Ninguém sabe ao certo como o universo começou. Algumas teorias sustentam que uma explosão catastrófica no cosmos lançou infinitos mundos pelas vastidões da Grande Treva;– mundos que um dia cultivariam formas de vida de uma diversidade maravilhosa e terrível. Outras acreditam que o universo foi criado por uma entidade única, plena e onipotente. Ainda que a origem exata do universo caótico permaneça incerta, é incontestável que uma raça de poderosos seres emergiu para trazer equilíbrio aos vários mundos e assegurar um futuro seguro para os seres que os seguiriam.
Os titãs, deuses colossais de pele metálica oriundos dos confins do cosmos, exploraram o universo e se puseram a trabalhar nos mundos recém-nascidos. Os deuses deram forma às terras, ao erguer montanhas e abrir os vastos oceanos, e deram vida a atmosferas e céus trovejantes com seu sopro. Raças primitivas receberam poderes para que zelassem pelas criações e preservar a integridade de cada mundo. Tudo fazia parte de um imperscrutável e longínquo plano para criar ordem a partir do caos.
Guiados por uma elite chamada Panteão, os titãs levaram ordem a cem milhões de mundos dispersos na Grande Treva Infinita nas primeiras eras da criação. O benevolente Panteão guardava os mundos já estruturados contra possíveis ataques das entidades extradimensionais da Espiral Etérea, uma dimensão de magias caóticas que conectava a miríade de mundos do universo e abrigava um sem-número de seres maléficos, demoníacos, que buscavam apenas destruir a vida e devorar as energias do universo vivente. Incapazes de conceber o mal e a perversidade em qualquer forma, os titãs pelejaram para dar fim à constante ameaça dos demônios.

Sargeras e a Traição

Sargeras, Destruidor de mundos

Com o passar do tempo, as entidades demoníacas conseguiram sair da Espiral Etérea e chegar aos mundos dos titãs. O Panteão elegeu Sargeras, seu maior guerreiro, para lutar na primeira linha de defesa. O nobre gigante de bronze cumpriu os deveres por milênios sem-fim, caçando e destruindo os demônios onde quer que estivessem. Após eras, Sargeras encontrou duas poderosas raças demoníacas, ambas buscando poder e domínio sobre o universo físico.
Os eredar, uma raça insidiosa de feiticeiros diabólicos, usavam suas artes bruxas para invadir e escravizar uma série de mundos, onde transformavam as raças nativas em demônios. Embora os poderes praticamente infinitos de Sargeras fossem mais do que suficientes para derrotá-los, ele ficou perturbado pela corrupção e pela perversidade voraz daquelas criaturas. Incapaz de compreender tamanha degeneração, o grandioso titã tronou-se cada vez mais taciturno e ressentido. Apesar do desalento crescente, Sargeras livrou o universo dos bruxos, aprisionando-os em um canto da Espiral Etérea.
Cada vez mais imerso em sua aflição e miséria, Sargeras foi forçado a lutar com outro grupo que tencionava destruir a ordem criada pelos titãs: os nathrezim. A raça de demônios vampíricos (também conhecidos como senhores do medo) havia conquistado uma série de mundos povoados, possuindo a alma de seus habitantes e arrastando-os para as sombras. Os planos nefastos dos senhores do medo puseram nações inteiras em guerra, manipulando-as, incutindo-lhes ódio e desconfiança irracionais. Sargeras derrotou os nathrezim com facilidade, mas a corrupção das criaturas o afetou profundamente.
O Dreadlord Mal'ganis é um exemplo de Nathrezim

Um mar de dúvidas e desespero se abateu sobre o titã, que havia perdido toda a fé não apenas na missão, mas também no conceito de universo ordenado de seus irmãos. Por fim, ele passou a crer que o próprio conceito de ordem era tolo, e que o caos e a degeneração eram as únicas coisas absolutas no universo sombrio e solitário. Seu companheiros titânicos tentaram acalmar sua fúria e dissuadi-lo de suas concepções errôneas, mas, na visão de Sargeras, eles estavam apenas se iludindo com seus ideais. Abandonando para sempre as fileiras do Panteão, Sargeras partiu em busca de um lugar para si no universo. Muito embora estivessem abalados com a perda de Sargeras, os titãs jamais poderiam imaginar quão longe o irmão iria.
Quando a loucura de Sargeras consumiu todos os vestígios de seu valente espírito, ele passou a acreditar que os titãs eram responsáveis pelo fracasso da criação. Decidiu, então, que desfaria todo o trabalho de seus irmãos e resolveu formar um exército invencível que faria todo o universo físico arder em chamas.
Sargeras e a Legião. Art by Alex Horley.

Até a mesmo forma titânica de Sargeras foi distorcida pela corrupção que castigava seu outrora nobre coração. Chamas irromperam de sua barba, seus cabelos e olhos, e sua pele metálica de bronze se rompeu, revelando uma fornalha inexaurível de ódio ardente. Enfurecido, Sargeras destruiu as prisões dos eredar e dos nathrezim, libertando os demônios hediondos. Tais criaturas ardilosas se curvaram perante a vasta fúria do titã e ofereceram-se para servi-lo em todos os seus atos malignos. Sargeras escolheu dois campeões dentre os poderosos eredar para comandar seu exército demoníaco. Kil’jaeden, o Impostor, foi escolhido para buscar as raças mais sombrias do universo e recrutá-las para as fileiras de Sargeras. O segundo campeão, Arquimonde, o Corruptor, foi escolhido para liderar o vasto exército de Sargeras na batalha contra todos aqueles que resistissem à vontade do titã.
A Legião Ardente em Warcraft III - com Kil'Jaeden

O primeiro passo de Kil’jaeden foi escravizar, com seu terrível poder, os vampíricos senhores do medo, que passaram a agir como agentes pessoais do Impostor pelo universo. Eles sentiam prazer em encontrar raças primitivas para que seu mestre as corrompesse e as acrescentasse à hoste. O maior entre os senhores do medo era Taecondrius, o Conspurcador, que serviu a Kil’jaeden como um soldado incomparável e concordou em levar a vontade incandescente de Sargeras aos confins do universo.
O poderoso Arquimonde também concedeu poderes a alguns agentes. Ao convocar os lordes abissais e seu bárbaro líder, Mannoroth, o Destruidor, Arquimonde esperava fundar uma elite de combatentes que arrancaria todas as formas de vida da criação.
Ao ver que seus exércitos haviam se multiplicado e estavam prontos para obedecer a seus comandos, Sargeras lançou suas coléricas forças sobre a vastidão da Grande Treva. O crescente exército foi batizado por ele como Legião Ardente. Até hoje, é impossível saber quantos mundos eles queimaram e extinguiram em sua nefasta Cruzada Ardente pelo universo.
Mas e agora?

Os Eredar são uma espécie de talentosos magos que se originou no planeta de Argus. Seu modo de vida era pacífico e sua civilização era vasta.

Bom, até aqui, a visão dos Eredar é completamente diferente do que nos é apresentada no texto da traição de Sargeras e nascimento da Legião Ardente.

Então, como ficou na história essa adaptação?

Depois de enlouquecido, Sargeras resolve criar um grande e poderoso exército para cumprir seu objetivo de recomeçar o universo. Ele planejava aumentar os ranks de seu exército criando demônios. Atraído pela afinidade com o arcano dos Eredar, Sargeras os procura. Os Eredar são liderados por 3 líderes que já conhecemos: Archimonde, Kil’Jaeden e Velen.

A promessa de Sargeras era simples, porém tentadora: Eles se juntariam ao exército de Sargeras e em troca ganhariam poderes inimagináveis… e a imortalidade.

Velen teve uma visão, onde sua raça se transformaria em demônios terríveis consumidos pela Fel Energy. O sábio foi compartilhar de sua visão com seus colegas, mas Kil’Jaeden e Archimonde não lhe deram ouvidos e se juntaram à Sargeras em sua cruzada flamejante pelo universo.

Isso foi 25 mil anos antes da Primeira Guerra. A civilização pacífica de Argus foi estilhaçada e a raça dos poderosos Eredar agora se dividia em dois: Os Man’ari, e os Draenei – os exilados.


Eredar (Man'ari)

Os Man’ari continuaram a se chamar de Eredar, enquanto Velen os via apenas como “aqueles que agora eram um reflexo demoníaco distorcido do que haviam sido um dia”. Os Eredar foram os primeiros a entrar para a Legião de Sargeras e declararam que seu idioma, o Eredun, seria a língua comum para a legião.
Resumirei agora esse pedaço pois não diz muito sobre Sargeras, mas fala mais sobre o conflito interno entre os Eredar:
Vendo que seus companheiros estavam consumidos pela energia corrupta, Velen reúne seus Draenei e, com a ajuda dos Naaru, uma raça de seres que viajam através das dimensões e têm uma grande afinidade com a Luz Sagrada da Criação (Aquela que os Paladinos usam), parte de Argus. Kil’Jaeden, amigo próximo de Velen, vê o ato como uma traição e furioso ele começa uma caçada atrás de Velen e dos Draenei.
Kil'Jaeden, the Deceiver

Por milênios, Kil’Jaeden perseguiu Velen, toda vez que os Draenei encontravam um lugar novo para viver em paz, a Legião chegava e acabava com tudo. E os Man’ari corrompiam seus habitantes, transformando-os em demônios, tal como no lore oficial.
Chris Metzen, o Vice Presidente do departamento de Desenvolvimento criativo da Blizzard, declarou que ” pra melhor ou pior, eles estão entre os antagonistas primários, mais firmes em sua backstory”, segue o trecho original em inglês (blue post):
Hit #2: So What’s the Story, Blizzard?
Ok, so what’s the real scoop behind the eredar/draenei story then? At this point, even though the NEW lore directly counters the Warcraft III manual, we’re still going to run with it. There are a lot of reasons for this, not the least of which is that I think it’s far stronger than what I crafted back in the day.
The eredar were not necessarily all evil. Sargeras did come to them and tempt them with power. They did NOT make Sargeras crazy. This gives the eredar more dimensionality and roots the draenei to a key moment in Burning Legion history.
We’ve also woven all of this new lore into an upcoming novel by Christie Golden (author of Lord of the Clans) that depicts the draenei’s escape from Argus and the “RISE OF THE HORDE” on Draenor. The book DOMINATES, and you’re going to really dig it. Durotan, Ner’zhul, Gul’dan, Doomhammer, Hellscream, Kil’jaeden, Velen – this story is the one you’ve been waiting for. I’m getting geeked up just thinking about it…
However, this new lore does leave a large hole – how did Sargeras go nuts? What drove him to fall and begin his Burning Crusade? I don’t know yet. It will be his encounter with some evil race (who dares me to use Old Gods???), but it won’t be the eredar.
I’ll chew on this. Maybe we’ll solve this by the end of the expansion. See – this is that flexibility stuff I was talking about earlier… 🙂

Trechos sublinhados traduzidos:
Os Eredar não são necessariamente de todo mal. Sargaras que chegou neles e os tentou com poder. Eles NÃO fizeram Sargeras enlouquecer. Isso dá aos eredar mais dimensionalidade e coloca os draenei como um momento chave na história da Legião Ardente.
Entretanto, essa nova história deixa um buraco – como Sargeras pirou? O que o fez cair e começar sua Cruzada Flamejante? Eu ainda não sei. Será um encontro com alguma raça maligna (Quem duvida que eu use os Old Gods???), mas não será os Eredar.

Legal né? Quem aí torce pra ter algo com os Old Gods? Eu sei todo esse mistério envolvendo os Old Gods anima muita gente que gosta de lore, inclusive eu.