Esso habilidade quando você estiver em forma de árvore ao obter pressságio da clareza (recrescimentos instantâneos e sem custo de mana). Também pode ser usado em encontros com chefes específicos que exigem uma cura rápida. 

-Nutrir (nourish): uma cura direta fraca, lenta e com baixo custo de mana. É bem eficiente pra economizar mana ou renovar os stacks do brotar da vida, mas de forma alguma deve ser substituído pelo toque de cura ou mesmo recrescimento em caso de dano moderado a alto. É mais utilizado em masmorras. 

Curas periódicas 

-Brotar da vida (lifebloom): só é possível aplicar esse hot em uma pessoa de cada vez (a menos que você está em forma de árvore). Sempre mantenha os 3 stacks no seu tank ou outro membro do raid/grupo que irá receber grande quantidade de dano já (brotar da vida pode ser transferido de um alvo para o outro sem perder os stacks). Você pode renovar os stacks com qualquer cura direta ou mesmo reaplicando o próprio brotar da vida. Quando em forma de árvore, você pode distribuir este hot entre os membros da raid para tentar obter mais procs de presságio da clareza. 

-Rejuvenescer (rejuvenation): é a habilidade de cura mais usada, deve ser utilizada como sua a principal cura para distribuir entre os membros da raid/grupo ao invés de usar curas de diretas quando há uma grande quantidade de companheiros recebendo dano. Quando o seu rejuv parte as sobrecura será transferida para o seu cogumelo, o que torna o rejuv uma cura ainda mais interessante. Mesmo em caso de altos danos à um tank, por exemplo, o rejuv é eficiente graças à gênese que acelera a cura realizada pelo rejuv (400%!). 

Curas periódicas em área 

-Eflorescência (efflorescence): é um círculo verde que cura os alvos mais feridos em uma área de 10m. Quando ativado pelo cogumelo o círculo se mantém em 10 m e dura enquanto você tem um cogumelo no chão. 

-Crescimento silvestre (wild growth): com um cd de 8s cura periodicamente os 5 membros mais feridos do grupo (6 membros, com o glifo, mais aumenta o cd para 10s). Utilize esta habilidade muitas vezes como uma cura em área, mesmo que você tenha sido designado para curar um ou dois tanks. É realmente uma cura muito interessante e não raras vezes figura entre as 3 maiores curas em uma luta. 

-Tranquilidade (tranquility): Em 5 e 10 man cura os 5 membros mais feridos;em 25 man cura os 12 membros mais feridos. É um poderoso cd (3 min), este precisa ser acertado com o raid líder ou com outros curadores (em grupo de raid). 

-Cogumelo selvagem (wild mushroon): o cogumelo selvagem é colocado no chão pela habilidade Cogulemo Selvagem: plantar e é detonado pela Cogumelo Selvagem: explodir, curando em um raio de 10m em uma quantidade variável, com tendência a curar aos milhões. Dependendo dos glifos você pode largar o cogumelo aos pés de seu alvo ou atingir o solo diretamente usando o círculo alvo (particularmente prefiro com o glifo). Interessante o fato de o rejuv ao curar alvos com a vida cheia transfere parte da sobrecura para os cogumelos, aumentando e muito o poder de cura do cogumelo selvagem: detonar. Quando você planta novamente um cogumelo ele vai manter o valor que o excesso de cura. Sempre bom lembrar de plantar o cogumelo bem antes da raid receber dano, dando tempo para que os cogumelos absorvam a sobrecura do rejuv. E claro, jamais subestime o valor de um cogumelo bem detonado, ele costumeiramente salva a raid da morte certa. 

Outras habilidades 

-Gênese (Genesis): acelera e reduz a duração do rejuv em 400%. É utilizado para salvar alguém da morte (geralmente um tank estilo “coração vascaíno”). Também pode ser utilizado para gerar poder de cura ao cogumelo. 

--Cascaferro (ironbark): com um cd de 1 min, reduz em 20% o dano recebido pelo alvo, com duração de 12s. Muito utilizado em tanks durante uma fase com alto dano. Também muito utilizado em outros alvos que estão a receber muito dano. 

-Pele de árvore (Barkskin): com um cd de 1min, reduz em 20% o dano recebido por você. 

-Cura da natureza(Nature’s Cure): com um cd de 8s, permite que você remova um efeito de magia, maldição ou veneno do alvo. É o nosso dispel. 

-Avivar(innervate): com um cd de 3 minutos regenera um total de mana do alvo correspondente a 50% do espírito do lançador a cada 1 segundo por 10 segundos 

-Renascimento(rebirth): trás um alvo aliado de volta a vida com 60% dos pontos de vida. Pode ser usado em combate e tem um cd de 10 minutos. 

-Rapidez da natureza (nature's swiftness): com um cd de 1 minuto, ao ser ativado o próximo ciclone, toque de cura, raízes enredantes, hibernar, nutrir, renascimento ou recrescimento será instantâneo e sem custo de mana. 

-Estouro da manada(stampeding roar): com um cd de 2 minutos, aumenta em 60% a velocidade de movimento dos aliados no raio de 10m. 

-Poder de Ursoc: com um cd de 3 minutos, aumenta os pontos de vida atuais e máximos do druida em 30% e ativa a forma de urso. 

-Simbiose: recebe uma habilidade do alvo dependendo da classe, e o alvo recebe uma habilidade dependendo da especialização dele. A tabela a seguir se mostra muito útil: 

6)Gemas/Encantamentos/Reforja

Gemas

-Metagema: DIAMANTE PRIMEVO FLAMEJANTE ou DIAMANTE PRIMEVO REVITALIZANTE caso não tenha acesso ao DIAMANTA PRIMEVO DESTEMIDO

-Engaste vermelho ou prismático: caso necessite chegar ao softcap de aceleração (13.163) useÔNIX VERMELHO TEMERÁRIO/OPALA TIGRE TEMERÁRIA PERFEITA, do contrário use ÔNIX RUBRO ARDILOSO,OPALA TIGRE ARDILOSA PERFEITA. -Problemas com mana? UseAMETISTA IMPERIAL PURIFICADA/PEDRA-LADINA PURIFICADA PERFEITA

-Engaste amarelo: caso necessite chegar ao softcap use RESPLENDOR DO SOL RÁPIDO/PEDRA SOLAR RÁPIDA PERFEITA/OLHO-DE-SERPENTE VELOZ (JC) ou ÔNIX VERMELHO TEMERÁRIO/OPALA TIGRE TEMERÁRIA PERFEITA, do contrário use ÔNIX RUBRO ARDILOSO,OPALA TIGRE ARDILOSA PERFEITA-Engaste azul: caso necessite chegar ao soft cap use JADE SELVAGEM ENERGIZADO,ALEXANDRITA ENERGIZADA PERFEITA do -contrário JADE SELVAGEM ZEN,ALEXANDRITA ZEN PERFEITA. Problemas com mana? Use CORAÇÃO DO RIO FAISCANTE/LÁPIS LAZÚLI FAISCANTE PERFEITA.

Encantamentos

-Ombro: INSCRIÇÃO DA ASA DA GARÇA MAIOR ou INSCRIÇÃO DA ASA DA GARÇA SECRETA(escrivania).
-Manto: ENCANTAMENTO SUPERIOR DE INTELECTO - MANTO ou Bordado Teceluma (alfaiataria).
-Torso: ENCANTAMENTO MAGNIFICO DE ATRIBUTOS - TORSO. 

-Braçadeiras: SUPER ENCANTAMENTO DE INTELECTO - BRAÇADEIRA/Forro de Pele - Intelecto (Couraria) / Engaste em Braçadeira (Ferraria)

-Luvas: para chegar ao softcap ENCANTAMENTO MAIOR DE ACELERAÇÃO - LUVAS, em outros casos use ENCANTAMENTO SUPERIOR DE MAESTRIA - LUVAS Molas Sinápticas (Engenharia) / Engaste em Luvas (Ferraria)

-Cinto: FIVELA DE CINTO DE AÇO VIVO

-Calça: MAGILINHA PEROLADA MAIOR ou Magilinha do Mestre (Alfaiataria)

-Pés: ENCANTAMENTO DO PASSO PANDAREN - BOTAS

-Aneis: Encantamento Maior de Intelecto - Anel (Encantamento)

-Arma: ENCANTAMENTO DO ESPÍRITO DE JADE - ARMA

-Mão secundária: ENCANTAMENTO ELEVADO DE INTELECTO - MÃO SECUNDÁRIA

Reforja

O uso do askmrrobot é aceitável, mas com cautela. O primeiro softcap vem escrito como "PVE DEFAULT BUILD", com os 12,5% de aceleração. Exatamente à direita dessa opçao existe uma janela escrita "Edit Weights". Clique nela e modifique o softcap para 37,52%. Caso você tenha pouca gear (menos que 550) talvez não seja possível ficar nesse softcap mais avançado. Nesse caso mantenha os 12,5%.

7) Comida/Frascos/Poções

Comida

-300 de intelecto: ensopado de peixe mogu
-275 de intelecto: tartaruga na brasa,grande banquete pandarênico,banquete pandarênico
-250 de intelecto: todos os banquetes, excetobanquete da vapoeira
-250 de espírito: banquete da vapoeira

Frascos:

Sem problemas com mana: Frasco do calor do sol
Com problemas com mana: Frasco das folhas caidas

Poções

Poção de mana magistral ou poção de mana de concentração. Caso você seja responsável por causar dano ao usar o talento lvl 90 Coração das Selvas vale à pena utilizar a poção da serpente de jade.

Peço desculpas por não ter links nos lugares de gemas,encantamentos,os links estavam quebrados devido esse tutorial ser de 2013,tive que editar tudo a mão,mas os nomes estão todos ai,ja da para se basear.