Lançado em agoso de 2009 | World of Warcraft Patch 3.2
De modo a preparar a ofensiva final contra o Lich Rei, a Cruzada Argêntea — uma união entre os guerreiros sagrados da Ordem do Punho de Prata e da Aurora Argêntea — erigiu uma base próxima à Cidadela da Coroa de Gelo, para acumular recursos e identificar campeões que serviriam de vanguarda para o exército. O Grão-lorde Tirion Fordring organizou um torneio para testar heróis em potencial da Horda e da Aliança, mas agentes do Flagelo rapidamente emergiram para sabotar o evento. O ataque dos mortos-vivos culminou no surgimento do lorde da cripta Anub’arak, que tentou exterminar as tropas de elite de Tirion antes que elas fossem reunidas.

Cena do Torneio

A ira do Lich King, em sua maior parte, tinha um tom incrivelmente sombrio. Pragas, exércitos de mortos-vivos, um golpe fracassado em Undercity com conseqüências desastrosas, aliados se voltaram contra nós pelo poder necromântico, Titãs corrompidos pelo Velho Deus da Morte – a história da Ira era sombria, desesperadora. No meio de tudo isso, nós tivemos um Grande Torneio.
Para os jogadores da época, o 3.2 parecia uma tática de empate. Em vez de avançar na Coroa de Gelo, o único lugar em toda a região de Azeroth que estávamos ansiosos para atacar, Tirion nos fez acampar em tendas fantasiosas no quintal do Lich King. No grande esquema da história da Ira, era absurdo. O tom do remendo atingiu uma nota estranhamente casual no meio de uma guerra horripilante.
O patch 3.2 não era o patch mais amado da expansão e muitos jogadores diziam que era o menor deles. Mesmo assim, é difícil não olhar para trás com carinho. Os jornais eram decentemente variados para o seu tempo. O torneio ofereceu um incrível número de recompensas que os jogadores ainda conseguem ganhar até hoje

O Cavaleiro Negro retorna

Como o Terraço do Magisterio em The Burning Crusade, Prova do Campeão foi a Masmorra de nível mais alto adicionada em uma atualização pós-lançamento que continha itens de alto nível. Ao entrar no Coliseu dos Campeões, os jogadores foram recebidos com uma visão horripilante: prateleiras de Lança Argêntea. Sim, os primeiros chefes exigiam competir com eles antes que você pudesse combatê-los a pé.
A masmorra tinha três outros chefes, dois dos quais foram selecionados aleatoriamente como o segundo chefe. Todos os três – Eadric, o Puro, Confessor Paletress e O Cavaleiro Negro – são agora lendários cartões de Hearthstone. Paletress tinha uma habilidade interessante chamada Summon Memory. Ela convocaria outros chefes do passado de WoW, incluindo Chromaggus, Edwin VanCleef, Illidan, Onyxia e até mesmo Hogger. Infelizmente, todos os chefes convocados tinham o mesmo conjunto de habilidades e nenhuma de suas mecânicas únicas.
O Julgamento do Campeão teve a virtude de ser breve, então, mesmo que fosse necessário competir, a maioria das pessoas ficava com ele quando ele aparecia como o masmorra diária aleatória.

Cruzados vão a cruzada

Prova do Cruzado foi uma invasão no mesmo coliseu circular que abrigava a masmorra. Foi uma escolha ousada por parte da Blizzard que permitiu que eles nos dessem um novo nível de ataque em tempo recorde.
A Raid tinha apenas cinco chefes – de longe o menor nível que a Blizzard já produziu. Um encontro desbloqueado a cada semana depois que o patch foi ao ar. No lado positivo, os encontros foram principalmente bem desenhados e bem recebidos. A única exceção foi o encontro “PvP”, Campeões de Facção. Os campeões não tinham aggro, então os jogadores tiveram que usar controle liberal de multidões e habilidades pessoais de sobrevivência para vencer. Caçadores sem experiência no PvP acharam o encontro assustador – e reclamaram muito da mecânica da luta. Outros se divertiram com o caos que ele criou, que às vezes se resumia a uma situação de um contra dois ou dois contra dois.
No final, o Lich King faz uma aparição (ele estava praticamente em toda parte nessa expansão) e lança os jogadores para baixo da arena, no gelo para lutar contra Anub’arak . Os jogadores ficaram desapontados ao ver Anub’arak como um chefe de 5 jogadores, e muitos ficaram felizes em vê-lo voltar como um chefe de raide glorioso e desafiador.

O Coliseu tinha um foco na rivalidade entre facções, não apenas no encontro dos Campeões, mas com Garrosh e Varian lutando verbalmente durante o ataque, e Tirion fazendo o papel de mediador. O Tier 9 trouxe um aspecto visual a essa rivalidade: cada facção tinha seus próprios designs únicos.
O patch também incluiu algumas melhorias na qualidade de vida dos invasores. O sistema de extensão de bloqueio que temos hoje se originou aqui, e também a capacidade de compartilhar loot entre os membros da raid quando ele entrou no inventário de alguém. Antes dessa mudança, você tinha que abrir um ticket com um GM para que um item fosse reatribuído se um jogador acidentalmente o saísse.

Entrou 300 de reforço

O Patch 3.2 também forneceu o único campo de batalha de 40 jogadores adicionado ao WoW, além do clássico Alterac Valley. Ilha da Conquista estreou aqui, para reações mistas. Os jogadores estavam felizes em ver outro campo de batalha super grande, mas sua ênfase em veículos era tão popular quanto justa assim como os dragões em Óculus. Você também não está lutando contra jogadores com esses veículos tão frequentemente quanto os portões, que geralmente oferecem menos resistência tática. Quando os portões caem, luta contra um chefe da facção oposta no estilo PvE. É fácil ver porque a Ilha não é uma favorita dos players PvP’s.