ÍNDICE
Introdução.
Por que eu deveria jogar de Hunter?
a. Visão geral da classe como um todo.
b. Prós e contras sobre Beast Mastery, em comparação com Marksmanship e Survival.
Build-a-character: O que eu procuro como um Hunter?
a. Stats: Seus limites (caps) e prioridades.
b. Races: Opinião geral sobre sua skin virtual.
c. Professions: Por que eu preciso trabalhar enquanto jogo?
Visão aprofundada de seus caminhos de build e as escolhas ao redor disso.
a. Talents: Aprenda sobre sua spec.
b. Pet Talents: Aprenda sobre seus companheiros também.
c. Pet Arsenal: Gotta catch 'em all, ou devo dizer tame?
d. Glyphs: Como aumentar seu desempenho usando papel higiênico com runas.
Keyboarding your way to the top parsing club.
a. Abilities e Cooldowns: O que eu tenho à minha disposição?
b. Rotation: A mágica de atirar em inimigos, controlar pets e armadilhas.
c. Refinement: Dicas e truques avançados para melhorar sua jogabilidade.
Qual é o BiS Gear e o que devo procurar?
a. Breve discussão entre Attack Power e Agility Stacking.
b. Finalmente a lista de BiS Gear (por que você não colocou isso primeiro?)
Como posso tornar minha configuração de equipamento ainda mais forte?
a. Gems: Deixando seu equipamento brilhante com pedras coloridas.
b. Enchants: Cold steel e wizardry altogether.
c. Consumables: Se você tem ouro suficiente para raide, caso contrário minta sobre isso.
Coisas extras que podem ser úteis, ou não, para sua jogabilidade de hunter.
a. Macros: Por que você deveria aprender sobre C++ e Python.
b. Addons: A cereja no topo do seu bolo pet-friendly.
Já que você gastou todo esse tempo lendo este guia.
a. Considerações Finais.
b. Logs para os curiosos e descrentes.
Changelog para referência futura.
0. Introdução
Antes de qualquer coisa, deixe-me apresentar: Meu nome é Cogo e eu jogo WoW por mais tempo do que me orgulho, desde o lançamento original do WotlK na Blizzard até a última expansão até agora, The War Within. Eu sou um membro da comunidade Warmane há alguns anos e explorei todo o conteúdo disponível, enquanto raidei com cada classe e spec imaginável – exceto Paladins, e eu vou continuar assim até eu parar ou morrer – e mantive escondida no meu primeiro guia minha paixão secreta por uma das specs mais incríveis já lançadas: Beast Mastery Hunter!
Apesar de ser extremamente tendencioso e um grande fã da spec, não apenas restrito a esta expansão, a motivação para escrever este guia é a mesma do anterior: Não existe um único guia bem detalhado explicando como a spec pode se sair bem em raide de final de jogo e há muito misticismo e desinformação sobre isso, levando tanto novos quanto antigos jogadores a ter uma crítica injusta em relação a ela. Então, sente-se na sua cadeira, pegue alguns salgadinhos agridoce e contemple o compêndio de Beast Mastery Hunter PvE para a versão 3.3.5.a do World of Warcraft!
Antes que eu me esqueça, se você estiver minimamente interessado em verificar meu guia anterior para Subtlety Rogue, confira este hiperlink (ou apenas digite no google ou no fórum do Warmane): [Guide] Subtlety Rogue PvE Compendium - The Stealthy Rascal
1. Por que eu deveria jogar de Hunter?
a. Visão geral da classe como um todo.
Hunters são, sem dúvida, uma das classes mais únicas projetadas para esta expansão, sendo o único causador de dano à distância que tem um perfil de dano físico consistente, combinado com vários tipos diferentes de dano mágico, enquanto também possui um pet permanente e desenvolvido que até tem sua própria árvore de talentos e diferentes habilidades dependendo do seu tipo de família.
Conhecidos por serem uma das classes mais fortes para subir de nível, os Hunters também são muito consistentes em cenários de PvP e PvE, onde você pode encontrar todas as três specs nas ranqueadas de arena, campos de batalha e PvP mundial, e também pelo menos uma em cada configuração de raide em todas as fases, tanto nas versões de 10 quanto de 25 jogadores. Sua reputação sólida vem devido ao dano consistente e sua utilidade flexível, permitindo que os Hunters sejam altamente requisitados para pelo menos uma dúzia de papéis diferentes dentro das raides, sendo uma peça central nas composições de raide desde as primeiras até as de final de jogo.
Apesar de ser um auto-atacante de distância baseado em mana, devido à itemização quase exclusivamente de Mail (malha) e dando prioridade a uma boa arma de longo alcance, os Hunters geralmente têm um bom tempo no processo de equipar, embora você deva ter em mente que as partes fora do conjunto (offset) são geralmente muito disputadas por compartilharem as mesmas prioridades de stats com as classes de combate corpo a corpo (melee) físico.
Portanto, levando toda essa parede de texto gigante acima em consideração – que eu tenho certeza que você não leu de jeito nenhum – meu objetivo principal é deixar claro o quão única a classe Hunter é e como todos deveriam dar uma chance pelo menos uma vez, posso garantir que será uma experiência única e você pode se apaixonar pela classe, pelo menos depois de ler este guia inteiro, talvez, quem sabe.
b. Prós e contras sobre Beast Mastery, em comparação com Marksmanship e Survival.
Começando no primeiro tópico importante deste guia, como todas as outras classes de DPS puro, os Hunters têm três specs diferentes que trocam a posição número um nas tabelas de dano de acordo com o nível de equipamento e o conteúdo disponível – e muito parecido com a discussão sobre Rogue – você tem duas specs principais que lutam entre si durante o lançamento do conteúdo: Marksmanship e Survival. Para nossa amada spec de Beast Mastery, é reservada principalmente a pole position no nível de equipamento pré-raide e como um atropelador de novatos nos níveis mais baixos do cenário PvP.
Mesmo que a spec tenha um desempenho um pouco menor no lado do DPS em comparação com seus irmãos mais velhos, você ficará surpreso com o quão poderosas são as ferramentas à sua disposição como sua compensação e o teto de habilidade surpreendentemente alto que ela tem para extrair todo o potencial que pode ser oferecido em um cenário de raide. Cada spec tem algo a oferecer e para lhe dar uma visão geral sobre a comparação entre as specs, abaixo está uma breve tabela de Prós e Contras:
Pros:
Spec muito amigável para iniciantes com um alto teto de habilidade, sendo envolvente do zero ao herói.
A classe Pet mais forte de longe, transformando você em um aterrorizante exército de 2 homens que se destaca em multi-alvo.
Arsenal incrível de Beasts que fornece tanto dano quanto utilidade incomparável.
Cooldown ofensivo mais curto disponível: Bestial Wrath, levando a mais janelas de burst frequentes e uma das mais obscenas da expansão.
Menor tempo de inatividade devido ao dano significativo do Pet, não importa as condições do Hunter no momento.
Mobilidade incomparável devido a Kindred Spirits e Disengage, além dos Pets mais rápidos disponíveis.
Buff de dano para toda a raide, caso esteja faltando um Retribution Paladin ou um Arcane Mage.
Você pode tamear Dinossauros, o que mais você quer?
Contras:
Menor dano geral em comparação com as outras specs.
Relação tóxica com os stats do equipamento devido às diferentes prioridades entre o Hunter e o Pet.
Compreensão profunda da spec é obrigatória para ser competitivo no cenário de raide de final de jogo.
Por ser uma spec não-meta, você terá mais dificuldade em encontrar vagas em grupos devido à falta de conhecimento geral sobre a spec por parte do jogador médio.
Você não pode tamear Feral Druids.
2. Build-a-character: O que eu procuro como um Hunter?
a. Stats: Seus limites (caps) e prioridades.
Os stats são a base de todo cálculo no jogo em relação às suas capacidades de dano, então uma das coisas que você deve estar ciente é quais stats são importantes e quais devem ser sua prioridade. A maioria dos simuladores de equipamento fará o trabalho duro de calcular o valor equivalente de cada stat em comparação com o outro, mas neste guia eu simplificarei quais são os caps e os dividirei em 2 grupos: Alta prioridade e Baixa prioridade.
Grupo 1: Alta Prioridade
Hit e Hit Rating (5% e 164)
Hit é um conceito muito direto, significando a chance de você acertar ou errar seus ataques e feitiços. Para cada 32.79 pontos de Hit Rating, você receberá 1% de Hit Chance. Como os Hunters têm uma vantagem inicial com 3% vindo de talentos, você deve procurar apenas 5% ou 164 no total, para alcançar o cap real que é 8% ou 263 no total. No geral, este é um stat muito fácil de obter através do equipamento, então você pode estar com excesso de cap durante seu processo de equipar e isso é bom, já que em direção ao equipamento de final de jogo a maioria do Hit será direcionada para outros stats.
Armor Penetration e Armor Penetration rating (100% e 1400)
O stat favorito de todos os tempos para quase metade das specs de DPS no WotLK, onde a matemática ao redor dele é tão confusa e complicada que foi completamente removida na próxima expansão, Cataclysm. Para ser muito direto e simples sobre como este stat funciona: ele aumenta seu dano físico não-sangramento, e quanto mais você tem, mais valioso é o valor que você já tem. Entre as specs de Hunter, Beast Mastery é a mais fisicamente pesada de longe, então mirar no cap de Armor Penetration é uma obrigação, no entanto, lembre-se de que o dano do seu Pet não escala com este stat, apenas o dano físico do Hunter.
Grupo 2: Baixa Prioridade
Attack Power (sem limite)
Também conhecido como AP para os íntimos, este stat aumenta o dano de quase tudo o que você faz aos seus inimigos: auto ataques, tiros, armadilhas e, o mais importante, o dano do seu Pet. Os Hunters têm uma ótima escala com AP e Beast Mastery ainda mais devido à escala do Pet, então este stat é altamente valioso especialmente em equipamentos de nível mais baixo. Há uma concepção errada comum de que é o melhor stat para a spec, mas eu deixarei claro que isso só é verdade em equipamentos iniciais, onde Armor Penetration se torna cada vez mais valioso em direção ao final do jogo.
Agility (sem limite)
Na maioria das vezes, você encontrará Agility nos stats base do seu equipamento, não como um stat extra, a menos que em equipamento de nível baixo ou por stats extras como gems, enchants e tal. A cada 83.12 pontos de Agility, sua chance de crítico aumentará em 1%, tem uma base de 1:1 para Attack Power, e lhe dá um pouco de desvio (dodge). Além disso, sua Agility pode ser impulsionada por buffs de raide, como Greater Blessing of Kings, então é sempre um stat muito bem-vindo para aumentar seu poder ofensivo geral.
Critical Chance e Critical Strike rating (sem limite)
Critical é um stat muito bem-vindo que irá aprimorar ainda mais cada ataque que você faz multiplicando-o por mais de 1.0x, transformando um grande acerto em um ACERTO MAIOR. A escala vai para 45.87 pontos de critical strike rating para cada 1% de aumento e é um stat muito decente que se sincroniza bem com talentos como Mortal Shots, Cobra Strikes e Go For the Throat.
Haste (sem limite)
O último stat que vale a pena mencionar, Haste aumenta a frequência de seus auto ataques de longo alcance, pela proporção de 32.85 haste rating para cada 1% de aumento. Geralmente para Hunters é um stat medíocre, mas como Beast Mastery tem um uso maior de Steady Shot na rotação e, juntamente com Auto-Shot, constitui a maior fração do seu dano principal, ele tem seu valor. No equipamento BiS, você terá dois itens com Haste, então se durante o seu processo de equipamento você conseguir algum Haste "sobrando", lembre-se de que não é um stat inútil e apenas um de valor mais baixo.
Expertise e Expertise Rating (0 e 0/0)
Você não precisa de Expertise como um Hunter, ponto final. Pare de rolar itens com Expertise ou eu vou encontrar onde você mora e urinar na sua porta. (Por razões legais, isso não é uma ameaça e apenas uma piada medíocre).
b. Races: Opinião geral sobre sua skin virtual.
Há 10 raças disponíveis na expansão WotLK, onde você tem 7 alternativas de raças como um Hunter, sendo 4 do lado da Horda e 3 do lado da Aliança. Algumas pessoas escolhem uma raça pela aparência, outras pela história (lore), e algumas pelos traços raciais que cada uma oferece. Para ambas as facções, há vencedores claros se você estiver procurando puramente pelo maior dano potencial possível, que eu listarei abaixo brevemente:
Horda: Orc >> Troll > Blood Elf ~ Tauren
Orcs fornecem dano extra para o Pet e um cooldown de Attack Power, sendo a combinação perfeita para Beast Mastery Hunters, sem perguntas. Trolls, na segunda posição, oferecem um cooldown de Haste e um leve aumento de Critical Strike em arcos, o que pode ser útil. Ambos os Blood Elves e Taurens não têm aumento de dano direto em seus traços raciais, mas você pode argumentar que o primeiro tem um pequeno cooldown de mana enquanto o último é apenas uma vaca grande com uma arma.
Aliança: Draenei >> Night Elf ~ Dwarf
Na facção errada, Draeneis dão a permissão para uma configuração de equipamento ligeiramente diferente pelo passivo extra de Hit Chance, permitindo espremer um pouco mais de outros stats, além de uma cura que escala com Attack Power. Night Elves e Dwarves não têm aumento de dano real de seus traços, mas o primeiro tem um pouco mais de Agility base do que o último, mas honestamente nenhum deles é comparável aos Draeneis.
c. Professions: Por que eu preciso trabalhar enquanto jogo?
As profissões são usadas tanto para fins econômicos quanto para stats de combate extras. Como tudo neste jogo, você pode maximizar seu personagem em todos os aspectos, e este é um desses casos. Existem 11 profissões igualmente disponíveis para cada classe que eu dividirei em 3 grupos devido à ordem de prioridade, e também detalharei as relevantes:
Grupo 1: Best-in-Slot Professions
Engineering: Sem dúvida a única profissão que eu consideraria obrigatória para todas as specs de Hunter devido à utilidade que ela oferece: um paraquedas em Flexweave Underlay para combinar com seu Disengage, um cooldown de DPS menor em Hyperspeed Accelerators e um cooldown de mobilidade em Nitro Boosts. Também recomendo ir para a Gnomish Specialization para que você possa criar suas próprias Arrows e até mesmo alguns trinkets de nicho como o Almighty Gnomish Battle Chicken. É uma obrigação, ponto final.
Jewelcrafting: Permite que você crie gems especiais cortando Dragon’s Eye e equipando 3 delas em seu equipamento. Esta profissão é BiS para todas as specs de PvE devido à melhoria de stats brutos mais alta e os Beast Mastery Hunters não são uma exceção: você tem um tempo mais fácil para alcançar seu cap de Armor Penetration ou para espremer mais stats quando mais perto de equipar BiS.
Grupo 2: Useful Professions
Tailoring: Profissão sólida que alguns Beast Mastery Hunters gostam de usar, especialmente devido ao enchant Swordguard Embroidery que lhe dá uma janela de burst mais forte em troca de seu Paraquedas de Agility da Engineering. Pessoalmente, acho que é uma escolha de nicho para lutas curtas, mas em lutas mais longas o valor médio é menor do que as Profissões acima.
Blacksmithing: Dá-lhe alguma flexibilidade para espremer alguns stats extras, devido aos 2 sockets prismáticos extras em seu equipamento – 1 no pulso, 1 nas luvas – mas como você estará usando Engineering como uma das profissões, BS é apenas um JC pior.
Alchemy, Enchanting, Inscription, Leatherworking, Skinning: Todas estas profissões fornecem algum tipo de aumento de DPS, dando stats ofensivos extras – mais comumente AP – mas claramente têm um valor menor do que as mencionadas no grupo acima. Não estou aqui para julgá-lo, se você quiser manter qualquer uma de suas profissões por causa de múltiplos personagens ou economia, sinta-se à vontade para pegar uma destas do Grupo 2.
Grupo 3: Not Recommended Professions
Mining, Herbalism: Nenhuma destas fornece qualquer aumento de dano e não são recomendadas para raide de PvE como uma classe de DPS. No entanto, você faz o que quiser, já que tenho certeza de que você é uma pessoa adulta, eu não vou julgar tanto.
3. Visão aprofundada de seus caminhos de build e as escolhas ao redor disso:
a. Talents: Aprenda sobre sua spec.
Como esperado, esta é uma parte muito importante do guia, já que a escolha sábia de talentos é essencial para um bom desempenho, portanto, farei uma análise mais profunda e detalhada de cada talento que vale a pena mencionar à medida que os tiers avançam. Como este é um guia de Hunter, eu também cobrirei a árvore de talentos do Pet – sim, eles têm uma – para otimizar seu dano geral. Abaixo, usarei minhas próprias árvores de talentos como exemplos e usarei um sistema de cores para fins de clareza. Enquanto os talentos obrigatórios não serão destacados, eu marcarei aqueles que podem ser intercambiáveis dependendo do seu nível de equipamento e dos stats disponíveis no momento:
Beast Mastery Tree
Tier 1
(5/5) Improved Aspect of the Hawk: Como você estará usando o Aspect of the Dragonhawk na maior parte de uma luta, é um decente buff de 15% de Haste que manterá quase 50% de uptime de graça, um talento de Tier 1 muito bom.
(1/5) Endurance Training: Este é um talento de preenchimento para chegar à linha do Tier 3, e é a melhor alternativa de EHP em comparação com armadura extra ou dodge, mas um pouco imperceptível.
Tier 2
(2/2) Focused Fire: 2% de dano extra plano para o Hunter e 20% de Critical Chance extra para as habilidades do seu Pet durante o tempo ativo do Kill Command, o que faz seu Pet bater como um caminhão e é tão decente que é até uma escolha de talento para outras specs.
(2/2) Improved Revive Pet: Talento útil caso seu Pet morra durante uma luta de chefe ou puxadas de adds, e surpreendentemente acontece de vez em quando, já que os Pets de Beast Mastery causam muito dano e ameaça. Deve ser combinado com o Minor Glyph of Revive Pet.
Tier 3
(1/1) Aspect Mastery: Dá a você Attack Power extra e flat Damage Reduction (DR) enquanto usa o Aspect of the Dragonhawk, enquanto também o pune menos ao usar Aspect of the Viper para recuperar mana. No geral, um talento sólido que torna a troca de Aspect a lot easier em comparação com as outras specs.
(5/5) Unleashed Fury: O primeiro grande buff para Pets na árvore, dá ao seu Pet um aumento de dano de 15% plano, o que contribui muito para a escala de dano do Pet através do equipamento e buffs de raide.
Tier 4
(5/5) Ferocity: 10% de Critical Strike Chance extra para o seu Pet. Números grandes se transformando em números maiores, não pode ser uma escolha ruim.
Tier 5
(1/2) Spirit Bond: Fornece uma pequena regeneração de HP passiva, mas a razão para este talento é a cura extra recebida, que é bastante útil para chefes com AoE pesado como Sindragosa, sendo o melhor preenchimento para este Tier.
(1/1) Intimidation: Stun de 3 segundos direcionado do seu Pet em um cooldown de 1 minuto, que pode ser usado para gerenciamento de Adds como uma ferramenta de emergência. Além disso, é um requisito para dois dos buffs de dano mais fortes da árvore, então é uma escolha óbvia.
(2/2) Bestial Discipline: Duplica a regeneração de Focus do seu Pet, que, combinado com Go for the Throat, fornecerá recursos infinitos para seu pet durante uma luta, o que se traduz em um claro aumento de DPS e garante que seus Pets de utilidade estejam fazendo seus trabalhos.
Tier 6
(2/2) Animal Handler: Aumenta o AP do seu Pet em 10%, o que é um aumento de DPS perceptível, enquanto também aumenta a duração do seu Master’s Call para 10 segundos, sendo uma ferramenta poderosa para tornar seu Pet e qualquer alvo imunes a slows e roots por uma duração bastante longa. Parabéns, agora você tem sua própria versão aprimorada de um Hand of Freedom.
(3/5) ou (4/5) Frenzy: Fornece um buff de velocidade de ataque maciço para o seu Pet depois que ele causa um Critical Strike, e a diferença de uptime entre 3 e 4 pontos é mínima. Minha preferência pessoal é manter em 3, já que é mais do que suficiente para fazer o buff durar pelo menos 90% de uma luta.
Tier 7
(3/3) Ferocious Inspiration: Dá um buff de 3% de dano para toda a raide que é o mesmo que o de Retribution Paladins e Arcane Mages, caso você não tenha um ou ele esteja morto por algum motivo. Mas também, este talento fornece um aumento de dano plano de 9% para tanto Steady Shot quanto Arcane Shot, que são feitiços usados com bastante frequência.
(1/1) Bestial Wrath: O grande cooldown da árvore de Beast Mastery, aumenta o dano do seu Pet em 50% por 10 segundos em um cooldown base de 2 minutos. A esta altura você deve ter percebido que os talentos são muito direcionados para o dano do Pet, e este cooldown é a cereja no topo para fazer seu Pet enlouquecer e bater tão forte quanto os membros da sua raide. Também faz seu pet ficar enorme e vermelho – eu juro que estou falando de WoW – além de CC immune, o que pode ser útil de vez em quando.
(1/3) until (0/3) Catlike Reflexes: A principal razão para 1 ponto de preenchimento neste talento é que em lutas longas você pode usar um Kill Command extra, já que ele diminui o cooldown de 60 para 50 segundos. Esta é uma preferência pessoal muito pequena, você pode em vez disso colocar este ponto em Frenzy para um RNG ligeiramente melhor.
Tier 8
(1/2) or (2/2) Invigoration: O recurso de mana dos Beast Mastery Hunters onde você recupera mana quando seu Pet faz um critical strike com suas habilidades. Eu recomendo pelo menos 1 ponto para que você não se preocupe com recursos em lutas curtas e médias, e 2 pontos se você for um Hunter com equipamento de baixo nível. Lembre-se que este talento também é um aumento de DPS porque permite que você gaste menos tempo em Aspect of the Viper, o que diminui seu dano em troca de regeneração de mana.
(5/5) Serpent’s Swiftness: Fornece tanto ao Hunter quanto ao Pet 20% de Haste, o que é um enorme aumento de DPS, tanto de alvo único quanto também fornecendo um sólido AoE, já que os ticks de Volley também escalam de Haste. Escolha óbvia e o melhor talento deste Tier, ponto final.
Tier 9
(3/3) Longevity: Reduz o cooldown de seu cooldown mais forte, a habilidade de assinatura do seu Pet e seu stun de alvo em 30%. Este é um enorme aumento de DPS enquanto um buff de utilidade bastante forte, já que você será capaz de manter os debuffs de seus Pets de utilidade com 100% de uptime ou empilhá-los mais rápido. Talento muito forte e nunca deve ser pulado.
(1/1) The Beast Within: O TALENTO MAIS FORTE DE TODA A ÁRVORE. Dá a você um aumento de dano plano de 10%, e quando você lança Bestial Wrath adiciona mais 10% em cima disso e seus feitiços custam metade da mana por 10 segundos. Como se não fosse o suficiente para um único ponto de talento, você também se torna CC immune pelo mesmo período de tempo, o que pode ser usado para quebrar o Vile Gas de Festergut, o Incite terror de Blood Queen Lanathel e pelo menos 437 outras mecânicas. E você também fica vermelho, assim como seu Pet maciço e aterrorizante.
(1/3) until (3/3) Cobra Strikes: Quando você acerta criticamente com Steady, Arcane ou Kill shot, seus próximos 2 ataques especiais do Pet também serão critical strikes. No equipamento BiS, eu sugiro pegar pelo menos 1 ponto aqui, mas quanto menor for o seu equipamento, maior a parcela do seu dano vem do Pet e você deve pegar mais pontos de talento aqui. Este buff não se acumula, então se ele proca de forma consecutiva, atualiza para 2 procs, mas ainda assim é um forte aumento de DPS e também combina muito bem com Invigoration para regeneração de mana.
Tier 10
(5/5) Kindred Spirits: Outro buff de dano de Pet maciço, aumentando-o em 20% plano, mas também aumenta a velocidade de movimento tanto do Pet quanto do Hunter em 10%, dando a você uma boa mobilidade extra enquanto seu Pet está ativo e, portanto, reduzindo seu tempo de inatividade em lutas que exigem que você se mova.
Tier 11
(1/1) Beast Mastery: O talento que dá o nome à spec, não apenas permite que você tame Exotic Pets – que são o cerne de sua Utilidade e Dano – mas também melhora a árvore de talentos do seu Pet de 16 para 20 pontos de talento, o que é uma enorme atualização. Este talento é uma obrigação para cada configuração de raide e seus efeitos serão discutidos mais a fundo na seção de Pet talents.
Marksmanship Tree
Tier 1
(3/3) Focused Aim: Fornece a você 3% de Hit Chance grátis, trazendo seu cap de 8% para 5%, e também lhe dá pushback immunity em Steady Shot enquanto sob o efeito de Concentration Aura de um Paladin. Este talento permite que você seja muito mais flexível em relação ao equipamento e é um aumento de DPS maciço em lutas onde você sofre dano constante, então é uma obrigação.
(2/5) Lethal Shots: Aumenta seu Critical Strike em 2%. É isso, stats grátis para chegar ao Tier 2.
Tier 2
(3/3) Careful Aim: Converte em uma proporção de 1:1 toda a sua Intellect em Attack power, que é quase 1000 AP no equipamento BiS em um cenário de raide, consolidando este talento como, sem dúvida, o melhor aumento de Stat e também justificando o equipamento em direção a armadura Mail em vez das de Leather.
(2/5) until (5/5) Mortal Shots: Se você está tirando pontos de talento de Invigoration ou Cobra Strikes, este é uma opção para despejar os pontos extras. Para cada ponto de talento, ele aumenta em 6% o bônus de dano de critical strike de suas habilidades – e se você é bom em matemática, ele atinge o cap de 30% em 5 pontos – melhorando ainda mais o valor de Critical Strike para Hunters. Minha preferência pessoal é ir para (5/5) neste por ser uma escolha de DPS geral muito sólida.
Tier 3
(1/2) Go for the Throat: Toda vez que você faz um critical strike, seu Pet recupera 25% de sua barra de recurso. Combinado com Bestial Discipline, um único ponto de talento aqui é suficiente para fornecer recursos infinitos ao seu Pet para liberar seu potencial máximo, tanto de dano quanto de utilidade.
Survival Tree
Tier 1
(5/5) Improved Tracking: Enquanto você tiver qualquer um de seus feitiços de Tracking ativo, com a exceção de Track Hidden, aumenta o dano do Hunter em relação a esses tipos em 5%. Este é um lembrete importante para ativar seu Tracking enquanto raida, e você não necessariamente precisa rastrear o tipo específico de seu inimigo, o que significa que se você tiver Track Humanoids e estiver atacando um Undead, o aumento de dano ainda persiste. Minha regra geral é ativar seu rastreamento antes da raide começar para o tipo de inimigo mais comum – Undeads para Icecrown Citadel, Dragonkin para Ruby Sanctum e assim por diante – para que você possa usar seu minimapa para localizar esses inimigos.
(0/3) or (3/3) Trap Mastery: Se você não está despejando pontos em Mortal Shots, uma das opções é pegar 3 pontos de talento aqui em Trap Mastery, que aumentará o dano de sua Explosive trap em 30% e o número de cobras em 6. Usar suas armadilhas em cooldown resulta em um aumento de DPS em dois ou mais alvos. Em um único alvo, é aproximadamente neutro em DPS, e se você não estiver colocando armadilhas a cada 30 segundos, na verdade é uma perda de DPS. Ao contrário das outras specs, você não pode se dar ao luxo de ter tanto Trap Mastery quanto Mortal Shots no máximo, então se resume à preferência pessoal. Se você sente que precisa de mais dano AoE – Ruby Sanctum 25 Heroic é um bom exemplo – é uma boa opção, mas eu prefiro ir para Mortal Shots para um dano geral mais consistente.
b. Pet Talents: Aprenda sobre seus companheiros também.
Lembra quando eu disse que os Hunters são uma classe muito única? Bem, uma das razões é que você tem um companheiro completo ao seu lado que também tem sua própria árvore de talentos. Eu ainda não vou me aprofundar em todo o arsenal de Pets que você pode tamear neste tópico, mas uma informação muito importante sobre eles é que todas as famílias de Pet estão incluídas em três grandes grupos: Ferocity, Cunning e Tenacity. Para cada grupo principal, você tem uma árvore de talentos particular onde pode maximizar seu potencial de dano e utilidade.
No geral, para o cenário de raide, as árvores de talentos não são tão flexíveis para cada grupo principal, então abaixo eu cobrirei um exemplo de cada uma que você deve usar, independentemente do tipo de família do seu amado companheiro, incluindo também uma breve explicação dos talentos de uma forma semelhante à que fiz para a árvore de talentos do Hunter:
Ferocity Talent Tree:
Tier 1
(2/2) Cobra Reflexes: Aumenta a velocidade de ataque do seu pet em 30%, mas diminui seu dano em 23%, transformando-o em uma mudança de DPS "neutra" (1.30*0.77 = 1, se você não acredita em mim, confie na sua calculadora). À primeira vista, isso soa como um talento estúpido e inútil, mas o que ele realmente faz é empilhar e ativar os procs do Pet e do Hunter muito mais rápido, o que se traduz em um aumento de DPS perceptível.
(1/1) Dash: Burst maciço de velocidade de movimento por 16 segundos, o que é ótimo para fazer seu Pet se mover entre alvos em um piscar de olhos. Lembre-se que os Pets de Beast Mastery são uma grande fração do seu dano, então este talento reduz drasticamente o tempo de inatividade.
Tier 2
(3/3) Spiked Collar: Outro modificador de dano de Pet, aumentando em 9% plano.1 Bom.
(0/1) ou (1/1) Boar’s Speed: Define a velocidade de movimento base do seu Pet de 110% (devido a Kindred Spirits) para 130%. É um talento opcional, já que você pode ativar Dash quando seu pet tem que se mover, mas é bastante útil quando está em cooldown, o que faz desta a minha preferência pessoal.
(0/2) ou (1/2) Bloodthirsty: Fornece ao seu Pet uma pequena cura, e 21 de felicidade a cada tick em auto-ataques, o que elimina o esforço de alimentar através de Feed Pet ou curar através de Mend Pet quando combinado com o Glyph. Eu acho este talento praticamente inútil, mas se você é um pai ruim e não cuida adequadamente do seu Pet, é uma opção em vez de Boar’s Speed.
Tier 3
(3/3) Culling the Herd: Quando seu Pet faz um critical strike com sua habilidade básica, tanto o Hunter quanto o Pet recebem um aumento de dano de 1% por 10 segundos, empilhando até 3%. Graças aos recursos infinitos e à Critical Chance extra que você obtém dos talentos, este talento se acumula muito rápido e nunca cai.
(1/1) Charge: Carga de Pet de 25 jardas que aumenta o próximo ataque em 25%. A parte importante deste talento é minimizar ainda mais o tempo de inatividade, então é uma escolha obrigatória para todo Beast Mastery Hunter.
Tier 4
(3/3) Spider’s Bite: Aumenta o Critical Strike do seu pet em 9%. Muito boa interação com todos os outros bônus.
Tier 5
(1/1) Rabid: Cooldown de dano de Pet que dá um buff de AP empilhável de até 25% por 20 segundos. Graças a Longevity, ele tem apenas um cooldown de 32 segundos, o que é um enorme impulso de dano.
(1/1) Call of the Wild: Cooldown de dano de Hunter que aumenta o AP de ambas as entidades em 10% por 20 segundos, em um cooldown base de 3.5 minutos. Como você pode ver o padrão, já que a maioria desses cooldowns está fora do GCD, você pode ativar todos eles de uma vez para uma janela de burst maciça, uma das assinaturas da spec.
Tier 6
(2/2) Shark Attack: Outro aumento de dano plano de 6% para seu pet que só é possível devido aos pontos de talento extras de Beast Mastery.
(2/2) Wild Hunt: Aumenta a Stamina do seu Pet em 40% e o Attack Power em 30% dos stats do Hunter, adicionando outra ótima escala em direção ao final do jogo.
Tenacity Talent Tree
Tier 1
(2/2) Cobra Reflexes: Aumenta a velocidade de ataque do seu pet em 30%, mas diminui seu dano em 23%, transformando-o em uma mudança de DPS "neutra" (1.30*0.77 = 1, se você não acredita em mim, confie na sua calculadora). À primeira vista, isso soa como um talento estúpido e inútil, mas o que ele realmente faz é empilhar e ativar os procs do Pet e do Hunter muito mais rápido, o que se traduz em um aumento de DPS perceptível.
(1/1) Charge: Carga de Pet de 25 jardas que aumenta o próximo ataque em 25%. A parte importante deste talento é minimizar ainda mais o tempo de inatividade, então é uma escolha obrigatória para todo Beast Mastery Hunter.
Tier 2
(3/3) Spiked Collar: Outro modificador de dano de Pet, aumentando em 9% plano.2 Bom.
(1/1) Boar’s Speed: Define a velocidade de movimento base do seu Pet de 110% (devido a Kindred Spirits) para 130%. Você pode ativar Dash quando seu pet tem que se mover, mas ainda é bastante útil quando está em cooldown e você precisa da mobilidade extra.
Tier 3
(3/3) Culling the Herd: Quando seu Pet faz um critical strike com sua habilidade básica, tanto o Hunter quanto o Pet recebem um aumento de dano de 1% por 10 segundos, empilhando até 3%. Com os recursos infinitos e a Critical Chance extra que você obtém dos talentos, este talento se acumula muito rápido e nunca cai.
(2/2) Guard Dog: Principalmente pego para desbloquear o talento Taunt, mas bastante útil se você precisar fazer conteúdo solo para um impulso maciço na ameaça do seu Pet. Por testes pessoais, o aumento de felicidade pode estar bugado, mas mal importa também.
(1/1) Thunderstomp: Fornece uma fonte extra de dano AoE para seus Tenacity Pets, o que é surpreendentemente útil para puxadas de adds e lutas de chefes com alvos agrupados.
Tier 4
(2/2) Grace of the Mantis: Praticamente um talento de preenchimento para desbloquear os mais fortes abaixo.
Tier 5
(1/1) Last Stand: Cooldown defensivo que aumenta a Saúde do seu Pet em 30% por 20 segundos. Surpreendentemente bom quando você precisa absorver dano ou fazer uma troca de aggro, porque seu Pet atinge uma barra de saúde de mais de 40k.
(1/1) Taunt: Provoca um alvo por 3 segundos. Feitiço de backup incrível quando seu Distracting Shot está em cooldown ou para momentos críticos onde você precisa provocar algum add para longe de seus curandeiros. Mantenha este em um keybind diferente para fins de emergência e combine incrivelmente bem com Last Stand para que seu pet não morra.
(1/1) Roar of Sacrifice: Uma versão barata de um Hand of Sacrifice onde seu Pet absorve 20% do dano causado ao alvo por 12 segundos, além de conceder imunidade a critical strike. Adiciona ao Hunter uma das coisas que mais nos falta, que é um cooldown defensivo.
Tier 6
(2/2) Wild Hunt: Aumenta a Stamina do seu Pet em 40% e o Attack Power em 30% dos stats do Hunter, adicionando outra ótima escala em direção ao final do jogo.
Cunning Talent Tree
Tier 1
(2/2) Cobra Reflexes: Aumenta a velocidade de ataque do seu pet em 30%, mas diminui seu dano em 23%, transformando-o em uma mudança de DPS "neutra" (1.30*0.77 = 1, se você não acredita em mim, confie na sua calculadora). À primeira vista, isso soa como um talento estúpido e inútil, mas o que ele realmente faz é empilhar e ativar os procs do Pet e do Hunter muito mais rápido, o que se traduz em um aumento de DPS perceptível.
(1/1) Dive: Burst maciço de velocidade de movimento por 16 segundos, o que é ótimo para fazer seu Pet se mover entre alvos em um piscar de olhos. Lembre-se que os Pets de Beast Mastery são uma grande fração do seu dano, então este talento reduz drasticamente o tempo de inatividade.
(1/3) Great Stamina: Ponto de preenchimento para um pouco mais de EHP para seu pet. Pode ser colocado em qualquer outro lugar, não importa muito.
Tier 2
(1/2) Mobility: Permite que seu Dive fique fora de cooldown o tempo todo, transformando seu Pet na entidade mais rápida possível em uma raide, estando sempre em uma velocidade de movimento base de 180%.
(3/3) Spiked Collar: Outro modificador de dano de Pet, aumentando em 9% plano.3 Bom.
Tier 3
(3/3) Culling the Herd: Quando seu Pet faz um critical strike com sua habilidade básica, tanto o Hunter quanto o Pet recebem um aumento de dano de 1% por 10 segundos, empilhando até 3%. Com os recursos infinitos e a Critical Chance extra que você obtém dos talentos, este talento se acumula muito rápido e nunca cai.
Tier 4
(2/2) Feeding Frenzy: Aumenta o dano do seu Pet em 16% em inimigos com menos de 35% de Saúde, dando a você uma boa fase de execução caso esteja usando um Pet Cunning.
Tier 5
(1/1) Wolverine Bite: Habilidade extra que é um ataque aprimorado, já que é um acerto garantido. Também é necessária para o próximo talento de Tier.
(1/1) Roar of Recovery: Cooldown de mana bastante decente, fornecendo ao Hunter 30% de sua mana total em um cooldown base de 3 minutos. Muito útil especialmente em lutas mais longas para que você não tenha que trocar frequentemente para Aspect of the Viper.
(2/2) Grace of the Mantis: Praticamente um talento de preenchimento para desbloquear os mais fortes abaixo.
Tier 6
(2/2) Wild Hunt: Aumenta a Stamina do seu Pet em 40% e o Attack Power em 30% dos stats do Hunter, adicionando outra ótima escala em direção ao final do jogo.
(1/1) Roar of Sacrifice: Uma versão barata de um Hand of Sacrifice onde seu Pet absorve 20% do dano causado ao alvo por 12 segundos, além de conceder imunidade a critical strike. Adiciona ao Hunter uma das coisas que mais nos falta, que é um cooldown defensivo.
c. Pet Arsenal: Gotta catch 'em all, ou devo dizer tame?
Um dos maiores aspectos dos Beast Mastery Hunters é a enorme flexibilidade nas escolhas de Pet, tanto para dano quanto para utilidade, onde você também tem muito mais opções em comparação com as outras specs devido ao talento Beast Mastery. Primeiro de tudo, você é obrigado a ir a qualquer cidade principal para um Stable Master e comprar todos os cinco slots – um ativo, quatro em estábulos – para que você possa desbloquear seu potencial total. Minha recomendação pessoal, e obviamente a configuração que eu uso, é ter pelo menos um Pet de dano puro e pelo menos dois de utilidade, dependendo das configurações de raide com as quais você geralmente joga. E antes que eu me esqueça, pelo amor de Cthulhu, alimente-o até a felicidade máxima e suba o nível do seu pet para 80 antes de qualquer raide, por algum motivo é bastante comum ver Pets sem nível e é uma perda de DPS maciça se você é um Beast Mastery Hunter.
Como este é um guia para raide, eu não vou listar cada Pet possível que você pode tamear, mas os que fornecem usos maiores ou menores para um grupo de raide. Abaixo eu listarei essas feras incríveis em dois grupos diferentes em ordem alfabética, onde entre parênteses estará o seu tipo – F/T/C para Ferocity, Tenacity e Cunning, respectivamente – para que você possa navegar em direção às árvores de talento sugeridas para cada um. Antes que eu me esqueça, você pode abrir este Amazing Link! para ver cada Pet tameável e suas localizações para que você possa encontrá-los mais facilmente.
Pure Damage Pets:
Devilsaur (F): O Pet mais icônico de todos, os maciços reis lagartos que saíram direto de um filme de Steven Spielberg são os Pets com o maior DPS disponível desta expansão. Sua habilidade especial é um buff de dano de Pet que aumenta de 3% para 9% em stacks máximos, o que os transforma em uma máquina de DPS feita de escamas e dentes com uma ótima escala em direção ao final do jogo. É a minha preferência pessoal e eu tammei King Krush, que tem raidado comigo por mais tempo do que eu consigo me lembrar.
Spirit Beast (F): O mais fraco dos três Pets de dano puro, todas as feras lendárias – Skoll, Loque’nahak, Gondria e Arcturis – compartilham as mesmas duas habilidades extras. Primeiro, Spirit Strike é um ataque Arcane de 30 jardas que também aplica um DoT, e segundo é Prowl onde eles podem entrar em modo furtivo e ganhar 50% de dano bônus no primeiro ataque. Mesmo que eles não sejam os melhores disponíveis, eu reconheço que eles são muito legais, então se você não se importa muito com min-max, eles são uma opção sólida.
Wolf (F): Mesmo que nossos amados Wolves não sejam o Pet de maior DPS por si só, eles são os que fornecem o maior DPS para um Beast Mastery Hunter, devido à sua habilidade especial Furious Howl onde aumenta o Attack Power de ambas as entidades em 320 por 20 segundos, em um cooldown base de 40 segundos. Se você está procurando aquele lugar de destaque no parsing e está acostumado a raidear com seu lobo fofo em outras specs, eles são a melhor opção como um Pet de dano puro.
Utility Pets:
Carrion Bird (F): Sua habilidade especial é Demoralizing Screech, que diminui o AP de todos os inimigos ao redor em 574, o que é o mesmo que as versões aprimoradas de Bear Tanks e Protection Warriors. Eles são muito bons quando ninguém mais em sua raide pode fornecer este debuff, já que é uma melhoria significativa para o EHP do seu tanque.
Chimaera (C): Sua habilidade especial é Froststorm Breath, que é um ataque de longo alcance de 30 jardas que aplica um slow indispelável de 50% por 5 segundos. Este pet é muito de nicho e seu melhor uso é em Blood Prince Council, onde você pode manter todas as cinéticas ativas sem esforço, especialmente se você é um novo jogador de Hunter. Eles também podem voar e manter 180% de velocidade de movimento o tempo todo por serem um pet do tipo Cunning.
Core Hound (F): Sua habilidade especial é Lava Breath, um ataque de longo alcance de 30 jardas que reduz a velocidade de cast em 25% por 10 segundos. Quando você não tem um Warlock em seu grupo – e seus Rogues provavelmente não estão carregando Mind-Numbing Poison porque não leram meu Guia de Subtlety – esta é uma ótima opção para desacelerar chefes de cast em lutas como Sindragosa, Blood Prince Council, os Faction Champions e muitos outros.
Gorilla (T) ou Nether Ray (C): Sua habilidade especial é Pummel/Nether Shock, que é um ataque que interrompe o lançamento de feitiços, com o primeiro sendo de alcance corpo a corpo com um cooldown de 30 segundos e o último um ataque de 20 jardas com um cooldown de 40 segundos. Pets muito situacionais, mas caso os membros da sua raide não estejam fazendo seus trabalhos adequados, você pode fornecer uma interrupção semelhante a Silencing Shot da spec de Marksmanship.
Turtle (T): Sua habilidade especial é Shell Shield, reduzindo o dano recebido em 50% por 12 segundos. Esta é apenas uma menção honrosa porque é o único Pet que eu já vi que pode aguentar mais de 1 hit de um chefe de raide, estas tartarugas são as mais duronas entre todos os Pets e absolutamente ótimas para conteúdo mais antigo.
Wasp (F): Sua habilidade especial é Sting, que diminui a armadura do alvo em 5% por 20 segundos. Caso seu grupo esteja perdendo um Druid para Faerie Fire ou Warlock para Curse of Weakness, este pet também pode fornecer o mesmo debuff de armadura menor.
Worm (T): Sua habilidade especial é Acid Spit, que reduz a armadura do alvo em 10% e se acumula até 20%. É o equivalente a Sunder Armor de Warriors e Expose Armor de Rogues, você pode aplicar 20% em 7 segundos, o que é surpreendentemente ótimo. O melhor uso para este Pet é em Ruby Sanctum 25 Heroic, onde você pode manter o debuff de armadura no grupo de fora e também ter um dano AoE extra por ser um Pet Tenacity.
d. Glyphs: Como aumentar seu desempenho usando papel higiênico com runas.
Glyphs são aprimoramentos que pessoas com a profissão Inscription têm permissão para criar, por alguma bruxaria relacionada a papel higiênico, que aprimoram ainda mais suas habilidades. Cada especialização permite que você tenha 3 Major Glyphs e 3 Minor Glyphs, e geralmente eles são escolhidos pelo desempenho geral. Para Beast Mastery Hunters, as opções de Glyphs não são fixas e podem variar de acordo com seu estilo de jogo e desempenho na raide. Para os Major Glyphs, que são os que afetam seu dano, estas são as opções:
Major Glyphs:
(Obrigatório) Glyph of Steady Shot: Aumenta o dano de Steady Shot em 10% quando seu alvo é afetado por Serpent Sting. Aumento de DPS decente para o seu tiro mais usado, já que você sempre manterá o DoT de Serpent Sting em chefes, escolha óbvia.
(Fortemente Sugerido) Glyph of Bestial Wrath: Diminui o cooldown do seu Bestial Wrath em 20 segundos, para que suas janelas de burst maciças aconteçam com mais frequência. A diminuição acontece antes da interação com o talento Longevity – para fins de clareza, a fórmula é ((120-20)*0.7) – então o cooldown final com ambos é de 70 segundos. Minha recomendação pessoal é manter este glyph o tempo todo, mas como uma nota lateral para os min-maxers: Para lutas que duram entre 94 e 140 segundos, ele perde seu valor porque você ativará Bestial Wrath duas vezes de qualquer maneira, então nessas lutas você pode trocar este por um pequeno aumento de DPS.
(Fortemente Sugerido) Glyph of Explosive Trap: Permite que o DoT de sua Explosive Trap seja critical strikes, o que é um aumento de DPS perceptível que escala bem com seu equipamento e ainda mais em lutas de AoE. Se você se sente confortável em usar Traps regularmente em sua rotação, esta é minha 3ª opção para um Major Glyph e atualmente na minha própria configuração.
(Alternativa Viável) Glyph of Kill Shot: Por qualquer motivo que você tenha para não estar usando os dois Glyphs acima – seja otimizando sua configuração ou um novo jogador de Hunter com medo de trap weaving – esta é uma alternativa sólida que irá impulsionar seu DPS diminuindo o cooldown do tiro de maior prioridade em sua rotação.
(Alternativa Viável) Glyph of the Hawk: Se você não gosta da aposta de "Posso usar mais um Kill Shot?", este Glyph é uma opção sólida, impulsionando ainda mais sua velocidade de ataque, o que se traduz em um pequeno aumento de DPS em lutas em que você não pode aproveitar o cooldown reduzido de Kill Shot por qualquer desculpa que você possa ter.
Minor Glyphs:
(Obrigatório) Glyph of Feign Death: Reduz o cooldown do seu Feign Death de 30 para 25 segundos. Muito útil para poder resetar sua ameaça com mais frequência, tanto em lutas de chefes quanto em puxadas de adds.
(Obrigatório) Glyph of Revive Pet: Dá a você imunidade a pushback enquanto lança Revive Pet, que é um Glyph obrigatório e combina muito bem com o talento Improved Revive Pet. Confie em mim, seu pet morrerá mais vezes do que você espera.
(Fortemente Sugerido) Glyph of Mend Pet: Usar seu Mend Pet aumenta a felicidade do seu Pet em 21 a cada tick, para um total de 105. Em geral, este é um glyph de qualidade de vida, mas você pode trocar para qualquer outra coisa se estiver se especializando em Bloodthirsty ou usando seu Feed Pet corretamente.
(Alternativa Viável) Glyph of the Pack: Pequeno Glyph de qualidade de vida que o atualiza de um táxi comum para um Uber Black ao transportar seus amigos de raide, aumentando o alcance do seu Aspect of the Pack de 40 para 55 jardas.
4. Keyboarding your way to the top parsing club.
a. Abilities e Cooldowns: O que eu tenho à minha disposição?
Antes de discutir a rotação em si, é vital entender suas habilidades, tanto ofensivas quanto defensivas, e o que cada uma delas é capaz de fazer para que você possa ter o melhor desempenho possível. Nesta seção, eu explicarei brevemente sobre elas e fornecerei algumas dicas inteligentes para o arsenal maciço de feitiços que você estará usando em raides, em diferentes categorias, principalmente focado nos novos Hunters. Então, se você já é um jogador de Hunter experiente, eu sugeriria uma leitura rápida, no máximo, porque você pode encontrar algumas informações relevantes.
Damage Cooldowns:
Bestial Wrath: Vem combinado com The Beast Within e, quando talentado e com glyph, atinge um cooldown de 70 segundos. É o feitiço mais forte da spec e deve ser usado em cooldown quando tanto o Hunter quanto o Pet podem atacar confortavelmente durante os 10 segundos de duração, então lembre-se que você pode atrasar alguns segundos se você ou seu pet estiverem em uma janela de tempo de inatividade.
Call of the Wild: Cooldown forte para ambas as entidades, onde o Pet se beneficia duplamente tanto do feitiço em si quanto do AP aumentado do Hunter. Com um cooldown de 210 segundos e não tendo GCD, deve ser usado junto em cada 1º, 4º, 7º e assim por diante cast de Bestial Wrath, devido aos cooldowns correspondentes.
Rapid Fire: Um burst maciço de 40% de Haste por 15 segundos, deve ser usado em cada abertura com todos os outros cooldowns, já que está fora do GCD. Como sua velocidade de ataque será incrivelmente alta – especialmente se combinada com Bloodlust/Heroism – mover-se enquanto este cooldown está ativo será na maioria das vezes uma perda de DPS, já que o sidestepping será principalmente inviável, então fique parado por estes 15 segundos.
Blood Fury (ou qualquer outro Racial menor): Como você deve escolher ser um Orc para fins de zug zug, use Blood Fury em cooldown. Lembre-se que estes multiplicadores de dano se acumulam multiplicativamente entre si, então combiná-los no início e usá-los em cooldown mais tarde é o melhor uso.
Kill Command: Faz seu Pet bater mais forte do que um Chaos Bolt de um Warlock muito bravo. Não há GCD ligado a ele, então você deve macro este feitiço em cada feitiço para que você possa usá-lo sempre que estiver disponível. Além disso, como sua duração é de 30 segundos, ele pode ser pré-lançado cerca de 20 segundos antes da luta começar para um pequeno aumento de DPS.
Rabid: Como é uma habilidade de Pet com um cooldown muito baixo, minha recomendação pessoal é colocá-la em auto-cast para que você mantenha o maior uptime possível em lutas, já que você a terá no início de cada luta de chefe de qualquer maneira.
Shots n’ Stings (and Volley):
Kill Shot: O tiro que acerta mais forte, disponível quando o alvo está com 20% de saúde ou menos em um alcance de 45y. Deve ser usado toda vez que estiver disponível em chefes, mas também é um ótimo feitiço para acabar com alvos secundários que precisam morrer o mais rápido possível, apenas lembre-se de não desperdiçá-lo – porque há um tempo de viagem para o tiro chegar – devido ao seu cooldown bastante longo.
Multi-Shot: Seu segundo tiro mais forte, atinge até 3 alvos agrupados após um pequeno tempo de cast que diminui com seu Haste. É considerado um feitiço de "cleave", então contra inimigos que têm resistência a dano AoE – o mais notório sendo os Blood Beasts de Deathbringer Saurfang – fará um dano muito baixo, no entanto, se você o lançar no próprio Saurfang, você obterá o dano total nele mais 2 pequenos acertos nos adds. Deve ser usado em cooldown, a menos que você tenha uma oportunidade melhor em uma janela de poucos segundos – Bone Spikes prestes a aparecer, adds de Lady Deathwhisper se agrupando, você entendeu a ideia.
Steady Shot: Seu tiro principal, é a maior parte do seu DPS entre os outros, então é vital otimizar seu movimento durante as lutas devido à existência de um tempo de cast. Felizmente, o tempo de cast diminui com seu Haste e os Beast Mastery Hunters têm muitos bônus de Haste passivos vindos de talentos, equipamento e cooldowns, tornando este feitiço muito mais fácil de gerenciar.
Arcane Shot: O único tiro usado com frequência que não escala com Armor Penetration, é surpreendentemente forte em equipamentos iniciais, mas ainda mantém seu charme em níveis de equipamento mais altos, já que é o único tiro instantâneo confiável que os Beast Mastery Hunters têm acesso ao se mover. Será discutido mais a fundo na seção de Rotação sobre seu uso de nicho.
Serpent Sting: O único sting que você estará usando com frequência, causa o menor dano por cast entre seus feitiços, mas deve estar ativo em chefes o máximo possível, já que a verdadeira razão para o debuff é o Glyph que aumenta o dano de Steady Shot em 10%.
Volley: Não é um tiro ou um sting – então eu permito que você reclame uma vez – mas é a principal fonte de dano AoE ativo para os Beast Mastery Hunters. Causa dano Arcane e escala incrivelmente bem tanto de Attack Power quanto de Haste, dando aos Hunters um potencial de AoE consistente em grupos maiores de inimigos.
Trap Spells:
Explosive Trap: O bom uso deste feitiço é parte do teto de habilidade dos Hunters, porque seu dano é obscenamente alto para um único GCD, mas vem com o custo de ser uma habilidade de alcance corpo a corpo (melee). Este feitiço tem dois componentes diferentes: uma explosão de fogo imediata e um DoT para aqueles inimigos que permanecem dentro de 10 jardas da explosão por até 20 segundos, então é uma boa ideia planejar com antecedência tanto o movimento do chefe quanto o spawn de adds/entidades para serem afetados pelo DoT. Será discutido mais a fundo na seção de Rotação sobre seu uso de nicho.
Snake Trap: Spawna muitas cobras que podem aplicar três venenos diferentes: um DoT (semelhante a Deadly Poison), um slow-cast (semelhante a Mind-Numbing Poison) e um slow de movimento (semelhante a Crippling Poison). Bastante útil em lutas onde você pode pré-armar para dano e debuffs grátis, mas também um de seus usos de nicho é para absorver dano do Volatile Ooze Adhesive do Green Ooze (Professor Putricide).
Frost Trap: Cria uma área de 10 jardas que desacelera os inimigos em 50% enquanto eles estão dentro. Amplamente usado quando você precisa de um slow "pré-lançado" para gerenciamento de adds, e bons exemplos são: Blood Beasts (Deathbringer Saurfang), Val’kyr Shadowguards (Lich King) e adds de Valithria Dreamwalker. Compartilha o mesmo cooldown com Freezing Trap e Freezing Arrow.
Freezing Trap/Freezing Arrow: Versão corpo a corpo e de 40 jardas do mesmo feitiço, desabilita um alvo inimigo por 20 segundos ou até que ele sofra dano. Bastante útil para segurar inimigos irritantes no lugar – como Small Oozes (Rotface) e os desagradáveis adds de Blood Quarter San’Layn – mas também membros de raide controlados pela mente do encontro com Lady Deathwhisper. Funciona como um encanto até que um moonkin decida apertar seu botão de Starfall.
Aspect Spells:
Aspect of the Dragonhawk: O Aspect que você deve estar usando na maior parte do tempo, ele aumenta seu Attack Power de forma bastante significativa e dá a você 5% de redução de dano (DR) plano de Aspect Mastery. Cada feitiço de Aspect está fora do GCD, então lembre-se que você pode macro isso em seus cooldowns de burst para garantir que você obterá outra camada multiplicativa de dano.
Aspect of the Viper: Quando você está com pouca mana, você deve trocar seu Aspect ativo atual para este, e como ele diminui seu dano em 40% (devido a Aspect Mastery) o momento ideal para usá-lo é quando você está em uma janela de dano mais baixa, o que significa fora de quaisquer janelas de cooldown e apenas de seus Auto Shots e Steady Shots.
Aspect of the Wild: Aspecto de nicho muito que aumenta de forma bastante decente a Nature Resistance de todos dentro de um alcance de 30 jardas do Hunter. Pode ser usado em lutas como Professor Putricide, Rotface e muitas outras, mas como é uma perda de DPS maciça, você deve apenas trocar no momento em que precisa da resistência e rapidamente voltar para Aspect of the Dragonhawk.
Aspect of the Pack/Cheetah: Primeiro de tudo, nunca use nenhum destes enquanto em combate porque sofrer dano fará com que você (ou toda a sua raide) seja desacelerado em 50% por 3 segundos de forma indispelável. Dito isso, você deve estar usando estes fora de combate para transportar pessoas para apressar a raide, e pode ser usado antes dos puxões para que você possa pré-armar mais rápido – Blood Prince Council sendo o melhor exemplo disso, onde você usa para alcançar as escadas mais rápido e depois volta para Dragonhawk.
Utility Spells:
Hunter’s Mark: "Oh, mas este é um feitiço de dano, não um de utilidade!" Eu te perguntei alguma coisa? De qualquer forma, este feitiço é um aumento de DPS para todos os Hunters no grupo e deve estar em chefes e alvos importantes o tempo todo. Se você é um Hunter solo, apenas marque alvos que viverão 10 segundos ou mais, mas quando você tem outro membro de raide Hunter, é sempre uma boa ideia se comunicar para que cada um marque alvos diferentes para minimizar os GCDs desperdiçados.
Misdirection: Redireciona sua ameaça para um alvo por 4 segundos após seu próximo ataque, em um cooldown de 30 segundos, sendo uma das utilidades centrais dos Hunters. Combinado com um dos bursts de abertura mais fortes desta expansão, seu primeiro MD será insanamente forte. Você não precisa necessariamente usá-lo em cooldown após o inicial, mas é aconselhável ficar de olho na ameaça do seu tanque e usá-lo sempre que tiver uma boa janela para ajudar seu escudo de carne.
Tranquilizing Shot: Remove 1 enrage e 1 efeito mágico em seu alvo, amplamente usado para o próprio de-enrage em encontros como Saviana Ragefire (Ruby Sanctum) e os Shambling Horrors (Lich King). Mas lembre-se que há um debuffer mágico também, então você pode cancelar stacks de Lord Jaraxxus (Trial of the Crusader) e buffs de adds de vez em quando.
Distracting Shot: É uma provocação (taunt) de 35 jardas que dura 6 segundos. Como não é uma "verdadeira provocação" (true taunt), não altera as tabelas de ameaça, então o alvo voltará para o membro com a maior ameaça depois que expirar. Este feitiço tem dois usos principais: Primeiro, usando combinado com Deterrence para pegar stacks de debuffs que normalmente iriam para o seu tanque – Mutated Plague (Professor Putricide), Gastric Bloat (Festergut), etc. – e segundo para realmente provocar inimigos perigosos para longe da raide por um breve período de tempo – Blistering Zombies (Valithria Dreamwalker) ou até mesmo Lich King enquanto enfurecido.
Wing Clip/Concussive Shot: Feitiços corpo a corpo e de 35 jardas que aplicam um slow de 50% a um alvo. Ou você estará usando estes para kitear adds perigosos – Blistering Zombies (Valithria Dreamwalker) – ou como um slow de backup para aqueles que precisam ser controlados, como os Val’kyr Shadowguards (Lich King).
Track (Beasts, Demons, Dragonkin, Elementals, Giants, Humanoids, Undead): Só vale a pena mencionar devido ao talento Improved Tracking, então mantenha qualquer um destes ativo enquanto raida para um aumento de dano de 5% grátis. Track Hidden não conta, mas tenho certeza de que você descobriu isso sozinho, já que eu não listei este.
Defensive Spells:
Deterrence: Dá a você uma versão falsa de Divine Shield por 5 segundos em troca de não poder atacar pelo mesmo período de tempo. Na maioria das vezes, você estará usando este feitiço combinado com Distracting Shot para que você não morra instantaneamente, mas não fique muito confiante porque metade dos ataques em raides irão ignorar Deterrence e você morrerá de qualquer maneira, é tentativa e erro para aprender quais funcionam corretamente.
Disengage: Seu movimento de 'wee-wee', permite que você salte para trás enquanto em combate e pode ser aprimorado ainda mais se você pular + ativar um paraquedas ao mesmo tempo. Deve ser usado sempre que você precisar se afastar de um perigo iminente – Vengeful Spirits (Lady Deathwhisper), Malleable Goo (Professor Putricide e Festergut) e pelo menos 353 outras mecânicas – ou quando você precisa levar um debuff o mais rápido possível para longe da raide – Defile (Lich King), Fiery Combustion e Soul Consumption (Halion), Gravity Bomb (XT-002), etc.
Feign Death: Reseta sua ameaça em relação aos seus inimigos em um cooldown de 25 segundos enquanto com Glyph. Ótimo feitiço para encontros com chefes e puxadas de adds, já que você pode resetar completamente sua ameaça – que depois que seu Misdirection passar, confie em mim, ela aumentará muito rápido – que a maioria das specs adoraria ter. Sempre fique de olho na sua própria ameaça e use este feitiço sempre que estiver remotamente em perigo.
Master’s Call: Para Beast Mastery Hunters, é uma versão aprimorada de Hand of Freedom porque dá tanto ao Pet quanto ao alvo desejado uma imunidade de 10 segundos a slows e roots. Os usos são os mesmos que os dos Paladins, e deve ser usado em si mesmo em lutas onde você pode morrer devido a um slow maciço + dano recebido – Lady Deathwhisper, Blood Prince Council, Freya e muitos outros – ou para dissipar um slow em um alvo importante – Frost Breath no tanque de Sindragosa, alvo de Consumption em Halion.
Pet-Related Spells:
Intimidation: Stun de 3 segundos direcionado do alcance corpo a corpo (melee) do seu Pet, que é usado principalmente como um stun de backup – Val’kyr Shadowguard (Lich King) como exemplo – ou para interromper casts de adds que podem matar um membro da raide – Empowered Adherents (Lady Deathwhisper) ou qualquer inimigo do encontro com os Factions Champions.
Call Stabled Pet: Permite que você troque seus diferentes Pets durante a raide, enquanto fora de combate e em um cooldown de 5 minutos. Deve ser usado antes de um encontro com chefe quando você precisa de um debuff específico ou poder bruto, como discutido acima na seção Pet Arsenal.
Revive Pet: Enquanto talentado e com glyph conforme o esperado, permite que você reviva seu Pet com 40% de Saúde em um tempo de cast de 4 segundos. Bastante útil no meio da luta se seu Pet morre devido a aggro ou falta de cura, já que muitos dos talentos e habilidades principais dos Beast Mastery Hunters estão ligados ao seu companheiro. Como morrer faz seu Pet perder felicidade, jogue um Mend Pet com glyph ou especifique em Bloodthirsty para que ele se recupere, e use Feed Pet logo após o combate.
Mend Pet: Dá um HoT no seu Pet, enquanto também aumenta sua felicidade (21 a cada tick ou 105 no total com glyph). Em lutas onde há muito AoE e seu companheiro está longe de seus curandeiros – as transições do Lich King são um bom exemplo – é sempre uma boa ideia lançar uma cura ou duas para mantê-lo vivo, já que é um feitiço de 45 jardas.
Feed Pet: A principal razão para você manter diferentes tipos de comida em sua bolsa, é a melhor fonte de fornecer felicidade ao seu Pet, dando 35 a cada tick para um total de 350. Quando você abre sua aba Character > Pet, passe o mouse sobre ela para verificar sua dieta e quão feliz ela está, onde deve estar sempre no verde o tempo todo para maximizar seu DPS. Estou usando este feitiço toda vez que invoco qualquer um dos meus Pets e fora de combate depois que eles morrem por algum motivo.
Eyes of the Beast: Permite que você entre na mente do seu Pet e o controle por 1 minuto. O melhor uso deste feitiço – além de ir para Stranglethorn Valley para eliminar jogadores de nível 40 – é para combinar com Nitro Boosts para puxadas de pet, onde seu Pet pode correr em velocidades de relâmpago para aggroar um grupo de adds, geralmente para apressar a limpeza de uma raide. Outra estratégia útil é reposicionar seu Pet e usar o comando Stay, para que você e seu pet possam cobrir diferentes pontos – Valithria Dreamwalker é um ótimo exemplo, especialmente na versão de 10 homens.
b. Rotation: A mágica de atirar em inimigos, controlar pets e armadilhas.
Rotação é a essência principal do desempenho e da jogabilidade, pois o guia sobre o que fazer, quando fazer e como fazer tudo o que você precisa da maneira mais eficaz. Como eu fiz uma breve explicação das habilidades mais comumente usadas na seção acima, vou tentar ser muito objetivo nesta parte do guia.
Semelhante a quase todas as specs de DPS, a rotação ideal é composta por três segmentos: Primeiro, uma configuração pré-puxada que permite que você prepare tudo o que precisa antes do encontro começar. Segundo, uma sequência de abertura para que você possa extrair o máximo de DPS possível em seus primeiros 20 segundos da luta, que é considerada sua janela de burst. Terceiro, sua lista de prioridades que você deve manter até o final da luta da maneira mais otimizada.
No entanto, antes de discutir sobre eles, há algumas coisas que você deve ter em mente em cada encontro como um Beast Mastery Hunter:
Tente não se matar ou deixar seu Pet morrer, e eu sei que isso pode parecer uma afirmação muito óbvia, mas como você é um exército de 2 homens, morrer é a maior perda de DPS possível. Então, seja afiado nas táticas do encontro e use seus feitiços defensivos com sabedoria.
Manter a atividade e o uptime máximos para tanto o Hunter quanto o Pet é a chave para o sucesso, porque cada segundo que você não está atirando flechas ou seu Pet não está mordendo alguém, se traduz em uma clara diminuição de DPS. Seja inteligente sobre seu posicionamento e sempre fique de olho no que seu Pet está fazendo, o conceito mais difícil da spec é entender que você tem que controlar duas entidades diferentes ao mesmo tempo.
Aproveite as mecânicas do encontro e as estratégias comuns usadas em grupos de raide, para que você possa antecipar seus próximos movimentos para otimizar sua jogabilidade. Entender janelas de "estado de baixo dano" para recuperar mana, o caminho dos chefes e o spawn de adds para armadilhas e cleave preventivos, pontos ideais para minimizar o movimento e muitas outras pequenas melhorias são a diferença entre um jogador médio e um ótimo.
Falando sobre a abertura, há uma lista de verificação de coisas que você deve fazer antes do puxão:
Verifique se tanto você quanto seu Pet estão bufados até os dentes, seu Pet tem a felicidade máxima e – eu juro que já vi isso acontecer mais de uma vez – se você tem Arrows/Bullets suficientes para a luta.
Use seus consumíveis como Food e Flasks/Elixirs se você não tiver seus buffs, também não se esqueça de usar a comida do seu Pet.
Configure preventivamente suas Traps – Explosive Trap é a mais importante, mas Snake e Frost Traps também têm seus usos – no caminho do chefe ou no spawn de adds se essas condições forem atendidas antes que expirem.
Use seu Misdirection no tanque inicial ou, se houver uma exceção, no alvo designado.
Use sua Potion como um pré-pot logo antes do puxão.
Logo quando a luta começa, há 2 casos possíveis que mudam ligeiramente sua pré-puxada e abertura e essa diferença é baseada em se você pode estar no alcance corpo a corpo (melee) quando a luta começa – geralmente o chefe terá um cronômetro para o engage – ou se você começa a luta em uma distância de longo alcance. Lembre-se que isso é uma diretriz e cada chefe tem suas particularidades, então dê mais atenção à ideia em vez de apenas memorizar a sequência de abertura.
Abertura se você começa no alcance corpo a corpo com um cronômetro (i.e. Deathbringer Saurfang, Blood Prince Council, The Lich King):
Pré-armar 28 segundos antes de começar (Explosive + Snake) > Pré-cast de Kill Command 20 segundos antes de começar > Misdirection > (quando o cronômetro do puxão chega a 0) > Hunter’s Mark + Pet/Hunter Attack > Ativar todos os cooldowns de dano > Explosive Trap > Serpent Sting > Multi-Shot > Steady Shot > Steady Shot… > Manter Rotação de Prioridade
Abertura se você começa em longo alcance com o chefe selecionável (i.e. Lord Marrowgar, Festergut, Halion):
Pré-cast de Kill Command 20 segundos antes de começar > Misdirection > Hunter’s Mark > (quando o cronômetro do puxão chega a 0) > Ativar todos os cooldowns de dano > Serpent Sting + Pet/Hunter Attack > Multi-Shot > Steady Shot > Manter Rotação de Prioridade … (Rapid Fire some) > Mova-se lentamente em direção ao alcance da armadilha > Explosive Trap > Manter Rotação de Prioridade
Lista de Prioridade de Feitiços:
Após sua sequência de abertura, como os Beast Mastery Hunters não têm uma rotação fixa por serem uma spec baseada em prioridade, há uma pequena lista de feitiços que você deve acompanhar. Como afirmado acima, você deve usar cada cooldown de dano no início do encontro e toda vez que eles estiverem fora de cooldown, desde que você possa se beneficiar de sua duração total. A lista de prioridade significa que você deve usar o feitiço de maior prioridade disponível como seu próximo ataque, conforme listado abaixo:
Lista de Prioridade de Alvo Único
Hunter’s Mark se o alvo viver por mais de 10 segundos.
Kill Shot.
Explosive Trap se o alvo viver pela duração total do DoT (20 segundos).
Multi-Shot.
Serpent Sting se o alvo viver pela duração total (15 segundos).
Steady Shot.
Arcane Shot, mas tem prioridade maior dependendo das condições.
Lista de Prioridade de AoE
Volley
Explosive Trap.
Multi-Shot se 3 alvos estiverem vivos, caso contrário, mantenha Volley + Explosive Trap.
c. Refinement: Dicas e truques avançados para melhorar sua jogabilidade.
Existem duas reviravoltas importantes como Trap Weaving e o uso de Arcane Shot que são importantes para melhorar sua rotação, mas também muitas técnicas inteligentes que podem ser úteis para melhorar sua jogabilidade e este tópico é reservado para essas discussões. Tecnicamente, também há o Melee Weaving, mas como a maioria do público deste guia não se importará o suficiente – e eu também não posso ser incomodado – para aprender e executá-lo corretamente, não falarei sobre isso tão cedo.
Trap Weaving: Nada melhor do que explodir seus inimigos.
Trap Weaving consiste em adicionar Explosive Trap à sua rotação posicionando-se o mais próximo possível do chefe enquanto ainda consegue atacar com suas habilidades de longo alcance. Pode parecer muito estranho no início para um Hunter estar em curto alcance, mas isso permite que você encurte a distância para adicionar Explosive Trap à sua rotação enquanto também encurta o caminho para seus projéteis. Como cada chefe tem um tamanho de hitbox e mecânicas de raide diferentes, é apenas através da experiência que você aprenderá os pontos ideais para cada um, mas eu encorajo os Hunters a serem corajosos e explorar esta técnica, já que é um aumento de DPS perceptível.
Quase todo chefe permitirá que você arme a armadilha no alcance "mínimo de longo alcance", para que você possa continuar sua rotação como deveria ser sem o incômodo de se mover o tempo todo – sendo Deathbringer Saurfang um bom exemplo disso. No entanto, em alguns encontros você pode ter dificuldade para estar neste curto alcance o tempo todo, mas você pode aproveitar o spawn de adds para expandir o alcance de sua Trap em direção ao chefe, já que afeta um raio de 10 jardas – alguns bons exemplos são Small Oozes (Rotface), Drudge Ghouls (Lich King) e Flame Embers (Halion).
Apesar do aumento no dano de alvo único, Trap Weaving também permite que você aumente seu potencial de AoE que é bastante útil tanto em chefes mais difíceis quanto em puxadas de adds, então lembre-se que você pode se posicionar no alcance corpo a corpo ou no caminho de seus inimigos para combinar Explosive Trap + Volley para liberar seu potencial total de dano AoE, praticamente dobrando seu DPS.
Arcane Shot: Discussão sobre sua prioridade volátil sobre Steady Shot.
O uso de Arcane Shot é uma discussão de nicho da spec de Beast Mastery, já que este feitiço é quase obsoleto nas listas de prioridade de Marksmanship e Survival. Ao contrário de nossos irmãos, Arcane Shot é o único tiro instantâneo que temos acesso, que é ligeiramente melhorado por talentos como Ferocious Inspiration e Cobra Strikes. Dito isso, há 2 tópicos diferentes para falar sobre esta infame habilidade.
Primeiro de tudo, toda vez que você precisar se mover uma distância razoável, seja através de Disengage ou Nitro Boosts, você deve usar Arcane Shot durante esta janela, classificando-o em uma prioridade mais alta do que Steady Shot, já que você não será capaz de lançá-lo devido à existência de um tempo de cast. Este conselho é sempre verdadeiro e não há debate sobre isso.
No entanto, em um segundo tópico, se você não está no equipamento BiS, há algumas condições em que o dano de Arcane Shot é superior ao de Steady Shot devido ao equilíbrio entre dois stats – Armor Penetration e Attack Power – já que ele causa dano Arcane e tem uma escala melhor através de AP. Mas quando você deve priorizar um sobre o outro? Bem, eu levei 15 minutos do meu almoço para fazer uma análise rápida do Average Cast Damage de ambos em uma configuração de raide, apresentada no gráfico abaixo:
Como o dano de Arcane Shot aumenta apenas com seu Ranged Attack Power, mas seu Steady Shot escala tanto de Ranged Attack Power quanto de Armor Penetration, é desnecessariamente difícil avaliar com precisão o aumento de dano em cada estágio do seu equipamento. No entanto, como ambos os stats aumentam em um ritmo muito semelhante através da sua progressão de equipamento, eu adotei uma abordagem de encontrar um coeficiente que se traduziria no limite de Armor Penetration para priorizar um sobre o outro.
E a resposta para toda esta piñata matemática é na verdade muito simples e esperada: Se você está abaixo de 600 Armor Penetration, você deve priorizar Arcane Shot. Se você está acima de 750 Armor Penetration, Steady Shot tem uma prioridade maior como a lista que eu forneci neste tópico. Entre esses dois valores, eles são aproximadamente o mesmo porque em um ambiente de raide há muito mais variáveis a serem levadas em consideração, então não importa tanto o que você escolher.
Bomb Weaving: Como gerar mana transformando-se em um Lançador de Granadas M79.
A esta altura, você já está ciente de que Aspect of the Viper é o principal recurso para os Hunters regenerarem mana, mas como você pode extrair o melhor dele? Bem, o feitiço tem duas mecânicas diferentes: uma renda passiva de 4% a cada 3 segundos e uma recuperação ativa que proca como um efeito on-hit. Como você tenta evitar ao máximo ficar neste Aspect por muito tempo, podemos focar na parte ativa para otimizar a regeneração de mana.
Além do combo tradicional Auto-shot + Steady Shot, há outras maneiras de espremer mais mana se você acertar vários inimigos ao mesmo tempo enquanto estiver em Aspect of the Viper. Uma das maneiras é usar o dano imediato de Multi-Shot ou Explosive Trap, mas o problema é que você estará prejudicando feitiços de alto dano devido à penalidade de dano e a compensação – a menos que você esteja desesperado por mana – geralmente não vale a pena.
Dito isso, finalmente podemos falar sobre Bomb Weaving, que é uma técnica baseada em trocar para Aspect of the Viper e usar um consumível de dano AoE – na maioria das vezes Saronite Bombs ou, se você cometeu o erro de não ir para a Gnomish Engineering Specialization, também a Global Thermal Sapper Charge – no maior número de inimigos possível e depois voltar para Aspect of the Dragonhawk, fornecendo-lhe uma quantidade maciça de mana em um piscar de olhos, já que tanto os consumíveis quanto os Aspects estão fora do GCD.
Como a regeneração de mana é baseada no número de inimigos que você acerta, naturalmente esta é uma técnica que é mais útil em lutas de chefe em que você enfrenta uma grande quantidade de inimigos – como os Dredge Ghouls em The Lich King e Flaming Embers nos encontros com Halion – enquanto seu valor é praticamente inútil em lutas em que você enfrenta apenas o chefe, e nestes casos você deve se ater às maneiras tradicionais de recuperar mana.
Runic Mana Injector: Quando você decide fazer apropriação cultural em Restoration Shamans.
Nós estabelecemos anteriormente que em um bom cenário de raide a Engineering é obrigatória e você deve estar usando uma Potion of Speed como seu pré-pot antes de cada encontro com chefe, no entanto, há espaço para discutir sua segunda poção durante a luta e essa é a razão para este tópico.
Em lutas curtas como Deathbringer Saurfang, você deve definitivamente optar por uma segunda Potion of Haste no momento em que seu Bestial Wrath sair do cooldown para o máximo de dano possível, já que você não terá problemas de mana. No entanto, em lutas mais longas onde você tem dificuldade em executar efetivamente Bomb Weaving – como o encontro com Professor Putricide – você pode se encontrar na necessidade de trocar de Aspects para regenerar mana em algum momento.
Como trocar para Aspect of the Viper diminui seu dano em 40%, há um argumento para trocar sua segunda poção por um Runic Mana Injector para uma grande quantidade instantânea de mana, sacrificando o burst adicional de Haste em troca de uma janela de tempo menor durante Aspect of the Viper, sendo uma compensação de dano onde você diminui uma janela de burst para um dano geral mais consistente.
Ao contrário da maioria deste guia, é realmente difícil apontar qual – Runic Mana Injector ou Potion of Speed – é melhor como uma segunda poção porque depende tanto do seu equipamento quanto da qualidade geral do grupo de raide. Pela minha análise e experiência, ambos são situacionais e igualmente bons, onde eu gosto de mantê-lo flexível dependendo do desempenho da raide, então vou deixar esta alternativa para você testar e julgar o que se encaixa melhor em você.
Gnomish Battle Chicken: Petição diária para Elon Musk criar um destes.
Ele bica com um bico de titânio, ele se enfurece vermelho e furioso e ele chia como uma canção de guerra, é outra grande razão para obter a Gnomish Engineering Specialization porque este trinket artesanal é absolutamente ótimo para aumentar seu dano direta e indiretamente, o que eu vou esclarecer neste tópico. Primeiro de tudo, você deve trocar e ativar este trinket cerca de um minuto antes de uma luta começar e voltar para seu trinket regular, para que você possa ter seu Chicken ativo combinado com ambos os seus trinkets regulares.
Além de seu dano base que não é tão grande, a principal razão para ter um Chicken é a chance de lançar Battle Squawk, que aumenta a velocidade de ataque corpo a corpo de todos em seu grupo em 5% por 5 minutos. A princípio, pode parecer completamente inútil para um Hunter obter velocidade de ataque corpo a corpo aumentada, mas a parte importante é que o buff também afeta seu Pet, o que leva a um aumento de dano direto perceptível.
Além do claro aumento de dano direto, é importante ter em mente que o Beast Mastery Hunter é uma spec de burst muito pesado, então ao aumentar a velocidade de ataque corpo a corpo dos membros do seu grupo e de seus pets, você também aumenta o dano geral da raide que levará a lutas mais curtas e, portanto, um aumento de dano indireto para si mesmo. Dito isso, não há desculpa para não criar o seu próprio, pois é um grande trunfo para você e os membros de sua raide para obter essa vantagem extra no DPS, ponto final.
5. Qual é o BiS Gear e o que devo procurar?
a. Breve discussão entre Attack Power e Agility Stacking.
Quando se fala em equipamento, há dois estágios que devem ser discutidos com um pouco mais de profundidade: Early Gear (até 5k Gear Score) e BiS Gear (cerca de 6.5k Gear Score). Para um Hunter novo, empilhar Attack Power é o caminho a seguir, mesmo sobre Armor Penetration, porque isso irá melhorar seu DPS geral, mas o mais importante, o dano do seu Pet, que será cerca de 40% do seu DPS geral.
No entanto, por volta do BiS Gear, onde você alcançou os caps de Hit e Armor Penetration, você terá alguns slots de gemas extras para empilhar stats extras. Ir para o caminho de Attack Power se inclinará para o dano do seu Pet, Traps e Sting, enquanto ir para Agility aumentará mais o dano de seus Shots. Em lutas onde você tem tempo de inatividade e muito movimento – Lady Deathwhisper, Lich King, Halion – empilhar Attack Power é mais forte, enquanto em lutas em que você pode ficar parado e quase não ter tempo de inatividade – Deathbringer Saurfang, Festergut, Blood Queen Lana’thel – empilhar Agility é mais forte.
No final das contas, a diferença entre ambas as configurações não é nem 1%, então é uma questão de preferência pessoal de acordo com seu estilo de jogo. Como eu escolhi usar um Devilsaur como Pet e acho os chefes de final de jogo mais relevantes, minha recomendação pessoal (e a configuração que eu mesmo uso) é empilhar Attack Power, mas vou deixar para você decidir o que mais lhe convém.
b. Finalmente a lista de BiS Gear (por que você não colocou isso primeiro?)
Finalmente a seção que todos estavam esperando, já que os jogadores de WoW são obcecados com seus gear scores e loot preciosos de raides, a lista de equipamento Best in Slot para Beast Mastery Hunters é muito semelhante às outras specs, já que todas as três specs têm prioridades de stats semelhantes, embora existam algumas grandes diferenças nas escolhas de offset e polimento de stats através de gemas. Você pode optar por outras configurações de equipamento com base no que você tem à sua disposição ou em opiniões pessoais, mas esta é a lista que lhe proporcionará o máximo de DPS geral disponível para a spec:
Head: Sanctified Ahn’Kahar Blood Hunter’s Headpiece
Enchant: Arcanum of Torment
Gems: [M] Relentless Earthsiege Diamond, [R] Fractured Cardinal Ruby
Neck: Sindragosa’s Cruel Claw
Enchant: –
Gems: [B] Bright Cardinal Ruby
Shoulder: Sanctified Ahn’Kahar Blood Hunter’s Spaulders
Enchant: Greater Inscription of the Axe
Gems: [R] Fractured Cardinal Ruby
Back: Shadowvault Slayer’s Cloak
Enchant: Flexweave Underlay
Gems: [Y] Pristine Ametrine
Chest: Sanctified Ahn’Kahar Blood Hunter’s Tunic
Enchant: Enchant Chest - Powerful Stats
Gems: [R] Fractured Cardinal Ruby, [R] Fractured Cardinal Ruby
Wrist: Scourge Hunter’s Vambraces
Enchant: Enchant Bracers - Greater Assault
Gems: [B] Fractured Cardinal Ruby
Hands: Sanctified Ahn’Kahar Blood Hunter’s Handguards
Enchant: Hyperspeed Accelerators
Gems: [R] Fractured Cardinal Ruby
Waist: Nerub’ar Stalker’s Cord
Enchant: Eternal Belt Buckle
Gems: [Y] Wicked Ametrine, [R] Fractured Cardinal Ruby, [P] Fractured Cardinal Ruby
Legs: Leggings of Northern Lights
Enchant: Icescale Leg Armor
Gems: [B] Bright Cardinal Ruby, [R] Fractured Cardinal Ruby, [Y] Fractured Cardinal Ruby
Feet: Returning Footfalls
Enchant: Nitro Boosts
Gems: [R] Fractured Cardinal Ruby, [Y] Pristine Ametrine
Finger 1: Frostbrood Sapphire Ring
Enchant: –
Gems: [R] Bright Dragon’s Eye
Finger 2: Signet of Twilight
Enchant: –
Gems: [Y] Pristine Ametrine
Trinket 1: Sharpened Twilight Scale
Enchant: –
Gems: –
Trinket 2: Deathbringer’s Will
Enchant: –
Gems: –
Main Hand Weapon: Oathbinder, Charge of the Ranger-General
Enchant: Enchant 2H Weapon - Massacre
Gems: [R] Fractured Dragon’s Eye, [B] Nightmare Tear, [Y] Pristine Ametrine
Ranged Weapon: Fal’inrush, Defender of Quel’thalas
Enchant: Heartseeker Scope
Gems: [R] Bright Dragon’s Eye
6. Como posso tornar minha configuração de equipamento ainda mais forte?
a. Gems: Deixando seu equipamento brilhante com pedras coloridas
Além de dar aos joalheiros de Azeroth sua fonte de renda, as gemas são uma maneira muito interessante de melhorar seu equipamento adicionando stats extras que o ajudarão a alcançar os caps de stats mais necessários mencionados anteriormente. Existem algumas discussões sobre bônus de socket e quando você deve tentar ativá-los – já que você deve estar avaliando o peso relativo dos stats com base no seu equipamento atual e futuro – mas minha opinião pessoal sobre isso é simplificar demais e tentar ativar o máximo possível usando gemas híbridas para os stats que você está faltando.
Para fins de instruir novos jogadores, para que você não gaste ouro e tempo em algumas gemas horríveis, há uma lista das mais comumente usadas para o equipamento de Beast Mastery, ordenadas por cor:
Relentless Earthsiege Diamond para +21 Agility e 3% Increased Critical Damage
Fractured Cardinal Ruby para +20 Armor Penetration Rating
Bright Cardinal Ruby para +40 Attack Power
Delicate Cardinal Ruby para +20 Agility
Pristine Ametrine para +20 Attack Power e +10 Hit Rating
Glinting Ametrine para +10 Agility e +10 Hit Rating
Wicked Ametrine para +20 Attack Power e +10 Critical Strike Rating
Deadly Ametrine para +10 Agility e +10 Hit Rating
Rigid King’s Amber para +20 Hit Rating
Nightmare Tear para +10 All Stats
As respectivas versões de Dragon’s Eye com stats aprimorados:
Fractured Dragon’s Eye para +34 Armor Penetration
Bright Dragon’s Eye para +68 Attack Power
Delicate Dragon’s Eye para +34 Agility
Rigid Dragon’s Eye para +34 Hit Rating
b. Enchants: Cold steel and wizardry altogether.
Ao contrário das gemas, suas opções de enchants são muito mais rigorosas porque você tem escolhas mais claras quando se trata de desempenho, independentemente do seu nível de equipamento e disponibilidade de stats. Por esta razão, você deve estar usando os enchants recomendados na lista de equipamento BiS para cada estágio da sua jornada pós-nível 80, exceto em certos casos de nicho relacionados a escolhas de profissão, como os abaixo:
Master’s Inscription of the Axe em seu equipamento de Shoulder se você optar pela profissão Inscription
Fur Lining - Attack Power em seu equipamento de Wrist se você optar pela profissão Leatherworking
Swordguard Embroidery em seu equipamento de Back, se você optar pela profissão Tailoring
Enchant Ring - Assault em seu equipamento de Finger, se você optar pela profissão Enchanting
Extra prismatic gem sockets em seu equipamento de Wrist e Hands, se você optar pela profissão Blacksmithing.
c. Consumables: Se você tem ouro suficiente para raide, caso contrário minta sobre isso
Também como o tópico acima, todos os consumíveis que você pode usar enquanto raida são muito diretos em suas escolhas – eu confio que você não estará usando alguns consumíveis de poder de feitiço ou regeneração de mana – e podem ser divididos em três tipos: Flasks, Potions e Food. Portanto, as melhores opções para maximizar seu dano são Flask of Endless Rage e Potion of Speed como uma poção dupla. Quando se trata de Food, há algumas opções dependendo de quais stats você está faltando, tais como:
Spiced Mammoth Treats para +30 Strength e Stamina para seu Pet (Obrigatório)
Snapper Extreme para +40 Hit rating e +40 Stamina, se você não estiver no cap
Hearty Rhino para +40 Armor Penetration rating e +40 Stamina, se você não estiver no cap
Blackened Dragonfin para +40 Agility e +40 Stamina, se você tiver todos os seus caps (para os empilhadores de Agility).
Fish Feast para você e seus amigos de raide compartilharem para alguns stats grátis, como +80 Attack Power, +46 Spell Power e +40 Stamina (para os empilhadores de Attack Power).
Existem alguns consumíveis extras que você pode encontrar em Azeroth para impulsos mais pequenos, mas no final do dia, um extra de 10 DPS não fará muita diferença, então é uma escolha pessoal pesquisar sobre eles e descobrir onde obtê-los.
7. Coisas extras que podem ser úteis, ou não, para sua jogabilidade de Hunter:
a. Macros: Por que você deveria aprender sobre C++ e Python
A menos que você seja um jogador muito novo – e se esse for o caso, você não deveria estar perdendo tempo lendo este guia porque você provavelmente está clicando em seus feitiços – você pode ter ouvido falar de macros e o quão incríveis eles são para melhorar sua jogabilidade. Macros são um sistema embutido que permite que você vincule uma ou mais ações ao mesmo botão, tornando a vida do jogador muito mais fácil e simples de executar sua rotação e gerenciar outras funções.
Há um número infinito de combinações e condições que você pode definir em uma macro, e como este assunto pode ser bastante extenso, eu simplificarei e resumirei os mais comumente usados, como um Beast Mastery Hunter, em exemplos práticos que você pode modificar para suas próprias preferências e equipamento disponível.
Basic Shot macro:
#showtooltip Steady Shot
/startattack
/cast [nochanneling:steady shot] steady shot
/cast Kill Command
/use 10
/cancelaura Hand of Protection
/run UIErrorsFrame:Clear()
Basic Burst macro:
#showtooltip Bestial Wrath
/startattack
/cast bestial wrath
/cast !aspect of the dragonhawk
/cast dash
/cast dive
/cast Kill Command
/cast blood fury
/cast call of the wild
/cast rapid fire
/use 10
/use 13
/use 14
/run UIErrorsFrame:Clear()
Deterrence + Roar Defensive:
#showtooltip
/cast Deterrence
/cast [target=player] Roar of Sacrifice
/cancelaura Deterrence
/run UIErrorsFrame:Clear()
Disengage + Parachute:
#showtooltip disengage
/startattack
/cast disengage
/use 15
/run UIErrorsFrame:Clear()
Misdirection macros:
#showtooltip Misdirection
/cast [target=focus] Misdirection
/run UIErrorsFrame:Clear()
#showtooltip Misdirection
/cast [@targettarget] Misdirection
/run UIErrorsFrame:Clear()
Pet Attack Macro:
#showtooltip
/petattack
/cast Dash
/cast Dive
/run UIErrorsFrame:Clear()
Pet Return Macro:
/target pet
/petpassive
/stopattack
/petfollow
/cast Mend Pet
/cast Dash
/cast Swoop
/cleartarget
/run UIErrorsFrame:Clear()
Eyes of the Beast + Nitro Boosts for Pet pulls:
#showtooltip eyes of the beast
/use 8
/cast eyes of the beast
/cast dive
/cast dash
/run UIErrorsFrame:Clear()
Trap + Raptor Strike Macro
#showtooltip Explosive Trap
/cast !Raptor Strike
/cast Explosive Trap
/run UIErrorsFrame:Clear()
Bomb Weaving Macro
#showtooltip Saronite Bomb
/cast !Aspect of the Viper
/use Saronite Bomb
/run UIErrorsFrame:Clear()
b. Addons: A cereja no topo do seu bolo pet-friendly:
Todo mundo sabe que o jogo vanilla é bem projetado, impecável e perfeitamente adequado em comparação com os jogos do mesmo gênero, certo? Bem, isso pode ter sido verdade há 15 anos, mas em comparação com hoje, a UI e as interações não são tão polidas. Por esta razão, os addons começaram a desempenhar um papel vital no desempenho da sua jogabilidade e nas melhorias gerais de qualidade de vida, e é altamente recomendável ter pelo menos os mais comumente usados. Abaixo, listarei os que eu uso e o motivo por trás disso, embora eu não vá linkar para os sites de download, pois eles mudam muito, então cabe a você decidir se vale a pena pesquisar, baixar e instalar:
Raiding Addons:
Deadly Boss Mods (DBM): Incrível devido ao quão completo este addon é, ele lhe dá um aviso e cronômetros para cada mecânica de raide do jogo, o que é essencial para novos jogadores aprenderem sobre os encontros, também muito útil para os antigos também.
Omen: Mostra um medidor de ameaça ao vivo no alvo escolhido, o que é realmente útil para rastrear quem tem aggro ou está prestes a ter aggro. Especialmente para Hunters, já que você está em um dos papéis responsáveis por redirecionar a ameaça, é uma obrigação para raide.
Recount e Skada: Addon de rastreamento ao vivo que lhe dá uma janela que mostra dano, cura, geração de recursos e muitos tipos diferentes de dados para rastrear enquanto raida. Realmente útil se você quiser rastrear seu desempenho ou se estiver interessado em informações extras, mas na minha humilde opinião não é essencial para raide.
Tell Me When (TMW): Addon simples, mas muito eficaz e altamente personalizável que permite que você crie janelas para rastrear buffs, debuffs e cooldowns na sua tela. Pelo menos um addon deste tipo é recomendado para raide e esta é minha preferência pessoal devido à sua simplicidade para configurar e exibir.
Quality of Life (QoL) Addons:
Atlas Loot: Ótimo addon para mostrar uma lista de quase todos os itens disponíveis no jogo que você pode selecionar por categorias como masmorras/raides, crafting, recompensas de reputação, etc. Além disso, permite que você crie uma lista de desejos para rastrear facilmente os itens que você deseja em um personagem específico.
Atlas Map: Responsável por mostrar um minimapa de cada instância do jogo, realmente útil para novos jogadores ao enfrentar algum nivelamento de masmorra – especialmente para você não se perder dentro de Wailing Caverns – ou apenas por curiosidade sobre a instância.
Auctioneer: Realmente útil para navegar na Casa de Leilões de uma forma mais limpa, tanto para jogadores casuais quanto hardcore, que tem muita profundidade, se você estiver tentando ser um magnata em alguma área específica.
DressMe: Addon divertido que permite que você pesquise sobre a aparência de cada item do jogo e salve predefinições, muito semelhante a uma funcionalidade de guarda-roupa, o que é muito útil se você gosta de transmogrificação.
GearScore: Útil para rastrear o nível médio de equipamento de cada jogador no jogo, definindo um número arbitrário aproximadamente entre 0 e 7000. Embora eu pessoalmente não goste deste addon e dos impactos dele no aspecto social do jogo, é uma obrigação se você planeja se juntar a raides PUG (pick up group) ou se você está procurando uma guilda.
Ignore More: Concede a você a capacidade de adicionar mais pessoas à sua lista de ignorados do que o jogo vanilla permite, o que pode ser útil a longo prazo.
Mapster: Ótimo addon que melhora as funcionalidades do seu minimapa, foi obrigatório para mim para completar a conquista Explorer sem nenhum esforço.
NPCScan: Muito interessante se você está caçando raros ou rastreando Beasts muito raras para tamear, como King Krush, Aotona e todos os quatro Spirit Beasts (Arcturis, Gondria, Loque’nahak e Skoll)
Postal: Muda como sua caixa de correio funciona, onde a funcionalidade mais importante é permitir que você abra cada e-mail não lido de uma vez, muito útil ao comprar e vender itens na Casa de Leilões.
Interface (UI) Addons:
Bagnon: Bom addon que permite que você personalize suas molduras de bolsa pessoais, interface de cofre da guilda e verifique as bolsas dos seus outros personagens.
Chatter e Prat: Melhora a funcionalidade da sua janela de chat, como adicionar cores de classe e melhorar a formatação geral.
OmniCC: Adiciona texto a itens, feitiços e habilidades que estão em cooldown para mostrar quando eles estarão prontos para serem usados novamente.
ShadowedUnitFrames: Addon de UI que muda sua interface vanilla para uma mais limpa e moderna, é meu addon de revisão de UI favorito e o que eu recomendo para todos, embora não seja o mais comum.
Tidy Plates: Muda a aparência das barras de saúde de alvos amigáveis e inimigos para uma mais limpa e moderna, também tem algumas funcionalidades extras como um rastreamento de debuff embutido e medidores de ameaça, muito interessante para completar a revisão da UI.
8. Já que você gastou todo esse tempo lendo este guia:
a. Considerações Finais
Sendo meu segundo e último guia desnecessariamente longo lançado, senti a responsabilidade de dedicar tempo e esforço a este porque não há um único guia completo ou eficaz para Beast Mastery Hunters, pelo menos para a expansão WotLK, focado no aspecto PvE do jogo. Como esta é, sem dúvida, minha spec favorita desta expansão e de todas as expansões lançadas depois de WotLK, eu tive que compartilhar um pouco do meu conhecimento porque tenho certeza de que muitas pessoas amam a spec e às vezes lutam para participar de todo o conteúdo disponível devido a todo o estigma e equívocos sobre a spec.
Mais uma vez, se você teve a paciência de ler até aqui, espero 3 resultados deste guia: 1) que você tenha tido um bom tempo lendo; 2) que você tenha aprendido algo; 3) que você possa tentar por si mesmo algum dia. Minhas DMs estarão sempre abertas para pessoas interessadas em falar sobre isso, e eu gostaria de agradecer a todos que estiveram envolvidos na minha jornada no WoW até este momento!