Dicas Rápidas
Todas as fases
- Não entre nas zonas de Treva Infinita que estão nos limites da sala.
- Tanks: Se mantenham a 12 metros entre si de forma a manter os níveis de reflexão de Amarra Mental o mínimo possível.
- Todos devem se esquivar dos tentáculos do Aperto Esmagador, que jogam os jogadores para longe.
- Usem dispell no debuff Pânico de forma controlada para evitar que a raid wipe.
Fase Um: 100 – 85% – Reino Normal
- Se afaste das zonas do Portal da Loucura.
- Mate os adds Evocador Horrendo o mais rápido possível.
- Divida o dano de forma passiva para derrotar as Visão Horrenda (cleave damage).
Fase Dois: 85-70% – Reino do Medo
- Os healers deverão se atentar ao aumento contínuo de dano à raid graças aos stacks de Histeria.
- Saia de perto de seus aliados quando estiver afetado pelos Pesadelos Manifestos.
- Não fique em cima das Poço do Pesadelo deixadas pelos debuffs dos Pesadelos Manifestos.
- Arraste o boss para as zonas de Erupção Enlouquecedora antes que elas explodam.
Fase Três: 70-50% – Reino do Delírio
- Mantenha os DPS dentro da zona do Descenso do Delírio para entrar no Reino do Delírio.
- Dentro desse reino, ataquem o boss com tudo, mas evitem aggrar os adds.
- Se você morrer no Reino do Delírio, você irá se juntar novamente aos seus aliados.
- Dispelem o atordoo (stun) da Psiquê Estilhaçada o mais rápido possível.
Fase Quatro: 50-0% – Todos os Reinos
- Use as fissuras de Pavor Maníaco e Delírio Cáustico para enviar os DPS para o Reino do Delírio.
- Destrua o escudo Pulso das Trevas para interromper a habilidade.
- Envie os jogadores para o Reino do Medo para derrotar os Evocador Horrendos.
- Você poderá voltar ao “Reino Normal” usando um Botão de Ação Extra (Extra Action Button) próximo a Primeira Arcanista Thalyssra.
Estratégias e Habilidades
Fase Um: 100% – 85%
Treva Infinita
Logo após o encontro com Za’qul começar, um grande círculo de caos (permanente) irá aparecer ao entorno do espaço de batalha.
- Esse círculo (Treva Infinita) irá dar dano elevado por segundo a quem ficar dentro dessa área.
- Várias mecânicas irão jogar o jogador para trás ou forçar os jogadores a irem para a área da Treva Infinita se eles não se posicionarem de forma correta, o que poderá causar a morte.
Amarra Mental
O boss irá casta Amarra Mental no tank no começo do encontro.
- Isso irá “amarrar” o tank a um jogador próximo, refletindo 50% de dano que um recebe para o outro.
- Se os dois jogadores estiverem a mais de 12 metros um do outro, o dano refletido será aumentado.
- No começo (pull) o tank deverá se assegurar que o outro tank (off-tank) é o jogador mais próximo dele, evitando que um jogador não-tank (non-tank) seja “amarrado” a si.
Aperto Esmagador
O boss irá abrir um portal ao lado do local do encontro e momentos depois um grande tentáculo irá adentrar na sala numa linha reta.
- Qualquer jogador atingido pelo tentáculo irá receber uma grande quantidade de dano de sombra e será jogado para longe (knock back).
- Todos precisam identificar rapidamente o local aonde o tentáculo irá aparecer e sair do seu caminho, caso contrário os jogadores serão jogados para a região de Treva Infinita.
- Como esta habilidade passa sempre pelo centro da sala, a raid e o boss devem ser posicionados nos entornos da área de combate, de forma a evitar uma grande movimentação de todos os jogadores.
Se o boss castar essa habilidade no tank e não estiver ninguém no mesmo reino que o tank, ele irá ser atordoado (stunned) por 10 segundos graças à habilidade Arrebentada.
- Isto apenas ocorre no começo de cada fase. Os tanks precisam se certificar que ficam os dois no mesmo reino quando Amarra Mental for castado.
Pânico
O boss irá castar Pânico ocasionalmente, causando debuffs a diversos jogadores DPS aleatórios.
- Este debuff (Pânico) dá um pequeno dano contínuo aos seus alvos durante 10 segundos, enquanto ele corre amedrontado (feared).
- Quando o debuff é retirado (via dispell), ou quando expira, ele dá um grande dano de burst a toda a raid.
A raid irá querer dar dispell nestes debuffs o mais rápido possível, mas não tão rápido ao ponto da raid tomar one-shot por causa do dano de expiração do debuff.
- Recomendamos que pelo menos dois jogadores sejam alvos de dispell imediatamente. O resto dos jogadores poderão ser alvos de dispell de forma controlada e calculada, dando tempo para os healers curarem a raid inteira entre cada detonação.
- Esta é a principal fonte de dano durante o encontro. A raid deverá ter pelo menos um cooldown de cura para cada set de debuffs de Pânico.
- Enquanto os jogadores estão correndo graças ao amedrontar (fear), eles poderão ir até à zona de Treva Infinita. Estes jogadores deverão ser alvos de dispell antes deles atingirem o local ou deverão ser puxados para um local seguro por um Sacerdote (Salto da Fé).
Portal da Loucura
Um pouco adiante na fase, o boss irá conjurar três zonas de Portal da Loucura.
- Estas zonas irão causar a aparição de Evocador Horrendo após um breve momento, e também irão causar dano e amedrontar (fear) jogadores que estejam próximos – por isso se afaste desses portais!
- Os Evocador Horrendos não atacarão diretamente a raid e não precisam ser tankados. Em vez disso eles irão castar Fenda Sombria.
- Este cast longo abre um portal que irá spawnar uma série de adds chamados de Visão Horrendas. Estes adds não têm habilidades na dificuldade normal e irão apenas dar um pequeno dano com seus ataques melee.
- Se o cast de 120 segundos (1 minuto e meio) for completado, irá acionar uma Erupção do Caos, que dará um elevado dano a toda a raid e muito provavelmente levará a um wipe.
DPS deverão focar em matar os Evocador Horrendos o mais rápido possível, com os jogadores de longo alcance (ranged) focando naqueles que estão mais afastados do grupo.
- As Visão Horrendas não deverão ser focadas. Em vez disso, os tanks deverão tentar aggrar todos (com habilidades ranged e redirecionamentos (misdirect)) para que eles possam ser alvos de cleave próximos ao boss.
- Todos os três adds devem ser derrotados em 120 segundos de forma a evitar um wipe.
Quando atingir 85% de vida, o boss irá entrar na Fase Dois.
Fase Dois: 85% – 70%
O boss irá imediatamente arrastar todos os jogadores para o Reino do Medo. O boss irá continuar castando Amarra Mental, Aperto Esmagador and Pânico durante a Fase Dois, e todos as três habilidades devem ser lidadas da mesma forma que foram descritas anteriormente.
- Enquanto estiver no Reino do Medo, o boss irá castar duas habilidades adicionais e raid irá receber stacks de Histeria a cada 15 segundos.
- Histeria dá uma pequena quantidade de dano contínuo a cada segundo durante a sua duração de 25 segundos. Esta habilidade irá stackar enquanto os jogadores estiverem no Reino do Medo.
- Os healers deverão manter a raid sempre com a vida no máximo durante toda a fase, talvez utilizando um cooldown de cura (healing cooldown) quando a raid estiver com stacks muitos elevados.
Erupção Enlouquecedora
Za’qul irá castar, de forma frequente, Erupção Enlouquecedora, que irá spawnar uma zona roxa na área de combate, na maior parte das vezes, longe do boss.
- Esta zona irá explodir após uns 20 segundos (aproximadamente), dando dano considerável a toda a raid, excepto se Za’qul estiver posicionamento em cima dela – o que, dessa forma, irá dar dano apenas aos jogadores que estiverem junto da zona.
- Os tanks devem encontrar a zona rapidamente e levar Za’qul até ela de forma a evitar o dano para a raid.
- Se Za’qul for colocado no local de forma correta, ele irá receber o debuff Trevas Perfuradas, que aumenta o dano que ele recebe em 30% por 20 segundos.
Pesadelos Manifestos
O debuff Pesadelos Manifestos será aplicado a dois jogadores aleatórios. Geralmente, o debuff atinge os jogadores mais afastados do boss.
- Este debuff de 6 segundos irá dar dano a cada 2 segundos ao jogador e a todos os jogadores que estejam 7 metros a seu redor.
- Cada pulso irá dar lugar a uma Poço do Pesadelo no chão, que dá um elevado dano contínuo a quem estiver em cima dela.
- Jogadores afetados pelo Pesadelos Manifestos deverão se manter longe dos seus aliados e deverão continuar correndo para evitar pisar nas poças de Poço do Pesadelo que ficam no chão.
- De forma geral, estas poças devem ser posicionadas próximas do centro da sala, deixando espaços livres para que os jogadores possam se movimentar.
- Isto deve-se ao fato dos jogadores preferirem utilizar o entorno da área de combate para evitar o Aperto Esmagador e para posicionarem o boss corretamente durante a Erupção Enlouquecedora.
Quando o boss atingir 70% de vida, a Fase Três irá começar.
Fase Três: 70% – 50%
Descenso do Delírio
Ao contrário da transição da Fase Um para a Fase Dois, os jogadores não serão arrastados de forma imediata para o próximo reino.
- Todos os jogadores irão se manter dentro do Reino do Medo e as mecânicas da Fase Dois irão continuar ocorrendo. Estas habilidades serão lidadas da mesma forma que foram durante a Fase Um.
- Nesta fase, o boss irá castar, ocasionalmente, Descenso do Delírio. Isso irá criar 3 zonas, posicionadas na direção que o boss estiver virado. Desta forma, vire o boss de costas para a Treva Infinita quando ele estiver prestes para castar Descenso do Delírio.
- As zonas irão explodir após o cast de 8 segundos, cada uma delas dando um dano de sombra considerável a toda a raid.
- Se os jogadores ficarem dentro dessa zona ela não irá explodir. Em vez disso, ela irá transferir esses jogadores para o Reino do Delírio no final do cast. Cada zona irá transferir apenas um jogador.
- Três jogadores entram no Reino do Delírio cada vez que esta habilidade é conjurada.
Enquanto estiverem no Reino do Delírio, os jogadores poderão interagir com o boss, quaisquer adds e com os outros jogadores que estiverem dentro do mesmo reino. Eles não poderão ver ou interagir com outros jogadores que estiverem em outro reino.
- Dentro deste reino, jogadores são “hostis aos seus aliados” e irão ganhar stacks de Histeria a cada 6 segundos, diferente dos 15 segundos do Reino do Medo.
- Este aumento na aplicação do debuff irá fazer com que os jogadores morram rapidamente, visto que eles não irão receber cura de quem está de fora do reino.
- Quando um jogador morre dentro do Reino do Delírio, ele retornará para o Reino do Medo com 50% da sua vida e com um atordoamento (stun) de 6 segundos chamado Psiquê Estilhaçada, que pode ser alvo de dispell.
- Se um jogador é forçado até ao Reino do Medo por morrer, ele deverá ser alvo de dispell imediatamente e ser curado até o máximo da vida o mais rápido possível.
Os DPS da raid deverão ser os que vão até ao Reino do Delírio cada vez que o Descenso do Delírio é castado, já que os jogadores dentro desse reino recebem um buff que aumenta em praticamente 80% a sua aceleração (haste).
- Se a raid quiser extrair o máximo desta fase, os jogadores que tiverem mais cooldows disponíveis durante este período deverão ir para o Reino do Delírio, para aproveitar o aumento de 80% de aceleração.
- Os jogadores dentro do reino deverão evitar atacar a si mesmos, custe o que custar, pois isso irá diminuir o tempo ativo de cada um deles dentro desta fase e, consequentemente, o dano que eles poderiam dar.
- Os DPS que estiverem dentro do reino deverão evitar atacar os adds Visão Horrendas até que eles atinjam o boss, pois, caso contrário, eles irão aggrar os adds e irão tomar dano deles.
Jogadores dentro do Reino do Delírio irão ter que lidar com algumas habilidades que o boss irá castar.
- Aperto Esmagadors aparecerá em todos os reinos, por isso, os jogadores terão que evitá-lo.
- As Poço do Pesadelo criadas pelo debuff dos Pesadelos Manifestos poderão dar dano a jogadores de todos os reinos, mesmo que ás vezes você não as veja.
- Os jogadores devem se manter nas bordas da área de combate durante a sua estadia no Reino do Delírio, de forma a deixarem o meio livre, pois é lá que devem se concentrar a maior parte das Poço do Pesadelos do Reino do Medo.
- Pânico poderá ser aplicado a jogadores neste reino. Isto irá significar em morte em 99% dos casos, pois o jogador não poderá ser alvo de dispell ou ser curado após a explosão. (Isto poderá ser um bug)
- Nota: Durante os testes, esta transição ocorreu por volta dos 60% de vida, mas foi recentemente listado para 50% no Guia do Aventureiro.
Fase Quatro: 50% – 0%
Portal da Realidade
A Primeira Arcanista Thalyssra vai aparecer e irá imediatamente arrastar todos os jogadores de volta ao “Reino Normal”.
- Ela irá abrir um portal perto dela mesma, que irá permitir que os jogadores voltem para o “Reino Normal” a qualquer momento durante esta fase, ao utilizarem um botão de ação extra quando estiverem perto dela.
- Os jogadores devem ter noção de onde Thalyssra está, pois ela não irá se mexer durante a luta. Isto significa que qualquer habilidade que crie zonas nocivas no chão podem impedir que jogadores deixem os reinos de forma segura – o que pode significar em wipe.
Pavor Maníaco
O boss irá continuar tendo acesso as habilidades Amarra Mental e Aperto Esmagadorabilities, mas a habilidade Pânico foi modificada e agora é transformada em Pavor Maníaco.
- Ela funciona de forma similar a Pânico até ela ser alvo de dispell.
- Além de dar dano a toda a raid, o jogador afetado irá deixar uma marca no lugar onde estiver quando a habilidade for removida.
- Momentos depois, todos os jogadores naquela zona irão tomar um dano elevado de sombra e uma poça de Delírio Cáustico irá surgir.
- Jogadores deverão se afastar dessas localizações de forma a evitar mais dano, que pode facilmente matar qualquer um deles quando combinado com o dano de remoção de Pavor Maníaco.
As poças de Delírio Cáustico dão um dano contínuo que vai aumentando com o tempo a todos os que estiverem sob o local.
- Após estar em cima da zona por 5 segundos, o jogador irá ser transferido para o Reino do Delírio. Isso irá remover a zona/poça.
- Os healers deverão curar todos os jogadores que estiverem em cima das poças de Delírio Cáustico, para que eles entrem no reino com o máximo de vida possível, aumentando assim a sua estadia no local.
- Os DPS devem entrar no Reino do Delírio um pouco antes do boss atingir 100% de energia, para que eles possam beneficiar dos 80% de aumento de aceleração e dar dano para destruir o escudo Pulso das Trevas do boss.
Pulso das Trevas
Quando atingir 100% de energia, o boss irá conjurar um escudo para si mesmo, que irá absorver 5% do seu total de vida.
- Imediatamente após ele castar Pulso das Trevas, um cast de 18 segundos de duração irá dar um elevado dano de sombra a toda a raid, em todos os reinos.
- Os jogadores só poderão interromper o cast dessa habilidade ao destruir o escudo, que irá atordoar (stun) o boss por 1.5 segundos, graças à Fratura Mental.
- Jogadores sempre terão acesso ao Reino do Delírio por cada cast de Pulso das Trevas Isto deverá ser usado para assegurar que a raid consiga derrubar o escudo e interromper o cast da habilidade.
- Assim que esta habilidade é conjurada, todos os DPS deverão focar seu dano no escudo, ignorando quaisquer outras tarefas e mecânicas.
Passagem Sombria
Logo após cada cast de Pulso das Trevas, o boss irá castar Passagem Sombria, sumonando três adds chamados Evocador Horrendo.
- Conforme os adds vão aparecendo, as zonas ao redor deles irão explodir, dando dano e amedrontando todos os jogadores que estiverem no local por 6 segundos.
- À semelhança da Fase Um, estes adds irão castar Portal do Medo, que irá sumonar uma série de adds chamados Visão Horrenda.
- Se a conjuração chegar ao final, uma Erupção do Caos irá acontecer, dando elevado dano a todos os jogadores em todos os reinos.
- Diferentemente da Fase Um, estes adds apenas poderão ser alvos de jogadores que estejam dentro do Reino do Medo graças à passiva Véu de Medo.
Os jogadores poderão entrar no Reino do Medo se ficarem no Portal do Medo e utilizarem um Botão de Ação Extra (Extra Action Button).
- Os jogadores deverão esperar pelo Pulso das Trevas ser destruído antes de entrar no Reino do Medo para matar os adds.
- Assim que os três invocadores forem mortos, os jogadores deverão sair do Reino do Medo, entrando no portal próximo a Primeira Arcanista Thalyssra.
- Atualmente é incerto quantos jogadores devem entrar no Reino do Medo para matar os invocadores.
- Recomendamos enviar 1 ou 2 healers e a maioria dos seus DPS para limpar a reino o mais rápido possível antes de sair, minimizando assim o tempo que eles ficam no reino e, consequentemente, o número de stacks de Histeria recebidos.
Enquanto estiverem dentro deste reino, os jogadores irão ter que lidar com as mecânicas da Fase Dois: : Erupção Enlouquecedora e Pesadelos Manifestos.
- Assim que os jogadores deixarem o reino, as habilidades não poderão ser mais conjuradas pelo boss.
- Qualquer jogador sofrendo de Pesadelos Manifestos deverá manter as Poço do Pesadelo que surgem na área central da área de combate.
- As zonas de Erupção Enlouquecedora só poderão ser visualizadas pelos jogadores dentro do Reino do Medo, o que significa que os tanks apenas poderão ver essas zonas se estiverem nesse reino.
- Os jogadores que estiverem dentro do Reino do Medo devem comunicar a localização das zonas de Erupção Enlouquecedora, ou os tanks também podem entrar no Reino do Medo de forma a que eles vejam o posicionamento das zonas por si mesmos.
Estratégia “geral” para a Fase Quatro: Como esta fase possuí diversas interações entre os diversos reinos, aqui está um simples resumo do que a raid deve fazer no decorrer desta fase.
- Dispelle o debuff Pavor Maníaco.
- Envie os DPS com cooldowns disponíveis para o Reino do Delírio antes que o boss atinja 100% de energia.
- Rompa o escudo Pulso das Trevas do boss.
- Entre no Reino do Medo e derrote os 3 invocadores.
- Repita.
Este ciclo continuará até que a raid consiga derrotar o boss antes de qualquer Evocador Horrendo apareça e complete o seu cast de Portal do Medo.
- Os jogadores poderão utilizar o Reino do Delírio durante este tempo para aumentar o dano geral contra o boss.
Modo Heroico
Pesadelo Crescente
Os adds Visão Horrendas que forem surgindo durante o encontro irão aparecer com 30 stacks de Pesadelo Crescente.
- Cada stack aumenta o dano recebido por 5% e reduz a velocidade de movimento por 2%. A cada 2 segundos, um stack de Pesadelo Crescente irá desaparecer de cada Visão Horrenda.
- Quando todos os stacks de Pesadelo Crescente sumirem, o add irá se transformar num Pesadelo Libertado.
- Este add tem um maior número de pontos de vida, dá mais dano e aplica stacks de Histeria a cada ataque melee, graças à sua passiva chamada Garras Trêmulas.
- Todas as Visão Horrenda devem morrer antes dos stacks de Pesadelo Crescente sumirem.
Batida com Tentáculo
Jogadores dentro do Reino do Delírio terão que lidar contra a mecânica do Batida com Tentáculo.
- Um tentáculo irá aparecer e bater no solo, dando um elevado dano de sombra e atordoando (stunning) todos os jogadores durante 2 segundos.
- Jogadores dentro do Reino do Delírio precisam ser perspicazes de forma a não serem removidos do reino rapidamente por causa do tentáculo.
Modo Mítico
Aperto Esmagador
Em vez de apenas um tentáculo spawnar a cada cast de Aperto Esmagador, três irão aparecer.
- Todos os três tentáculos irão surgir próximos uns dos outros. Assim, quando os jogadores descobrirem onde está um tentáculo, saberão que os outros estarão próximos.
Primeira Arcanista Thalyssra
Após puxar todos os jogadores de volta para o “Reino Normal” no começo da Fase Quatro, a Primeira Arcanista Thalyssra irá “sucumbir à loucura de Za’qul” irá “ser vítima dos sussurros dos Deuses Antigos”.
- Ainda não se sabe o que muda no tocante à raid… mas coisas boa não é certamente.
Cisão Psicótica
Em vez de castar Pulso das Trevas, o boss irá castar Cisão Psicótica, uma longa conjuração canalizada (channeled cast) que irá dar dano letal a toda a raid após concluída.
- Enquanto Cisão Psicótica é conjurada, o boss recebe um escudo (Escudo das Trevas) que o deixa imune a dano.
- Isso também irá fazer com que adds sejam spawnados no Reino do Medo e no Reino do Delírio.
- Estes adds precisam ser destruídos para causar Fratura Mental que irá interromper o cast de Cisão Psicótica.
- Cada add tem uma habilidade única que deverá ser anulada (countered).
Eco do Medo
O Eco do Medo dentro do Reino do Medo irá castar Pânico Scream.
- Este cast (que pode ser interrompido) aplica debuffs a jogadores aleatórios que irá dar dano contínuo. Quando o debuff expirar, ele irá explodir e irá dar um elevado dano a todos os jogadores.
- Esta habilidade tem que ser interrompida todas as vezes para manter o nível de dano sob controle.
Eco do Delírio
O Eco do Delírio dentro do Reino do Delírio irá castar Pancada Caótica.
- Este é um ataque em forma de cone, frontal, que dá um elevado dano e joga todos os jogadores atingidos para longe.
- Os jogadores terão que se manter próximos ao add para rotacionarem de forma mais fácil e evitar este ataque.
Esta secção do guia, assim como outras, irá ser atualizada assim que o boss for sendo derrotado nos servidores live.
Recompensas
As recompensas no modo normal começam com Item level 415, Heroico no 430 e Mítico no 445.
Armaduras:
- Tecido: Braceletes do Arauto
- Malha: Grilhões de Dissonância
Azerita:
- Tecido: Vestimenta do Terro Sorrateiro
- Couro: Mortalha dos Sussurros Ancorados
- Malha: Braçadeira Guardiã da Realidade Fraturada
- Placa: Peitoral do Passageiro Soturno
Armas:
- Machado 1 Mão (Crítico e Maestria): Fim do Sonho
- Glaive de Guerra: Cisora, Limiar da Loucura
Capa:
- Crítico + Maestria: Manto das Más Novas
Berloque:
- Aceleração (Proc de Intelecto): Chave do Portal de Za'qul
- Agilidade/Força: Corrente de Sofrimento
- Agilidade/Força (DPS): Visão do Óbito
Outros:
- Mascote: Octópode Sem Nome
Vídeos
Nem tem, sóri.
Referência
Este guia é uma tradução/adaptação do guia do Za'qul Azshara's Eternal Palace Raid Strategy Guide
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