DICAS RÁPIDAS
Todas as Fases
- Evite ganhar stacks de Toque Congelante sempre que possível.
- Mate os Blocos de gelo em volta dos jogadores com Totalmente Congelado para liberta-los!
- Tanks: Troque os taunts para fazer com que os stacks de Toque Congelante vindos de Estilhaço de Gelo fiquem no minimo.
Fase 1
- Mova-se dos aliados e passe sobre os caminhos de Piche Calcinante quando marcado com Avalanche.
- Saia dos caminhos com Impacto Congelante.
- Mova 30 jardas para longe de Jaina e espere no Piche Calcinante quando Anel de Gelofor usado.
- Jogue os barris de Fixar Carga antes que eles explodam
- Use as Balestras Zandalari para repelir os ataques dos Corsários Kultirenos
- Desvie das áreas de Bombardeio durante o ataque dos Corsários Kultirenos
- Healers: Removam os efeitos dos jogadores afetados com Garras Gélidas.
Intervalo 1
- Encontre Jaina e interrompa seus Ventos Uivantes.
- Desvie dos Estilhaços Glaciais vindos da Jaina bem como do Tornado Pustulento que patrulha a área.
Fase 2
- Destrua os Barris de Munição não Detonada acertando eles com Fogo de Bordopara que com suas Explosão Ardente removam os stacks de Toque Congelante.
- Saia da raide quando for alvo de muitos Fogo de Bordo e Impacto Quebra-cerco.
- Desvie dos projéteis de Mão Gélida que irradiam da Avalanche usada no tank.
- Saia rapidamente do Raio Glacial.
- Saia das áreas de Precipitação de Gelo e de seus pequenos cometas que caem no espaço.
Intervalo 2
- BL/Hero e derrube a barreira de gelo.
- Não fique nas áreas de Congelamento Instantâneo perto da Jaina.
- Mate o Elemental da Maré de Jaina e saia de perto dos aliados quando for afetado por Coração de Gelo.
- Saia de perto do elemental quando ele estiver com a energia cheia e use Nova Congelante.
- Libere Nathanos do gelo e desvie da Salva Arcana.
Fase 3
- Escalone quais jogadores ganham o stack do Toque Congelante para garantir que a raide não fique Totalmente Congeladoao mesmo tempo.
- Libere os jogadores Totalmente Congeladoantes que Jaina use a Lança Estilhaçante.
- Mate rapidamente a Imagem Prismática antes que ela replique muitas habilidades de Jaina
- Saía do Raio Glacial.
- Saia da Precipitação de Gelo e dos pequenos cometas que caem.
- Tanks: Virem a Jaina dos aliados quando ela usar Poeira Cristalina.
ESTRATÉGIA
Toque Congelante
Durante o encontro, todas as habilidade de Jaina também vão aplicar um stack de Toque Congelante no alvo atingido.
- Este debuff de 20 segundos faz um pequeno tick de dano de gelo e reduz a velocidade de movimento em 2% por stack.
- Quando atingir 20 stacks, os jogadores que tiverem sua vida reduzida em 80% serão Totalmente Congelado em um Bloco de Gelo, paralisando e causando um dano moderado a cada segundo por 30 segundos.
- Os jogadores devem buscar nunca chegar a 20 stacks de Toque Congelante para garantir nunca estarem Totalmente Congelado.
- Se um jogador se tornar Totalmente Congelado, ele precisa ser liberado o mais rápido possível, com a raide destruindo o Bloco de Gelo que o aprisiona.
Bloco de Gelo
Quando a raide usar BL/Hero, a Jaina vai imediatamente usar Bloco de Gelo, que a deixa invulnerável por 20 segundos.
- Durante este tempo, ela não vai usar nenhuma habilidade.
- A raide deve evitar usar BL enquanto luta normalmente com ela, já que metade da habilidade vai ser perdida.
- Em vez disso, BL deve ser usado durante o segundo intervalo, já que a treta aqui é grande.
- Perceba que a Jaina não vai usar Bloco de Gelo imediatamente se ela estiver no meio de uma habilidade importante, como por exemplo em uma mudança de fase.
Fase 1
Durante a primeira fase, a raide estará lutando com Jaina enquanto estiver em um navio de guerra de Zandalari.
Estilhaço de Gelo
Em vez de bater no corpo a corpo, Jaina vai usar Estilhaço de Gelo no tank atual.
- Causa um dano moderado para o tank e aplica stacks de Toque Congelante.
- Os tanks precisam trocar de taunt para garantir que nenhum atinja 20 stacks de Toque Congelante, o que acontece trocando entre 10 a 12 marcas.
- Esta habilidade pode ser interrompida, entretanto não trava as outras habilidades de Jaina, e ela irá começar a usar imediatamente.
- Interrupções podem ser usadas para prevenir o dano nos tanks mas não precisa ser priorizado isso.
Jaina vai marcar um tank e dois outros jogadores com Avalanche.
- Isso marca o local num raio de 7 jardas abaixo da posição de cada jogador, que será atingido por gelo, causando grandes danos a todos os jogadores dentro da área.
- O tank e os outros Alvo Marcados precisam continuar se movendo para nunca levar dano da Avalanche.
- Alvo Marcados devem fazer o seu melhor correr em áreas não ocupadas do encontro para minimizar a quantidade de movimento que a raide precisa fazer para evitar a mecânica.
Jaina vai usar ocasionalmente Garras Gélidas em um jogador aleatório, causando um dano moderado de gelo e enraizando por 8 segundos.
- Enquanto enraizado, o jogador vai ganhar um stack de Toque Congelante a cada 2 segundos
- As Garras Gélidas precisam ser removidas por um healer o mais rápido possível, para minimizar os stacks de Toque Congelante ganhos e permitindo que o jogador retorne a posição para as outras mecânicas.
Impacto Congelante
Jaina vai virar para um jogador e começar a usar Impacto Congelante.
- No final do uso, uma linha de gelo vai ser atirada para a posição do jogador, causando dano e jogando para trás todos os jogadores no caminho.
- Os jogadores precisam identificar rapidamente a direção que Jaina esta virada antes de desviar do Impacto Congelante.
- Por razões desconhecidas, esta habilidade tem mais chance de ser direcionada aos tanks do que para os outros jogadores.
Anel de Gelo
Quando atingir 100% de energia, Jaina vai se teleportar perto em uma posição aleatória e usar Anel de Gelo.
- Após 7 segundos de cast, Jaina vai causar um grande dano de gelo para todos os jogadores num raio de 30 jardas e aplicando imediatamente Totalmente Congeladoneles.
- Todos os jogadores com mais de 30 jardas vão ser enraizados por 8 segundo enquanto tomando um dano moderado a cada segundo.
- Este enraizar pode ser removido bem como totalmente evitado quando os jogadores estiverem em cima de um caminho de fogo do Piche Calcinante.
- Os jogadores devem permanecer próximos a um caminho do Piche Calcinante aproximadamente 1 ou 2 antes de entrarem no final do cast.
- Isso minimiza a quantidade de dano tomado pelo Piche Calcinante e evita o enraizamento do Anel de Gelo.
Armada Kultirena
Com 15 segundos de luta e após isso, a cada minuto, os Corsário Kultirenos vão atacar contra o Navio de Guerra Zandalari.
- O navio usa Bombardeio, marcando várias áreas pelo convés do navio Zandalari.
- Estas áreas serão acertadas pelos canhões dos Corsários, causando grande dano de fogo em todos que estiverem ali e criando um caminho de Piche Calcinante.
- Piche Calcinante causa um dano de fogo que aumenta por tick.
- Piche Calcinante também remove o debuff do Toque Congelante, além de ser um contra para o efeito de congelar do Anel de Gelo.
O caminho do Piche Calcinante acertado por Avalancheserá removido do encontro permanentemente.
- Os jogadores com Avalancheprecisam tentar limpar o máximo de caminhos de Piche Calcinante possíveis, deixando uma para ser usada como contra-ataque do Anel de Gelo.
Os corsários vã continuar usando Bombardeio no navio Zandalari até que sejam expulsos por jogadores que interajam com as Balestras Zandalari que são encontradas ao longo do Navio.
- Jogadores que interajam com esses itens vão lançar projéteis no Navio dos Corsários, causando um total de 20% de dano na vida deles.
- Depois de usar, uma Balestra leva 10 segundos para recarregar.
- Um total de 6 Balestras precisam ser lançados para repelir o ataque dos corsários.
As balestras que forem atingidas por Bombardeio serão queimadas, incapacitando seu uso, porém isso pode ser resolvido com um jogador com avalanche.
- Jogadores marcados devem priorizar limpar o caminho do Piche Calcinante em volta da balestra para permitir ela ser usada futuramente contra os ataques dos Corsários.
Quando Os Corsários chegarem, dois Fuzileiro Kultirenos vão entrar a bordo do Navio Zandalari indo em direção a popa do navio. (A parte de trás)
- Estes adds vão usar Fixar Carga, gerando um barril que detonara 40 segundos depois, causando muito dano de fogo e criando áreas de Piche Calcinante
- Os jogadores devem interagir com os barris, os pegando. Eles precisam ir até os cantos do navio e usar o botão extra para jogar o barril para fora do barco.
- Isso evita que o barril exploda e cause o dano na raide.
Apos usar Fixar Carga, os Marinheiros vão usar Alvo Marcado em um jogador aleatório e segui-lo, dando danos melee quando ficar no range.
- O dano é baixo e os jogadores podem tankar o add em vez de fugir.
- É correto deixar os dois marinheiros perto da Jaina e fazer aquele cleave delicioso.
Intervalo 1: Ventos Uivantes
Quando Jaina chegar em 60% de sua vida, o primeiro intervalo começa.
- Qualquer Corsário ativo vai ser removido do encontro.
Jaina vai teleportar para longe e uma cutscene começa. No final da Cena, o navio vai estar ancorado e uma grande arena de gelo em formato de estrela estará em volta do navio
- Os jogadores podem deixar o navio e entrar na arena para enfrentar Jaina que terá teleportado para o meio da arena.
Jaina vai canalizar Ventos Uivantes, limitando a visão dos jogadores.
- Durante a canalização, Estilhaços Glaciaisvão ser lançados de Jaina, causando um dano de gelo baixo e aplicando totalmente em qualquer jogador que acertar.
- Os jogadores devem ir até Jaina, desviando dos Estilhaços Glaciaisenquanto procuram interromper o uso da habilidade. Quando fizerem isso, o intervalo acaba.
Enquanto caminham pelos Ventos Uivantes , os jogadores precisam desviar dos tornados que rondam a sala.
- Sendo acertado por um tornado causa um dano alto de gelo e jogando o jogador para trás.
- Todos os Tornado PustulentoTornado Pustulento serão removidos quando Ventos Uivantesforem interrompidos.
A raide pode mandar um jogador com muita mobilidade e imunidade diretamente para Jaina para interromper.
- Isso faz com que o grupo precise desviar menos dos Estilhaços Glaciais, já que a imunidade vai negar o efeito.
- Classes como Ladino e Caçador são muito boas para essa missão.
Fase 2
Durante a fase 2, os jogadores enfrentam Jaina nos mares congelados. Isso faz com que os jogadores recebam um stack de toque a cada 5 segundos.
- As habilidades de Jaina vão cobrar áreas que tocarem com chão Chão Ártico. Estar em uma dessas áreas vai aumentar os stacks ganhos de Toque Congelante.
- Os jogadores precisam fugir do Chão Ártico para manter seus stacks de Toque Congelante no minimo.
Munição não detonada
Três barris de Munição não detonada serão colocadas em volta da área do encontro.
- Quando estes barris forem destruídos eles vão causar uma Explosão Ardente, removendo stacks de Toque Congelante em todos os jogadores num raio de 20 jardas e concedendo um Calor por 8 segundos, que dá imunidade a novos stacks de Toque Congelante.
- Após 15 segundos, o barril vai explodir e causar uma grande quantidade de dano de fogo e jogar todos para trás no raio de 20 jardas.
- Os jogadores devem destruir estes barris quando os stacks de Toque Congelante estiverem altos, normalmente entre 13 e 18 stacks.
- Os jogadores podem usar a Explosão Ardente para remover seus stacks antes de fugirem da explosão 15 segundos depois.
As munições tem 99% de redução de dano devido ao Gelo Refrativo.
- Gelo Refrativosó pode ser removido dos barris quando acertado por um Fogo de Bordo usado pela Fragata Proudmoore que navega perto.
A fragata vai marcar alguns jogadores com um debuff de 4 segundos que causa um dano arcano moderado a cada segundo.
- Apos expirar, a localização de cada jogador afetado vai ser marcado com uma zona de 10 jardas, que irá explodir em alguns momentos, causando um grande dano arcano para todos os jogadores que estiverem na área.
- Jogadores marcados com Fogo de Bordo precisam se mover dos outros jogadores antes de receber o dano para evitar criar áreas de dano indesejado.
- Quando a aide começar ter muitos stacks de Toque Congelante, um dos jogadores marcados por Fogo de Bordo deve procurar deixar o debuff expirar em uma localização de barril de munição não detonada, para remover o Gelo Refrativo
- O barril pode então ser destruído, permitindo que os jogadores removam seus stacks Toque Congelante devido a Explosão Ardente.
Os três barris não vão reaparecer então temos um recurso limitado que não deve ser desperdiçado.
- A raide só deve ativar uma Explosão Ardente quando os jogadores tiverem muitos níveis de Toque Congelante, pois caso aconteça de não haver uma fonte de calor quando precisar, a raide vai ser congelada e vai causar um wipe.
Impacto Quebra-cerco
Ocasionalmente um jogador aleatório vai ser marcado com um Impacto Quebra-cerco.
- Após 10 segundos, o jogador vai explodir, causando uma grande quantidade de dano arcano a todos os jogadores enquanto os joga para trás.
- O dano e o knock back são reduzidos baseado na distância em que o grupo esteja do jogador marcado com Impacto Quebra-cerco.
- O jogador marcado precisa se mover a maior distância da raide possível para minimizar a quantidade de dano que raide tome.
- Isso ajuda os healer a manter um range sobre todos os jogadores e permite DPS mudar de alvo para jogadores Totalmente Congelado.
- Isso também ajuda o grupo a resetar os stacks usando uma Explosão Ardentes, já que toda a raide vai estar junta quando isso acontecer.
Estilhaço de Gelo
Jaina continua com acesso a sua habilidade Estilhaço de Gelo da fase 1, entretanto os tanks não podem mais remover o stack de Toque Congelante pela troca de taunts devido a passiva dos gelos congelantes.
- Isso faz com que os tanks vão se tornar Totalmente Congelado devido a quantidade de stacks de Toque Congelante que vão acumular.
- Tanks que estejam Totalmente Congelado precisam ser removidos rapidamente.
- Interromper Estilhaço de Gelo é mais útil aqui durante esta fase, já que reduz os stacks Toque Congelanteecebidos.
Avalanche
Jaina vai usarAvalanche na fase dois, porém esta habilidade foi alterada.
- Avalanche agora mira apenas no tank, e diversos projéteis Mão Gélida vão ser lançados dele.
- Mão Gélida devem ser evitados pela raide já que causam um bom dano e enraízam os jogadores por 8 segundos, aplicando 1 stack de Toque Congelante por segundo.
- Qualquer jogador que seja atingido por Mão Gélida pode ter o debuff removido.
- O tank marcado por Avalanche precisa se mover para longe da raide para aumentar a distância entre ambos e fazer com que os projéteis de Mão Gélida sejam mais facilmente desviados.
Raio Glacial
Jaina vai virar em um jogador aleatório e usar Raio Glacial em direção a ele, criando uma linha em sua direção.
- Este raio causa uma grande quantidade de dano a cada 0.5 segundos.
- Os jogadores devem se mover imediatamente para não receber dano nem stacks adicionais de Toque Congelante
Precipitação de Gelo
Ocasionalmente, Jaina vai marcar um lado do encontro com uma Precipitação de Gelo.
- Momentos depois esta área vai ser atingida por um cometa de gelo colossal, causando um dano letal para todos os jogadores que forem atingidos.
- Ao mesmo tempo, uma série de pequenos cometas irão cair em linha pelo encontro, causando um dano moderado de gelo em quem for acertado.
- A direção em que os cometas irão navegar é marcada por um simbolo brilhante na área em que Precipitação de Gelo cair.
- Jogadores precisam identificar rapidamente aonde a Precipitação de Gelo vai cair e quais direções os pequenos comentas irão navegar, para poder fazer um posicionamento que permita desviar de ambas as habilidades.
Intervalo 2: Congelamento Instantâneo
Quando atingir 40% da vida, Jaina vai se teleportar par ao meio do encontro e o segundo intervalo vai começar.
Jaina vai se tornar imune imediatamente começar a canalizar Congelamento Instantâneo por 60 segundos.
- Isso vai criar uma área em volta de Jaina que causa Totalmente Congelado em quem encostar.
- Esta área cresce aos poucos e eventualmente vai ocupar toda a área do encontro.
- Após a canalização terminar, Jaina vai começar a estilhaçar os jogadores que tiverem Totalmente Congelado, matando os imediatamente.
Toda a raide precisa deixar a área do encontro. Isso é feito destruindo a Parede de Gelo que fica acessível na área Nordeste da arena.
- A parede de gelo possui uma grande quantidade de vida, forçando os jogadores a usarem seus CDs para matar antes que a zona do Congelamento Instantâneo os atinja.
- BL e a segunda poção podem ser usados nesse momento para derrubar a parede o mais rápido possível.
Quando os jogadores derrubarem a parede, eles estarão a salvo do Congelamento Instantâneo, já que não vai expandir para esta área.
- Aqui nos encontramos o Elemental da Maré de Jaina. Este precisa ser derrotado antes dos jogadores entrarem na fase 3.
Elemental da Maré de Jaina precisa ser tankado e aplica o debuff Coração de Gelo em jogadores ranged aleatórios.
- Quando o debuff expirar causa um dano de gelo baixo em todos os jogadores próximos.
- Jogadores afetados por Coração de Gelo precisam sair de perto dos companheiros para garantir que nenhum stack de Toque Congelante seja aplicado.
O elemental possui uma barra de energia, Quando atingir 100, ele vai usar Nova Congelante.
- Isto vai bater em todos os jogadores num raio de 12 jardas, causando um dano baixo e os enraizando por 8 segundos.
- Todos os jogadores próximos devem sair de perto do elemental antes dele atingir 100 de energia evitar a nova.
- Um dos tanks deve permanecer perto do elemental para o matar em posição. Este jogador deve ter seu enraizar removido rapidamente.
Além do Elemental da Maré de Jaina, os jogadores vão encontrar um Nathanos congelado em um bloco de gelo.
- Libertando Nathanos da tumba de gelo faz com que momentos depois ele interrompa a canalização Congelamento Instantâneo de Jaina.
- Neste momento, Jaina vai se teleportar para longe do espaço do encontro e começar a canalizar salva, criando zonas que explodem em alguns segundos, causando grande dano arcano e jogando os jogadores para trás.
- Uma vez morto, os jogadores devem liberar Nathanos antes de correrem até Jaina e interromperem a Salva Arcana. Neste momento, fase 3 começa.
Fase 3
Durante os testes do encontro no PTR, pouca informação ficou disponível na terceira fase do encontro. A grande parte dessas informações listadas abaixo são retiradas do jornal e do que foi dataminado, por isso podem não estar completamente corretas. Esta sessão do guia vai ser atualizada quando enfrentarem os inimigos.
Durante a fase 3, os jogadores precisam enfrentar Jaina sem nenhuma fonte de calor para remover os stacks de Toque Congelante. Isso vai fazer com que invariavelmente a raide se torne totalmente.
- Os jogadores devem escalonar o ganho de debuffs de Toque Congelante e se tornem Totalmente Congelado, para que tenham DPS suficientes para remover.
- Isso pode ser controlado por jogadores tomando dano do Chão Ártico para acelerar o ganho de Toque Congelante.
- Existe a opção de deixar a Jaina decidir, já que ela aplica o Toque Congelante com suas habilidades.
Jaina continua a ter disponível Estilhaço de Gelo, Raio Glacial e Precipitação de Gelo. A fragata Proudmoore continua a usar Fogo de Bordo e Impacto Quebra-cerco.
Lança Estilhaçante
Qualquer jogador que fique Totalmente Congelado vai fazer com que Jaina use Lança Estilhaçante nele.
- Momentos depois, ela vai lançar um tiro no jogador congelado, causando um dano moderado em tos os jogadores no caminho e o triplo de dano em todos os jogadores afetados por Totalmente Congelado.
- DPS precisam liberar os jogadores Totalmente Congelado antes de que Lança Estilhaçante seja lançado neles, já que é praticamente letal.
Poeira Cristalina
Jaina tem acesso a habilidade Poeira Cristalina.
- Um cone frontal em direção ao tank que causa grande quantidade de dano de gelo.
- O tank precisa virar Jaina para longe da raide para garantir que nenhum jogador leve este dano.
Imagem Prismática
Jaina também invoca um add Imagem Prismática
- Este add não precisa ser tankado e apenas replica as habilidades de Jaina:Precipitação de Gelo, Raio Glacial e Lança Estilhaçante
- Todos os DPS devem focar na Imagem Prismática o mais rápido possível para reduzir a quantidade de habilidades replicadas durante seu tempo de vida.
- Enquanto o Add Imagem Prismática está ativo, os jogadores devem desviar das habilidades duas vezes!
O encontro termina quando Jaina chega a 5% de sua vida.
DIFICULDADE HEROICA
Fase 1
A munição da Fixar Carga explode em 15 segundos ao invés de 40.
- Os jogadores precisam priorizar jogar estes barris fora o mais rápido possível.
A habilidade dos Corsários Kultirenos Bombardeio também causa um knock back nos jogadores que tocarem.
- Os jogadores precisam ter uma atenção extra para não serem atingidos por esta habilidade no heroico, já que pode jogar os jogadores para fora do barco e causar sua morte.
Estilhaço de Gelo dá um buff para Jaina toda vez que ela usar a habilidade, aumentando o dano dos estilhaços em 10% por 30 segundos.
Jaina vai usar Distorção Temporal durante a fase 1, aumentando sua aceleração em 40%
- Os jogadores devem estar preparados para reagir rapidamente as habilidades de Jaina.
Intervalo 1
Durante o primeiro intervalo, Jaina vai se teleportar para uma área aleatória da arena de gelo, ao invés de ser no meio.
- Os jogadores agora precisam encontrar Jaina antes de se mover para interromper Ventos Uivantes.
- Jaina pode ser encontrada por classes que possam localizar humanoides, ou qualquer jogador que consiga sentir a direção dela pelo movimento e direção dos Estilhaços Glaciais.
Intervalo 2
Durante o segundo intervalo, Elemental da Maré de Jaina vai usar frequentemente Salva de Setas d'Água, causando grande dano e gelo em todos os jogadores.
- Este cast pode e deve ser interrompido todas as vezes que acontecer.
Fase 3
Durante a fase 3, Jaina tem acesso a habilidade Orbe de Gelo.
- Ela vai marcar a localização de um jogador aleatório e mandar uma orb lenta para a área.
- Todos os jogadores que encostarem vão tomar um dano baixo porém, reduzindo seu poder.
- Quando chegar na localização, a Orbe de Gelo vai explodir, causando um dano moderado e aplicando stacks de Toque Congelante em toda a raide.
- A quantidade de stacks depende do poder que restou na Orbe de Gelo.
Jogadores precisam ficar na Orbe de Gelo para reduzir seu poder e garantir que o grupo não ganhe muitos stacks de Toque Congelante.
DIFICULDADE MÍTICA
Este encontro não teve seu teste mítico liberado, então atualizaremos quando tivermos estas informações e um guia.
RECOMPENSAS
A parte boa da coisa!
Normal começa com Item level 385, Heroico 400 e Mítico 415.Os seguintes itens dropam desse boss:
Armadura:
- Couro: Docksider em Alto Relevo
- Malha: Braçadeiras do Agrilhogélido
- Placa: Cinturão de Placas do Casco
- Anel: Sinete do Lorde-almirante
Azerita:
- Tecido: Vestes do Frio Penetrante
- Malha: Gibão do Oficial de Bandeira
- Placas: Elmo da Crista da Geleira
Armas
- Espada Agilidade: Sabre de Daelin Proudmore
- Mão Secundária Intelecto: Fura-neblina, Luz do Mar
Berloque:
- Força: Âncora do Frio Perene
- Intelecto: Códice da Borrasca
Montaria:
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