Lançado em janeiro de 2006 | World of Warcraft Patch 1.9

A grande fortaleza desértica de Ahn’Qiraj, há muito tempo selada detrás da Muralha Escaravelho, era o lar dos insetoides qiraji, uma raça selvagem que um dia lançou uma ofensiva para devastar o continente de Kalimdor. Mas algo muito mais sinistro espreitava nas profundezas de Ahn’Qiraj: O Deus Antigo C’Thun, uma entidade ancestral cuja maldade permeava Azeroth desde tempos imemoriáveis. Enquanto C’Thun levava os qiraji ao frenesi, tanto a Aliança quanto a Horda se preparavam para um enorme esforço de guerra. Uma força mista de soldados da Aliança e da Horda, apelidada de Poder de Kalimdor, abriu os portões de Ahn’Qiraj sob o comando do destemido orc Varok Saurfang. O objetivo: sitiar as ruínas e templos de Ahn’Qiraj e destruir os horrores de eras passadas.
Um dos enredos mais épicos veio dos desertos de Silithus, considerado inabitado para a maioria do clássico WoW . Selado atrás do Muro do Escaravelho estava um antigo templo repleto de inimigos que mal compreendemos. Mas os Qiraji estavam se aventurando por trás daquela parede, e isso ganhou a preocupação do Revoada Dragônica de Bronze. Eles sabiam o que se escondia nas profundezas de Ahn’Qiraj – e isso tinha que ser interrompido antes que o Qiraji e o Velho Deus que eles adoravam consumissem todo a Azeroth.
Mas primeiro, o Muro do Escaravelho tinha que ser aberto. Para conseguir isso, um Scepter teve que ser reconstruído. Ao longo dessa reconstrução, aprendemos sobre a Guerra original das areias movediças … e os jogadores da Alliance aprenderam mais sobre o Fandral Staghelm. De repente, um personagem que, até aquele momento, era um espinho nas laterais do jogador, foi mostrado sob uma luz diferente. A perda de seu filho foi brutal – não é de admirar que ele fosse uma espécie de idiota às vezes. Ele ainda estava de luto, mil anos depois. Isso dava uma vantagem simpática a um personagem que era, na melhor das hipóteses, abrasivo. Aliança e Horda também descobriram o paradeiro de Brann Bronzebeard – que era um mistério até aquele ponto.
E a ameaça do Qiraji era uma força a ser considerada, uma que não poderia ser tratada por uma facção sobre a outra. Pela primeira vez desde a Terceira Guerra, tanto a Aliança quanto a Horda se reuniram em um grande exército – o Poder de Kalimdor. Juntos, eles permaneceram no chão quando os Portões de Ahn’Qiraj foram abertos, e o Qiraji atacou com força total. Foi uma batalha em todo o servidor que acabou com a retirada do Qiraji… e o nosso ataque ao Templo de Ahn’Qiraj.
Nós não sabíamos então quão terríveis os Antigos Deuses realmente eram.