• Pontos fortes:
Atualmente, o sacerdote disciplina é o único curador que possui algum absorve de dano e sua mecânica é a única que inclui causar dano para curar; com a habilidade “Punição” é possível bater, causando dano ao inimigo e, ao mesmo tempo a habilidade cura o seu personagem. Além disso, o menor cooldown de cura de raide é dele: o artefato "Ira da Luz". O sacerdote disciplina também tem um cooldown de redução de dano para a raide muito bom, a "Palavra de Poder: Barreira". Outra habilidade importante do Sacerdote Disciplina é o "Supressão da Dor", que é o cooldown de defesa externo mais forte do jogo.
No modo de jogo PvP, dificilmente uma classe que não possua “stun” (habilidade que incapacita o jogador) ou um dano físico bastante alto vai ganhar de um sacerdote disciplina; isso porque os escudos (que refletem dano) e as skills com dano e cura não deixam que o hp baixe demasiadamente e ainda garante um dano bastante satisfatório para uma classe que é a única que possui duas especializações de suporte.
• Pontos fracos:
A principal dificuldade do sacerdote disciplina é curar quando não há um alvo para bater. Isso porque a "Expiação" é nossa maior fonte de cura. Assim, alguns chefes de raide, como o Imonar (em que temos que atravessar uma ponte cheia de bombas e armadilhas e não temos como bater nele), podem ser bastante chatos.
Outro ponto negativo, é a baixa mobilidade e cooldowns de defesa pessoal fracos.
Vale lembrar também que a nossa mecânica de cura não pode ser tão reativa como os outros curadores, principalmente para usar o artefato. Diferente do "Hino Divino" de sacerdote sagrado ou do "Tranquilidade" do druida restauração, nos quais basta pressionar a tecla correspondente à habilidade, os sacerdotes disciplina precisam espalhar previamente as expiações entre seus aliados para que, quando eles receberem dano, você possa curá-los imediatamente. Isso requer um pouco mais de preparação na hora de usar o Ira da Luz do que os outros curadores.
Sacerdote disciplina exige agilidade e conhecimento prévio das mecânicas, o player precisa estar muito atento a todos os jogadores do grupo; eu (Gabi), particularmente, sinto bastante falta de buff’s (mesmo que veja que não é uma coisa própria do WoW) e curas significativas em área.
• Atributos:
Para otimizar a cura, é sempre bom otimizar os status. De forma geral, a nossa prioridade de status é a seguinte:
Inteligência > Aceleração > Maestria = Crítico > Versatilidade
Inteligência – como status primário, basicamente aumenta o poder das curas e dos danos.
Aceleração – reduz a recarga da "Palavra de Poder: Escudo", reduz o GCD (global cooldown), além de reduzir a velocidade de conjuração de alguns feitiços e melhorar o número de vezes que o nosso feitiço "Palavra Sombria: Dor" ou "Expurgar o Mal" (que pode ser alterado por talento) causa de dano por segundo. Esse é o nosso principal status secundário.
Maestria – aumenta a porcentagem de dano que nós causamos que será transferida como cura para os alvos afetados por "Expiação". Esse status está empatado com crítico como segundo status secundário.
Crítico – faz com que nossas habilidades tenham chance de causar o dobro de dano ou cura, o que ajuda a otimizar a mana (já que não é necessário conjurar mais habilidades e ainda assim curar mais) e melhorar diretamente a cura e o dano causados. Esse atributo tem um peso bem próximo ao da maestria como status secundário.
Versatilidade – é um bom atributo: reduz o dano recebido e aumenta o dano e a cura feitos. Porém, não escalamos tão bem com versatilidade, então acabamos não focando esse atributo. ⦁ Talentos:
a) Raid:
Lendários sugeridos: Visão do Futuro de Velen (indispensável), o outro pode ser o Prydaz (para farm) ou Alma do Sumo Sacerdote (para progressão)
15 – Para progressão, prefira o talento "Virada do Destino". Já em farms (chefes de raide que o seu core derrota com facilidade), onde é menos comum a vida dos aliados ficar tão baixa, prefira "Castigo". Caso você tenha o lendário "Alma do Sacerdote", você ganhará o talento "Virada do Destino" e pode selecionar, mesmo em progressão, o "Castigo".
30 – Essa linha não afeta sua cura, mas o talento Pena Angelical, pra ajudar na mobilidade, é o preferido.
45 – Essa linha, em raids, tanto faz.
60 – Os talentos "Disciplina do Escudo" e "Dobramentes" são ambos viáveis. Se você está sentindo dificuldade com mana, prefira o "Disciplina do Escudo" (ele comba muito bem com a habilidade "Enlevo"), senão, prefira o "Dobramentes". Se você não tem certeza, a regra geral é: em progressões, use o "Disciplina do Escudo" e em farms, use o "Dobramentes".
75 – Nessa linha de talento, o único que realmente vale a pena em raide é o "Santuário".
90 – Assim como no 75, nessa linha de talento, "Expurgar o Mal" é muito superior aos demais.
100 – O "Evangelismo" é o melhor talento dessa linha. Ele ajuda bastante a usar o artefato com o "Expiação" em muitos aliados, o que aumenta o dano causado pelo nosso artefato e, por consequência, a cura.
b) Mítica+
Lendários sugeridos: "Prydaz" e o outro pode ser o "Skjoldr, Santuário de Ivagont" ou "Cordão de Maiev, Sacerdotisa da Lua".
Observação importante: os talentos podem variar com o nível da pedra e os afixos da semana, mas aqui vai uma noção geral.
15 – "Virada do Destino" é o melhor talento em pedras mais altas. Se a pedra for baixa, você pode usar "Castigo" tranquilamente.
30 – O meu preferido é a "Pena Angelical", pela mobilidade, mas você pode usar "Corpo e Alma" se sentir mais confortável assim.
45 – "Força Rutilante" é bastante útil em masmorras, mas se o seu grupo já tiver habilidade de controle de grupos suficientes, você pode optar por outro talento. Nenhum deles impacta no seu dano ou cura.
60 – O "Dobramentes" funciona como um pequeno cooldown que você poderá usar praticamente em todos os grupos de trash mobs (NPCs que não são chefes). Aqui não faz tanto sentido usar "Disciplina do Escudo", pois você pode aproveitar o tempo entre um grupo de trash mobs e outro para sentar e recuperar mana. Além disso, o dano do "Dobramentes" é maior que o do "Palavra de Poder: Consolo".
75 – O "Sabá das Sombras" não é viável em raide pelo alto custo de mana, mas é uma habilidade sem tempo de recarga que pode ser usada em grupos pequenos para curar alguns tipos de dano em área. Em particular, com o afixo Explosivo que nós não temos alvos para bater e gerar cura no final do grupo de trash mobs, essa é a única forma de evitar um wipe.
90 – "Expurgar o Mal" é ainda melhor em masmorras, pela presença de outros alvos!
100 – Aqui o melhor talento depende do nível da pedra: em uma pedra muito baixa, você pode preferir ir com "Infusão de Poder" pra bater um pouco mais. Por outro lado, em chaves um pouquinho mais altas, é preferível usar o "Graça".
• Rotação:
Curar de sacerdote disciplina é bastante dinâmico e, por ser um curador, não temos uma rotação fixa, mas são bons hábitos para curar bem:
- Use sua "Palavra de Poder: Escudo" assim que o tempo de recarga acabar e preferencialmente em um tank ou alvo que você sabe que receberá dano. Além de usar a efetividade toda da absorção, se você estiver com o talento "Disciplina do Escudo", parte da mana gasta para usar a habilidade é retornada assim que o escudo for absorvido.
- Tente manter o chefe (ou seu alvo primário) com o "Palavra Sombria: Dor" ou "Expugar o Mal" (caso você esteja com esse talento).
- Apesar da habilidade "Penitência" poder ser usada em aliados, prefira usá-la em inimigos. Em aliados, essa habilidade funciona como uma cura de alvo único. Já contra inimigos, funciona como uma cura de muitos alvos, já que todos com "Expiação" receberão a cura proveniente da nossa maestria. E cuidado, essa habilidade tem um custo de mana um pouco alto, use-a com sabedoria.
- Falando em "Expiação", nossas formas de espalhar esse buff para os aliados são através das habilidades: ⦁ "Palavra de Poder: Escudo", possui um custo baixo de mana, aplica Expiação no alvo, use-a sempre. ⦁ "Palavra de Poder: Resplendor", possui um custo alto de mana e 2 cargas, aplica "Expiação" no alvo e em até 4 aliados próximos ao alvo com duração menor que o normal, use-a com moderação. ⦁ "Súplica", possui um custo moderado, aplica "Expiação" no alvo. Se você pretende aplicar "Expiação" em 5 alvos, é preferível usar a "Palavra de Poder: Resplendor" (pois o custo de mana será menor), a menos que precise da duração total do "Expiação".
- A habilidade "Punição" tem um custo de mana bem baixo e deve ser usada como um “filler”.
Na hora que for necessário usar um cooldown de raide, certifique-se de ter boa parte do grupo (entre 12~15 numa raide mítica ou todo o grupo numa masmorra) com o "Expiação" antes de usar "Ira da Luz". Também lembre que após o usar o artefato, o projétil que causará dano leva algum tempo para atingir o alvo. É uma boa ideia ter sempre o talento "Evangelismo" para estender a duração das "Expiações" antes de usar o "Ira da Luz". Se você tiver o berloque lendário "Visão do Futuro de Velen", essa também é uma boa hora para usá-lo.
• Tips:
1) Em horas de movimentação, se você não tiver cargas da "Pena Angelical", pode usar o Penitência, pois temos um trait do artefato chamado Velocidade do Devotado que nos dá 30% de velocidade de movimento por 2 segundos após conjurar essa habilidade.
2) "Desvanescer" também pode ser usado como um cooldown de defesa pessoal graças ao trait do artefato chamado "Vestimenta da Disciplina".
3) O "Enlevo" é quase sempre esquecido, mas em momentos de dano contínuo no grupo que exijam ou não movimentação, ele é um ótimo cooldown, principalmente com o talento da "Disciplina do Escudo".
4) Essa última dica vale não só pra sacerdote disciplina, mas para todos os curadores: conhecer quando e como o seu grupo vai receber dano ajuda bastante a se preparar e usar as suas habilidades de acordo para curá-los.
0 Comentários