Bem vindo ao nosso guia de Guerreiro Proteção para World of Warcraft, baseado no patch 5.4 da expansão Mists of Pandaria. Aqui, você aprenderá conceitos básicos e avançados para melhorar sua função dentro de grupos de Raide, Masmorras e outros cenários do PvE.

O Guerreiro Proteção é especializado em usar escudo e espada, na função de “tank”, ou seja, você deverá chamar a atenção de todos os inimigos e resistir aos seus ataques. O Guerreiro Proteção é um dos tanks que mais trazem benefícios para seu grupo de raide.

CONTEÚDO:

Talentos e Glifos (aprenda como escolher seus talentos e glifos);

Rotações e Habilidades (aprimore a rotação de sua classe e aprenda o que suas habilidade fazem e quando usá-las);

Prioridade dos atributos/Reforja (veja quais atributos primordiais para a classe);

Gemas, Encantamentos e Profissões (descubra quais são as melhores gemas e encantamentos);

Macros (melhore sua jogabilidade com macros e addons)

TALENTOS E GLIFOS

Nível 15

Imagem Implacável

Passiva – Você pode usar Investida a cada 12s ao invés de 20s

Imagem Dose Dupla

Passiva – Você pode usar Investida duas vezes. Cada vez tem uma recarga de 20s. Investida só gera raiva uma vez a cada 12s.

Imagem Armipotente

Passiva – Sua investida também derruba o alvo, atordoando-o por 3s, e reduzindo sua velocidade de movimento em 50% por 15s.

Não há uma verdadeira escolha certa nesses talentos. O mais recomendado por garantir maior mobilidade, é o “Dose Dupla“.

Nível 30

Imagem Regeneração Enfurecida

Instantâneo – Instantaneamente cura você por 10% dos pontos de vida máximo e mais 10% ao longo dos próximos 5 segundos. Se usado enquanto estiver enfurecido, a quantia curada dobra. 1 minuto de recarga.

Imagem Fôlego Renovado

Passivo – Sempre que você tiver menos de 35% de HP, você recuperará 3% do total dos seus pontos de vida a cada segundo.

Imagem Vitória Iminente

Instantâneo, 10 de raiva – Substitui “Impeto da Vitória”. – Cura você em 20% dos pontos de vida máximo, e causa um pouco de dano ao alvo. Depois de derrotar um inimigo que conceda experiência ou honra, Vitória Iminente funcionará como um “Ímpeto da Vitória”. 30s de recarga.

Com equipamentos de nível elevado, Regeneração Enfurecida torna-se mais interessante dentre os outros talentos. Caso você prefira uma poderosa habilidade de cura que cure você sem que você tenha que ativar uma habilidade, é recomendado o uso do talento Fôlego Renovado.

Nível 45

Imagem Brado Estarrecedor

Instantâneo – Faz com que todos os alvos com efeito de lerdeza dentro de um raio de 20 metros ao redor do Guerreiro sejam enraizados por 5s. Se esses alvos receberem danos o efeito de enraizamento sessa. 40s de recarga.

Imagem Uivo Perfurante

Instantâneo – 10 de raiva – Faz com que todos os alvos dentro de um raio de 15 metros ao redor do Guerreiro sofra lerdeza, reduzindo a velocidade de movimento em 50% por 15s.

Imagem Brado Interruptivo

Instantâneo – Interrompe o lançamento de feitiços em um raio de 10 metros ao redor do Guerreiro, e impede o lançamento de feitiços daquela escola por 4s. 40s de recarga.

Na maior parte dos casos, o talento Brado Interruptivo será melhor do que os demais. Mude para os demais caso seja necessário para o que você estiver fazendo no momento.

Nível 60

Imagem Tornado de Aço

Instantâneo – Causa 120% de dano da arma a todos os inimigos num raio de 8 metros ao redor do Guerreiro a cada segundo por 6s. Enquanto Tornado de Aço estiver ativo, você não pode usar nenhuma habilidade, exceto seus gritos. Você ficará imune a desarmamentos, e efeitos de perda de controle/redução de movimento. Você continua esquivando, aparando e bloqueando ataques. 1 minuto de recarga.

Imagem Onda de Choque

Instantâneo – Lança uma onda de força em um cone frontal do Guerreiro até 10m a frente, causando dano e atordoando todos os inimigos na área. O atordoamento dura 4s. Causar dano a 3 ou mais alvos faz com que a recarga seja de 20s, ao invés de 40s.

Imagem Rugido do Dragão

Instantâneo – Causa dano a todos os inimigos num raio de 8m ao redor do Guerreiro, empurrando-os para trás e derrubando-os por 0,5s. Rugido do Dragão é sempre crítico e ignora completamente a armadura do alvo.

Onda de Choque provém um controle e por conta disso, melhor sobrevivência caso o alvo seja atordoável. Do contrário, Rugido do Dragão é a melhor opção. Tornado de Aço não é recomendado.

Nível 75

Imagem Reflexão de Feitiço em Massa

Instantâneo – Reflete o próximo feitiço lançado contra você, e contra todos os membros do seu grupo ou raide em um raio de 20 metros por 5s. 1 minuto de recarga.

Imagem Salvaguarda

Instantâneo – 25 metros de alcance- Corre até o alvo de grupo ou raide, removendo efeitos de redução de movimento ou enraizamento de você, interceptando o próximo ataque corpo a corpo ou longo alcance realizado contra o membro, e reduzindo em 20% todo o dano realizado contra ele por 6s. Substitui “Comprar Briga”. 30s de Recarga.

(você corre até o alvo e recebe o próximo ataque físico, não mágico, em você ao invés dele).

Imagem Vigilância

Instantâneo – 40 metros de alcance – Reduz o dano recebido pelo alvo em 30% por 12s. Enquanto estiver ativo, sua habilidade “Provocar” não tem recarga. 2 minutos de recarga.

Vigilância é de todos o mais útil, especialmente por tornar “Provocar” sem recarga por 12 segundos.

Nível 90

Imagem Avatar

Instantâneo – Aumenta todo o dano que você causa em 20% por 24s. Também remove efeitos de enraizamento e lerdeza. 3 minutos de recarga.

Imagem Banho de Sangue

Instantâneo – Pelos próximos 12 segundos, seus golpes corpo a corpo especiais causam um adicional de 30% de dano como sangramento por 6s. Enquanto esse efeito estiver ativo no alvo, a velocidade de movimento dele é reduzida em 50%. 60 segundos de recarga.

Imagem Seta Tempestuosa

Instantâneo – 30 metros de alcance – Arremessa sua arma no alvo causando 125% de dano da arma e atordoando-o por 4s. Causa 500% de dano da arma se o alvo estiver permanentemente imune a atordoamentos. 30 segundos de recarga.

Banho de Sangue irá garantir um melhor dano por segundo dentre os três talentos. Nenhum deles de fato irá aumentar sua sobrevivência.

GLIFOS PRIMÁRIOS

Glifo de Salto Aprimorado – Reduz a recarga do seu Salto Heroico em 15 segundos. Excelente por melhorar sua mobilidade durante confrontos.

Glifo de Raiva Interminável – Aumenta o total máximo da sua raiva em 20 pontos. Ajuda você a controlar melhor quanta raiva você tem, e como usar.

Glifo de Defender a Linha – Aumenta o dano da sua próxima Revanche em 50% logo após você aparar.

Glifo de Repercussões Violentas – Enquanto seu Levantar Escudo estiver ativo, sua escudada causa 50% de dano a mais.

Praticamente todos os Guerreiros Proteção usam os glifos de Raiva Interminável, Defender a Linha e Repercussões Violentas. Eles garantem um grande incremento no DPS e consequentemente na quantidade de ameaça que você gera nos alvos. Caso alguma luta queira mais mobilidade do que ameaça e dano, você pode trocar Repercussões Violentas ou Defender a Linha por Salto Aprimorado.

GLIFOS SECUNDÁRIOS

Não há nenhum glifo menor que vá de fato melhorar sua jogabilidade. A maior parte deles muda apenas efeitos estáticos. Porém, há um que pode ser usado em algumas ocasiões.

Glifo de Brado Intimidador – Faz com que os alvos afetados pelo Brado Intimidador fiquem parados no lugar, ao invés de sair correndo por ai. Útil para que eles não puxem outros alvos.

HABILIDADES E ROTAÇÃO

A rotação do Guerreiro Proteção não segue uma linha especifica de habilidades, mas sim um sistema de prioridades. Você irá gerar raiva para usar suas habilidades de mitigação de dano (Levantar Escudo e Barreira de Escudo), sendo essas duas habilidades as únicas onde você deverá gastar sua raiva.

POSTURAS:

Os Guerreiros possuem três posturas que alteram a jogabilidade da classe. De fato, elas influenciam diretamente em como você irá gerar raiva.

ability_warrior_offensivestance Postura de Batalha

Gera raiva quando você acerta golpes corpo a corpo normais. Como sua função é de tank e não de causar dano, você não usará essa postura.

ability_warrior_defensivestance Postura de Defesa

Reduz todo o dano recebido em 25%, aumenta a geração de ameaça, e gera 1 de raiva a cada 3 segundos enquanto estiver em combate. É a postura dos tanks, ainda mais por gerar ameaça enquanto estiver atacando, por tanto, use-a.

ability_racial_avatar Postura do Berserker

Gera metade da raiva da Postura de Batalha e gera um pouco de raiva quando você sofrer dano. O mesmo com relação a Postura de Batalha.

HABILIDADES:

inv_shield_05 Escudada

Instantâneo – Causa 150% de poder de ataque + 13670~14371 de dano físico no alvo. Gera 20 de raiva na Postura de Defesa. 6 segundos de recarga.

É sua mais poderosa habilidade, use-a sempre que disponível.

inv_shield_07 Barreira de Escudos

Instantâneo – Absorve 60% do poder de ataque e 120% da sua força ou 84,3% do seu vigor de dano nos próximos 6 segundos. Consome até 60 de raiva para aumentar a quantia absorvida. A quantia absorvida aumenta com o ataque.

Ela absorverá todo tipo de dano, portanto, reserve até 60 de raiva para poder usá-la no máximo potencial. O dano mágico também é absorvido (é uma de nossas fraquezas).

ability_defend Levantar Escudo

Instantâneo – 60 de raiva – Bloqueia todos os ataques corpo a corpo contra você ao longo de 6 segundos. Esses bloqueios podem ser críticos. Possui duas cargas. 1,5 segundos de recarga. Usar ambas as cargas de uma vez faz com que a duração seja adicionada a anterior. Cada carga tem 9 segundos de recarga.

Quando uma grande quantia de dano físico está por vir, você mantém essa habilidade ativa, especialmente contra vários alvos. Ela não funciona contra dano mágico, feitiços em área e danos periódicos. Também não funciona como ataques específicos, tais como os que colocam debuff no tank ou efeitos de sangramento. É recomendado manter ativo contra chefes que venham causar grandes ataques físicos corpo a corpo.

inv_helmet_21 Sentinela Resoluta

Passivo – Aumenta em 15% seu vigor total. Reduz em 6% a chance de ser atingido criticamente, aumenta em 25% o total de armadura concedidos por itens e reduz em 100% o custo da sua trovoada.

inv_sword_11 Devastar

Instantâneo – Causa 220% de dano da arma mais 8026 e coloca o efeito de Fender Armadura no alvo (acumula 3 vezes). Substitui Fender Armadura.

Fender Armadura: Enfraquece a armadura do alvo em 4% por 30 segundos. Acumula até 3 vezes.

Você vai usar essa habilidade sempre que não tiver que usar nenhuma das suas habilidades principais, apenas para manter o dano. No início você vai usa-la 3 vezes seguidas para acumular as 3 cargas de Fender Armadura no alvo. Esse efeito funciona para a raid toda, então mantenha-o ativo sempre.

ability_warrior_swordandboard Espada e Escudo

Passivo – Seu Devastar tem 30% de chance de concluir a recarga de sua Escudada e aumentar em 5% a raiva gerada por ela. Dura 5 segundos.

Sempre que a recarga da sua Escudada for concluída, você deve usar. Como você precisa de grandes quantias de raiva, você sempre precisará gerá-la.

ability_warrior_revenge Revanche

Instantâneo – Causa dano ao inimigo e dois inimigos adicionais causando 9348 + 64% do poder de ataque de dano. Sempre que você se esquiva ou apara um ataque, a recarga dessa habilidade é concluída. Gera 20 de raiva na postura defensiva, 9 segundos de recarga.

Com grandes quantias de esquiva e aparo, essa habilidade torna-se “spamável’. Podendo ser utilizada toda hora. A prioridade é sempre a escudada, e em seguida a Revanche.

ability_warrior_stalwartprotector Ultimato

Passiva – Seus acertos críticos de Escudada fazem seu próximo Golpe Heroico ou Cutilada não custarem raiva, e que sejam um acerto crítico garantido.

Provém um aumento no dano total, já que as habilidades tornam-se grátis e críticas.

ability_warrior_shieldguard Bastião da Defesa

Passiva – Aumenta em 10% a chance de bloqueio e 2% a chance de esquiva. Reduz em 1% a recarga da Muralha de Escudos.

ability_warrior_riposte Ripostar

Passiva – Quando se esquiva ou apara qualquer ataque, vocÊ ganha 75% da quantia de aparar e esquiva em forma de acerto crítico adicional por 20 segundos.

Isso torna seu Guerreiro Proteção uma máquina de acertos críticos. Como você acumula-rá grandes quantias de esquiva e aparo, você garante uma grande quantia de crítico, consequentemente, uma grande quantia de dano.

spell_nature_reincarnation Provocar

Instantâneo – Provoca o alvo forçando- a atacar você, e aumenta a sua geração de ameaça contra o alvo em 200% por 3 segundos. 8 segundos de recarga.

É o famoso ‘taunt”. Com essa habilidade você garante que o alvo desgarrado fique focado em você. Cuidado para não usa-la num momento inoportuno, e tome cuidado para não usá-la toda hora. Ela não faz parte da rotação, e deve ser usada situacionalmente.

ability_rogue_ambush Golpe Heroico

Instantâneo – 30 de raiva – Causa 110% de dano da arma mais 549 (154% mais 769 se estiver equipado com uma arma de uma mão), essa habilidade tem tempo de recarga próprio – 1,5s de recarga.

Você somente usará essa habilidade quando ela estiver sobre o efeito do Ultimato, do contrário, não há muita necessidade.

inv_sword_48 Executar

Instantâneo – 30 de raiva – inimigo precisa ter 20% de HP ou menos.

Causa 6886 + 255% do poder de ataque de dano.

Quando seu inimigo estiver com menos de 20% de pontos de vida, você deve tratar essa habilidade como prioridade. O dano dela é muito, muito alto.

spell_nature_thunderclap Trovoada

Instantâneo – 20 de raiva – Causa 312 + 45%  do poder de ataque de dano em todos os inimigos 8 metros ao redor do Guerreiro. Inimigos que tenham sofrido dano dessa habilidade recebem o efeito de Golpes Enfraquecidos e Feridas Profundas. 6 segundos de recarga.

Golpes Enfraquecidos: Reduz todo o dano físico causado pelo alvo em 10% por 30s.

Você deve manter o efeito de “Golpes Enfraquecidos” sempre ativo nos oponentes, reduzindo o dano que você receberá deles.

ability_backstab Feridas Profundas

Passiva – Seu Sede de Sangue  faz o alvo sangrar, causando dano de 1800 + 39,6% do poder de ataque  de dano físico ao longo de 15 segundos.

É importante manter as feridas profundas nos alvos, pelo grande aumento de dano, e pelo fato dela escalonar com seu poder de ataque, que por sua vez é aumentado com a vingança.

spell_shadow_charm Vingança

Passivo – Aumenta seu poder de ataque em 1,5% de cada dano não mitigado que você recebe por 20 segundos. Quanto mais alvos te atacando menor será o bônus proveniente da vingança.

Esse buff faz com que seu poder de ataque em algumas lutas aumente bastante. Não é recomendado você deixar de mitigar seu dano para receber mais dano e assim ter mais poder de ataque. Seu ataque aumentará num valor bem alto sozinho mesmo usando todas as suas habilidades de mitigação de dano (Levantar Escudo e Barreira de Escudo).

spell_nature_ancestralguardian Raiva Incontrolada

Instantâneo – Deixa o Guerreiro enfurecido, gera 10 de raiva e aumenta em 10% todo o dano físico por 6 segundos. Também remove efeitos de Medo, Aturdir e efeitos incapacitantes, e garante imunidade a eles durante o efeito dessa habilidade. 30 segundos de recarga.

Como você fica enfurecido quando você usa essa habilidade, ela te dará uma carga de Golpe Furioso. Use quando você não conseguir cargas no momento necessário.

spell_shadow_unholyfrenzy Enfurecer

Passivo – Acertos críticos de Devastar e Escudada enfurecem você, gerando 10 de raiva e aumentando 10% do dano físico por 6 segundos.

Como você ganha bastante crítico oriundo do seu Ripostar, você constante estará enraivecido.

inv_axe_66 Arremesso Heroico

Instantâneo – 30 metros de alcance – Arremessa a arma contra o alvo causando 50% de dano da arma. 30 segundos de recarga.

Você só vai usar essa habilidade quando não tiver mais nada para usar, e quando você não quiser gastar raiva, já que ela não tem custo.

ability_warrior_charge Investida

Instantâneo – 8 ~ 25 metros de alcance – Investe contra o inimigo, atordoando-o por 1,5s. Gera 20 de raiva. 20 segundos de recarga.

Principal habilidade para te manter próximo aos alvos, e de fazer o Guerreiro ter uma excelente movimentação. Ela é sempre usada no início dos combates por gerar uma considerável quantidade de raiva.

ability_criticalstrike Temeridade

Instantâneo – Concede 30% de chance adicional de acartar o alvo criticamente com seus ataques especiais. 3 minutos de recarga.

É o seu “burst”. Acertos críticos causam mais dano e fazem você ficar enfurecido. Usada em momentos em que causar muito dano é necessário.

ability_warrior_battleshout Brado de Batalha

Instantâneo – Aumenta em 10% o poder de ataque de todos os membros do grupo e raide num raio de 100 metros. Dura 5 minutos e gera 20 de raiva. 1 minuto de recarga.

ability_warrior_rallyingcry Brado de Comando

Instantâneo – Aumenta em 10% o Vigor de todos os membros de grupo ou de raide num raio de 100 metros. Dura 5 minutos. 1 minuto de recarga.

Ambos são usados como “buffs de raide”, por afetarem todo o grupo. Por gerarem raiva, é interessante mesclar o uso delas em algumas partes da sua rotação para poder gerar raiva ao invés de gastar. Use uma ou outro de acordo com a necessidade do grupo.

warrior_skullbanner Estandarte da Caveira

Instantâneo – 30 metros de alcance – Crava um estandarte no chão aumentando em 20% o dano de acertos críticos do grupo ou de raide num raio de 40 metros do estandarte. Dura 10 segundos. 3 minutos de recarga.

Você vai usar essa habilidade em conjunto com temeridade. Ambas possuem o mesmo tempo de recarga, e uma auxilia com a outra, já que uma aumenta o acerto critico, e a outra o dano desses acertos. Como ela afeta os membros de raide também, é interessante guardar o uso dela quando for interessante para o grupo como um todo.

demoralizing_banner Estandarte Desmoralizante

Instantâneo – 30 metros de alcance – Crava um estandarte no chão diminuindo em 10% o dano causado por todos os inimigos num raio de 30 metros. Dura 15 segundos.

Não é uma das habilidades que mais reduzem o dano recebido do grupo, mas é um auxilio quando usado em conjunto de outras.

mocking_banner Estandarte Zombeteiro

Instantâneo – 30 metros de alcance – Crava um estandarte no chão, provocando todos os inimigos num raio de 15 metros ao redor do estandarte, forçando-os a atacarem você por 6 segundos. Dura 30 segundos. 3 minutos de recarga.

Caso você precise gerar ameaça e segurar vários inimigos atacando você por um período de tempo, você usa esse estandarte. Cuidado para não usar em um momento onde você não poderá dar conta de todos eles, ou quando você não precisará puxar todos eles.

ability_warrior_shieldwall Muralha de Escudos

Instantâneo – Reduz todo o dano recebido em 40% ao longo de 12 segundos. 3 minutos de recarga.

Sua principal habilidade de redução de dano. Use-a em momentos em que você sofreria muito dano.

ability_warrior_warcryBrado Desmoralizador

Instantâneo – Reduz todo o dano de inimigos num raio de 10 metros ao redor do guerreiro em 20% por 10 segundos – 1 minuto de recarga.

Usado sempre que possível, geralmente quando você junta vários inimigos juntos, você o usa em conjunto com trovoada para reduzir em 30% o dano recebido. Você também pode usar quando os chefes forem causar uma grande quantia de dano.

spell_holy_ashestoashes Último Recurso

Instantâneo – Aumenta seu HP atual e máximo em 30% por 20 segundos. 3 minutos de recarga.

Conta como uma habilidade de cura e sobrevivência. Se seu HP cair muito, você pode usá-la para ajudar os curadores a recuperarem todo o seu HP mais rapidamente. Se alguém usar Brado de Convocação, você não poderá usar o Último recurso, mas você não pode usar um seguido do outro.

ability_toughness Brado de Convocação

Instantâneo – Concede temporariamente a você e todos os membros do grupo ou de raide num raio de 30 metros ao redor do Guerreiro 20% do total de pontos de vida por 10 segundos. Depois que esse efeito expira, os pontos de vida são perdidos.

Usado para sobreviver mais tempo conforme a necessidade. Geralmente quando o grupo todo está sofrendo uma grande quantia de dano.

ability_heroicleap Salto Heroico

Instantâneo – 8 ~40 metros – Salta até uma localização causando 50% do poder de ataque de dano físico a todos os inimigos até 8 metros ao redor do Guerreiro. 45 segundos de recarga.

Uma habilidade que te ajuda na mobilidade. Pode ser usada em momentos onde você não quer gastar raiva, e precisa gerar, mas apenas em casos isolados.

ability_warrior_shatteringthrow Arremesso Estilhaçante

1.5s de carga – 30 metros de alcance – Arremessa sua arma no inimigo causando 14+60% de poder de ataque de dano, reduzindo a arumadura do alvo em 20% ao longo de 10 segundos, removendo quaisquer invulnerabilidades – 5 minutos de recarga.

É uma habilidade benéfica para a raide toda e deve ser usada no momento certo, já que ela aumenta o dano recebido pelo inimigo por conta da redução de armadura. Verifique com seu grupo o momento mais adequado para usá-la.

ability_warrior_victoryrush Comprar Briga

Instantâneo – 25 metros de alcance – Corre até membro de grupo ou de raide, interceptando o próximo ataque físico corpo a corpo que ele venha a receber por 10s, enquanto o alvo permanecer até 25 metros de você. 30 segundos de recarga.

É mais usado mesmo quando há necessidade de maior movimentação. Como essa habilidade não remove efeitos de enraizamento e lerdeza, não é tão útil.

ability_golemthunderclap Brado Intimidador

Instantâneo – 8 metros de alcance – Faz com que o inimigo sofra medo e corra para longe por 8 segundos, junto com até outros 5 adicionais num raio de 8 metros ao redor dele. 1,5 minutos de recarga.

Use quando precisar controlar as ações dos oponentes. Mas cuidado para não fazer eles correrem em direção a outros inimigos, para que eles não voltem contra o grupo ou raide.

ability_warrior_disarm Desarmar

Instantâneo – Desarma o oponente, removendo também escudos por 8s. Criaturas desarmadas causam significativamente menos dano. 1 minuto de recarga.

Usado com mais frequência em PvP, mas alguns oponentes NPC também carregam armas e é interessante desarmá-los para que eles causem menos dano.

inv_gauntlets_04 Murro

Instantâneo – Interrompe o lançamento de feitiços e impede que qualquer feitiço daquela escola seja lançado por 4 segundos. 15 segundos de recarga.

Usado para interromper a conjuração de feitiços nocivos contra o grupo ou contra você.

Maestria

Toda classe quando atinge o nível 80 recebe uma habilidade de maestria. Varia de classe para classe.

ability_warrior_criticalblock Maestria – Bloqueio Crítico

Passivo – Aumenta a chance de bloquear um ataque em 4% e a chance de bloquear criticamente em 17,6%.

Ataques bloqueados reduzem o dano sofrido em 30%. Essa habilidade aumenta a chance dele ser um bloqueio crítico e ao invés de reduzir 30%, ele reduz 60%.

Rotação

Você como guerreiro proteção não tem uma rotação especifica. Você precisará gerar raiva e gastar essa raiva ou com Levantar Escudo ou com Barreira de Escudos. Você verá a seguir a prioridade das habilidades e quando usar Barreira ou Levantar Escudo.

Prioridade para gerar raiva:

Escudada, sempre que disponível.

Revanche, sempre que disponível.

Devastar, sempre que nenhuma das acima estiver disponível para uso.

Trovoada, sempre que o efeito de Golpes Enfraquecidos estiver para acabar.

Brado Desmoralizador, sempre que disponível, ou quando uma grande quantia de dano/inimigos estiver vindo.

Brado de Comando/Batalha caso você precise de raiva ou renovar seu efeito.

Executar, se estiver disponível, e se você tiver raiva sobrando.

Golpe Heroico, sempre que o efeito do Ultimato aparecer. Se houverem vários alvos, use Cutilada.

Quando usar Levantar Escudo e Barreira de Escudos?

Como elas custam 60 de raiva cada, você raramente usará ambas ao mesmo tempo. Mas é tão raro isso acontecer que não chega a ser um problema você usar somente uma delas. Em todas as situações do jogo você usará ou uma, ou a outra.

A quantidade de dano bloqueada pelo Levantar Escudo é baseada no poder dos ataques que ela for mitigar (ou seja, é baseada na dano que você irá receber). Ou seja, um ataque muito poderoso terá seu dano muito reduzido, em contra partida, um ataque fraco não sofrerá muita redução.

A Barreira de Escudos independe do ataque que será desferido contra você. Se você receber 10000 ou 100000 de dano, ela irá absorver exatamente esses valores.

Basicamente, você terá de perceber se o dano absorvido será maior que os 30% bloqueados ao longo de 6 segundos. Se o dano absorvido for maior, você usará Barreira de Escudos, se for menor, você usa Levantar Escudo.

Por exemplo, uma fonte de dano causará a você 150,000 de dano. Se você usar “Levantar Escudo”, você bloqueará 30% desse dano, sendo assim uma redução de 105000 de dano recebido. Se você usar a sua Barreira de Escudos, e ela criar um escudo de 60,000 pontos, reduzirá o dano para 90000. Logo vale mais a pena você usar a Barreira de Escudos do que o Levantar Escudo.

Outro exemplo, uma fonte de dano vai te causar 300,000 de dano. 30% de redução desse dano dará um dano total de 210,000 sofrido. Seu levantar escudo absorve os mesmos 60,000, resultando num dano de 240000. Logo, é mais vantajoso você usar o Levantar Escudo.

Isso pode parecer complexo, ainda mais que você leva em conta a chance de bloquear criticamente, que faz a redução cair para 60% ao invés de 30%. Na dúvida, faça o seguinte:

Dano mágico, sangramento e dano impossível de bloquear, use Barreira de Escudos. Dano físico use Levantar Escudo

PRIORIDADE DE ATRIBUTOS/REFORJA

Atualmente, existem três buids de atributos viáveis. Porém uma delas se destaca em relação as demais, e é conhecida como “Full Avoidance”.

Com essa build, seu foco será nos atributos de mitigação de dano. No caso, Aparo e Esquiva.

Você precisará:

Acerto até 7,5%

Aptidão até 15%

Aparo e Esquiva (sem limite)

Maestria (sem limite).

Essa build foca do beneficio do Ripostar, dando grandes quantias de crítico, e consequentemente de geração de raiva.

Nos seus equipamentos, após conseguir fechar o cap de Acerto e Aptidão, você focará em esquiva e aparo. Se um equipamento possuir maestria ou crítico, você reforjará para Esquiva ou Aparo. O mesmo valerá para acerto e aptidão além do cap.

GEMAS E ENCATAMENTOS

Nessa parte você aprenderá quais gemas utilizar, e quais encantamentos darão a você a melhor performance. Você também encontrará quais profissões são melhores para um Guerreiro Proteção.

Os itens descritos estão nas cores das suas raridades.

Meta Gema: Diamante Primevo AusteroDiamante Primevo Indomável.

O primeiro garante +324 de Vigor e 2% do valor de armadura dos itens, o segundo, que é lendário e é obtido através da missão da capa lendária, dá +324 de vigor e chance de receber um buff que reduz o dano sofrido em 20% por alguns segundos.

Engaste Azul e Prismático: Coração do Rio Sólido, Ametista Imperial do Defensor.

Vigor ainda é um atributo interessante, para qualquer tank. A primeira gema te dá apenas Vigor (240) e a segunda dá vigor e aparo (+160 cada).

Engaste Vermelho/Amarelo: Ônix Rubro Impávido

Dá +160 de aparo e esquiva. É uma gema laranja.

Não tem muito segredo na hora de colocar as gemas. Você pode trocar algumas delas pelas gemas que dão Acertou ou Aptidão caso seja necessário.

Encantos:

Ombro: Inscrição Chifre do Boi Maior (+300 de vigor e 100 de esquiva);

Capa: Encantamento Maior de Proteção – Capa (+200 de vigor);

Torso: Encantamento Superior de Vigor – Torso (+300 de vigor);

Pulso: Encantamento Maior de Esquiva – Pulso (+170 de esquiva);

Luvas – Kit de Armadura do Sha (+150 de vigor);

Cinto – Fivela de Cinto de Aço Vivo (Engaste Prismático);

Pernas – Armadura de Perna de Escamas de Ferro (Aumenta 430 o Vigor e 165 a esquiva);

Pés – Encantamento Passo do Pandaren – Pés (+140 de maestria e pequeno aumento de velocidade de movimentação);

Arma – Encantamento Aço Inquieto – Arma ou Encantamento Canção do Rio – Arma (O primeiro dá chance de aumentar 1650 de força por 12 segundos, e o segundo dá chance de aumentar sua esquiva em 1650 por 7 segundos ao desferir ataques).

Você deverá substituir as gemas e os encantamentos de itens de acordo com a sua profissão, afim de garantir um maior bônus para sua classe.

Atualmente, Couraria, Mineração e Ferraria são as profissões que mais trazem benefícios ao Guerreiro Proteção.

Macros e Addons

Macros e Addons irão ajudar na sua experiência de jogo, tornaram-se parte integral de um jogador que deseja raidar seriamente, ou fazer PvP de alto nível.

Para acessar a interface de macros, baste digitar “/macro”, ou acessar pelo menu, apertando esc > macros. Os comandos serão sempre em inglês

Macros:

Cancelar Mão da Proteção e Mão do Sacrifício

/cancelaura Mão da Proteção

/cancelaura Mão do Sacrifício

Essas habilidades garantem imunidade a você, mas também o impedem de usar habilidades. É importante ter um macro para cancelá-las quando for necessário.

Regeneração Enfurecida + Raiva descontrolada.

#showtooltip Regeneração Enfurecida

/cast Raiva Incontrolada

/cast Regeneração Enfurecida

O primeiro garante que você esteja enraivecido, e o segundo usa a Regeneração Enfurecida.

Banho de Sangue + Molas de Sinápticas + Rugido do Dragão

#showtooltip Rugido do Dragão

/cast Banho de Sangue

/use 10

/cast Rugido do Dragão

Full Burst

/cast Temeridade

/cast Estandarte da Caveira

/cast Banho de Sangue

/cast Avatar

/use 10

Salvaguarda nos estandartes

#showtooltip Salvaguarda
/cast [noraid, noparty, noharm] Salvaguarda
/targetlasttarget [noraid, noparty, noharm, exists]
/cast Estandarte Desmoralizante

Apertando esse botão pela primeira vez fará você usar o Estandarte Desmoralizante. Note que você ainda precisará escolher onde colocar. Depois, quando você apertar novamente, você irá usar Salvaguarda no baner, removendo efeitos de lerdeza e enraizamento.

Addons:

ADDONS

De certo modo, não há addons padrão para todas as classes. Algumas delas apenas possuem addons específicos para elas mesmas. O único addon especifico para a classe de Guerreiro Proteção que recomendamos é o PWB (Protwarbar). Ele te dá informações na tela sobre quanto vale seu escudo, o quanto de Vingança você tem acumulada, e a duração de suas habilidades.