Guia de Frost DK PvP (Arena)
Sobre mim:
Eu não encontrei um bom guia de Frost DK PvP, então decidi fazer um. Consegui 3.1k de rating com a comp FDK/Hpal em 2v2 no Sunwell durante a temporada de fúria e agora comecei a jogar soloQ como FDK (mudei de Unholy).
Presenças:
Unholy Presence: É sua presença principal.
Frost Presence: É sua presença defensiva contra atacantes físicos. Ela aumenta muito sua armadura e também te dará redução de dano.
Se atacantes físicos como Warrior, Hunter, Feral Druid, etc., estiverem focando você por um longo período, sempre tente mudar para a Frost Presence. Você também terá mais poder de ataque graças ao talento Bladed Armor.
Blood Presence: Eu não uso essa presença... Ela só pode aumentar seu DPS se você estiver acertando o alvo 95% do tempo (o que não vai acontecer) e diminuirá seu dano de explosão (burst) em comparação com a Unholy Presence.
Prioridade de Estatísticas:
Spell Penetration(130-140) > Hit Rating [2%, 65.6 hit rating (de itens)] > STR/Resilience > Haste > Expertise(10-15%, no máximo um anel para expertise) > Crit/Arp.
5% de hit é o cap de ataque corpo a corpo e 4% é o cap de feitiço para Frost DK em PvP.
Nerves of Cold Steel dá 3% de hit para ataques corpo a corpo e Virulence dá 3% de hit de feitiço, por isso você precisa de apenas 2% de hit de itens.
Ter mais hit do que o cap é bom, porque você ainda pode errar ataques automáticos e pode errar feitiços contra Retri Paladins e Blood Elfs.
Então, ter entre 2% e 4% de itens é o ideal.
A Resiliência em torno de 1k+ depende de quanto você quer ter.
Eu recomendo ter pelo menos 1 anel de expertise, porque você terá grandes problemas para acertar Ferals e Rogues com Frost Strike, que é sua principal fonte de dano (Unholy usa Coil em vez disso, e Coil não pode ser esquivado, por isso ele não precisa de expertise).
Glifos
Glifos Maiores:
Glyph of Frost Strike
Glyph of Hungering Cold
Glyph of Anti-Magic Shell ou Glyph of Howling Blast
Glifos Menores:
Glyph of Death's Embrace
Glyph of Pestilence
Glyph of Horn of Winter ou Glyph of Raise Dead
Por que não usar Glyph of Obliterate?
Porque o Obliterate causa um dano patético em PvP, especialmente contra classes de placas, e você precisa spammar Chains e Plague Strikes de qualquer forma, já que Frost DK não tem um talento "anti-dispel de dots" como o Unholy.
Howling Blast é à distância e em área, causando mais dano que Obliterate, também é afetado por Killing Machine e custa as mesmas runas que o Obliterate.
Cleanse/Abolish Disease/Cleansing Totem são os motivos pelos quais você tem que spammar Chains e Plague Strikes para aplicar o dot novamente.
Sem os dots, seu Frost Strike não causa dano. Eu não uso Obliterate em PvP de jeito nenhum.
Talentos
PVP FROST DEATH KNIGHT TALENTS WOTLK (SEM OBLITERATE)
FDK PVP TALENTS:
Como você pode ver, eu não escolhi nenhum talento para Obliterate. Você não apenas economizou 1 glifo maior, mas também economizou 6 talentos por não usar essa habilidade patética.
Eu uso o talento Acclimation principalmente contra spam de dispel/purge/spellsteal.
Mas também pode ser bom contra Rogues de Assasination e seus venenos (eles acumulam Nature Resist) porque eles não usam penetração de feitiço. A Nature Resist só diminui o dano do veneno, não o dano de Envenom.
Ou quando você joga com um Hpal e ele usa aura de sombra (contra Shadow Priest, por exemplo), você pode ter 130 de Shadow Resist da aura + 150 de resist de Acclimation (280 de Shadow Resist) e o Shadow Priest usa apenas 130 de penetração de feitiço, então isso reduzirá muito o dano e talvez resista a alguns dos feitiços dele também.
Acclimation também acumula Holy Resist - não faz nada, mas esses stacks inúteis podem ser dissipados/purgados/roubados.
Lembro de uma arena soloQ contra um preg/fire mage e o mago estava constantemente roubando stacks de Holy Resist/Fire Resist em vez de Freedom ou Sacred.
Equipamento
Lista BiS:
Armas: 2x Havoc's Call, Blade of Lordaeron Kings
Sigil: Sigil of the Vengeful Heart
Trinkets: Sharpened Twilight Scale, Death's Verdict
Anéis: Skeleton Lord's Circle, Ashen Band of Endless Might
Pés: Apocalypse's Advance
Cintura: Wrathful Gladiator's Girdle of Triumph
Pulsos: Wrathful Gladiator's Bracers of Triumph
Capa: Winding Sheet
Pescoço: Penumbra Pendant
O resto dos itens são do conjunto Wrathful 5/5. Se você tiver resiliência suficiente das gemas, pode usar 4/5 do set Wrathful e pegar 1 peça de PvE, Scourge Reaver's Legplates.
Forjamento de Runas:
Rune of Fallen Crusader
Rune of Razorice
Gemas:
Chaotic Skyflare Diamond
Stormy Majestic Zircon
Resplendent Ametrine
Mystic King's Amber
Bold Cardinal Ruby
Bold Dragon's Eye
Mystic Dragon's Eye
A gema meta de 3% de dano crítico é obrigatória.
Obtenha 130+ de Spell Penetration e depois foque em gemas de Força ou Resiliência, conforme sua necessidade.
Macros
Death Grip:
#showtooltip Death Grip
/target focus
/cast Death Grip
Mind Freeze:
#showtooltip Mind Freeze
/target focus
/cast Mind Freeze
ou (como você preferir)
#showtooltip Mind Freeze
/cast [target=focus] Mind Freeze
Hungering Cold:
#showtooltip Hungering Cold(Rank 1)
/stopattack
/cast Hungering Cold(Rank 1)
/p HUNGERING COLD
Strangulate:
#showtooltip Strangulate
/cast [target=focus] Strangulate
Chains of Ice:
#showtooltip Chains of Ice
/cast [target=focus] Chains of Ice
Frost Strike:
#showtooltip Frost Strike(Rank 6)
/cast Frost Strike(Rank 6)
/startattack
/cast Dark Command
Lichborne:
#showtooltip Lichborne
/cast Lichborne
/target "SEU NOME"
/cast Death Coil(Rank 5)
Cancel Aura:
/cancelaura Lichborne
/cancelaura Hand of Protection
Para complementar e aprimorar o guia de Frost DK PvP, a melhoria ideal seria detalhar as estratégias para diferentes composições de arena (matchups), expandir as dicas sobre o uso de habilidades em situações específicas, e apresentar listas de equipamentos e gemas de forma mais organizada, incluindo alternativas para quem não tem acesso aos itens BiS (Best in Slot).
1. Estratégias para Matchups Comuns
Um guia completo deve abordar as composições de arena mais populares. Abaixo está um exemplo de como organizar as informações para a comp RMP (Rogue/Mage/Priest), que é um desafio comum para DKs.
Vs. RMP (Rogue/Mage/Priest)
Mindset: A prioridade é sobreviver ao burst inicial e forçar cooldowns defensivos. Seu objetivo não é matar, mas sim desestabilizar o plano de ataque do inimigo.
Abertura: A maioria dos RMPs vai focar você ou seu parceiro. Use Anti-Magic Shell imediatamente para evitar que os CCs (Crowd Control) do Mago (Polymorph) e do Priest (Fear) te atinjam. Isso também permite que você gere Runic Power e dê dano nos primeiros segundos.
Gerenciamento de Cooldowns:
Anti-Magic Shell: Use-o para tankar dano e evitar CCs, principalmente no burst do Mago.
Lichborne: Guarde para o Fear do Priest ou para se curar.
Hungering Cold: Use este feitiço no momento certo para parar o burst do Mago ou para pegar o Rogue e o Priest juntos, permitindo que seu time se recupere.
Strangulate/Mind Freeze: Use essas interrupções no Priest para evitar curas críticas ou para parar o Mago quando ele tenta um Polymorph em seu parceiro.
2. Gear, Gemas e Encantamentos Detalhados
Apresentar as opções de equipamento de forma clara, com alternativas e a razão por trás de cada escolha, é crucial.
Gemação
Meta: Chaotic Skyflare Diamond (Aumenta o dano crítico em 3%). Indiscutivelmente a melhor gema meta para DPS.
Gemas Híbridas (para Bônus de Soquete):
Mystic King's Amber (+20 Haste Rating, +20 Resilience Rating): Use em soquetes amarelos para ajudar a alcançar o cap de Haste, se necessário.
Resplendent Ametrine (+10 Strength, +15 Resilience Rating): Ideal para soquetes vermelhos e amarelos, combinando dano e resiliência.
Puissant Dreadstone (+10 Strength, +15 Stamina): Perfeita para soquetes vermelhos e azuis, aumenta sua capacidade de sobrevivência e dano.
Gemas Puras:
Bold Cardinal Ruby (+20 Strength): A melhor opção para maximizar o dano em soquetes vermelhos sem bônus.
Mystic Autumn's Glow (+20 Resilience Rating): A melhor opção para soquetes amarelos e para alcançar a quantidade de resiliência desejada.
Solid Majestic Zircon (+30 Stamina): Use em soquetes azuis para aumentar sua saúde, se necessário.
Runas de Arma
Rune of the Fallen Crusader: O encantamento principal para ambas as armas, pois concede um aumento de Strength e uma pequena cura.
Rune of Razorice: Outra excelente opção, especialmente na off-hand, pois aumenta o dano de gelo.
Equipamento e Encantamentos
Slot Item BiS Encantamento (PvP) Alternativas (PvE) Cabeça Wrathful Gladiator's Dreadplate Helm Arcanum of Triumph - Pescoço Penumbra Pendant (Halion 25hc) - - Ombros Wrathful Gladiator's Dreadplate Shoulders Inscription of Triumph - Capa Winding Sheet (Rotface 25hc) Enchant Cloak - Spell Penetration - Peito Wrathful Gladiator's Dreadplate Chestpiece Enchant Chest - Exceptional Resilience - Pulsos Wrathful Gladiator's Bracers of Triumph Enchant Bracers - Assault - Luvas Wrathful Gladiator's Dreadplate Gauntlets Hyperspeed Accelerators (Engineering) Enchant Gloves - Crusher Cintura Wrathful Gladiator's Girdle of Triumph Eternal Belt Buckle - Pernas Wrathful Gladiator's Dreadplate Legguards Earthen Leg Armor Scourge Reaver's Legplates (Lady Deathwhisper 25hc) Pés Apocalypse's Advance (Halion 25hc) Enchant Boots - Tuskarr's Vitality - Anéis Ashen Band of Endless Might, Skeleton Lord's Circle - - Trinkets Sharpened Twilight Scale, Death's Verdict (HC) - - Armas 2x Havoc's Call (Lich King 25hc) Rune of the Fallen Crusader & Rune of Razorice -