Lançado em abril de 2009 | World of Warcraft Patch 3.1
A marcha dos exércitos da Horda e da Aliança por Nortúndria levou a centenas de vitórias, mas esses sucessos não foram páreo para a descoberta feita pelo explorador Brann Barbabronze dentro do complexo titânico ancestral de Ulduar. A fortaleza misteriosa serviu por incontáveis anos como prisão do Deus Antigo Yogg-Saron, um ser de mal absoluto cuja influência se espalhou pela própria terra e rocha do continente de Nortúndria. Com a ajuda de Brann, pequenos grupos de campeões da Horda e da Aliança se infiltraram em Ulduar para enfrentar Yogg-Saron, que inundou as mentes dos invasores com visões confusas: a criação de um artefato de mais de mil anos conhecido como Alma Dragônica, o assassinato do Rei Llane de Ventobravo e uma visão do futuro do Lich Rei.
É justo dizer que Ulduar foi uma das melhores tangente à história, abrangente de Ira do Rei Lich (Wrath of the Lich King).que concluiu na Cidadela da Coroa de Gelo, mas também acho justo dizer que Ulduar levou tudo o que tinha antes em Naxxramas, no Olho da Eternidade e no Obsidian Sanctum e destilou para uma refinada e satisfatória experiência de invasão.
Ulduar pegou a mecânica de combate de veículos da EoE e conseguiu torná-la divertida, interessante e variável, incorporando a mecânica do modo duro desenvolvida primeiramente no Obsidian Sanctum e depois expandindo-a de várias maneiras diferentes. Ele permitia chefes opcionais que poderiam ser eliminados se um ataque estivesse sendo preparado ou ignorado quando você estivesse pronto para ir para o final da instância. Foram necessários os vários mecanismos de teletransporte vistos pela primeira vez em Karazhan e no Templo Negro em Burning Crusade e os fez parte da instância. Ela ainda tinha uma luta ” apenas no modo hard ” com uma duração limitada que só poderia ser tentada por uma hora a cada semana de raide desde a primeira vez que foi iniciada.
Não é nenhum segredo que Ulduar é um dos ataques favoritos de muitas pessoas para essa expansão (é pessoalmente o segundo lugar para mim, já que sou muito fã de ICC do que a maioria), e existem algumas razões para essa popularidade.

Soprando as portas que veio antes

Na minha opinião Naxx tem um má reputação hoje em dia e certamente foi projetada para isso, é justo dizer que em praticamente todos os sentidos, Ulduar empurra a expansão pro alto. A instância em si quando foi lançada foi absolutamente marcante e distinta, pegando elementos de arte de instâncias antigas como Uldaman e atualizando-os totalmente. Realmente não há comparação entre Naxx e Ulduar de uma perspectiva de design de arte. Os encontros foram bem planejados, muitas vezes desafiadores, e cada um conseguiu enfatizar diferentes mecânicas. Aquelas lutas que tinham modos difíceis desdobradas de maneira orgânica faziam sentido, fosse simplesmente matar o Conselho de Ferro em uma ordem diferente ou quebrar XT-002s ou até mesmo apertar um botão claramente “Não empurre” no quarto de Mimiron para trabalhar como Bombeiro.
Além disso, as conquistas em Ulduar eram muito menos punitivas e muito mais orgânicas. A instância foi claramente projetada com muito mais naturalidade para aproveitá-la e torná-la valiosa, desafiadoras e até às vezes divertida, sem serem a que ridiculamente implacável ​​que Naxxramas oferecia. Comparar Conquistador de Ulduar com O Imortal.

Soprando as portas que veio depois

Sim, estou bastante feliz com certeza aqui. Ulduar é simplesmente muito mais agradável do que o Julgamento do Cruzado / Grande Cruzado. O design da arte não é sequer comparável (uma imensa prisão da cidade para um velho deus versus uma sala redonda?). O design de luta de Ulduar é muito mais interessante que quase todas as brigas da Prova do Cruzado exceto possivelmente Anub’arak(e eu definitivamente colocaria Yogg-Saron e Algalon à frente de Anub para desafio e diversão). Os modos difíceis da Prova do Cruzado são basicamente muito menos orgânicos que os do Ulduar. Além disso, eu geralmente acho que os modos difíceis do Ulduar são superiores ao conceito de executar exatamente a mesma instância em até quatro vezes (10-homem, 10-homem heróica, 25-homem e 25-homem heróica) com mudanças mínimas e sem real explicação para o porquê de repente é mais difícil.
Se é justo dizer que Ulduar assumiu um brilho especial para muitos invasores depois de sair do conteúdo introdutório de Wrath, também é justo dizer que o lançamento do patch 3.2 levou Ulduar a ter um brilho ainda mais especial de glória refletida em comparação com ToC / GC.

Fazendo uso do conhecimento existente, criando novas lendas

Francamente, ser tangente ao enredo em desenvolvimento de A Ira do Rei Lich (Wrath of the Lich King) funciona muito em favor de Ulduar. Ulduar como uma instância de ataque está muito fortemente ligado ao folclore de Uldaman, Cratera Un’Goro, Ahn’Qiraj e o conflito estabelecido há muito tempo. Ao mesmo tempo, estabelece a existência dos vigilantes, servos dos titãs que trabalharam para pastorear Azeroth e protegê-lo da influência do Antigo Deus. A existência de Yogg-Saron ajuda a contribuir para a história do Lich King, fornecendo uma fonte para o material estranho usado para construir algo próximo de tudo, além de fornecer um recurso rico para histórias futuras em sites titânicos como Uldum. Além disso, a presença de um verdadeiro Velho Deus da Morte trabalhando contra Arthas / O Lich Rei tem todo tipo de possibilidades. É bastante claro, a partir da própria luta de Yogg-Saron, que o velho Yoggy estava nos direcionando para o plano de Arthas para a Bolvar, e não me surpreenderia descobrir que os Deuses Antigos como C’thun e Yogg não são mortos tão fáceis como tudo isso.
Além disso, o Ulduar contém o melhor em altas apostas. Sim, se não conseguirmos parar o Lich King, ele continuará a tentar destruir ou subverter toda a vida em Azeroth, e enquanto a idéia de um quadro de heróis como, digamos, você e seus companheiros atacantes como servos / soldados do Flagelo (Scourge) é realmente uma péssima notícia, mesmo que tenha dificuldade em superar a idéia de que, se você não vencer o Algalon em uma hora, Azeroth e tudo o mais será dividido em componentes e recriado do zero. Simplesmente não há maneira de contornar isso. As apostas aqui são tão altas quanto já chegaram em WoW- e a melhor parte é que, se você já dirigiu os Salões do Relâmpago, é possivelmente sua culpa que o mundo esteja prestes a acabar, porque você matou Loken. Matando Loken, o primeiro escravo de Yogg-Saron designado entre os observadores titânicos, é o que ativou o Protocolo de Algalon em primeiro lugar.
No final, Ulduar pegou o que havia antes e separou muito bem o trigo do joio e então fez um pão realmente incrível com aquele trigo. Ele melhorou ou criou tudo o que atualmente desfrutamos na invasão e foi, em virtude de sua liberdade do enredo abrangente da expansão, totalmente capaz e disposto para criar novos antagonistas impressionantes para nós matarmos por pilhagem. É definitivamente um candidato para o melhor ataque desta expansão.