Dicas Rápidas

O encontro tem Duas Fases. Na Primeira, os jogadores terão que lidar com as já conhecidas – porém perigosas – mecânicas “dracônicas”. Já na Segunda Fase, os jogadores devem destruir os Crackling Shards antes que o tempo ataque, de forma a sobreviver e poder retornar às mecânicas da Primeira Fase. 

Dicas Primeira Fase:

  • Posicione o boss virado de lado para o grupo, para que Tail Swipe e Searing Breath não atinja os jogadores.
  • Os tanks devem rotacionar durante Searing Breath, trocando o aggro entre 2 a 3 stacks de Searing Armor.
  • Quando um jogador é afetado por Incineration, ele deve se afastar por 20-30 metros da raid antes da habilidade expirar.
  • Quando a habilidade Gale Blast é conjurada, os jogadores devem se afastar do boss por mais de 30 metros e devem permanecer a 5 metros de distância uns dos outros.
  • Encontra o “local seguro” do outro lado da área de combate quando o boss conjurar Burning Cataclysm.

Dicas Segunda Fase:

  • Tenha três jogadores móveis para absorver as Scales of Wrathion. Após isso, eles devem correr pelos Crackling Shards para destruí-los.
  • Todos os outros jogadores devem atacar os Crackling Shards que sobrarem.
  • Retire a furtividade (stealth) dos Assassinos utilizando habilidades AoE/removedores de Furtividade e mate-os o mais rápido possível. (Apenas no modo Heroico).

Habilidades e Estratégias

Primeira Fase

Searing Breath

A cada 8 segundos (aproximadamente), Wrathion irá lançar um grande sopro em forma cônica em direção ao tank, causando dano de Fogo e aplicando Searing Armor a todos os jogadores atingidos pela habilidade.

  • Searing Armor causa um pequeno dano contínuo ao mesmo tempo que aumenta o dano recebido pelos demais Searing Breaths em 80% por 20 segundos.
  • Um único tank deve tankar o boss, virando-o de lado para o grupo, garantindo que mais ninguém seja atingido pelo sopro.
  • Tanks devem trocar o aggro do boss o debuff acerta um deles. Normalmente, isso é feito a cada vez que um novo Searing Breath é conjurado. Os tanks também devem se assegurar que Wrathion continua virado para o mesmo lugar durante essa troca de taunt.
  • Wrathion só irá castar Tail Swipe como uma reação contra jogadores que fiquem diretamente atrás dele.
  • Jogadores devem evitar ao máximo ficar diretamente atrás de Wrathion em qualquer momento da luta. Em vez disso, o ideal é que todos os jogadores se posicionem em um mesmo lado do boss.
  • Evite se dispersar entre os dois lados do boss, pois os healers poderão ter dificuldades em manter a distância de conjuração de habilidades de cura em você.

 

Incineration

A cada 30-60 segundos, Wrathion aplicada diversos debuffs de Incineration na raid simultaneamente.

  • Estes debuffs de 8 segundos causam dano contínuo moderado e explodem ao expirar, causando um elevado dano ao grupo.
  • Jogadores que estejam afetados pela Incineration devem se distanciar pelo menos a 25 metros de todos os outros jogadores, de forma a reduzir o dano causado ao grupo.
  • O número de debuffs aplicados à raid são proporcionais ao número de jogadores que se encontram no grupo. HealersDPS Melee e DPS Ranged podem ser afetados por esta habilidade.

Se você for afetado pela Incineration, corra Berg!

 

Gale Blast

Wrathion canaliza Gale Blast por 4 segundos, criando uma área de 30 metros à sua volta.

  • No final da canalização dessa habilidade, todos os jogadores que estiverem dentro do raio da habilidade serão jogados para trás (knock back) além de sofrerem um elevado dano de Fogo.
  • Jogadores que estiverem fora dessa área, receberão dano moderado.
  • Imediatamente depois da habilidade ser conjurada, locais abaixo de alguns jogadores serão marcados. Esses locais serão atingidos por bolas de fogo, que causam alto dano de Fogo.
  • Assim que Gale Blast for conjurado, todos os jogadores devem se mover para 30 metros longe do boss e se manter afastados uns dos outros, de forma a evitar as bolas de fogo.

Continue correndo Berg, não deixe que o Gale Blast te pegue!

 

Burning Cataclysm

Aproximadamente após um minuto da Primeira Fase, Wrathion irá conjurar Burning Cataclysm.

  • Wrathion irá se virar para uma das bordas da sala momentaneamente. Posteriormente ele irá se teleportar para essa localização. Normalmente, essa localização é na direção oposta em relação aonde o boss estava quando esta mecânica começou.
  • Wrathion irá então cuspir várias poças de Scorching Blister que irão crescer durante 10 segundos, cobrindo praticamente todo o espaço do encontro.
  • Qualquer um que pisar nessas zonas irá sofrer um alto dano contínuo e um dano praticamente letal quando as poças explodirem – após 10 segundos.
  • Os jogadores devem encontrar rapidamente a “área segura”, na qual as poças de Scorching Blisters não alcançam. Essas zonas estão, normalmente, na direção oposta do boss.

Quando todas as zonas de Scorching Blister tiverem detonado, o boss irá imediatamente conjurar Molten Eruption.

  • Isso irá marcar várias localizações com um círculo vermelho que rotaciona. Esses círculos irão explodir após breves momentos e causar um pequeno dano de Fogo, além de jogar para trás (knock back) qualquer um que esteja a menos de 3 metros do círculo.
  • Após isso, Molten Pools irão se formar a cada região impactada. Estas poças não causam nenhum dano a jogadores que estejam sob elas, servindo apenas para mecânicas da Segunda Fase.

Assim que Molten Eruption é conjurada, o boss irá retornar às mecânicas “habituais”.

  • Os tanks devem retomar rapidamente suas posições e posicionar o boss no centro da sala e de lado, para que o restante do grupo não seja afetado pelo Searing Breath ou pelo Tail Swipe.
  • Após a segunda Molten Eruption ser conjurada, o boss irá imediatamente entrar na Segunda Fase.

Toda a sequência do Burning Cataclysm.

 

Segunda Fase

Crackling Shards

Imediatamente após entrar na Fase Dois, o boss irá conjurar Fumaça e Espelhos, não podendo mais ser alvo dos jogadores.

  • Isto faz com que cada Molten Pool crie um Crackling Shard, uma unidade inimiga que pode ser atacada.
  • Após 1 minuto (aproximadamente), o boss irá voltar para a Primeira Fase. Qualquer Crackling Shard “sobrevivente” irá se transformar em Lava Pools, uma pequena área que causa dano contínuo a qualquer um que passe sob ela.
  • Além disso, as Lava Pools aplicam um debuff permanente chamado Rising Heat na raid inteira. Esse debuff causa um leve dano contínuo, mas que stacka por cada Poça que existe no encontro.
  • Devido a isso, toda a raid deve focar em destruir todos os Crackling Shard antes que a Fase Dois termine.

Derrotar um Crackling Shard causa um Pyroclastic Flow que dá um leve dano de fogo a jogadores que se encontrem num raio de 10 metros.

  • Isto não deve desencorajar os jogadores Melee de atacar os Crackling Shards. Em vez disso, esses jogadores devem se manter longe de zonas que possuam vários Crackling Shards que irão “morrer” em um curto espaço de tempo.

Olha, se tu quer matar o Wrathion, destrói todos os Crackling Shards antes que a Fase Dois termine.

 

Scales of Wrathion

Além do surgimento dos Crackling Shards, três Scales of Wrathion irão cair do boss assim que a Fase começar.

  • Estas escamas dão um elevado dano a toda a raid caso não sejam absorvidas por um jogador. Desta forma, o grupo deverá ter três pessoas designadas para absorver cada uma dessas três zonas (um jogador em cada zona).
  • O jogador que absorveu a Escama irá receber 10 stacks do debuff chamado Burning Madness, que dura 10 segundos.
  • debuff permite que o jogador corra por Crackling Shards, destruindo-os instantaneamente. Por cada Fragmento destruído, a duração de Burning Madness é aumentada por aproximadamente 1 segundo.
  • Jogadores que receberem este debuff deverão focar inteiramente na destruição do maior número de Fragmentos possíveis. Deve-se focar os Fragmentos que não estão “agrupados”, pois esses serão mais facilmente destruídos por habilidades que causam dano em área (AoE)e/ou cleave.
  • O grupo deverá selecionar jogadores/classes com alta mobilidade para receberem os debuffs, de forma a tirar o máximo proveito do debuff.

Após aproximadamente um minuto depois de todos os Crackling Shards terem sido destruídos, o boss irá reaparecer novamente e a Fase Um irá recomeçar.

  • O encontro irá continuar desta mesma forma, mudando entre as duas Fases, até o boss ser derrotado.

Absorvam as Scales of Wrathion e depois saiam correndo feitos doidos para destruir os bang do mal antes da Fase Dois terminar!

Modo Heroico

Ashwalker Assassins

Momentos após a Fase Dois começar, diversos inimigos chamados Ashwalker Assassin irão aparecer nos limites (bordas) da plataforma.

  • Os Assassinos irão entrar no modo Furtivo (Stealth), utilizando Smoke Shroud, assim que eles aparecerem na área de combate.
  • Essa Furtividade pode ser removida com habilidades que retirem Furtividade (como o Sinalizador, dos Caçadores) ou por dano (normalmente AoE, já que os Assassinos só podem ser alvos até estarem muito próximos do jogadores).
  • Enquanto estiverem no modo Furtivo, os Assassinos irão atacar os jogadores. Eles poderão atordoar (stun) os jogadores por 10 segundos com o seu Noxious Choke ou poderão causar um alto dano imediato com a habilidade Dark Ambush.
  • O grupo deve retirar a Furtividade de todos os Assassinos o mais rápido possível, de forma a prevenir que eles usem essas habilidades, especialmente nos jogadores que estejam afetados pelo debuff Burning Madness.
  • Todo o grupo deve utilizar todas as habilidades AoE que puderem, focando no espaço nos quais os Assassinos aparecem ou próximo aos jogadores afetados por Burning Madness.
  • Assim que os adds estiverem fora do modo Furtivo, eles devem ser agrupados pelos tanks e devem ser mortos. O grupo deve utilizar habilidades de dano em área (AoE) e/ou dano cleave para matar os Assassinos de forma “passiva”. Eles não precisam ser priorizados, visto que fora do modo Furtivo eles não oferecem tanto perigo.

Utilize habilidades AoE para revelar os Assassinos, antes que você tenha que gritar (uma vez mais) que Ladino é uma classe roubada.

Modo Mítico

Esta parte do guia irá ser atualizada à medida que as Guildas forem desbravando o modo Mítico nos servidores Live.

Fase Um

Creeping Madness

No começo de cada Primeira Fase, todos os jogadores recebem um debuff chamado Creeping Madness.

  • Este debuff tem a duração de 2 minutos e meio e irá fazer com que os jogadores sejam desacelerados (slowed) toda vez que se moverem.
  • debuff de lentidão (slow) dura  45 segundos. Quando atingir 50 stacks, os jogadores receberão um alto dano de Sombra cada vez que se moverem.
  • O grupo deverá se mover o mínimo possível, de forma a manter o dano recebido em níveis suportáveis.

Várias classes possuem habilidades que podem remover os efeitos de lentidão. Neste momento, não existem informações de habilidades ou formas de remover o debuff Creeping Madness.

  • Todas as habilidades que removem efeitos prejudiciais ao movimento (movement impairing effects) irão resetar o número de stacks de lentidão que o jogador tem.
  • Isto incluí (e não só):
    • “O Quanto Antes” (Caçador).
    • “Benção de Liberdade” (Paladino).
    • Alternar de forma (Druida).
    • “Manto das Sombras” (Ladino).
    • “Bloco de Gelo” (Mago).
    • “Escudo Divino” (Paladino).
    • “Dispersão” (Sacerdote).
    • “Retirada Vingativa” (Caçador de Demônios).
  • Outras habilidades úteis, mas que não resetam/removem os seus stacks de Lentidão:
    • “Lobo Espiritual” (Xamã).
    • “Carapaça Antimagia” (Cavaleiro da Morte).
  • Paladinos devem estar preparados para ajudar classes que não conseguem resetar seus próprios stacks de Lentidão. Isso será especialmente útil durante situações de alta movimentação, como Burning Cataclysm.
  • Healers também devem ficar atentos aos stacks do grupo. Desta forma eles estão prontos para curar imediatamente aqueles que passarem de 50 stacks.

 

Dica Importante

Uma boa estratégia neste modo é focar no posicionamento, pois desta forma é possível se mover menos e, assim, gerar menos stacks de Lentidão.

  • Jogadores “de distância” (ranged) devem estar previamente dispersos um dos outros durante a Fase Um, de forma a reduzir sua movimentação durante o Gale Blast.
  • boss deve, de forma geral, ser tankado no meio da sala, permitindo assim que o grupo possa estar a uma distância razoável dos limites/bordas da plataforma, quando o Burning Cataclysm for castado.

Durante o segundo Burning Cataclysm, o debuff Creeping Madness irá expirar, assim como qualquer stack de Lentidão que tiver remanescido.

  • Creeping Madness só será reaplicada novamente no recomeço da próxima Fase Um.

 

Fase Dois

Hardened Core

Todos os Crackling Shards que aparecerem no começo da Fase Dois irão ter o debuff Hardened Core, que os torna invulneráveis a dano.

Jogadores afetados pelo debuff Burning Madness ainda devem correr através do maior número de Crackling Shards possíveis. O restante dos jogadores do grupo devem estar preparados para destruir todos esses Fragmentos antes da Fase Dois terminar.

  • Durante os últimos testes nos servidores RTP (PTR) , existiam mais Crackling Shards do que stacks de Burning Madness, utilizados para remover o debuff Hardened Core.
  • Isto faz com que alguns (pelo menos 5) Crackling Shards se tornem Lava Pools no final desta Fase.
  • Não se sabe se esta é uma mecânica pretendida pelos devs (de forma a maximizar o trabalho dos healers durante o encontro), ou se é uma falha nos cálculos nos Reinos de Teste (PTR).
  • Se for algo que realmente é pretendido, jogadores afetados pela Burning Madness devem tentar remover o debuff de Hardened Core de zonas com vários Fragmentos sobrepostos/juntos, em vez daqueles mais isolados. Isto irá ajudar com que o máximo possível de Fragmentos sejam destruídos antes da Fase Um recomeçar.

Crackling Shards com o debuff Hardened Core  possuem um efeito de lava à sua volta

Recompensas

Vídeos

Referência

Guia traduzido do Guia Oficial do WOWHead, escrito pelo FatbossTV.

Guia Original: https://pt.wowhead.com/guides/wrathion-the-black-emperor-nyalotha-waking-city-raid-strategy-guide