Aqui está a tradução e adaptação do guia de Monge Andarilho do Vento (Windwalker Monk) para português do Brasil, mantendo a estrutura e os termos do jogo.
Kung Fu Panda ficou real!
Introdução
Especialização
Atributos
Rotação
Equipamento
Encantamentos
Raças
Profissões
Addons
Macros
Recursos
Monges utilizam dois recursos: Energia e Chi. Eles são recursos de "ou um, ou outro", ou seja, as habilidades usarão ou Chi ou Energia, mas não ambos. A Energia é convertida em Chi, que é usado para as habilidades mais poderosas.
Energia
A Energia gera Chi à taxa de 10 por segundo, um valor que é aumentado pela aceleração.
A Energia é consumida por habilidades geradoras de Chi, como Golpear, Expulsar o Mal, Chute do Dragão Giratório, etc.
O talento Ascensão aumenta a regeneração de energia em 15%.
Chi
O Chi é o recurso principal do Monge Andarilho do Vento e é usado pela maioria das habilidades de dano importantes.
As habilidades custam de 1 a 3 de Chi, e um Monge pode ter até 4 de Chi a qualquer momento (até 5 com o talento Ascensão).
Além de usar energia para criar Chi, você também pode usar os talentos Golpes de Poder ou Fermento de Chi.
Armas
Monges podem usar cajados e machados de haste, ou podem usar duas armas de uma mão (maças, espadas, machados e armas de punho). Os atributos de cada arma são importantes para calcular o dano de seus feitiços.
O uso de duas armas (dual wield) é (quase sempre) a melhor opção. Aqui está uma ideia básica de como escolher sua arma:
Se você estiver usando duas armas e elas tiverem o mesmo nível de item, e receber uma arma de duas mãos com 10 níveis de item ou menos acima delas, continue usando as duas armas. A diferença será insignificante.
Se você estiver usando duas armas com o mesmo nível de item e receber uma arma de duas mãos com mais de 10 níveis de item acima delas, escolha a arma de duas mãos. A diferença nos atributos e no dano da arma de duas mãos será significativa o suficiente para valer a pena.
Se sua arma da mão principal for do nível de item da tier atual e a da mão inábil for a versão do Localizador de Raides (LFR) dessa mesma arma, e um cajado da tier atual cair, continue com as duas armas. Mesmo com uma mão inábil inferior, a diferença é insignificante e o uso de duas armas ainda deve ser superior.
Se sua arma da mão principal for do nível de item da tier atual, mas sua mão inábil for de uma tier anterior, e uma arma de duas mãos do nível de item da tier atual cair, a escolha dependerá. Esta é uma questão mais complicada, devido à diferença entre sua mão inábil e sua mão principal. Teoricamente, seria aconselhável usar a arma de duas mãos, mas tente encontrar uma mão inábil melhor.
Habilidades
Corpo a corpo
Golpear
40 de Energia. Gera 1 Chi.
Na Postura do Tigre Feroz, gera 2 de Chi.
Você pode usar o Glifo de Golpear para não usar as armas.
Pode ser aprimorado com talentos para gerar 1 Chi adicional a cada 20 segundos (Golpes de Poder).
Chute Blecaute
2 de Chi. Um chute com uma explosão de energia Chi que causa dano Físico. Se lançado por trás do alvo, você causa 20% de dano adicional ao longo de 4 segundos. Se lançado pela frente, você é curado instantaneamente em 20% do dano causado.
Você pode usar o Glifo de Chute Blecaute para nunca curar e sempre causar 20% de dano adicional ao longo de 4 segundos, independentemente do posicionamento.
O Dano ao Longo do Tempo (DoT) funciona de forma similar ao Acendimento, transferindo qualquer dano restante para o novo DoT se for atualizado na metade do tempo.
Punhos da Fúria
3 de Chi. 4 segundos de canalização. 25 segundos de tempo de recarga. Atinge todos os alvos à sua frente com golpes rápidos, atordoando-os e causando dano a cada 1 segundo por 4 segundos. O dano é distribuído por todos os alvos.
O dano total é o mesmo, independentemente do número de alvos que atinge.
Mover-se durante a canalização deste feitiço a cancelará.
Virar-se durante o lançamento pode ser útil se os alvos que você está tentando atingir se moverem.
Você pode usar o Glifo de Punhos da Fúria para aumentar a chance de aparar em 100% durante a canalização.
Chute do Sol Nascente
2 de Chi. 8 segundos de tempo de recarga. Um chute para cima que causa dano e aplica Feridas Mortais no alvo.
Também faz com que todos os alvos num raio de 8 metros recebam 10% de dano aumentado de suas habilidades por 15 segundos. Reduz a eficácia de qualquer cura recebida por 10 segundos.
Palma do Tigre
1 Chi. Concede a você Poder do Tigre, fazendo com que seus ataques ignorem 30% da armadura dos inimigos por 20 segundos.
Toque da Morte
3 de Chi. 90 segundos de tempo de recarga. Só pode ser usado em alvos não jogadores que tenham uma quantidade de vida igual ou menor que a sua.
Você pode usar o Glifo de Toque da Morte para que ele não custe Chi, mas o tempo de recarga aumenta em 2 minutos.
Você pode usar o Glifo da Honra para fazer uma reverência honrosa após cada Toque da Morte bem-sucedido.
Longo alcance/Dano em Área
Relâmpago de Jade Rangente
0 de Energia, mais 30 por segundo. Alcance de 40 metros. Canaliza Relâmpago de Jade no alvo, causando dano de Natureza ao longo de 6 segundos.
Ao causar dano, você tem 25% de chance de gerar 1 Chi. Se o inimigo atacar você em alcance corpo a corpo enquanto for vítima do Relâmpago de Jade Rangente, ele é jogado para trás a uma curta distância. Este efeito tem um tempo de recarga de 8 segundos.
Pode ser aprimorado com o Glifo de Relâmpago de Jade Rangente para jogar o alvo para trás a uma distância maior e aumentar o dano que o alvo recebe de Relâmpago de Jade Rangente em 25% por 8 segundos após ser jogado para trás.
Você pode usar o Glifo de Relâmpago do Tigre Rangente para que seu visual seja alterado para a cor do Celestial Tigre Branco.
Chute do Dragão Giratório
40 de Energia. Você gira enquanto chuta no ar, causando dano a todos os inimigos próximos a cada 1 segundo, num raio de 8 metros. A velocidade de movimento é reduzida em 30%.
Gera 1 Chi se atingir pelo menos 3 alvos. Dura 3 segundos.
Você pode usar o Glifo de Chute do Dragão Giratório para não reduzir sua velocidade de movimento em 30%.
Chute da Flor de Fogo Giratória
1 Chi. Causa dano de Fogo ao primeiro inimigo à sua frente num raio de 50 metros. Se o Chute da Flor de Fogo Giratória viajar mais de 10 metros, o dano é aumentado em 50% e você enraíza o alvo por 2 segundos.
Controle
Desabilitar
15 de Energia. Você desabilita o movimento do alvo, reduzindo sua velocidade de movimento em 50%. A duração de Desabilitar será atualizada se o alvo permanecer a 1 metro do Monge.
Paralisia
20 de Energia. 15 segundos de tempo de recarga. Você incapacita o alvo por 30 segundos. Se feito por trás do alvo, a duração é dobrada.
Qualquer dano recebido cancelará o efeito.
Golpe de Mão de Lança
Sem tempo de recarga global. Você atinge o alvo, interrompendo o lançamento do feitiço. Se o inimigo estiver de frente para você no momento do lançamento, ele também é silenciado por 4 segundos.
Talentos
Tier 1 -> Impulso parece funcionar melhor na maioria dos encontros.
Tier 2 -> Onda de Chi parece ser a melhor escolha. Rajada de Chi é muito forte em situações de Dano em Área.
Tier 3 -> Fermento de Chi é melhor que Ascensão. Fermento de Chi é ótimo para dano explosivo, enquanto Ascensão é boa quando você precisa de dano constante.
Tier 4 -> Varredura de Perna derruba todos os inimigos num raio de 5 metros, atordoando-os por 5 segundos. É muito dependente do encontro.
Tier 5 -> Magia Difusa é o mais útil para os encontros.
Tier 6 -> A melhor escolha é Invocar Xuen, o Tigre Branco. Ele dura 45 segundos. Xuen escala dinamicamente com seus atributos, o que significa que se você beber uma poção de Agilidade enquanto Xuen estiver ativo, ele começará a bater mais forte, e quando a poção acabar, o dano dele voltará ao normal. Vale mencionar que Vento de Jade Apressado substitui Chute do Dragão Giratório e Torpedo de Chi substitui Rolamento.
Glifos
Eu recomendo:
Maiores:
Glifo de Chute do Dragão Giratório -> Você pode se mover enquanto lança Chute do Dragão Giratório.
Glifo de Toque de Carma -> Toque de Carma terá 20 metros de alcance.
Glifo de Meditação Zen -> Lançar Meditação Zen enquanto se move.
Menores:
Glifo de Chute Blecaute -> Seu Chute Blecaute sempre causa 20% de dano adicional ao longo de 4 segundos, independentemente do posicionamento, mas você não consegue ativar o efeito de cura.
Atributos
hit cap/expertise cap > aceleração soft cap > agilidade > crit > > > > maestria
Acerto: 7,5%
Perícia: 7,5%
Aceleração soft cap: ~19% do reforjamento. Com soquetes, você deve chegar a cerca de 30%.
Agilidade: A Agilidade aumenta o poder de ataque e a chance de acerto crítico.
Acerto Crítico: 75% para armas de 2 mãos, 57% para armas de 1 mão.
Maestria: Conforme você adquire equipamento melhor, será muito fácil ter muita maestria.
Notações
RSK -> Chute do Sol Nascente
TP -> Palma do Tigre
TB -> Cerveja de Olho de Tigre
EB -> Cerveja Energizante
FoF -> Punhos da Fúria
BK -> Chute Blecaute
CB -> Fermento de Chi
SCK -> Chute do Dragão Giratório
SEF -> Tempestade, Terra e Fogo
Rotação
Alvo Único
Existem dois tipos de rotações para um único alvo:
Rotação de Alvo Único:
RSK (se não houver o efeito de penalidade de RSK no alvo) -> TP (se não houver o bônus em você ou se ele acabar em menos de 3 segundos) -> TB (10 acúmulos) ->
EB -> Xuen (com poção de Agilidade) -> RSK -> FoF -> BK x2 -> TP x2 ->
Golpear (até o máximo de Chi) -> BK x2
Rotação de Alvo Único:
RSK (se não houver o efeito de penalidade de RSK no alvo) -> TP (se não houver o bônus em você ou se ele acabar em menos de 3 segundos) -> TB (mais de 15 acúmulos) ->
CB -> Xuen -> RSK -> BK x3 -> TP -> BK -> EB
Dano em Área (2 alvos)
Lance Tempestade, Terra e Fogo nos alvos que você não está atacando.
Siga a rotação de alvo único.
Dano em Área (3 ou mais alvos)
SEF -> RSK -> TP -> TB ->
EB -> Xuen -> RSK -> SCK
Equipamento
Este é o melhor equipamento:
Cabeça: Capuz de Lágrimas Enegrecidas
Pescoço: Olho Brilhante do Diablossauro
Ombros: Draconianas dos Sete Selos Sagrados
Costas: Fen-Yu, Fúria de Xuen
Peito: Túnica dos Sete Selos Sagrados
Pulsos: Braçadeiras de Queimadura a Laser
Mãos: Punhos dos Sete Selos Sagrados
Cintura: Cordão dos Sonhos Sombrios
Pernas: Perneiras dos Sete Selos Sagrados
Pés: Tênues de Pedra-de-pé Atormentadas
Anéis:
Anel de Energia Inquieta
Anel do Rasgador de Realidade
Berloques:
Segurança da Consequência
Talismã de Haromm
Armas:
Perfuratriz Sísmica
Crescente Carmesim de Korven
Encantamentos
Não temos mais encantamentos para a cabeça.
Ombros: Inscrição Maior da Garra de Tigre
Manto: Precisão
Peito: Atributos Gloriosos
Pulso: Agilidade Maior
Cintura: Fivela de Cinto de Aço Vivo
Mãos: Encantamento de Luvas - Aceleração Superior
Pernas: Armadura de Perna de Couro Sombrio
Botas: Velocidade Embaçada
Armas:
Aço Dançante
Canção dos Ventos
Gemas
Meta: Diamante Primordial Capacitivo ou Diamante Primordial Ágil
Vermelha: Rubi Primordial Delicado ou Ônix Vermelhão Habilidoso
Amarela: Ônix Vermelhão Habilidoso
Azul: Ametista Imperial Cintilante
Raças
Pandaren: Epicurista
Aliança:
Draenei: Presença Heroica
Humano: Especialização em Maças, Especialização em Espadas
Gnomo: Especialização em Lâminas Curtas
Anão: Especialização em Maças
Horda:
Troll: Berserker, Matança de Feras
Orc: Fúria Sangrenta
Elfo Sangrento: Torrente Arcana
Profissões
Inscrição: Inscrição Secreta de Garra de Tigre
Ferraria: Soquetes para Braçadeiras/Luvas
Encantamento: Encantamento de Anel - Agilidade Maior
Joalheria: Olho de Serpente Delicado
Couraria: Revestimento de Pelo - Agilidade
Engenharia: Dispositivo: Molas Sinápticas
Alfaiataria: Bordado de Guarda de Espada
Herborismo: Linha de Vida
Esfolamento: Mestre de Anatomia
Mineração: Robustez
Addons
Além dos addons que você já usa, como o DBM, etc., eu recomendo o Weak Auras 2. É um addon extremamente útil que pode ser personalizado para rastrear feitiços, procs, bônus/penalidades, anúncios de chat e anúncios de áudio.
Macros
Para aqueles com Engenharia, pode valer a pena criar uma macro para as Molas Sinápticas com um tempo de recarga. Além disso, você pode criar macros para poções ou berloques com um tempo de recarga principal.
Tempestade, Terra e Fogo: Esta macro de mouseover é muito útil em lutas de Dano em Área para lançar Tempestade, Terra e Fogo de forma mais fácil.
/cast [target=mouseover] Storm, Earth, and Fire
Para cancelar todos os clones de SEF:
/cancelaura Storm, Earth, and Fire
Macros de Talentos:
- Tier 2:
Quote: /use Chi Wave
/use Chi Burst
/run local G=GetSpellInfo SetMacroSpell("30 Talents", G"Chi Wave" or G"Chi Burst")
- Tier 4:
Quote: /use Leg Sweep
/use [target=focus] Ring of Peace
/run local G=GetSpellInfo SetMacroSpell("60 Talents", G"Leg Sweep" or G"Ring of Peace"
- Tier 5:
Quote: /use Diffuse Magic
/use Dampen Harm
/run local G=GetSpellInfo SetMacroSpell("75 Talents", G"Diffuse Magic" or G"Dampen Harm")
- Tier 6
Quote: /use Invoke Xuen, the White Tiger
/use Rushing Jade Wind
/run local G=GetSpellInfo SetMacroSpell("90 Talents", G"Invoke Xuen, the White Tiger" or G"Rushing Jade Wind")