Dicas Rápidas

O encontro com Shad’har, o Insaciável possui Três Fases. O grupo terá que enfrentar as diversas mutações de Shad’har, após este se alimentar de materiais no começo de cada Fase. Habilidades de dano a um único alvo (single target damage) são muito bem vindas neste encontro.

Dicas Gerais

  • Evite ficar na água e também não deixe que o boss fique sob ela. O grupo deve se manter no perímetro da área de combate!
  • Os tanks devem trocar o aggro para que um fique com o debuff Esmagar e o outro com o debuff Dissolver.
  • Jogadores fixados pelo Miasma Vivo devem se afastar por mais de 15 metros de seus aliados (ou o máximo possível, no Modo Heroico).
  • Os healers devem curar, pontualmente, os jogadores afetados por Cuspe Debilitante.
  • Evite estar na direção dos sopros que o boss conjura cada vez que ele atinge 100% de Energia.

Dicas Primeira Fase

Dicas da Segunda Fase

  • Os jogadores devem se agrupar atrás do boss para ajudar os healers a curar contra a habilidade Invólucro Entrópico
  • Vários jogadores ranged devem absorver as orbes de Acúmulo Entrópico, quando estas aparecerem na área de combate.

Dicas da Terceira Fase

  • Agrupem-se atrás do boss, nos limites da área de combate de forma a evitar Transbordamento Borbulhante.
  • boss e o grupo devem se mover para outras áreas do limite da área de combate cada vez que novas poças de Transbordamento Borbulhante surgirem a seus pés.
  • Não fique na rota de movimentação do boss, pois você poderá causar uma poça de Transbordamento Borbulhante, o que trará problemas para toda a raid.
  • Não passe muito tempo sob as zonas de Transbordamento Borbulhante, visto que o dano aumenta substancialmente a cada segundo!

Habilidades e Estratégias

Shad'har, o Insaciável

Revestimento Cáustico

Este encontro acontece em uma ilha, rodeada por uma fossa de água.

  • Qualquer jogador que estiver sob a água recebe uma elevada quantidade de dano a cada segundo graças a Revestimento Cáustico Revestimento Cáustico.
  • Se boss entrar na água, ele irá receber o um stack de Revestimento Cáustico Revestimento Cáustico a cada 0.5 segundos, aumentado o dano causado em 50% por stack. O efeito é permanente.
  • Tanto os jogadores como o boss devem ficar nos limites da ilha a todo o momento, de forma a evitar estes efeitos negativos.

Cara, não fica na água e nem deixa o boss chegar perto.

 

Esmagar e Dissolver

Aproximadamente a cada 25-30 segundos o boss irá castar uma combinação de Esmagar e Dissolver.

  • Após um cast de 3 segundos, Esmagar causa leve dano Físico e aplica um debuff que aumenta o dano Físico recebido em 50% e o dano recebido por Dissolver em 400%, por 20 segundos.
  • Após um cast de 3 segundos, Dissolver causa leve dano de Natureza e aplica um debuff de 15 segundos que causa um dano moderado, de Natureza, contínuo, a cada segundo.
  • A ordem destas habilidade é aleatória, sendo que tanto Esmagar ou Dissolver podem ser castados primeiro.

Os tanks devem garantir que nenhum deles recebe os dois debuffs ao mesmo tempo. Se algum tank tiver os dois debuffs simultaneamente, provavelmente irá morrer, visto que o dano recebido de Dissolver irá aumentar em 400%.

  • Esta mecânica poderá ser contrariada de forma simples. Basta um tank tauntear o boss após uma das habilidades ter sido castada.
    • Se um tank pegar o aggro do boss antes da habilidade ser conjurada, o debuff irá ficar com o tank que tem o aggro atualmente (ou seja, o que usou o taunt).
  • Embora seja raro, o Shad’har poderá re-castar Esmagar e Dissolver em um curtíssimo espaço de tempo, o que pode causar um stack de debuffs.
  • Nesta situação, o tank que tem o debuff Esmagar deverá pegar o debuff Dissolver e vice-versa. Desta forma, os debuffs não irão stackar.

 

Cuspe Debilitante

A cada 35 segundos (aproximadamente), Shad’har irá conjurar Cuspe Debilitante em um jogador não-tank aleatório.

  • Isso irá aplicar um 4 stacks de debuff ao jogador. Esse debuff causa um alto dano contínuo ao jogador durante 5 segundos.
  • Quando o debuff expirar, ele “pula” para outros dois jogadores, dando a cada um deles 2 stacks do debuff – o que dá um pouco menos de dano.
  • Quando expirar novamente, esse debuff “pula” para mais dois novos jogadores, afetando agora 4 jogadores (2 + 2). Esses jogadores receberão apenas 1 stack de Cuspe Debilitante.
  • Assim que esses stacks expirarem, a habilidade finda.
  • Os healers devem garantir curas pontuais aos jogadores afetados, especialmente aqueles que tiverem múltiplos stacks de Cuspe Debilitante.
  • O jogador inicial deverá usar um cooldown defensivo para controlar os efeitos da habilidade, especialmente se outras fontes de dano irão ocorrer durante os efeitos de Cuspe Debilitante.

 

Miasma Vivo

A cada 30 segundos, um add chamado Miasma Vivo irá surgir em um dos limites da área do encontro.

  • Este add irá fixar um jogador não-tank aleatório e se dirigir até ele.
  • Ao alcançar o jogador-alvo, o add explodirá num Estouro Lodoso, causando elevado dano a todos os jogadores em uma área de 15 metros.
  • Um jogador que seja fixado pelo Miasma Vivo deverá correr para os limites da ilha para tomar o dano sozinho.
  • Outros jogadores deverão sair de perto do jogador fixado, evitando assim o dano causado pelo Estouro Lodoso.
  • Os healers deverão garantir que o jogador fixado está com a vida (HP) cheia, para que ele possa sobreviver ao Estouro Lodoso.
  • Se um jogador fixado pelo add utilizar alguma habilidade para “desaparecer” (ex: “Sumir”, do Ladino), o Miasma Vivo irá escolher um novo alvo para fixar.
  • Geralmente isso é uma péssima ideia, pois o novo alvo dessa habilidade terá menos tempo para reagir, pois o add estará mais próximo.

Fique a mais de 15 metros de seus aliados caso o Miasma Vivoqueira chegar pertinho de você <3

 

Primeira Fase de Shad’har: Carapaça Sombria (Shadowy Carapace)

Durante a Primeira Fase, Shad’har terá acesso às habilidade Invólucro Umbrático e Sopro Umbrático.

Invólucro Umbrático

A cada 20 segundos, o boss aplica um debuff de 5 segundos a todos os jogadores, o que causa dano de Sombra moderado a cada 2.5 segundos.

  • Esta habilidade é inevitável e precisa simplesmente ser curada.
  • Fora isso, o boss irá, ocasionalmente, causar uma Erupção Umbrática. Isso irá fazer com que surjam espirais de sombra aos pés de cada jogador.
  • Momentos depois, essas localizações serão atingidas por raios de sombra, causando dano elevado a todos os jogadores que estiverem num raio de 4 metros do local.
  • Os jogadores devem ficar afastados um dos outros durante toda esta fase de forma a garantir espaço para esquivar da Erupção Umbrática.
  • Os jogadores melee podem se agrupar em uma só localização antes de se moverem para uma outra localização, quando Erupção Umbrática for desencadeada. Isso garante que estes jogadores permaneçam no alcance do boss.
  • A frequência das Erupção Umbráticas aumenta à medida que a Fase persiste, chegando a um ponto o qual os jogadores precisam se mover incessantemente de forma a evitar o dano.
  • boss deverá ser tankado no meio do espaço do encontro, de forma a dar espaço para os jogadores se esquivarem dos raios do Invólucro Umbrático.
Fiquem bem longe das zonas de Erupção Umbrática

 

Sopro Umbrático

boss irá ganhar energia ao longo do tempo. Quando atingir 100% de energia, ele irá se voltar para um jogador aleatório e conjurar Sopro Umbrático.

  • Ao final do cast de 4 segundos, ele irá lançar um sopro (de forma cônica) na direção inicial do jogador que foi alvo. Esse sopro causa elevado dano de Sombra e irá amedrontar (fear) todos os jogadores que estiverem na área por 10 segundos.
  • boss não rotaciona para “perseguir” o jogador que foi inicialmente alvo do sopro. Desta forma, o jogador poderá se esquivar facilmente desta habilidade.
  • Todos os jogadores devem evitar o sopro, pois ao serem atingidos poderão morrer – caso não morram, ficarão 10 segundos incapacitados.
  • Tenha cuidado ao esquivar dos sopros, visto que você poderá se esquivar para perto de um jogador que tenha sido fixado por um Miasma Vivo, o que pode causar um elevado dano desnecessário.
  • Para minimizar as chances de ter que se mover por causa de um Sopro Umbrático, os jogadores ranged terão estar minimamente espalhados pelas beiradas da sala. Apenas se certifiquem que estão dentro do raio (range) dos healers.

Saia da frente do mau hálito (sopro) de Shad’har. Afinal, ele come coisas mortas…

Quando Shad’har alcançar 66% de vida (HP), ele irá consumir uma carcaça com uma tonalidade escura e entrará na Segunda Fase.

 

Segunda Fase de Shad’har: Carapaça Tocada-pelo-Vazio (Void Tinged Carapace)

boss irá perder acesso às habilidade Invólucro Umbrático e Sopro Umbrático. Em vez disso ele ganhará acesso ás habilidade Invólucro Entrópico e Sopro Entrópico.

Invólucro Entrópico

boss irá ativar o seu Invólucro Entrópico, causando leve dano Mágico a todos os jogadores. Além disso irá aplicar um debuff de 25 segundos que causa um leve dano contínuo de Sombra.

  • Esta habilidade é ativada a cada 20 segundos, o que faz com que os debuffs stackem.
  • Os healers devem se preparar para lidar com um crescente aumento de dano recebido por todos os jogadores do grupo. Cooldowns defensivos devem ser utilizados, principalmente no final desta Fase.
  • Todos os jogadores devem se agrupar logo atrás do boss durante esta fase, permitindo que os healers curem de forma mais eficaz durante os períodos de Invólucro Entrópico.

boss irá conjurar várias orbes de Acúmulo Entrópico em locais aleatórios no decorrer desta Fase.

  • Essas orbes irão explodir após 15 segundos, causando dano moderado de Sombra a toda a raid.
  • Se um jogador se posicionar próximo à orbe, o seu tamanho irá deduzir – assim como o dano da sua explosão. Caso a orbe seja absorvida por tempo suficiente, ela desaparecerá.
  • Agrupar próximo a uma orbe para absorvê-la irá aplicar um debuff que causará dano contínuo durante 10 segundos. Este efeito stacka e poderá causar um elevado dano.
  • De forma a distribuir a quantidade de stacks por todos, vários jogadores deverão absorver cada orbe de Acúmulo Entrópico – idealmente jogadores ranged, já que eles estarão espalhados longe do boss.
  • Um jogador deve evitar ter mais de 4 stacks deste debuff.
  • debuff não pode ser negado por habilidade que dão imunidade ou outras “artimanhas”.
  • Os tanks devem continuar tankando o boss no meio da área de encontro, para garantir que os jogadores ranged nunca fiquem muito afastados das orbes de Acúmulo Entrópico.


Vários jogadores devem absorver as orbes de Acúmulo Entrópico.

 

Sopro Entrópico

Esta habilidade age de forma parecida com Sopro Umbrático, exceto que ela reduz a cura que todos os jogadores que estiverem no local em 50%, por 6 segundos.

  • O grupo precisa apenas se afastar do local afetado pelo sopro, até mesmo para evitar receber dano.
  • Jogadores que estiverem absorvendo as orbes devem prestar atenção nos níveis de energia do boss. Desta forma eles não serão pegos de surpresa pelo sopro de Shad’har.

Ao atingir 33% de seu total de vida (HP), o boss irá consumir uma carcaça nociva e entrará na Terceira Fase.

 

Terceira Fase de Shad’har: Carapaça Nociva (Noxious Carapace)

Shad’har irá perder as habilidades Invólucro Entrópico e Sopro Umbrático. Em vez disso, ele irá ter acesso ás habilidades Invólucro Tóxico e Sopro Borbulhante.

Invólucro Tóxico

Logo no começo da Fase, Shad’har irá dar dano moderado de Natureza a todos os jogadores por 3 segundos. Este efeito perdurará até ao final do encontro.

  • Além disso, o boss irá “cuspir”, criando uma poça de Transbordamento Borbulhante no meio da área de combate.
  • Esta poça causa dano equivalente a 10% da vida total (Total HP) de um jogador a cada segundo. O dano dobra a cada segundo que o jogador fica sob a área.
  • boss deverá ser “arrastado” para as bordas da ilha, de forma a evitar a primeira área afetada pelo Transbordamento Borbulhante.

Os jogadores deverão se agrupar atrás do boss, visto que novas poças de Transbordamento Borbulhante irão, ocasionalmente, surgir em baixo dos pés dos jogadores. Essas poças irão crescer de tamanho.

  • Cada vez que uma nova poça surge, o boss deverá ser movido para um nova área que não esteja afetada por Transbordamento Borbulhante. Porém, o boss deverá ser mantido sempre nos limites da ilha.
  • O grupo deverá derrotar Shad’har antes que toda a área do encontro esteja coberta por poças de Transbordamento Borbulhante. Sede de Sangue (Bloodlust) – e afins, Poções de Combate e cooldowns de DPS devem ser utilizados para garantir a morte do boss o mais rápido possível.
Só fica seguindo o boss e não pisa nas poças verdes de Transbordamento Borbulhante. Tá safe!

 

Sopro Borbulhante

Este sopro é idêntico aos dois anteriores, porém este aplica um dano contínuo (Damage over Time – DoT) de 10 segundos a qualquer jogador que for atingido.

  • O grupo deverá se desviar deste sopro, o que não será difícil visto que todos estarão próximos a ele durante toda a Fase.

 

Frenesi

Após atingir 30% de vida (HP), o boss entrará num estado de Frenesi, que aumenta todo o dano feito por ele em 25%.

  • Os healers devem se preparar para cobrir todo este aumento de dano, especialmente nos tanks que sofrerão bastante dano nesta parte do encontro.

Modo Heroico

Sopros

À medida que a vida do boss fica mais baixa (a cada Fase), a frequência de cast dos sopros aumenta.

  • Os jogadores devem ser cuidadosos no final de cada Fase, visto que os sopros desencadeiam mais frequentemente – praticamente duas vezes a mais, em comparação com o começo da Fase.

 

Miasma Vivo

Estouro Lodoso causado pelo add Miasma Vivo ao atingir o seu alvo fixado, causa dano a todos os jogadores. Porém, o dano causado diminuiu em relação à distância que o jogador está do grupo.

  • Os jogadores fixados devem se mover o mais longe possível do restante da raid, em vez de ficar apenas a 15 metros – como na dificuldade Normal.
  • Os healers também devem se certificar que todo o grupo está “saudável” antes do Estouro Lodoso, em vez de se preocupar apenas com o jogador fixado.

Modo Mítico

Esta parte do guia irá ser atualizada à medida que as Guildas forem desbravando o modo Mítico nos servidores Live.

Miasma Vivo

Quando um jogador for fixado pelo Miasma Vivo na dificuldade Mítica, a sua velocidade de movimento é reduzida em 100%.

  • Isto irá “enraizar” (root) o jogador no local, impedindo-o de se mover para longe de seus aliados ou de escapar de outras mecânicas.

Várias habilidades podem ser usadas para contrariar (counter) a redução de velocidade de movimento.

  • Todas as habilidades que removem efeitos prejudiciais ao movimento (movement impairing effects) irão auxiliar o jogador. Exemplo:
    • “Desvencilhar” com o talento “O Quanto Antes” (Caçador).
    • “Benção de Liberdade” (Paladino).
    • Alternar de forma (Druida).
    • “Dispersão” (Sacerdote).
    • “Retirada Vingativa” (Caçador de Demônios).
    • Entre outros.
  • Qualquer habilidade que previne que o jogador sofra lentidão (slow) até um certo limite de percentual (%), como “Lobo Espiritual” (Xamã) ou “Andar do Espectro” (Cavaleiro da Morte) também funcionam.
  • O grupo deverá usar essas habilidades no jogador fixado para que este possa se mover para longe de seus aliados.
  • Se nenhuma dessas habilidades estiver disponível, o grupo é que deverá se mover para longe do jogador fixado.

 

Faminto

Shad’har ganhará stacks de Faminto a cada 4 segundos. Quando atingir 10 stacks, ele irá ganhar o buff Varado de Fome, aumentando o dano que ele causa em 250%.

  • Quando um add Miasma Vivo explodir, ele irá deixar para trás um Petisco Delicioso.
  • Um jogador poderá pegar esse petisco passando sob ele. Caso um jogador pegar o petisco e levar até ao boss, ele irá alimentá-lo, resetando os stacks de Faminto para 0.
  • Alimentar Shad’har aplica Resíduo Viscoso ao jogador que o alimentou. Esse debuff causa leve dano de Natureza ao jogador a cada 2 segundo, durante 3 minutos. Esse debuff também impede que esse jogador pegue novamente um Petisco Delicioso.
  • O grupo não deverá se preocupar em micro-gerir (micromanage) quando Shad’har é alimentado. Assim que um Petisco Delicioso aparecer, ele deverá ser imediatamente levado até ao boss.
  • Uma boa regra é deixar o jogador fixado por Miasma Vivo pegar o petisco, visto que ele é o que estará mais próximo. Se o jogador estiver sob o efeito de Resíduo Viscoso, então outro jogador será incumbido dessa tarefa.
  • Se Shad’har estiver Varado de Fome, alimentá-lo com um petisco não irá reduzir o buff de 250% de dano aumentado.

Corre, pega o Petisco Delicioso e leva até Shad’har. Quem é um bom garoto, quem é?

 


Inconsistências nos Reinos de Teste (PTR)

Durante o teste Heroico, a quantidade de adds de Miasma Vivo pareciam escalonar de acordo com o número de jogadores na raid.

  • Nas dificuldades Normal e Mítica (que foram testadas após o modo Heroico) só teve um Miasma Vivo surgindo de cada vez.
  • É incerto quantos adds irão surgir cada vez que Miasma Vivo for conjurado.

Durante todos os testes no modo Normal e Mítico, a ordem das Fases foram diferentes.

  • A Fase Um era sempre Carapaça Sombria. Posteriormente a Fase Dois era Carapaça Nociva, seguida da Carapaça Tocada-pelo-Vazio.
  • A ordem listada neste guia é a que é exibida no Guia do Aventureiro do RTP (PTR).
  • Ainda é incerto qual é a ordem que as Fases irão surgir.

Recompensas

Vídeos

Referência

Guia traduzido do Guia Oficial do WOWHead, escrito pelo FatbossTV.

Guia Original: https://pt.wowhead.com/guides/shadhar-the-insatiable-nyalotha-raid-strategy-guide