Mestra tanto das artes marciais quanto das mágicas, a Comandante Abissal Sivara levou a vanguarda de Azshara a incontáveis vitórias.
Este guia é uma Tradução/Adaptação aos guias de FatbossTV e do WoWHead. Você pode acessar os guias originais no final da publicação.
Comandante Abissal Sivara é o primeiro chefe da Raide Palácio Eterno de Azshara, sendo um encontro de uma única fase, onde é preciso estar atento aos debuffs e gerenciar o grupo.
Divida o Grupo de Raid em dois, cada metade em um lado diferente do chefe: Marca de Gelo na esquerda e Marca Tóxica na direita.Dicas Rápidas
- Evite encostar em mecânicas que causem dano de tipo contrário a sua Marca Quimérica.
- Se acumular um número excessivo de stacks de Marcas Quimérica, ative uma Mistura Instável para resetar seus stacks.
- Junte-se ao tank com sua Marca Quimérica para ajudar a dividir o dano de Reverberação Esmagadora.
- Saia de perto do grupo quando for receber Transbordo para colocar a poça em um lugar seguro.
- Mova para o lado do boss com o raio que combinar com sua Marca Quimérica quando ela usar Barragem Sobrepujante.
- Afaste 4 metros quando o chefe usar Inversão. Tenha certeza de se mover para o lado certo se sua Marca Quimérica for invertida.
- Tanks precisam se mover do grupo para colocar a poça deixada pelo debuff de Geada/Mácula Séptica em um lugar tranquilo.
Habilidade e Estratégias
Marcas Quiméricas
No começo do encontro, Sivara vai cobrir o grupo inteiro com duas marcas:
- Estas marcas se espalham pela raid igualmente: um tanque, metade dos healers e metade dos DPS vão receber uma Marca de Gelo enquanto a outra metade recebe Marca Tóxica.
- Ambos os debuffs são permanentes e podem acumular se os jogadores receberem dano de alguns tipos de habilidades. Estes debuffs causam um dano periódico e um problema adicional único para cada debuff:
- Marca Tóxica reduz a quantidade de cura recebida em 5% por stack.
- Marca de Gelo reduz a velocidade do jogador em 5% por stack.
Se um jogador entrar em contato com outro que tenha uma marca oposta a sua, eles vão ativar uma Mistura Instável.
- Isso vai resetar a quantidade de stacks de Marca Tóxica/Marca de Gelo de volta para 1, enquanto causa um alto dano natural na raid por 3 segundos.
- Mistura Instável também vai ativa quando um jogador receber um dano de uma magia de elemento oposto. (ex Mistura Instável vai ativar quando um jogador com Marca de Gelo receber dano natural).
- Mistura Instável não ativa outra Mistura Instávels.
O grupo de raid deve evitar ativar Mistura Instável o máximo possível
- A raid precisa se dividir em dois grupos o mais rápido possível assim que as marcas forem aplicadas no inicio do encontro, com todos os jogadores com Marca de Gelo indo para a esquerda e todos com Marca Tóxica indo para a direita
Perceba que os jogadores tem um breve período em que não ativam Mistura Instável por se moverem com uma marca oposta, bem no começo do encontro.
Transbordo
Durante o combate, o boss vai escolher 4 jogadores aleatórios com a Marcas Quiméricas para causar um Transbordo.
- Calafrio Transbordante ou Peçonha Transbordante são um debuff que explodem após 7 segundos, causando dano que pode ser dividido entre todos os jogadores num raio de 5 metros.
- Os jogadores marcados por esta habilidade devem se mover para os cantos da sala e ter o grupo stackado para dividir o dano, saindo o mais rápido possível antes de deixar uma poça de Congelado Ground/Chão SépticoSeptic Ground no chão.
- Estas poças causam ticks de dano e aplicam stacks de Marca de Gelo/Marca Tóxica a cada segundo em quem ficar em cima.
- Na dificuldade normal os jogadores não precisam de ninguém para ajudar a dividir o dano do debuff enquanto estiverem com sua vida cheia.
- Quanto mais longe do grupo as poças forem colocadas, melhor. Isso vai dar um espaço para os futuros alvos de Transbordo colocarem suas poças quando a luta chega perto do fim.
- Idealmente as poças não devem ser colocadas atrás dos grupos, já que os jogadores podem ser arremessados para trás e cair na poça durante o cast de Reverberação Esmagadora
Reverberação Esmagadora
Após um tempo, o chefe vai bater no tank atual, causando um grande dano físico dividido entre o tank e todos os jogadores ao redor de 5 metros dele.
- A metade da raide que combinar com a marca do tank precisa stackar o máximo possível para ajudar a dividir o dano nos níveis mais altos.
- A habilidade também joga todos os jogadores da raid para trás, invariavelmente se eles forem atingidos pelo dano ou não.
- Todos os jogadores devem estar atentos as proximidades para garantir que não serão jogados em uma poça deixada pelo Transbordo.
Ponta de Peçonha Gélida
Sivara aplicará tanto Geada quanto Mácula Séptica no tank por ataques melee. O debuff aplicado sempre será do mesmo tipo que sua marca quimérica.
- Ambos os debuffs causam um tick de dano por 10 segundos. Ao expirar, o debuff vai deixar um caminho de Congelado/Chão Séptico onde os tanks estiverem.
- Quanto mais stacks o tank tiver, maior será poça deixada no chão.
- Tanks devem trocar de taunt por volta de 4 a 6 stacks para manter o dano baixo e o tamanho da poça mínimo.
- Tanks precisam estar atentos que seus debuffs podem cair enquanto eles estiverem tankando o boss, principalmente durante períodos em que o boss lança várias habilidades.
- Quando o debuff estiver para expirar, o tank deve se mover do grupo para garantir um local seguro para as poças.
Barragem Sobrepujante
O boss gera energia passivamente durante o tempo. Quando atingir 100% de energia ele vai usar Barragem Sobrepujante.
- Isso vai criar múltiplos raios em volta dela, de um lado raios de gelo e do outro de veneno.
- Estes raios cruzam o espaço do encontro,
- Quem for atingido por este raio receberá um dano alto de natureza ou gelo e recebe um stack de Marca de Gelo ou Marca Tóxica.
- Os jogadores devem evitar serem atingidos por raios opostos ao elemento, se posicionando corretamente ao lado que combina com sua marca quimérica.
- Os jogadores devem evitar o máximo ser atingidos por raios.
- Healers devem estar preparados para utilizarem cooldowns devido ao dano massivo que a raid toma, bem como uma possibilidade de várias ativações de Mistura Instável.
Setas de Choque Gélido
O chefe vai usar diversos Setas de Choque Gélido, um após o outro. Essa habilidade vai focar em um jogador aleatório com um dos raios: Seta de Gelo ou Seta Tóxica.
- O raio escolhido sempre vai ser oposto ao tipo da marca quimérica do jogador.
- Quando o cast acabar, o chefe vai mandar os projeteis em direção aos jogadores. O primeiro alvo que atingir vai receber um dano alto de gelo ou natureza e fixando o jogador no chão, paralisando ele até um jogador interagir com o raio para remover.
- Idealmente, um jogador marcado com o raio deve ter um companheiro de marca oposta para receber o dano em seu lugar, isso evitará uma ativação de Mistura Instável
- O melhor jeito de fazer isso é o jogador marcado se mover para o meio dos dois grupos, enquanto o jogador do outro grupo vai para interceptar o projétil.
- Após receber o dano, outro jogador deve ir rapidamente tira-lo de lá, permitindo que o jogador possa voltar ao seu grupo.
- Uma estratégia alternativa é deixar o raio atingir o jogador o mais próximo do chefe para remover rapidamente. Isso deve ativar uma Mistura Instável por raio, mas é facilmente curado por healers.
Inversão
Após um período, Sivara ira trocar 30% das Marcas Quiméricas do grupo para o tipo oposto.
- Os jogadores alvo também vão ganhar Enjoo de Inversão, enraizando por 4 segundos. Após isso, eles vão aplicar sua nova Marca em todos num raio de 4 jardas.
- Os jogadores devem se espalhar 4 metros entre cada um antes do fim do cast da habilidade, reduzindo a chance de outros ganharem marcas adicionais.
- Ao final da Enjoo de Inversão, os jogadores que tiverem suas marcas alteradas devem mudar de grupo.
- O resto da raid deve abrir espaço para que os jogadores se movam, garantindo que estes novos marcados não ativem nenhuma Mistura Instável.
Resetando os Stacks da Marca Quimérica.
Dependendo do tamanho do encontro, será necessário resetar suas Marcas Quiméricas durante a luta.
- Se a luta for curta o suficiente, os jogadores não deverão ter mais de 6-7 stacks das marcas, desta forma não sendo necessário ativar uma Mistura Instável para resetar.
- Assim, os healers precisam estar preparados para usar seus cooldowns de cura no final do encontro onde o dano vai ser maior.
- Isto deve ser feito de maneira escalonada, dividindo o dano das Mistura Instável durante o encontro, invés de toda a raide resetar ao mesmo tempo.
- Isso pode ser feito tranquilamente seguindo a regra: quando estiver acima de 5 a 6 stacks, resete sua marca levando um dano do Barragem Sobrepujante, dos raios ou ficar em cima de uma poça de Transbordo
- De outra forma, os jogadores podem se encontrar com outros do tipo oposto no meio dos grupos para resetar ambos os stacks sem tomar dano adicional.
Nós acreditamos que, por ser o primeiro chefe, é bem improvavel que a raide precise resetar as marcas quiméricas enquanto o dano causado pelo grupo seja suficiente para matar.
- Como dito, qualquer um que ganhe uma grande quantidade de stacks, levando dano por outras habilidades, pode querer resetar seus stacks caso esteja levando um dano incurável pelos healers.
Estratégia Alternativa
A estratégia sugerida acima depende principalmente do grupo matando o chefe antes que ele fique com pouco espaço pelas poças de Congelado Ground/Chão Séptico
- Tankar o chefe no meio da sala com a raide em cada um dos lados é mais simples e fácil para seguir a estratégia de deixar a maior quantidade de espaço livre.
- No caso em que esse chefe se torne um desafio decente para as equipes de ataque, eles podem querer usar uma estratégia que use o espaço na sala de encontro com mais eficiência.
No pull, os tanks devem trazer o boss para o canto direito da sala, deixando um espaço por volta de 5 a 10 metros da parede.
- Os jogadores que forem deixar o chão com poças de Congelado /Chão Séptico do Transbordo ou o debuff do tank podem simplesmente mover-se para a parede e deixar as poças lá.
- Como as poças vão estar sendo colocadas próximas da luta, os tanks precisam mover o chefe lentamente de 5 a 10 metros a frente dele, deixando um espaço para desviar dos raios da Barragem Sobrepujante que surgem em volta do boss.
- Enquanto os jogadores continuarem a colocar os caminhos próximos ao canto direito da sala, eles nunca serão colocados de uma maneira que seja prejudicial ao movimento.
Seguir essa estratégia permitirá que o grupo preencha lentamente a sala de uma maneira muito eficiente, eliminando a chance de haver uma situação em que os jogadores não tenham um local para deixar suas poças em uma área ideal.
- Eventualmente, a raid ficará sem espaço, mas provavelmente levará muito mais tempo do que a estratégia sugerida acima.
Modo Heroico
Marcas Quiméricas
Tanto Marca de Gelo quanto Marca Tóxica possuem um efeito adicional único que garante aos jogadores uma barra de recursos extra.
Marca de Gelo possui Sangue Congelado. Esta barra irá encher lentamente com o tempo enquanto os jogadores estiverem parados, e se esvaziará rapidamente quando os jogadores se moverem.
- Se a barra de Sangue Congelado chegar a 100%, o jogador irá Congelado – paralisando-o por 5 segundos e resetando a barra de volta para 0%.
- Jogadores com Marca de Gelo precisam estar em movimento frequente par anão deixar a barra chegar em 100%
Marca Tóxica possui Sangue Venenoso. Esta barra se enche rapidamente enquanto os jogadores e movem e cai lentamente se ficarem parados.
- Se a barra de Sangue Venenoso chegar em 100%, o jogador vai se tornar Delirante e será desorientado por 5 segundos, resetando sua barra de volta para 0%.
- Jogadores com marca tóxica devem limitar seus movimentos o máximo possível somente movendo quando absolutamente necessários.
- O problema principal acontece quando vem um Transbordo, com os jogadores com Transbordo precisando se mover longas distancias para deixar sua poça de Chão Séptico nas posições ideais.
- Se o grupo estiver lutando constantemente para colocar essas poças, evitando o debuff Delirante então a estratégia alternativa listada abaixo pode ser ideal para limitar o movimento de raid para curtas distâncias.
Transbordo
Transbordo causa mais dano na dificuldade heroica. Dito isso, os jogadores devem ter ao menos um jogador a mais para dividir o dano causado pelo Transbordo para sobreviver.
- Isso vai fazer com que uma porção maior da raide receba stacks extras de Marcas Quiméricas em comparação ao modo normal.
- Jogadores com stacks mais altos vão precisar resetar seu stacks ativando uma Mistura Instável como meio de evitar stacks incuráveis.
Inversão
Inversão converte todas as poças Congelado em Chão Séptico e vice versa.
- Isso não importa muito, os jogadores não precisam stackar as poças uma em cima das outras.
- Os jogadores só precisam garantir não misturar suas marcas quiméricas de lado.
Uma estratégia sugerida por alguns é fazer com que todos os jogadores não invertidos mudem de lado em torno do chefe, de modo a manter as poças e os tipos de marcas combinados em um único lado.
Modo Mítico
Além de mudanças numéricas, nas quais o chefe tem mais vida e suas habilidades causam mais dano, o chefe tem mudanças na mecânica na dificuldade mítica.
Marcas Quiméricas
O Chefe vai stackar passivamente Marcas Quiméricas durante a luta, forçando os jogadores a abaixarem estes stacks por meio da Mistura Instável.
- Nós sugerimos que os jogadores escalonem suas remoções a partir das 4 a 6 marcas.
- Os jogadores devem cuidar para não ativar uma Mistura Instável durante momentos de alto dano na luta, para não causar um wipe nesses combos de mecânicas.
Recompensas
Armaduras:
- Tecido: Culotes da Iramarinha
- Couro: Braçadeiras de Sangue-do-mar
- Malha: Amarra Onda-espinho
Azerita:
- Tecido: Vestimenta da Sirena Mística
- Couro: Elmo da Maré Inexorável
- Placa: Placa-casco da Centaura Naga
Armas:
- Besta: Besta do Calafrio Peçonhento
- 1H Machado (Força): Machado de Batalha do Guarda Escamoso Real
- 1H Maça (Intelecto): Cetro dos Azsh'ari
- 1H Adaga (Agiliade): Sibilâmina de Sivara
- 1H Arma de Punho (Agiliade): Garra do Mirmidão
- 2H Polearm (Agilidade): Lança do Calafrio Peçonhento
- Mão Secundária: Globo Flutuante de Maroleiro
Berloque:
- Intelecto (DPS): Relíquia do Calafrio Peçonhento
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