Lançado em julho de 2005 | World of Warcraft Patch 1.6

Nas profundezas do núcleo flamejante da Montanha Rocha Negra, o dragão negro Nefarian conduzia experimentos mórbidos com o sangue de outras revoadas dragônicas. Com a intenção de tomar toda a região para si, ele reuniu os restos da Horda Negra, um exército rebelde que se entregou à sede de sangue demoníaca da antiga Horda. Esses orcs, trolls e outras raças corrompidas batalharam contra o Senhor do Fogo Ragnaros e contra os sombrios anões Ferro Negro pelo controle da montanha fumegante. Antes de ser destruído por heróis destemidos, Nefarian criou os disformes dragões cromáticos e uma legião de outras aberrações em sua tentativa de criar um exército forte o suficiente para controlar Azeroth, e continuar o legado de seu infame pai, Asa da Morte, o Destruidor.
O Núcleo Derretido não era a única ameaça em Montanha Rocha Negra. Ragnaros, seus elementais de fogo e os Anões de Ferro Negro que ele tinha escravizado estavam em constante batalha com a parte superior da Dark Horde of Blackrock. Com Ragnaros removido, isso deixou a metade superior da montanha livre para fazer o que quisesse. Isso estava bem com Nefarian, o irmão de Onyxia, que passava seu tempo realizando experiências distorcidas com o sangue de outras dragonflights.
Não estava bem com a Aliança, já que a Montanha Negra estava praticamente no coração do território da Aliança. Os Orcs Rocha Negra sob o comando de Nefarian estavam decididos a aterrorizar os assentamentos nas Montanhas Redridge. Ao limpar a Montanha da Rocha Negra, a Aliança pode restabelecer seu domínio na área e extinguir a Horda Negra. A paz seria, em teoria, restaurada.
Para a Horda, a presença da Horda Negra era uma afronta, um insulto. Eles se chamavam de “verdadeira Horda” e não reconheciam Thrall como Warchief. Liderada por Rend Blackhand, a Horda Negra continuou a sobreviver e prosperar apenas por causa da proteção de Nefarian. Se Thrall tivesse alguma esperança para uma eventual paz com a Aliança e o resto de Azeroth, os impostores – e seu protetor – precisavam ser retirados.