Tudo que você precisa saber para iniciar sua jornada como Xamã no World of Warcraft: Clássico!
Xamãs, assim como os Druida, se utilizam das forças da natureza para aprimorar poderosos golpes e feitiços, porém com a diferença deles serem muito mais agressivos no processo. Eles se utilizam de Totens para conseguir coletar poderes da naturezas como Terra, Fogo, Água e Ar e criar diversos efeitos a partir deles, efeitos esses que beneficiam todos os membros do seu grupo. Xamãs também são uma classe híbrida, pois conseguem causar bastante dano e curar ao mesmo tempo, alguns até se aventuram na função de Tanque mesmo que não haja nenhum suporte para isso. É claro que, assim como o Druida, existe uma função que o Xamã exercer como mais maestria que é a de Curandeiro como suporte, principalmente em Raides.
No conteúdo de Jogador x Jogador, o Xamã é uma das classes que consegue causar os maiores danos com seus feitiços como Raio e Cadeia de Raios e muitas vezes consegue derrotar inimigos em questão de segundos, deixando-os sem nenhum tempo de reação. O maior problema do Xamã agressivo em Raides é que não há muito suporte para combates muito longos, pois seu suporte maior é para um único ataque com dano absurdo seguido de feitiços com dano mediano.
Totem da Terra (Nível 4)
O primeiro Totem é concedido no nível 4 através de uma Missão e ele possibilita vários efeitos como bônus de Força, redução no dano corpo a corpo sofrido pelo Xamã, provocar lacaios a atacar aquele Totem, diminuir a velocidade de movimento de inimigos ou remover efeitos de Medo, Encantamento e Sono de aliados próximos. Percebe-se que este Totem foca mais em efeitos de suporte e proteção do que ofensivos.
Totem do Fogo (Nível 10)
Esse Totem já passa a focar mais em efeitos ofensivos em um único alvo ou de dano de Fogo em área. O único Totem que possui um efeito defensivo é o Totem de Resistência ao Gelo que é muito importante em lutas contra Chefes que causam bastante dano de Gelo.
Totem da Água (Nível 20)
Este Totem foca totalmente em suporte para o Xamã e seu grupo com efeitos como: Restaura vida ou Mana de todo o grupo, remover efeitos de Veneno ou Doença e conceder bastante resistência ao Fogo para seus aliados. E para entender a importância destes Totens em Raides, basta entender que os efeitos de remoção de Veneno e Doença funcionam para todo o grupo ao mesmo tempo e continua removendo a cada 5 segundos por 2 minutos.
Totem do Ar (Nível 30)
O Totem do Ar possibilita provavelmente os melhores efeitos dentre os 4 tipos e isso explica o porque dele liberar somente ao alcançar o nível 30. Os efeitos em geral são de suporte, porém alguns servem ofensivamente e outros defensivamente. Os ofensivos são: conceder uma grande quantidade de Agilidade para o membros do grupo ou conceder 20% de chance em cada ataque de ganhar um ataque extra com sua arma primária. Já os efeitos defensivos são: Reduzir o dano à distância sofrido ou absorver um feitiço ofensivo deferido contra o Xamã, alertar sobre inimigos que se aproximarem do raio de ação do Totem, diminuir a Ameaça gerada pelos membros do grupo ou conceder uma grande quantidade de resistência à Natureza.
Esta árvore foca nos feitiços e totens ofensivos do Xamã, aumentando o dano e chance de acerto crítico e diminuindo o custo de Mana e tempo de recarga. Além disso, o último talento desta árvore é uma nova habilidade chamada Mestre dos Elementos que, quando ativada, o próximo feitiço de Fogo, Gelo ou Natureza lançado pelo Xamã tem 100% de chance de acerto crítico e não custará nada de Mana.
Nesta árvore, a maioria dos talentos focam em aprimorar a habilidade do Xamã em causar dano com armas corpo a corpo, com alguns talentos melhorando-o defensivamente. Um talento muito importante para a fase de upar nesta árvore é o Lobo Fantasma Aprimorado, que diminui bastante o tempo para se transformar e torna essa habilidade muito mais conveniente. Ataque da Tempestade é a única habilidade nova aprendida nesta árvore e é a mais importante sem dúvidas, isso porque o Xamã não possui praticamente nenhuma habilidade que golpeia o inimigo com sua Arma, além dela aumentar o dano das suas próximas duas habilidades de Natureza em 20% por 12 segundos.
Esta é a árvore com mais talentos que dão suporte para sua função principal de curar e aprimorar os totens. Esta árvore também possui dois talentos específicos que são bem importantes ofensivamente: O primeiro é Orientação da Natureza que aumenta em até 3% sua chance de acerto com feitiços e ataques corpo a corpo e o segundo é Maestria das Marés que irá aumentar em até 5% sua chance de acerto crítico tanto com feitiços de cura como com feitiços elétricos. Porém o talento mais importante desta árvore é, sem dúvidas, Rapidez da Natureza por fazer com que seu próximo feitiço de Natureza seja lançado instantaneamente quando ativado, porém é valido apenas para feitiços com tempo de lançamento menor que 10 segundos. E por último temos o Totem Vagalhão de Mana, um novo Totem que regenera uma grande quantidade de Mana dos membro do grupo.
Xamã é uma classe bem consistente ao upar, pois ela possui bastante recursos ofensivos, excelentes feitiços de cura e velocidade de movimento aprimorada. Se assimilha um pouco ao Druida em como ele upa, utilizando em sua maior parte ataques corpo a corpo e gastando mais sua Mana em feitiços de cura, totens e buffs. Abaixo listamos algumas dicas extremamente importantes para conseguir aumentar sua velocidade em que completa missões e diminuir o tempo gasto sentado regenerando Mana.
Dicas
Coloque seus Totens em locais que você irá utilizá-los pelo máximo de tempo possível antes de mudar para outra localização, assim você diminui o tempo que gasta colocando seus Totens e regenerando sua Mana após. Algo que talvez alguns jogadores não saibam é que o Totens se posicionam como um quadrado em volta do personagem e memorizando suas posições ajuda também a decidir o melhor local para colocá-los.
Escudos de Raios é o feitiço de Dano por Mana mais eficiente do Xamã e deve ser sua prioridade para gastar Mana quando estiver upando. Isso é válido, é claro, principalmente se você estiver upando em combate corpo a corpo.
Utilize Grau 1 de feitiços que utilizar apenas pelos seus efeitos como Choque Terreno para interromper habilidades e Choque Gélido para retardar a velocidade de movimento dos inimigos, pois o dano causados por eles normalmente não fará muita diferença nessas situações, porém preservar Mana sempre é algo relevante.
Olho da Tormenta é um feitiço que, sempre que conseguir um acerto crítico com golpes ou feitiços, seus próximos feitiços não podem ser interrompidos por dano por 6 segundos. Com isso em mente, você pode utilizar Raio Grau 1 para tentar ativar esse efeito, pois o tempo de lançamento dele é apenas 1,5 segundos.
Por mais que esta classe possua diversas maneiras de se curar, upar Primeiro Socorros ainda é algo bem recomendado, pois assim você consegue diminuir seu gasto de Mana com feitiços de cura e consequentemente o tempo que gasta regenerando sua Mana. Além disso, bandagens podem ser utilizadas durante o combate mesmo que você esteja Silenciado e isso poderá salvar você ou um aliado de uma morte que iria atrapalhar toda sua missão e fazer você perder bastante tempo recuperando seu corpo.
Talentos para Upar
A melhor maneira de upar como Xamã e a mais popular entre os veteranos da classe é com maior foco em Aperfeiçoamento, utilizando uma Arma de Duas Mãos para causar o máximo de dano. Além disso, o Lobo Fantasma Aprimorado faz com que sua transformação seja muito mais rápida e isso ajuda bastante na movimentação do Xamã enquanto completa Missões. O mais importante para entender o porque da popularidade de Aperfeiçoamento basta perceber que quanto mais você consegue causar dano com armas, menos dependente de feitiços e Mana o Xamã se torna e isso é bem importante para melhorar sua qualidade de vida durante a fade de upar.
E para que não haja confusão em quais talentos pegar primeiro e quais pegar por último, segue abaixo a ordem como estes talentos devem ser escolhidos, começando pelos mais importantes para depois ir para os menos importantes:
Talentos para Upar como Elemental
Apesar do que explicamos acima, alguns jogadores ainda assim preferem upar como Elemental por uma questão de gosto pessoal. É por isso que deixamos abaixo a melhor combinação de talentos para esse propósito, porém aconselho bastante que pelo menos upe até o nível 40 como Aperfeiçoamento pois será muito mais rápido.
Talentos para Upar em Grupo
E por fim, se você possui um grupo de amigos que sempre joga junto fazendo Missões e Masmorras, se não possuírem um Curandeiro, você poderá fazer esse papel com a combinação abaixo. Porém, é possível fazer esse papel de uma maneira mediana com qualquer uma as árvores acimas, porém você irá precisar de equipamentos que concedem bastante Inteligência e poder de Cura.
0 Comentários