Lançado em setembro de 2005 | World of Warcraft Patch 1.7

Há muitos anos, no templo arruinado de Atal’Hakkar, sacerdotes leais ao Deus Sanguinário Hakkar, o Esfolador de Almas tentaram evocar o avatar do deus vingativo para este mundo. Mas os seguidores dele, os sacerdotes Atal’ai, descobriram que o Esfolador de Almas só poderia ser evocado dentro da antiga capital da tribo Gurubashi, a cidade de Zul’Gurub. Recém renascido na fortaleza na selva, Hakkar tomou o controle da tribo Gurubashi e dos campeões mortais dos poderosos deuses animais dos trolls. A influência negativa do Esfolador de Almas foi impedida no último momento quando a sábia tribo Zandalari recrutou heróis da Horda e da Aliança, e realizou uma incursão em Zul’Gurub.
Nas selvas de Espinha-de-Gronelândia, surgiu um novo inimigo, que era uma ameaça para a Aliança e a Horda. Anos antes, o sacerdócio Atal’ai – um influente grupo de sacerdotes trolls – invocou o avatar de um deus antigo. Os sacerdotes foram derrotados e exilados de Espinha-de-Espinha pelo resto dos Gurubashi, auxiliados pelos Zandalari. Mas seus esforços para trazer Hakkar, o Soulflayer, para este mundo não diminuíram. Mas eles acabaram descobrindo que não podiam convocar Hakkar no templo que construíram para ele no Pântano das Dores. Ele teve que ser convocado na antiga capital do Império Gurubashi – Zul’Gurub.
Então eles se mudaram, escravizando vários Sumos Sacerdotes dos Gurubashi para ajudá-los a trazer o Deus de Sangue de volta à vida. Essas tentativas chamaram a atenção da Tribo Zandalari. Os Zandalari haviam lidado e derrotado Hakkar uma vez antes, não estavam dispostos a permitir que ele retornasse. Mas eles não poderiam fazê-lo sozinhos – e desta vez, não havia um Império Gurubashi unido para aliar-se. Em vez disso, havia a Aliança e a Horda.
Os Zandalari pouco se importavam com qualquer divisão de facções. Tudo o que importavam era que a ameaça fosse tratada e o retorno de Hakkar fosse interrompido. Então eles recrutaram campeões de ambos os lados, não por amor a nenhum dos dois, mas porque era a única coisa com que tinham que trabalhar. Isso marcou a primeira aparição dos Zandalari – um grupo neutro, com o qual os jogadores poderiam ganhar reputação. Nós não sabíamos na época que tipo de ameaça os Zandalari representavam. Eles estavam tentando nos ajudar – e ajudar Azeroth – e isso foi o suficiente para ambas as facções concordarem em ajudar.